quinta-feira, 28 de julho de 2011

10 Filmes sobre Matemáticos



O que poder ser menos cinematográfico e com menos glamour do que um matemático?
Pois eles já renderam ótimos personagens no cinema.
Os gênios da matemática ajudaram a criar roteiros interessantes e intrincados.
Esta lista traz 10 exemplos, sugira outros.
(PS: Após assistir a um novo filme, resolvi substituir o número 7, que era o ótimo "21 Gramas", onde a matemática não era tão relevante na trama)


1.  Uma Mente Brilhante (Russell Crowe é um brilhante matemático, que na década de 1950 é  chamado para trabalhar com criptografia para o governo americano no auge da guerra fria, período em que desenvolve esquizofrenia, o que acaba com seu casamento. o filme foi acusado de deturpar a vida do personagem real, mas foi um grande sucesso e ganhou quatro Oscars, de melhor filme, diretor, roteiro e atriz coadjuvante para a bela Jennifer Connelly)


2.  Pi (um jovem matemático vive enclausurado em Nova York, escondido da luz do sol. em casa ele desenvolveu um supercomputador que lhe permitiu entender a dinâmica do mundo, onde tudo se repete, o que fez com que ele aprendesse a prever o futuro das ações na bolsa com grande precisão. primeiro longa do hoje celebrado Darren Aronofsky)


3.  Quebrando a Banca (um aluno brilhante do MIT é convidado a participar de um grupo de outros estudantes, coordenados por um professor e gênio em estatística - Kevin Spacey -, para aplicar um golpe nos cassinos de Las Vegas, utilizando técnicas de contagem de cartas no jogo de 21. bom filme) 


4.  O Preço do Desafio (Edward James Olmos - indicado ao Oscar - é um dedicado professor  que se emprega numa escola da periferia de Los Angeles para orientar alunos carentes e indisciplinados. apesar de todas as dificuldades, consegue ensinar-lhes cálculo e até formar um grupo para participar pela primeira vez de uma prova nacional de matemática. bonito e inspirador)


5.  Sob Domínio do Medo (Dustin Hoffman é um tímido e estudioso professor de matemática que muda-se com a esposa para o interior da Inglaterra para fugir do caos dos colégios americanos, mas os habitantes locais começam a hostilizá-lo e ele tem que transformar-se num vingador calculista para sobreviver. a violência estilizada de Sam Peckinpah na melhor forma) 


6.  Mentes que Brilham (um menino já sabia ler quando tinha um ano, aos quatro escrevia poesias, agora aos sete pinta quadros e resolve complicados problemas matemáticos. dividido entre a mãe carinhosa que quer que ele seja uma criança normal e a mentora determinada a desenvolver seus talentos, ele procura sua identidade. dirigido por Jodie Foster, é um filme bonito e sensível)


7.  O Quarto de Fermat (quatro matemáticos reconhecidos são convidados para uma misteriosa reunião onde seria resolvido um grande enigma. são levados a uma sala onde terão que resolver diversos desafios para salvar suas vidas. uma ótima ideia original, num engenhoso suspense espanhol)


8.  A Prova (a filha de um brilhante, mas esclerosado, matemático recém-falecido, com medo de enlouquecer como o pai, isola-se em sua casa, até que um ex-aluno dele pede para estudar suas anotações em busca de uma nova teoria matemática. baseado numa peça de sucesso, tem, sua força no elenco, Gwyneth Paltrow, Anthony Hopkins e Jake Gyllenhaal, respectivamente)


9.  Gênio Indomável (Matt Damon é um faxineiro do MIT que tem o dom da matemática e é descoberto ao resolver um problema, mas precisa da ajuda de um psicólogo para encontrar a direção na sua vida. um filme inspirador de Gus Van Sant, que ganhou os Oscars de ator coadjuvante para Robin Williams e de roteiro original para a dupla Damon e Ben Affleck)


