terça-feira, 31 de janeiro de 2012

10 Filmes de Mundos Subterrâneos



Alguns filmes concentram sua ação abaixo da superfície terrestre, geralmente em mundos extraordinários e desconhecidos.
Esta lista traz 10 exemplos dessas locações pouco convencionais.


1.  Cidade das Sombras (para abrigar o que restou da humanidade, foi construída uma cidade subterrânea, feita para durar 200 anos, mas o tempo se esgotou, os geradores começam a falhar e os habitantes têm que correr para encontrar uma saída ou cair na escuridão. um filme simpático, com uma boa ideia e ótimos atores para sustentá-la)  


2.  Viagem ao Centro da Terra (o livro de Jules Verne inspirou algumas dezenas de filmes, esta versão de 1959 é a mais famosa. um cientista britânico - o grande James Mason - organiza uma expedição ao centro da terra a partir de um vulcão na Islândia. depois de muitos percalços, ele e seus assistentes encontram restos da antiga civilização de Atlântida. um clássico)


3.  THX 1138 (numa sociedade do futuro, os habitantes vivem num mundo subterrâneo, cercados de tecnologia, mas que têm suas vidas controladas por computadores, que escolhem cientificamente seus parceiros. todos dirigem carros velozes, frequentam shopping centers e têm que tomar drogas. um dos habitantes, o THX 1138 - Robert Duval -, se rebela e foge para a superfície. primeiro longa dirigido por George Lucas, datado, mas interessante)


4.  O Menino e seu Cachorro (Don Johnson é um rapaz sobrevivente da hecatombe nuclear, que vagueia pelo mundo devastado com seu cão, com quem se comunica telepaticamente. um dia eles encontram uma sociedade que vive numa cidade subterrânea e conserva os valores pré-apocalipticos, mas que são incapazes de se reproduzir por estar há tanto tempo no subsolo. um filme estranho e surpreendente)


5.  Alice no País das Maravilhas (baseado nos livros de Lewis Carrol, a história de uma menininha que cai em um buraco e encontra um mundo estranho, cheio de personagens bizarros. ora, todos conhecemos essa história. destaco a versão mais recente, de Tim Burton, com uma direção de arte espetacular)


6.  A Era do Gelo 3 (quando a preguiça Sid decide adotar três ovos de dinossauro, acaba sendo levada pela mãe para um mundo subterrâneo, onde ainda vivem dinossauros e a fauna e a flora são muito diferentes. boa e bem sucedida continuação da franquia de Carlos Saldanha)


7.  Metrópolis (no clássico de Fritz Lang de 1927, a sociedade é dividida entre os ricos que vivem num mundo idílico na superfície e os trabalhadores, vivem no subsolo, onde trabalham diuturnamente. até que o filho do grande dirigente se apaixona por uma garota do mundo subterrâneo. brilhante e impactante 85 anos depois)


8.  Constantine (Keanu Reeves é um detetive sobrenatural que literalmente foi ao inferno e voltou. para investigar o misterioso suicídio da irmã gêmea de uma policial cética - Rachel Weisz - ele terá que lidar com anjos e demônios e descer mais uma vez ao inferno. fraquinho, mas tem seus fãs)


9.  FormiguinhaZ (Z - a voz de Woody Allen - é uma formiguinha operária de um formigueiro do Central Park, que se rebela contra sua condição social imutável nesta sociedade totalitária subterrânea, se apaixona pela princesa e sai para explorar o mundo exterior. um dos primeiros sucessos da Dreamworks Animation). 


10.  O Templo do Pavor (uma ficção de 1959 que, de tão tosca, diverte. baseado em teorias de que existiriam várias camadas de mundos subterrâneos. arqueologistas descobrem escritos sumérios na Ásia e decidem explorar uma montanha. eles descem até um ponto aonde encontram um templo, onde pessoas de uma civilização que se julgava extinta a três mil anos - falando inglês - creem estar na superfície. mas o pior é quando criaturas - o povo toupeira - que vivem numa camada abaixo começam a atacá-los. ruim demais)


Veja ainda: "10 Filmes Hippies"

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

10 Filmes com Ryan Gosling



Nascido em 12/11/1980, o canadense Ryan Thomas Gosling é um dos atores mais importantes de sua geração.
Começou a carreira aos 13 anos, como um dos integrantes do 'Clube do Mickey', ao lado de Christina Aguilera, Britney Spears e Justin Timberlake. 
Aos 17 anos, mudou-se para a Nova Zelândia para estrelar a série 'O Jovem Hércules' por cerca de dois anos.
Seu primeiro papel num filme de destaque foi em 2000, como um jogador de futebol americano em 'Duelo de Titãs', estrelado por Denzel Washington.
No ano seguinte fez seu primeiro papel principal em 'Tolerância Zero', com o qual ganhou seus primeiros prêmios e chamou a atenção da crítica.
Selecionei 10 filmes do Gosling, com 10 grandes papéis numa carreira que está apenas começando.


