sexta-feira, 29 de outubro de 2010

10 Filmes no Halloween



O Halloween ou Dia das Bruxas é um evento anual, celebrado originalmente em países anglo-saxões, inspirados nas celebrações pagãs dos povos ancestrais e na festa católica dos mortos.
Entre o anoitecer do dia 31 de outubro e o amanhecer de 1 de novembro acontece a noite sagrada, a hallow evening, de culto aos mortos.
O cinema popularizou a festa em todo o mundo, fazendo com que ela seja lembrada até mesmo no Brasil.
Os filmes que mencionam o Halloween costumam ter temáticas de terror, mas nem sempre.
Esta lista traz 10 filmes onde a noite sagrada tem importância na trama.


1.  Halloween, a Noite do Terror (Michael Myers é um psicopata que matou a irmã numa noite de Halloween e está numa instituição psiquiátrica há 15 anos. em outro 31 de outubro ele foge da instituição e volta à sua cidade para matar e aterrorizar. o bom filme de 1978, escrito e dirigido por John Carpenter teve pelo menos seis continuações)


2.  A Dama de Branco (num dia das bruxas em 1962, um garoto - Lukas Haas - é trancado pelos colegas num vestiário da escola. na escuridão ele conhece uma menininha, que fora assassinada ali dez anos antes. uma clássica história de fantasmas com crianças, não tem como não arrepiar)


3.  Abracadabra (três bruxas de Salém do século 17 - Bette Midler, Kate Najimi e Sarah Jessica Parker - são transportadas para os dias de hoje, quando evocadas numa noite de Halloween. comédia da Disney bobinha, mas divertida)


4.  O Estranho Mundo de Jack (Jack vive em Halloweentown, onde seus habitantes passam o ano todo se preparando para a festa do dia das bruxas. um dia ele entra numa floresta e descobre a entrada para a cidade do Natal e sequestra o Papai Noel. ótima animação stop-motion de Tim Burton)


5.  Contos do Dia das Bruxas (cinco histórias de terror intercaladas, passadas na noite de Halloween. a namorada de um cara obcecado pela festa é atacada; um pacato diretor de escola mostra ser um serial killer; uma jovem virgem procura o cara ideal; um grupo de adolescentes prepara uma travessura trágica e um velho briguento enfrenta o demônio. terror competente produzido por Bryan Singer)


6.  E.T., o Extraterrestre (no clássico filme de Spielberg, a noite de Halloween é uma oportunidade para que o extraterrestre pudesse sair na rua. a sequência é uma das mais divertidas do filme e foi muito responsável por difundir a versão americana da festa do dias das bruxas no mundo)


7.  A Casa Monstro (um adolescente desconfia que a casa de seus vizinhos é mal assombrada e, quando seus pais viajam na véspera do Halloween, decide investigar junto com seus amigos. eles acabam descobrindo que ela está viva e é um monstro que está roubando brinquedos das crianças. animação que tem entre seus produtores Steven Spielberg e Robert Zemeckis) 


8.  O Corvo (um guitarrista e sua namorada são assassinados na noite do demônio, a noite que precede o Halloween, um ano depois ele volta, guiado por um corvo para perseguir os assassinos. o filme tornou-se célebre por conta do acidente que vitimou o astro Brandon Lee durante as filmagens. a pintura de palhaço feliz tornou-se um hit nas festas) 


9.  Donnie Darko (um garoto problemático - Jake Gyllenhaal - tem visões de um coelho ameaçador, que lhe revela que o mundo vai acabar na noite de Halloween. no dia marcado, seus pais estão viajando e junto com sua irmã, organiza uma festa em casa. um roteiro excelente do também diretor Richard Kelly)


10.  Procura-se um Rapaz Virgem (Lauren Hutton é uma vampira centenária que precisa do sangue de três rapazes virgens até o Halloween para manter-se jovem e bela. é cada vez mais difícil encontrar virgens em Los Angeles, mas seu assistente localiza um rapaz de 21 anos - Jim Carrey - ainda virgem. vale mais pela curiosidade de ver Carrey novinho)


Veja ainda: "10 Filmes de Terror que Viraram Séries no Cinema" e "10 Filmes de Bruxas"

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

10 Filmes de Espiões e Agentes Secretos



Os espiões sempre existiram, desde as primeiras civilizações.
Conseguir informações em situações de guerra ou mesmo de disputa de mercado, dá uma considerável vantagem ao adversário, por isso infiltrar agentes no inimigo é uma tática muito comum.
No cinema esses personagens sempre funcionaram muito bem. Esta lista traz uma lista de 10 filmes de espiões e agentes secretos.