10.  Rain Man (Tom Cruise é um vendedor ambicioso que descobre no enterro do pai ter um irmão mais velho -  Dustin Hoffman  -, que vive num sanatório, é autista, mas tem uma inteligência matemática prodigiosa. filme supervalorizado do fraco Barry Levinson, que levou quatro Oscars de filme, diretor, roteiro e ator)

Atualização:
11.  X+Y (um garoto de 14 anos - o ótimo Asa Butterfield - superdotado, mas que se dá melhor com os números que com as pessoas, é tutorado por um excêntrico professor, que o leva para disputar uma Olimpíada Internacional de Matemática no Japão. bom filme)


Outros filmes: 21 Gramas, Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros, A Teoria do AmorQuebra de Sigilo, O Turista, Esta é a Minha Chance e O Espelho tem Duas Faces.

Veja ainda: "10 Filmes de Escola"

terça-feira, 26 de julho de 2011

10 Filmes Essenciais 2000-2009



Esta deve ser a lista mais difícil da série de essenciais. 
Os filmes da primeira década dos anos 2000 estão muito frescos em nossa memória e é quase impossível resumi-los em uma lista de 10.
Como nas demais listas, busquei 10 filmes que significaram mudanças na forma de ver o cinema no período, sem ser necessariamente os melhores.
Claro que todos os leitores terão sua própria lista de 10, eu mesmo terei uma completamente diferente quando esta estiver publicada, mas é uma referência. Comentem, sugiram, reclamem!


1.  O Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel (2001. a obra-prima de J.R.R.Tolkien foi transposta para as telas grandes pelo diretor Peter Jackson e dividida em três longos filmes, geniais do começo ao fim. a trilogia faturou quase três bilhões de dólares e 17 Oscars, incluindo o de melhor filme para a última parte. uma das produções mais marcantes da história)


2.  Batman, o Cavaleiro das Trevas (2008. este século tem sido marcado pelos filmes baseados em heróis de quadrinhos e este filme de Christopher Nolan é o melhor exemplar. ação estonteante, roteiro bem construído e um dos melhores vilões que o cinema já produziu, o Coringa de Heath Ledger)


3.  Cidade de Deus (2002. finalmente fomos notados. um diretor experiente, com centenas de spots comerciais no currículo, Fernando Meirelles, um roteirista brilhante, Bráulio Mantovani, ambos indicados ao Oscar, assim como a edição e a fotografia perfeitos, fizeram deste o filme brasileiro de maior sucesso e influência em todo mundo. ocupa a posição 18 no ranking do IMDb e já é um clássico)


4.  Kill Bill, volume 1 (2003. influenciado pelos filmes de kung-fu, Quentin Tarantino construiu seu melhor filme, perverso, violento e divertido. o filme teria ficado muito longo e foi lançado em duas partes, que funcionam bem mesmo separadas)


5.  Avatar (2009. já estou esperando os comentários de protesto, mas não dá para negar a importância da mega-produção de James Cameron, que ressuscitou o cinema 3D e é de longe o filme de maior faturamento da história. o roteiro é politicamente correto e até bobo, mas a ação é incrível e a produção impecável)


6.  O Tigre e o Dragão (2000. os olhos voltaram-se para a China nesse século e este foi o primeiro grande sucesso internacional do seu cinema. as coreografias e a fotografia lindíssima são mais relevantes que a história. encantou o mundo todo, ganhou quatro Oscaras e foi indicado a outros seis. lindíssimo)


7.  O Labirinto do Fauno (2006. o mexicano Gillermo del Toro criou uma alegoria com uma menina que muda-se com a mãe para uma casa de campo, povoada por criaturas fantásticas, para tratar da ditadura franquista que assolou a Espanha num dos filmes mais fascinantes da década)