1.  Half Nelson (2006. um professor de história numa escola secundária da periferia, está desiludido com tudo e recorre às drogas para levar a vida, até ser flagrado por uma de suas alunas, com quem acaba desenvolvendo amizade. primeira indicação ao Oscar de Ryan, num ótimo filme)


2.  A Garota Ideal (2007. Lars é um rapaz tímido que vive isolado na garagem da casa do irmão e da cunhada até o dia que conhece uma garota pela internet, por quem se apaixona e leva para casa, o problema é que a tal garota é uma boneca de silicone e ele aparentemente acredita ser uma pessoa de verdade. um ponto de partida improvável, num filme muito humano)


3.  Drive (2011. um piloto profissional, dublê de filmes de Hollywood, atua também como um eficiente motorista em assaltos, até que é traído e sai em busca de vingança. dirigido pelo dinamarquês Nicolas Winding Refn e com uma trilha sonora excepcional, o filme mais cool de Gosling até aqui)


4.  Tudo Pelo Poder (2011. um jovem e ambicioso gerente de campanha política não mede esforços para levar seu candidato a disputar a presidência, passando por cima de seu próprio idealismo. num filme que conta com George Clooney - também diretor -, Paul Giamatti e Philip Seymour Hoffman, Ryan consegue se destacar com louvor. um ótimo thriller político)


5.  Tolerância Zero (2000. Daniel é um jovem neo-nazista, envolve-se numa organização facista e prega o extermínio dos judeus. o detalhe é que ele é judeu, que contesta os dogmas e atitudes de seu próprio povo de maneira articulada e convincente. um ótimo filme, premiado em Sundance, que revelou Gosling)


6.  Namorados para Sempre (2010. um jovem casal, com uma filha pequena, tenta reconstruir seu relacionamento com base no amor que um dia tiveram, a despeito da decadência em que vivem. um filme pesado, triste com grandes atuações de Ryan e Michelle Williams, que foi indicada ao Oscar)


7.  Amor à Toda Prova (2011. Steve Carell é um quarentão acomodado num bom emprego, com uma família perfeita, até o dia que sua esposa - Julianne Moore - revela que teve um caso e pede o divórcio. ele começa a frequentar um bar, onde conhece um garanhão - Gosling -, que decide ensiná-lo como se vestir e se portar para conquistar mulheres. comédia bem sucedida e mais uma indicação ao Golden Globe para Ryan)


8.  Um Crime de Mestre (2007. Anthony Hopkins é um engenheiro rico e ardiloso que arma um crime perfeito para matar sua esposa, que está tendo um caso com um policial. para acusá-lo é destacado um jovem promotor, prestes a entrar numa grande firma de advocacia. o duelo entre o acusado, obviamente culpado e o promotor envolvido pela trama, mas sem elementos para condená-lo é bem estruturado e empolgante)


9.  Diário de uma Paixão (2004. uma garota rica vai passar o verão numa praia da Carolina do Norte nos anos 40, onde conhece um operário local - Gosling - por quem se apaixona à primeira vista. acabam sendo separados pelas circunstâncias e pela guerra e ela acaba ficando noiva de outro. anos mais tarde, um senhor lê a história deles para uma senhora com alzheimer num asilo. um dos filmes românticos mais admirados do cinema)


10.  Cálculo Mortal (2002. dois jovens estudantes - Michael Pitt e Gosling -se unem para cometer o crime perfeito, assassinar uma desconhecida e  mascarar as evidências. uma detetive - Sandra Bullock - é destacada para o caso e tem razões pessoais para resolvê-lo. um bom vilão para Ryan)


Outros filmes: Entre Segredos e Mentiras, O Mundo de Leland, A Passagem, The Slaughter Rules e Duelo de Titãs.


