segunda-feira, 31 de outubro de 2011

10 Filmes sobre Câncer



Câncer é o nome que se dá a centenas de doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células que invadem e destroem tecidos e órgãos.
Cada vez mais, a maioria dos tipos de câncer é tratável, mas há alguns anos o seu diagnóstico equivalia a uma sentença de morte.
Uma doença com esse poder serviu de matéria para milhares de filmes e principalmente telefilmes, alguns deles muito interessantes.
Esta lista traz 10 bons exemplos de filmes onde a famigerada doença está no centro da trama.


1.  O Tempo que Resta (Melvil Poupaud é um arrogante e bem sucedido fotógrafo de moda parisiense, que descobre ter um câncer terminal. ele decide não fazer quimioterapia e afasta-se dos que o amam, o namorado, os pais e a irmã, só compartilhando sua dor com a avó - Jeanne Moreau. um filme triste como teria que ser, porém belo e sintético. dirigido pelo ótimo François Ozon)


2.  Minha Vida (Michael Keaton tem uma vida feliz, um bom emprego, uma linda esposa - Nicole Kidman -, grávida de seu primeiro filho, quando descobre ter um câncer nos rins, sem a perspectiva de cura. sabendo que deverá morrer antes de o bebê nascer, decide gravar vídeos com tudo o que aprendeu para transmitir ao filho. uma ótima sinopse. pena o roteiro preencher espaços com piadas e distrações desnecessárias)  


3.  O Ruído do Gelo (um escritor que vive isolado nem sua casa de campo, bebendo oito garrafas de vinho branco por dia, recebe a indesejável visita de seu câncer, personificado num homem abusado, que não o deixa em paz. a ideia divertida não se desenvolve como poderia, mas é um trabalho interessante e premiado do diretor Bertrand Blier)


4.  Laços de Ternura (a relação tempestuosa entre uma mãe possessiva e sufocante e sua filha - Shirley MacLaine e Debra Winger - ganha contornos dramáticos quando a segunda descobre ter câncer, fazendo com que elas façam um balanço de suas vidas e se reaproximem. drama lacrimoso, vencedor de cinco Oscars em 1983, de filme, direção e roteiro para James L. Brooks, atriz para Shirley e coadjuvante para Jack Nicholson)


5.  Uma Prova de Amor (uma garotinha foi diagnosticada com leucemia e, a conselho dos médicos, seus pais decidem ter uma outra filha para que esta possa doar sangue e medula para a irmã, até que após onze anos nessa rotina, surge a necessidade de doar um rim e a menina mais jovem se rebela e pede na justiça a emancipação dos pais para ter controle sobre o próprio corpo. bem dirigido por Nick Cassavettes, tem interpretações sólidas de todo o elenco, com destaque para Abigail Breslin e especialmente Cameron Diaz, como a mãe)


6.  Uma Lição de Vida (Emma Thompson é uma rigorosa professora de literatura, que descobre ter câncer no ovário em estágio avançado. ela aceita participar de um tratamento experimental, o que causa terríveis efeitos colaterais. em seu sofrimento ela percebe que lhe falta conforto de pessoas próximas nesse momento. excelente telefilme da HBO, baseado na peça de Margaret Edson - no Brasil interpretada por Glória Meneses - e dirigido por Mike Nichols)


7.  Minha Vida Sem Mim (Sarah Polley é uma garota de 23 anos, casada, com duas filhas pequenas, morando num trailer nos fundos da casa da mãe e trabalhando como faxineira que descobre ter câncer em estágio avançado e ter poucos meses de vida. ela decide não contar a ninguém e realizar pequenos desejos e missões no tempo que lhe resta. um pequeno grande filme, lindamente dirigido por Isabel Coixet e produzido pelos irmãos Almodóvar)


8.  Biutiful (Javier Barden - numa interpretação memorável - é um médium, que leva uma vida miserável, agenciando e explorando imigrantes no submundo de Barcelona. cuida sozinho dos dois filhos pequenos, separado da mãe deles, que é bipolar. e para piorar a desgraça, recebe a notícia que tem um câncer terminal e pouco tempo para organizar as coisas. brilhantemente dirigido por Alejandro González Iñarritu, pessimista até a alma e... genial)


9.  Parada em Pleno Curso (um médico diz ao paciente "tenho duas más notícias: a primeira é que você está com câncer, a segunda é que você tem alzheimer", o paciente responde: "ainda bem que não é câncer". um homem comum de meia-idade, casado e pai de dois filhos recebe do médico, sem a menor emoção, a informação de que tem um câncer irreversível no cérebro e lhe resta pouco tempo de vida. a partir daí, acompanhamos o sofrimento e a rápida degradação da saúde dele até o previsível fim. um filme alemão que não faz concessões, ganhador da mostra 'um certo olhar' em Cannes)


10.  Louca Paixão (Rutger Hauer é um escultor sem limites, que acaba se apaixonando por uma bela jovem - a ótima estreante Monique van de Ven -, contra a vontade da família dela. apesar de incidentes e um relacionamento tumultuado, acabam se casando e vivendo felizes, até que ela descobre ter um câncer no cérebro. uma espécie de versão erótica e nada açucarada de Love Story, na visão do holandês Paul Verhoeven. indicado ao Oscar de filme estrangeiro, foi o passaporte de ator e diretor para Hollywood) 