8.  O Segredo de Brokeback Mountain (2005. Ang Lee conta uma comovente história de amor mal assumido entre dois cowboys numa produção caprichada, com atores importantes no primeiro filme de temática gay feita por um grande estúdio, a Paramount. excelente)


9.  Dançando no Escuro (2000. o dinamarquês Lars von Trier ganhou Cannes com esta obra-prima estrelada pela cantora pop Björk, sobre uma imigrante tcheca que muda-se para a América com intenção de curar o filho da doença que a está deixando cega. um filme denso, lento, diferente do ritmo que o cinema tem imprimido neste século. belíssimo) 


10.  Oldboy (2003. o cinema sul-coreano, assim como o próprio país, chegou ao seu melhor momento neste século. com uma cinematografia interessantíssima, com personalidade própria, ganhou o mundo. um dos melhores cineastas que surgiram é Chan-wook Park, autor da trilogia da vingança, da qual se destaca Oldboy, sobre um homem que é sequestrado e enclausurado sem explicações por 15 anos. grande filme!) 


Menções Honrosas: Na Natureza Selvagem, Entre os Muros da Escola, Amor à Flor da Pele, A Viagem de Chihiro, Encontros e Desencontros, Amnésia, Caché, Os Infiltrados, O Fabuloso Destino de Amélie Poulin, A Vida dos Outros, Réquiem para um Sonho, Amores Brutos, Sangue Negro, Deixe Ela Entrar, Fale com Ela, Persépolis, Volver, A Partida, Quase Famosos, Tropa de Elite, Seguindo em Frente, 21 Gramas, A Fita Branca, O Filho da Noiva, Dogville, 4 Meses 3 Semanas e 2 Dias, Diários de Motocicleta.


Veja ainda: "10 Filmes Essenciais 2000-2009", "10 Filmes Essenciais 1990-1999", "10 Filmes Essenciais 1980-1989", "10 Filmes Essenciais 1970-1979", "10 Filmes Essenciais 1960-1969", "10 Filmes Essenciais 1950-1959", "10 Filmes Essenciais 1940-1949", "10 Filmes Essenciais 1930-1939"

sexta-feira, 15 de julho de 2011

10 Filmes das Franquias de Maior Faturamento no Cinema


Se um filme dá certo, faz-se uma continuação, e mais uma e outra, eternamente enquanto derem lucro. 
As franquias são a forma mais segura de investimento em cinema. São apenas negócios, que renderam, só dentre as dez primeiras colocadas, quase 36 bilhões de dólares.
Claro que com muito dinheiro disponível, alguma qualidade esses filmes têm que ter. Contrata-se bons diretores e bons artesãos para valorizar o produto.
Os filmes seriados não são uma novidade, já existiam desde as crônicas de jornal, as novelas de rádio ou os livros de aventura, mas a novidade está nos dividendos astronômicos que os produtores aprenderam a explorar.
Os ícones da franquia podem se desdobrar em recordações, doces, brinquedos, roupas, ou qualquer coisa onde puderem ser estampados.
Aqui está a lista das 10 franquias de maior bilheteria em todo o mundo na história do cinema e com destaque seus filmes mais lucrativos. (os valores estão em dólares)

Atualizada em 01/08/2013


1.  Harry Potter (7.723.431.572 / 8 filmes / maior bilheteria: Harry Potter e a Pedra Filosofal. agora incluído o lançamento do oitavo filme a série se distanciou anda mais das outras franquias. apesar de a história terminar aqui, especula-se que a franquia não será abandonada, com a produção de filmes sobre as origens da escola de magia e bruxaria de Hogwarts, anteriores aos alunos da geração de Potter, mas isso ainda não passa de boato...)