1.  James Bond - 007 Contra GondenEye (o espião criado pelo escritor Ian Fleming em 1953 rendeu 22 filmes oficiais, estrelados por 6 diferentes atores, Sean Connery - o melhor deles -, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig. destaco aqui o o filme de 1995, o primeiro estrelado por Brosnan e o mais bem votado no site IMDb, onde o agente busca os controladores de um arma-satélite que pode destruir o mundo)


2.  Jason Bourne - A Identidade Bourne (baseado no livro de Robert Ludlum, traz um Matt Damon, como um super agente secreto americano, que acorda sem memória e tenta recobrar sua identidade. o ótimo filme rendeu duas continuações)


3.  Ethan Hunt - Missão Impossível (baseado numa série de tv dos anos 1960, o filme mostra um grupo de agentes secretos, liderados por Ethan Hunt - Tom Cruise -, que são emboscados numa missão de rotina em Praga e apenas ele e outra agente sobrevivem, logo se tornando suspeitos de traição. o melhor é o ritmo ágil impresso por Brian DePalma. enorme sucesso, rendeu duas continuações e um terceira programada para 2011)


4.  Jack Ryan - Jogos Patrióticos (um agente da CIA criado por Tom Clancy foi vivido por Alec Baldwyn, Ben Affleck e três vezes por Harrison Ford, como nesta aventura, onde ele está em férias com a família em Londres e ajuda a impedir um atentado terrorista, torna-se herói, mas mais tarde é perseguido pelos terroristas)


5.  Nikita - Nikita, Criada para Matar (Anne Parillaud é uma assassina e viciada é presa, mas poupada pelo serviço de inteligência, que acredita que suas tendências suicidas podem ser úteis em missões de grande risco. a personagem de Luc Besson ganhou uma versão americana e uma série de tv)


6.  Rachel Stein / Ellis DeVries - A Espiã (uma cantora judia - Carice Van Routen - une-se à resistência holandesa durante a ocupação nazista e é infiltrada no quartel general da Gestapo. um filme cheio de intrigas, com uma espiã factível, com roteiro e direção de Paul Verhoeven, de volta à Holanda)


7.  Mata Hari - Mata Hari (Greta Garbo eternizou a personagem real da holandesa, dançarina e espiã dupla pela Alemanha e França que, acusada de espionagem durante a primeira guerra mundial, foi executada na França. o filme clássico de 1931 foca seus últimos dias de vida)


8.  Maxwell Smart - Agente 86 (Steve Carell revive o agente secreto atrapalhado, criado por Mel Brooks para uma série de tv de grande sucesso dos anos 1960, estrelada por Don Adams. nesta aventura, ele faz o de sempre, impede que os vilões da Kaos, agência rival do Controle, para a qual trabalha, leve a cabo seus planos de conquistar o mundo) 


9.  Harry Tasker - True Lies (Arnold Schwarzenneger é um agente secreto, que esconde da esposa - Jamie Lee Curtis - sua verdadeira profissão. desconfiado que ela está tendo um caso, utiliza todo o aparato de espionagem para investigá-la e acaba envolvendo-a num perigoso caso de terrorismo. ótima ação dirigida James Cameron)


10.  Austin Powers - Um Agente Nada Discreto (paródia dos filmes de espião, estrelada por Mike Myers. nos anos 60, o agente Powers é congelado por seu rival, Dr. Evil, que fugiu numa nave espacial. nos anos 90 os dois se reencontram, mas o mundo está muito mudado. o filme teve uma bilheteria modesta, mas ótimas críticas e tornou-se cult, garantindo a produção de duas sequências mais bem sucedidas)


Veja ainda: "10 Filmes de Prisão"

sábado, 23 de outubro de 2010

10 Personagens Fofos do Cinema



Todo filme tem um personagem fofo, bonzinho, bonitinho, adorável, que dá vontade de levar para casa.
Bichinhos, crianças, velhinhos são os principais exemplos, mas existem muitos outros.
Esta lista traz 10 exemplos desses personagens, mas é muitíssimo incompleta e gostaria que vocês sugerissem outros de seus favoritos nos comentários.


1.  Holly Goolightly - Bonequinha de Luxo (Audrey Hepburn é a adorável garota de programa que sonha casar com um milionário para comprar jóias da Tiffany. a despeito da moral duvidosa, não há como não se apaixonar por sua ingenuidade. fofa!)