Veja ainda: "10 Filmes sobre Alzheimer"

sábado, 8 de outubro de 2011

10 Filmes sobre Alpinistas e Escaladas



Um dos desafios mais ancestrais do ser humano era vencer as montanhas.
Fosse para alcançar lugares cada vez mais distantes, fosse para explorar sua própria região o homem sempre precisou ou gostou de escaladas.
Hoje o faz por esporte, para medir seus limites ou apenas comungar com a natureza, já que há outros meios para vencer as distâncias.
O cinema tem bons exemplos de filmes sobre montanhistas, alpinistas e escaladores, esportistas ou involuntários, e esta lista traz 10 deles.


1.  Touching the Void (a história real de dois alpinistas britânicos tentando escalar a face proibida do monte Siula Grande, nos Andes peruanos em 1985. a expedição foi desastrosa, por conta de uma brusca mudança do clima, resultando numa quase tragédia e no melhor e mais sofrido e angustiante filme já feito sobre o tema. dirigido como documentário pelo ótimo Kevin Macdonald, ganhou vários prêmios e o respeito da crítica internacional)


2.  North Face (a história real de dois alpinistas alemães, que nos anos 1930 tentam ser os primeiros a escalar o pico Eiger pela face norte. no caminho, uma brusca mudança de tempo os derruba e atados a uma corda, passam a lutar por suas vidas, acompanhados de longe através de lunetas. destaque para a recriação de época na Alemanha nazista, que os usava como objeto de propaganda. ótimo filme alemão de 2008 de Philipp Stöl, que merece ser coinhecido) 


3.  127 Horas (James Franco vive a história real de um alpinista que, numa aventura solitária em um canyon de baixa dificuldade no Utah, acaba preso pelo braço direito esmagado numa uma pedra. os dias de sofrimento o fazem refletir sobre sua vida e a tomar uma decisão extrema. ótimo filme de Danny Boyle, indicado a seis Oscars)

4.  K-2 A Montanha da Morte (dois amigos experientes alpinistas decidem escalar o K2 no Himalaia paquistanês, o mais perigoso e segundo maior do planeta, no caminho têm problemas com carregadores, alpinistas rivais e com tempestades de neve. a trama é clichê, mas o filme de Franc Roddan tem emoções e locações de tirar o fôlego)


5.  Risco Total (Sylvester Stallone é um alpinista que se sente culpado por um acidente numa escalada, mas é chamado para ajudar num resgate de um grupo perdido na mesma montanha, por pessoas que estão na verdade em busca de três caixas com 100 milhões de dólares. um ótimo filme de ação do finlandês Renny Harlin)


6.  Escalada para Morrer (Clint Eastwood é um professor e colecionador de arte que financia seu hobby trabalhando como assassino para o governo americano. agora aposentado, ele é obrigado a fazer uma última missão, que consiste em eliminar um espião russo, um dos alpinistas que tentarão escalar o monte Eiger, nos alpes suíços, pela face mais difícil, monte que ele mesmo nunca conseguiu vencer. a trama clichê e cheia de furos é compensadas por cenas de escalada memoráveis. dirigido pelo préprio Clint)


7.  Limite Vertical (Chris O'Donnel é um jovem alpinista, que organiza uma arriscada expedição ao K2 para salvar a irmã e seu grupo, que estão isolados na montanha. anos antes, ele fora obrigado a cortar a corda de seu pai para salvar a própria vida e a da irmã, decisão que o abalou e o fez retirar-se precocemente. dirigido pelo eficiente Martin Campbell e com produção caprichada, o filme prende a atenção, apesar do roteiro previsível)


8.  Sete Anos no Tibet (Brad Pitt encarna um famoso alpinista austríaco que tentou escalar o traiçoeiro pico Nanga Parbat, na Índia. egoísta, ele deixara a esposa grávida pela aventura. ele fracassa na escalada, ao mesmo tempo em que a segunda guerra eclode. ele está em território britânico e é capturado. junto com outro alpinista, eles conseguem fugir pelas montanhas, abrigando-se em Lhasa, no Tibet, tornando-se confidente do Dalai Lama e tornando-se uma pessoa melhor. dirigido por Jean-Jacques Annaud o filme é longo e lento, mas com paisagens belíssimas)


9.  A Maldição da Montanha (um avião se choca contra uma montanha de 3600 metros de altura, um alpinista local quer subir para saquear os destroços e convence seu irmão, um guia aposentado, a escalar com ele. quando chegam encontram uma sobrevivente, mas enquanto o mais jovem não quer deixar testemunhas, o mais experiente tenta salvá-la. bom filme de ação de Edward Dmytryk de 1956, estrelado por Robert Wagner e Spencer Tracy)


10.  O Terceiro Homem na Montanha (a história de um jovem aventureiro que tenta ser o primeiro a escalar o Monte Cervino, entre a Suíça e a Itália, escalada que matou seu pai anos antes. boa aventura de Ken Annakin feita para a Disney em 1959. transformado em aventura de trenó, virou atração da Disney e, seu resort na California)


Veja ainda: "10 Meta Filmes