2.  James Bond (6.094.664.292 / 24 filmes / maior bilheteria: Skyfall. o super-espião inglês criado nos livros de Ian Fleming tem o direito de matar seus inimigos, está sempre munido de fantásticas armas secretas, é charmoso, seduz lindas mulheres e já salvou o planeta em 24 ocasiões. depois do sucesso de 'Skyfall' já foi anunciado o Bond25 para 2015. nota: a bilheteria mundial de 16 de seus filmes mais antigos foi estimada com base na arrecadação nos Estados Unidos, com fator de conversão médio de seus 7 outros filmes que possuem estes dados. com ajuste pela inflação, a série passa fácil dos 10 bilhões)

3.  Os Vingadores (5.014.186.761 / 7 filmes / maior bilheteria: Os Vingadores. quando da elaboração original desta lista, os filmes do universo Marvel estavam longe do top 10. dois anos e quatro filmes mudaram esse panorama. Thor, Capitão América, Hulk e, principalmente Iron Man viraram uma mina de ouro, que não parece ter fim. vêm aí vários outros filmes "dessa turminha do barulho que vai botar pra quebrar")

4.  Star Wars (4.682.176.001 / 6 filmes + 1 animação / maior bilheteria: Guerra nas Estrelas - 1977. George Lucas foi o primeiro a explorar os produtos derivados dos personagens com sucesso. imaginou sua série com nove filmes, mas parece ter parado em seis extremamente lucrativos. com a venda dos direitos para a Disney e mais três episódios garantidos, o primeiro já para 2015, a série deve voltar ao topo da lista)

5.  O Senhor dos Anéis (3.964.981.944 / 4 filmes + 1 Animação / maior bilheteria: O Retorno do Rei. baseados na obra imortal de J.R.R.Tolkien, os longas compõe uma trilogia que conta a saga dos habitantes da Terra Média e ganhou 17 Oscars. o enorme sucesso fez com que a franquia tenha continuado com a produção de outra obra do autor, 'O Hobbit', com alguns dos mesmos personagens, que foi dividida em mais três filmes, dois dos quais ainda estão por estrear em dezembro de 2013 e de 2014)


6.  Piratas do Caribe (3.727.735.967 / 4 filmes / maior bilheteria: O Baú da Morte. a modernização dos filmes de piratas, tão tradicionais na velha Hollywood, rendeu uma franquia inesperado sucesso, principalmente por conta do carisma de Johnny Depp, da produção caprichada e das belas co-estrelas. a próxima aventura já está prevista para 2013)


7.  Batman (3.721.741.151 / 7 filmes + 1 Animação / maior bilheteria: O Cavaleiro das Trevas Rssurge. um dos mais famosos personagens dos quadrinhos e da televisão ganhou as telas pelas mãos de Tim Burton em 1989. após o desgaste de filmes ruins, nos anos 2000, ressuscitou com o Christopher Nolan em dois ótimos filmes. a série deve continuar com um duo com Superman)

8.  Shrek (3.510.516.231 / 5 filmes / maior bilheteria: Shrek 2. o ogro fez decolar a Dreamworks Animation, mas parece já ter se esgotado. apesar da boa bilheteria do quarto, os personagens já não têm a mesma graça. a franquia começou a eleger personagens secundários, como a Gato de Botas, para estrelar seus próprios filmes com razoável sucesso)

9.  Crepúsculo (3.342.792.667 / 5 filmes / maior bilheteria: Amanhecer - Parte 2. a saga de livros para adolescentes de Stephenie Meyer chega ao fim com uma bela cifra e um lugar neste top10. é pouco provável que hajam novos filmes da série, mas como resistir ao sucesso garantido?)


10.  Homem Aranha (3.248.563.075 / 4 filmes / maior bilheteria: O Homem Aranha 3. outro herói dos quadrinhos que se deu bem nas telonas dirigido por Sam Raimi. o próximo episódio, com Andrew Garfield no papel e dirigido por Marc Webb, estreia em maio de 2014) 

LISTA EXTRA:

11.  A Era do Gelo (2.802.576.893 / 4 filmes / maior bilheteria: A Era do Gelo 4. a série de animação da Fox foi um tiro certeiro e ainda revelou o brasileiro Carlos Saldanha, que viria a abrir outra franquia, 'Rio'. um sucesso que se estende por games, merchandising, televisão, etc...)