2.  Sam Dawson - Uma Lição de Amor (Sean Penn é um adulto com a inteligência de uma criança e se esforça para cuidar da filha - Dakota Fanning fofa - de 7 anos. fofos!) 


3.  Amélie Poulin - O Fabuloso Destino de Amélie Poulin (Audrey Tatou é a garçonete que se empenha em fazer pequenas ações para ajudar e tornar as pessoas ao seu redor mais felizes. fofa!)


4.  Gizmo - Gremlins (um inventor compra um mogwai, um simpático bichinho peludo e dá para o filho, mas existem várias regras que têm que ser seguidas à risca para que essas fofuras não se tornem monstrinhos. fofo!)


5.  Olive Hoover - A Pequena Miss Sunshine (Abigail Breslin é a menininha desengonçada de 7 anos, que mobiliza toda sua família desajustada no sonho de vencer um concurso de beleza na Califórnia. fofa demais!)


6.  T.J. Flynn - O Campeão (Ricky Schroder é o filho de um ex-campeão de boxe, que idolatra o pai, com quem vive desde que a mãe os abandonou. o garoto é o único que ainda acredita que o pai pode voltar a vencer. fofo!)


7.  Marcus - Um Grande Garoto (Nicholas Hoult é um garoto de 12 anos, que resolve adotar um playboy inconsequente - Hugh Grant - como pai, aproximando-o da sua mãe. Hoult voltaria a ser fofo mais velho em Coming Down the Mountain e em Direito de Amar. fofo!)


8.  Dory - Procurando Nemo (Ellen DeGeneres dá voz à peixinha esquecida e amiga fiel do pai do peixinho Nemo - igualmente fofo -, ajudando-o na busca pelo filho. todos fofos!)


9.  Alvin Straight - Uma História Real (Richard Farnsworth é o velhinho que atravessa o estado dirigindo um cortador de grama, para visitar o irmão que sofreu um enfarte e com quem não falava há 10 anos por orgulho. fofo!)


10.  Lucy Whitmore - Como se Fosse a Primeira Vez (Drew Barrymore é a garota simpática que tem um problema, ela esquece tudo o que se passou ao final de cada dia. quando um veterinário - Adam Sandler - apaixona-se por ela, terá que reconquistá-la todos os dias. Drew estreou no cinema fofíssima como Gertie em E.T., o Extraterrestre. fofa!)


Veja ainda: "10 Filmes com Cachorros Protagonistas", "10 Filmes com Cachorros Coadjuvantes" e "10 Filmes com Gatos"

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

10 Filmes com Orgias



O Listas baixou o nível? Não é bem assim, basta ver os diretores e os filmes que compõe a lista a seguir, para notar o alto nível dos selecionados...
O sexo sempre foi um tabu, no cinema e na vida. O ser humano nunca soube bem como lidar com isso.
Alguns cineastas usaram e abusaram de cenas de sexo para chocar, sinalizar decadência ou reafirmar sua própria liberdade criativa.
Esta lista traz 10 Filmes que contém cenas de orgias, sexo grupal, nunca gratuitas, sempre bem justificadas nos roteiros. 


1.  Os Deuses Malditos (no início do nazismo, em 1933, um barão comunica que está deixando o comando de suas usinas, provocando uma violenta batalha entre os membros de sua "aristocrática" família. uma cena de orgia somente com homens, representa o ápice da degradação e precede o massacre dos presentes pelos nazistas. um dos melhores filmes de Lucchino Visconti, chegou a ser classificado como pornográfico e, ainda assim, indicado ao Oscar de roteiro)  


2.  De Olhos Bem Fechados (Nicole Kidman e Tom Cruise são um casal feliz até o dia que ela lhe confessa que sentiu-se atraída por outro homem, a partir daí a vida afetiva e sexual do casal entra em crise, culminando com a participação numa orgia numa mansão, entre milionários mascarados. Stanley Kubrick trata a cena - e o filme - num clima onírico, como algo guardado no fundo da psiquê)


3.  Satyricon (uma alegoria de Federico Fellini sobre a Roma antiga, baseada na peça de Petronius. dois amigos disputam o afeto de um jovem. quando um deles é rejeitado, começa uma jornada na qual conhece todo tipo de pessoas e fatos como um desfile de prostitutas e uma orgia, comum nas festas de Baco)


