terça-feira, 31 de agosto de 2010

10 Filmes de Julianne Moore



Vocês escolheram na enquete e a lista de hoje é sobre Julianne Moore. Foram 310 votos, no total, sendo 72 para Julianne contra 71 de Angelina Jolie, 40 de Morgan Freeman, 33 de Audrey Hepburn, 28 de Sean Penn, 26 de Fernanda Montenegro, 24 de Robert DeNiro, 12 de Julia Roberts e 4 de Jack Lemmon. Obrigado aos que participaram.
A americana Julie Anne Smith completa em dezembro 50 anos de idade com uma carreira consistente e vitoriosa.
O pai era um juiz do exército e, por conta disso, sua família mudou-se 23 vezes antes de ela completar 18 anos e ir para a universidade em Boston, onde se graduou em artes cênicas.
Julianne começou nas novelas da tarde, interpretando duas meio-irmãs, o que lhe valeu um Daytime Emmy em 1988.
Em 1990 estreou na tela grande num dos segmentos de "Contos da Escuridão". Em seguida apareceu em "A Mão que Balança o Berço" e gradualmente seus papéis foram melhorando.
Com quase 50 filmes, 4 indicações ao Oscar e 40 prêmios na bagagem, Julianne Moore chegou lá. Seu salário já passou da casa de 1 milhão de dólares (ganhou 3 milhões por "Hannibal") e está envolvida em pelo menos 7 novos projetos.
Esta lista traz 10 dos mais marcantes filmes da ruiva, mas poderia ser bem maior.


1.  Longe do Paraíso (Julianne é uma típica dona de casa dos anos 50, que flagra seu marido, um bem sucedido empresário - Dennis Quaid -, aos beijos com outro homem. enquanto isso, ela desenvolve uma amizade com um jardineiro negro e passa a ser mal vista pelos vizinhos. um retrato de tempos de ignorância e uma interpretação espetacular, indicada ao Oscar e a dezenas de outros prêmios)


2.  Fim de Caso (no fim de 1946, um escritor - Ralph Fiennes - encontra o marido de sua ex-amante - Moore -, com quem teve um intenso relacionamento por 2 anos e que o abandonou sem maiores explicações. o encontro reacende seu ciúme e ele tenta descobrir o motivo da separação. segunda e merecida indicação de Julianne ao Oscar num ótimo filme de Neil Jordan)


3.  Ensaio sobre a Cegueira (adaptação de Fernando Meirelles da obra-prima de José Saramago. Julianne destaca entre os personagens sem nome, como a mulher do médico, que é uma das únicas imunes à epidemia de cegueira que se abate sobre todo o planeta. ótimo filme, grande interpretação)


4.  As Horas (Julianne vive mais uma mulher dos anos 50, uma angustiada dona de casa grávida que lê avidamente o livro "Mrs. Dalloway" de Virginia Wolff - Nicole Kidman -, a única coisa que a deixa feliz, apesar de ter uma vida aparentemente perfeita. sólida interpretação de Moore, indicada ao Oscar de coadjuvante)


5.  Direito de Amar (Moore é a melhor amiga do professor inglês, que perde o companheiro num acidente de carro nos anos 50. o excelente filme de Tom Ford dá mais uma personagem de época para Julianne em uma de suas melhores interpretações)


6.  Os Esquecidos (uma mulher fica desesperada com a morte do filho de 8 anos, que se surpreende ao ouvir de seu psiquiatra que ela nunca teve esse filho e que os anos de memórias dele são sua imaginação. ela conhece outro pai que está passando pela mesma situação e decide investigar. a premissa é boa, a solução beira o ridículo, mas Julianne se sai bem, como sempre)


7.  Magnólia (na obra-prima de Paul Thomas Anderson, um mosaico de personagens em busca de felicidade, perdão e sentido, Julianne tem um dos melhores personagens. é a esposa de um homem muito mais velho - Jason Robards -, que casou-se por interesse, mas no leito da morte dele, percebe que o ama. ótimo filme, ótima interpretação)


8.  Boogie Nights (o filme fala sobre o auge da indústria de filmes pornô nos anos 70. o papel de uma ex-dona de casa, que virou atriz pornô deu a Julianne sua primeira indicação ao Oscar de coadjuvante e a colocou no mapa. outro grande filme de Paul Thomas Anderson)


9.  Um Marido Ideal (um político britânico em ascenção, casado com uma nobre - Cate Blanchett - tem sua carreira ameaçada quando uma ardilosa aventureira - Julianne - o ameaça com fatos do seu passado. divertida comédia de costumes, baseada em livro de Oscar Wilde)


10.  O Preço da Traição (Julianne é uma ginecologista de sucesso, que tem uma vida perfeita, mas começa a desconfiar da fidelidade do marido - Liam Neeson. decide contratar uma acompanhante para testá-lo, com consequências inesperadas. bom filme de Atom Egoyan de 2009, que passou despercebido em nossos cinemas)


Veja também: "Um Ano de Listas de 10: 10 Listas Favoritas"

12 comentários:

  1. Longe do paraiso é um daquelas interpretações do tipo "por que ela não ganhou o Oscar?" E Os Esquecidos a conclusão realmente é ruim mas tem uma das melhores cenas de abdução da história do cinema.

    ResponderExcluir
  2. Armando, eu era cabo eleitoral do Morgan, mas votei na Julianne também.Independente da enquete a ruiva merece uma lista.Não cheguei a ver todos, mas se me perguntam qual delas é o meu favorito, respondo sem titubear: "Fim de Caso".Este filme é indescritível, ela esteve soberba!!Destaque também para "Ensaio sobre a Cegueira".Abç!!

    ResponderExcluir
  3. O meu preferido da lista é 'A Single Man' embora a Moore não tenha muito destaque.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de Ensaio Sobre a Cegueira, na minha opinião, uma das melhores adaptações pro cinema que eu já vi. Deixa muito pouco a desejar em relação ao livro. Inclusive, durante as filmagens, eu acompanhei o blog do Meirelles e era emocionante quando ele falava da "Julie"... Ótima lista!!!

    ResponderExcluir
  5. Direito de Amar é imbatível, mas Magnolia é um marco!

    ResponderExcluir
  6. aquele filme "evolução" que ela participou eu achei um filme legalzinho.mas acho que a Julianne Moore só participou pra promover o filme

    ResponderExcluir
  7. Só preciso dizer... Quero muito ver "Direito de amar"... Achei o thrailler fantástico e logo que vi a lista corri para ver se tinha ele... próximo filme para ver.... Quanto a lista.... 10 como sempre.

    ResponderExcluir
  8. Existem alguns nessa lista que eu ainda não vi, outros que vi e não gostei tanto assim, "Os Esquecidos", por exemplo, achei pessimamente roteirizado, mas isso está fora do alcance da bela Julianne, claro...

    ResponderExcluir
  9. Eu votei em Julianne, claro!
    Sou fã desta atriz, linda e muito competente. Ficou ótima a lista, gosto muito de "direito de amar", "ensaio sobre a cegueira" e "magnólia"...Espero ver em breve "longe do paraíso", parece ser mesmo ótimo!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gostaria de deixar uma dica para vc, dono do blog.
    10 filmes com Al Pacino.
    Seria lgl conferir depois.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Ela está incrível no filme Minhas mãe e meu pai, assim como Annette Bening também.

    taí a crítica:
    http://365filmes1ano.blogspot.com/2011/02/minhas-maes-e-meu-pai-kids-are-all.html

    ResponderExcluir
  12. Tá faltando ''Minhas Mães e meu Pai'' nessa lista.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!