12.  Transformers (2.675.610.116 / 3 filmes + 1 animação / maior bilheteria: Transformers: O Lado Oculto da Lua. a quinta aventura dos desenhos animados, transformados em brinquedos, transformados em filmes barulhentos e incrivelmente ruins estreia em junho de 2014, o que pode fazer esta franquia ganhar posições. isso não é cinema, é puro marketing)

13.  Velozes e Furiosos (2.332.609.198 / 6 filmes / maior bilheteria: Fast & Furious 6. a série sobre corridas de rua começou modesta, mas seus dois últimos episódios estouraram nas bilheterias, especialmente fora dos Estados Unidos. garantiram a parte 7 já para 2014)

14.  X-Men (2.046.737.142 / 6 filmes maior bilheteria: O Confronto Final. com os filmes dos X-Men, que ganham mais uma sequência em 2014 e os filmes solo do Wolverine - incluindo o recém-lançado 'Imortal' - farão esta franquia, baseada em personagens de Stan Lee e Jack Kirby, subir muito na lista nos próximos anos)


10.  Indiana Jones (2.016.653.414 / 4 filmes / maior bilheteria: O Reino da Caveira de Cristal. nos anos 80, Steven Spielberg renovou as aventuras de arqueólogos que passavam nas matinês de sua infância, numa produção de tirar o fôlego. fez três filmes e 20 anos depois retomou a franquia. já existe um boato sobre um quinto filme, ainda não confirmado. até lá, este filme sai do top 10, onde estava quando da publicação original da lista em julho de 2011)


(Fonte: Box Office Mojo - Dados atualizados em 01/08/2013)


Veja ainda: "10 Filmes Essenciais da Década de 1980" e "10 Filmes Essenciais da Década de 1950"

terça-feira, 12 de julho de 2011

10 Filmes Essenciais 1950-1959



A década de 1950 foi especialmente importante para a história do cinema.
Foi quando os diretores começaram a aparecer mais que os produtores e o cinema europeu e japonês ganharam grande impulso.
Relembro que esta lista não é necessariamente dos melhores filmes da década, mas de filmes que representem bem o período.
Veja os 10 filmes da década de 1950 que escolhi e opine!


1.  Um Corpo que Cai (1958. um ex-detetive da polícia, aposentado por ter desenvolvido um trauma de altura após perseguir um criminoso, é contratado para vigiar uma mulher com tendências suicidas, mas as coisas se complicam. um filme genial, na minha opinião o melhor de Hitchcock, que desenvolveu técnicas inovadoras para acentuar nossa vertigem. perfeito em todos os sentidos)


2.  Cantando na Chuva (1952. dois astros do cinema mudo sofrem para adaptar-se ao sonoro. ele se sai bem, mas ela tem uma péssima voz e precisa ser dublada por uma atriz iniciante. provavelmente o filme mais alto-astral da história do cinema, roteiro preciso, intérpretes geniais, lindas canções e coreografias inspiradas de Gene Kelly, co-diretor com Stanley Donen)


3.  12 Homens e uma Sentença (1957. doze jurados se reúnem para deliberar sobre a esperada condenação de um réu à pena de morte. quase todos querem resolver rapidamente, mas um deles, embora não acredite na inocência, também não está convencido da culpa do acusado e os faz rever o caso. um dos grandes roteiros do cinema, de Reginald Rose, com direção precisa de Sidney Lumet)


4.  Os Incompreendidos (1959. um garoto parisiense de 14 anos se rebela contra o autoritarismo da escola e o pouco caso dos pais e começa a faltar à escola , frequentar cinemas, brincar com amigos e cometer pequenos delitos. um dos primeiros filmes da nouvelle vague francesa, que preconizava o cinema de autor. François Truffaut baseou-se em suas próprias memórias para compor um filme muito pessoal)