4.  Os Idiotas (um grupo de jovens intelectualizados resolve se passar por retardados, como forma de protesto e anarquizar a sociedade. na cena mais chocante, fazem uma orgia na sala da casa do tio de um deles. Lars Von Trier fez o filme segundo os parâmetros do manifesto Dogma 95, com pouquíssimos recursos)


5.  Zabriskie Point (na obra-prima psicodélica de Michelangelo Antonioni uma das grandes cenas é uma orgia no deserto, onde vários casais nus fazem sexo cobertos de areia. símbolo do amor livre preconizado pela geração flower-power, retratada no filme)


6.  Saló ou Os 120 Dias de Sodoma (na Itália controlada pelos nazistas, quatro fascistas sequestram 16 jovens e os mantém presos numa mansão com guardas, onde eles servem de objetos para o prazer, o masoquismo e a morte em orgias contínuas. um filme perturbador de Pier Paolo Pasolini


7.  Calígula (uma biografia apelativa do imperador romano, dirigida por Tinto Brass e pelo dono da revista Penthouse, Bob Guccione. recheado de perversões e com diversas orgias, pertiunentes, mas que tiram o foco da história e do excelente elenco que tem Malcolm McDowell, Peter O'Toole, John Gielgud, Helen Mirren, entre outros)


8.  Shortbus (vários jovens de Nova York se encontram num clube chamado Shortbus, para resolverem suas questões sentimentais, políticas e sexuais. um filme ousado e original de John Cameron Mitchell, que foi exibido com muito barulho em Cannes e na Mostra de São Paulo) 


9.  Perfume, a História de um Assassino (na Paris de 1738, um rapaz, que nasceu com o olfato mais apurado do mundo, é direcionado a ser um grande criador de perfumes, mas fica obcecado pelo cheiro de uma linda virgem. SPOILER o odor perfeito, que provoca a libido quando lançado em meio a uma multidão e provoca uma gigantesca orgia. o diretor Tom Tykwer consegue imprimir friezae distanciamento à cena, em benefício da trama)


10.  Cama de Gato (três universitários mimados, saem de carro para humilhar travestis e cometer outras pequenas maldades em uma busca patológica por diversão e prazer. em suas aventuras acabam forçando uma garota a fazer com eles uma orgia que termina mal. um filme feito com baixíssimo orçamento pelo diretor Alexandre Stockler, que gerou muita polêmica)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Prostituição"

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

10 Filmes de Martin Scorsese



Martin Marcantonio Luciano Scorsese, nasceu no Queens em Nova York em 17 de novembro de 1942.
Entrou para o seminário aos 13 anos de idade, com o firme propósito de tornar-se padre, mas desistiu da vocação, optando por expressar-se através do cinema. 
Formou-se pela NYU em 1964 e logo chamou a atenção do produtor Roger Corman, que lhe deu as primeiras oportunidades. Dirigiu "Quem Bate à Minha Porta", seu primeiro longa, em 1967 e logo foi escalado como um dos editores do documentário Woodstock de 1970.
A partir da década de 1970, dirigiu quase 50 filmes, tornando-se um dos mais respeitados diretores americanos da história, provavelmente o maior de todos em atividade.
Até aqui, Scorsese recebeu quase uma centena de prêmios internacionais, incluindo duas palmas de ouro em Cannes e um Oscar.
Como um bom descendente de italianos, Martin é um homem que valoriza os amigos e procura trabalhar sempre com quem confia. Os atores Robert DeNiro, Harvey Keitel, Leonardo DiCaprio e Joe Pesci, além do fotógrafo Michael Ballhaus e a editora Thelma Shoonmaker estão nos créditos de vários de seus filmes.
Esta lista traz apenas 10 filmes de Martin Scorsese, o que é uma pequeníssima amostra de seu trabalho.

1.  Taxi Driver (1976 - Robert DeNiro é um jovem frustrado e alienado do meio-oeste que muda-se para a cidade grande. como sofre de insônia, consegue trabalho como taxista na madrugada, convivendo com todo tipo de marginais. até que tenta ajudar uma prostituta de 12 anos - Jodie Foster - a sair das ruas. um retrato da decadência de Nova York nos anos 70, ganhador da palma de ouro de melhor filme em Cannes e um dos melhores filmes do cinema)

2.  O Touro Indomável (1980 - DeNiro é Jake LaMotta, um filho de imigrantes italianos, que se tornou campeão de boxe e levou uma vida desregrada. o filme ficou famoso pela ousadia de ser em preto e branco - Martin não queria muito sangue nas lutas - e pela transformação física do ator, que engordou 25kg para viver o lutador aposentado. mas o filme é muito mais que isso, uma autêntica obra-prima)