Veja ainda: "10 Filmes de Gus Van Sant"



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

10 Filmes com Triângulos Amorosos



"João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém." (Drummond)
Sim, existem muitos filmes com o tema "triângulo amoroso". Afinal este é um dos argumentos mais conhecidos da literatura e do cinema.
Esta lista traz filmes onde os triângulos estão no centro da trama.
Estejam à vontade para sugerir mais exemplos.


1.  Uma Mulher para Dois ('Jules et Jim' é um dos clássicos da nouvelle vague francesa e um dos grandes filmes de François Truffautno começo do século 20, dois amigos, Jim um francês sedutor e Jim um alemão ingênuo apaixonam-se pela mesma garota, Catherine - a musa Jeanne Moreau. o francês se casa com ela, mas depois da primeira guerra os três se reencontram. belo filme)


2.  Triângulo Amoroso (um casal de Berlin, na meia-idade, em crise conhece o mesmo homem, com quem ambos acabam se envolvendo simultaneamente. quando ela engravida, descobrem as respectivas traições e tudo se complica. um triângulo pouco convencional. dirigido por Tom Tykwer)


3.  Três Formas de Amar (devido ao seu nome, a bela Alex é enviada por engano para dividir o quarto da universidade com dois rapazes. logo um deles se interessa por ela, mas ela está interessada no outro, que por sua vez está confuso e apaixonado pelo primeiro. logo se forma um triângulo bissexual. cult dos anos 90, um filme bastante simpático)


4.  Vicky Cristina Barcelona (duas americanas em férias em Barcelona conhecem um espanhol sedutor - Javier Barden - que as convida para um fim de semana em Oviedo. uma delas - Scarlett Johansson - deixa-se seduzir por ele, mas terá uma rival poderosa, sua ex-esposa - Penelope Cruz. um dos ótimos trabalhos de Woody Allen na Europa) 


5.  Os Sonhadores (no tumultuado 1968, um estudante americano vai a Paris estudar faz amizade com um casal de irmãos gêmeos e envolve-se com garota, entrando no mundo íntimo deles, participando de um triângulo nada comum. um belo filme de Bernardo Bertolucci, inspirado em sua própria juventude)


6.  Os 3 (três jovens do interior, dois rapazes e uma garota, se conhecem numa festa na sua primeira noite em São Paulo e se dão tão bem que decidem dividir um apartamento. a única regra é que nunca se envolvam entre eles, mas não conseguem cumprir. um bom filme nacional, bem editado e com um roteiro interessante)


7.  Quem Vai Ficar com Mary? (um nerd do colégio perde a chance de levar a menina mais popular da escola na noite de formatura e também perde contato com ela. anos mais tarde, ele contrata um detetive para encontrá-la, mas o detetive acaba também se apaixonando por ela. a melhor comédia dos irmãos Farrely)


8.  Entre Dois Amores (uma baronesa dinamarquesa - Meryl Streep -, casada por conveniência com um barão - Klaus Maria Brandauer - é uma mulher forte, que cuida de uma plantação de café na África, onde conhece um misterioso caçador - Robert Redford -, por quem se apaixona. clássico de Sydney Pollack, vencedor de sete Oscars em 1985)


9.  Amores Imaginários (uma garota e seu melhor amigo gay conhecem um rapaz lindo e enigmático por quem ambos se apaixonam imediatamente. a amizade entre eles se fortalece sem que o rapaz deixe claro seu interesse ou mesmo sua orientação sexual. um filme delicado e surpreendente do jovem diretor canadense Xavier Dolan)


10.  A Primeira Noite de um Homem (após formar-se na faculdade um jovem volta para a casa dos pais na Califórnia. ainda virgem, acaba sendo envolvido pela esposa do sócio do pai, a Sra. Robinson, mas ele fica interessado pela filha dela, causando a fúria da mãe. deliciosa comédia clássica de Mike Nichols, mais conhecido pelas canções de Simon e Garfunkel)


Mais 10 filmes: Carmen, Sabrina, O Casamento do Meu Melhor Amigo, E o Vento Levou, O Diário de Bridget Jones, Proposta Indecente, Simplesmente Complicado, Um Amor Quase Perfeito, A Insustentável Leveza do Ser, Coco Antes de Chanel.