5.  O Sétimo Selo (1957. um cavaleiro volta das cruzadas e encontra sua terra abatida pela peste negra. lá se depara com a morte personificada e lhe propõe um jogo de xadrez para ganhar tempo e tentar entender o sentido da vida e da morte. um dos melhores filmes de Ingmar Bergman, que traduz a essência de sua obra genial) 


6.  Os Sete Samurais (1954. durante o Japão feudal, um velho samurai é contratado por aldeões de uma vila pobre constantemente saqueada por bandidos. ele chama outros seis samurais para ajudá-lo numa missão motivada por dinheiro, mas que desafia a honra deles. obra seminal de Akira Kurosawa, que criou um novo gênero de cinema, onde um time se une para uma missão conjunta)


7.  Crepúsculo dos Deuses (1950. um roteirista endividado, fugindo dos cobradores, esconde-se na mansão de uma estrela do cinema mudo, agora decadente. ela aproveita e o contrata para revisar seu péssimo roteiro de 'Salomé', com o qual pretendia voltar a brilhar. dirigido por Billy Wilder, ilustra bem a ruptura com a velha Hollywood, num momento de transição e efervescência. um filme perfeito, com diálogos geniais)


8.  Vidas Amargas (1955. um rapaz infeliz sente-se a ovelha negra da família sempre preterido ao irmão, favorito do pai. nesse período começa a primeira grande guerra, seu pai perde tudo num mau negócio, mas ele se sai bem, o que só os afasta. é quando ele descobre que sua mãe está viva e mora na cidade ao lado. primeiro longa de James Dean, dirigido pelo grande Elia Kazan, traduz a dor e a urgência daquela geração) 


9.  A Montanha dos Sete Abutres (1951. um jornalista frustrado da cidade grande aceita trabalhar num pequeno jornal do interior, onde nada acontece. até que um mineiro fica preso numa mina e ele vê a chance de recuperar sua carreira, prolongando a agonia da vítima e aumentando a repercussão do caso. geniais roteiro e direção de Billy Wilder, antevendo o cinismo midiático de nossos tempos)


10.  Os Esquecidos (1950. a vida de jovens delinquentes de famílias precárias das favelas da Cidade do México, lutando para sobreviver, às voltas com a violência do dia-a-dia. quando foi lançado no México, ficou apenas três dias em cartaz, retirado pela indignação das autoridades e da classe média local. um marco do realismo no cinema, dirigido pelo surrealista Luis Buñuel) 


Menções honrosas: Quanto Mais Quente MelhorOrfeu Negro, Janela Indiscreta, Intriga Internacional, Glória Feita de Sangue, A Malvada, Rashomon, Morangos Silvestres, A Ponte do Rio Kwai, Testemunha de Acusação, Sindicato de Ladrões, O Salário do Medo, A Marca da Maldade, Umberto D, Noites de Cabíria, Ben Hur, Os Dez Mandamentos, Anatomia de um Crime, Uma Rua Chamada Pecado, Rastros de Ódio, O Dia em que a Terra Parou, Hiroshima Mon Amour, Luzes da Ribalta, A Um Passo da Eternidade, Juventude Transviada, Assim Caminha a Humanidade, Um Lugar ao Sol, Othelo, Sedução da Carne, As Férias do Sr. Hulot, Matar ou Morrer, Rio 40 Graus.


Veja ainda: "10 Filmes Essenciais 2000-2009", "10 Filmes Essenciais 1990-1999", "10 Filmes Essenciais 1980-1989", "10 Filmes Essenciais 1970-1979", "10 Filmes Essenciais 1960-1969", "10 Filmes Essenciais 1950-1959", "10 Filmes Essenciais 1940-1949", "10 Filmes Essenciais 1930-1939"