3.  Os Bons Companheiros (1990 - um garoto do Brooklin sempre sonhou tornar-se um gangster e aos 11 anos começa sua carreira na máfia. protegido por um chefe em ascensão - DeNiro -, ganha muito dinheiro e projeção, mas nunca é aceito plenamente, pois seu pai era irlandês. um dos grandes momentos do cinema e, acreditem, perdeu o Oscar para Dança com Lobos)   

4.  A Ilha do Medo (2010 - Leonardo DiCaprio investiga o desaparecimento de uma paciente de um hospital para doentes mentais, numa ilha. aos poucos descobre que os médicos não utilizam métodos pouco éticos com os pacientes e nada é exatamente o que parece. um roteiro intrincado e engenhoso, baseado num livro de Dennis Lehane. o maior sucesso de bilheteria de Scorsese)

5.  Os Infiltrados (2006 - DiCaprio é um detetive infiltrado na máfia irlandesa de Boston e Matt Damon é um gangster infiltrado na polícia. ambos estão em perigo e desconfortáveis com sua vida dupla. refilmagem de 'Conflitos Internos' de Hong Kong, 2002, ganhador de quatro Oscars, filme, diretor, roteiro e edição. segundo Martin este é:- "o único dos meus filmes com uma trama")

6.  Cassino (1995 - Robert DeNiro é um bookmaker judeu-americano, contratado pela máfia para gerir um grande hotel cassino em Las Vegas, junto com ele é enviado Joe Pesci, um truculento segurança da máfia, incumbido de garantir que o dinheiro chegue a Chicago. uma versão de 'Goodfellas' com glamour, cobiça e muito dinheiro. um filme sobre nunca estar satisfeito. destaque para Sharon Stone, premiada no papel de esposa de DeNiro)

7.  O Aviador (2004 - biografia do milionário Howard Hughes - Leonardo DiCaprio -, industrial bem sucedido, produtor de Hollywood na era de ouro e aviador engajado nas grandes evoluções da aeronáutica no início do século 20. uma figura icônica, que sempre fascinou a América. produção requintada, ganhadora de 4 Oscars técnicos mais o prêmio de atriz coadjuvante para Cate Blanchett no papel da atriz Katharine Hepburn)

8.  A Época da Inocência (1993 - na Nova York de 1870, um advogado - Daniel Day Lewis - está de casamento marcado com uma jovem aristocrata - Winona Ryder -, quando a prima desta - Michelle Pfeiffer -, uma condessa que volta da Europa com ideias avançadas, após se divorciar e acaba atraindo a atenção dele. uma fina observação sobre uma época onde as aparências têm mais peso que os sentimentos)

9.  A Última Tentação de Cristo (1988 - os últimos anos da vida de Jesus, do começo da sua pregação até a morte na cruz, onde teve a visão de como seria sua vida se tivesse se casado com Maria Madalena. um filme injustamente execrado por fundamentalistas cristãos, que não poderiam ter encontrado um cineasta mais reverente ao personagem. Scorsese, queria uma superprodução, mas as polêmicas em desde que o filme fora anunciado fizeram o orçamento se reduzir drasticamente)

10.  Gangues de Nova York (2002 - na Nova York em formação do século 19, gangues de imigrantes dividem a cidade. numa batalha, o xenófobo açougueiro protestante - Daniel Day Lewis - mata um líder católico - Liam Neeson. anos mais tarde, o filho deste - Leonardo DiCaprio - volta para vingar sua morte. um projeto que Scorsese acalentava desde os anos 70, que resultou num ótimo filme, indicado a 10 Oscars)


Outros longas de ficção: "Quem Bate à Minha Porta?" (1967); "Sexy e Marginal" (1972), "Caminhos Perigosos" (1973), "Alice Não Mora Mais Aqui" (1974), "New York, New York" (1977), "O Rei da Comédia" (1982), "Depois de Horas" (1985 - Palma de Ouro em Cannes), "A Cor do Dinheiro" (1986), "Contos de Nova York" (1989), "O Cabo do Medo" (1991), "Kundun" (1997), "Vivendo no Limite" (1999). E estão por vir ainda: "Hugo Cabret" (2011) e "Sinatra" (2011). E mais dezenas de documentários, curtas e a nova série "Boardwalk Empire".