Veja ainda: "10 Filmes de Gus Van Sant"

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

10 Filmes com Atores que Morreram em 2011 2º Semestre



Com objetivo de guardar a memória de grandes atores, o blog atualiza a cada seis meses a lista de homenagens aos atores falecidos no período.
Além dos atores, morreram três importantes diretores: o polêmico inglês Ken Russell (Tommy), o chileno radicado na França Raoul Ruiz (Mistérios de Lisboa) e o americano Gilbert Cates (Meu Pai, um Estranho).
Confira, então, a lista dos atores e atrizes que nos deixaram no segundo semestre de 2011.


1.  Anna Massey - A Tortura do Medo (02/07 - câncer aos 73 anos. a atriz britânica, filha de Raymond Massey e afilhada de John Ford, destacou-se desde jovem no teatro, televisão e no cinema em filmes como 'Frenezi' de Hitchcock e nesta obra-prima sobre voyeurismo de Michael Powell)


2.  John Wood - O Feitiço de Aquila (05/07 - aos 81 anos. o ator britânico participou de mais de cem filmes, mas destacou-se especialmente no teatro, chegando a ganhar um Tony. no cinema fez filmes como 'Jogos de Guerra', 'Chocolate' e 'Sabrina', além do ótimo vilão, o bispo de Áquila em 'Ladyhawke')


3.  Francesco Quinn - Platoon (05/08 - ataque cardíaco aos 48 anos. filho do grande Anthony Quinn, morreu prematuramente, mas teve uma carreira bastante ativa, especialmente na TV. no cinema brilhou como o soldado drogado Rhah em Platoon de Oliver Stone)


4.  Cliff Robertson - Os Dois Mundos de Charly (10/09 - causas naturais aos 88 anos. o ator fez mais de 100 filmes e ficou mais conhecido pelas gerações atuais como Ben Parker, o tio do Homem Aranha, mas antes disso ganhou o Oscar pelo seu excepcional desempenho como o deficiente mental transformado em gênio Charly de 1968)


5.  Harry Morgan - O Vento Será Sua Herança (10/09 - causas naturais aos 88 anos. coadjuvante em mais de cem filmes, o ator brilhou na televisão como o Coronel Sherman Potter da série MASH. no cinema um de seus papéis mais importantes foi o do juiz no clássico de Stanley Kramer)


6.  Andy Whitfield - Gabriel (11/09 - linfoma aos 39 anos. o belo ator galês, fez dezenas de campanhas publicitárias na sua época de modelo e começava a brilhar no papel principal da série 'Spartacus: Blood and Sand', que iria começar sua segunda temporada. no cinema seu papel de maior destaque foi o de arcanjo Gabriel no suspense de 2007) 


7.  Diane Cilento - As Aventuras de Tom Jones (06/10 - câncer aos 78 anos. a bela atriz australiana fez dezenas de papéis centrais no cinema, em filmes importantes como 'O Homem de Palha', 'Agonia e Êxtase' e 'Hombre', mas foi como coadjuvante no premiado clássico de Tony Richardson que ganhou sua indicação ao Oscar em 1964)


8.  John Neville - As Aventuras do Barão Münchausen (19/11 - alzheimer aos 86 anos. o inglês era um ator obscuro até praticamente estrear no cinema aos 63 anos no papel central do filme de Terry Gilliam e, a partir daí sua carreira decolou com personagens importantes em filmes como 'Arquivo X', 'O Quinto Elemento' e 'Spider')


9.  Adriano Reys - Garota de Ipanema (20/11 - câncer aos 77 anos. nascido em Portugal, mas criado desde um ano no Rio de Janeiro, participou de dezenas de filmes, desde as chanchadas da Atlântida e de várias novelas de televisão. no cinema um de seus papéis de destaque foi como o fotógrafo casado que se envolve com a musa da canção no filme de Leon Hirszman de 1967)


10.  Sérgio Britto - O Maior Amor do Mundo (17/12 - causas naturais aos 88 anos. o carioca Sérgio foi um dos atores e diretores mais importantes da dramaturgia brasileira. consagrou-se no teatro, foi um destacado pioneiro da televisão e no cinema fez cerca de 16 filmes, o último deles como o maestro no filme de Cacá Diegues)


Menções adicionais: também faleceram e não couberam nesta lista atores como Cheeta (Tarzan), Bubba Smith (Loucademia de Polícia), Charles Napier (Rambo 2), G.D.Spradlin (O Poderoso Chefão 2), Rodolfo Bottino (O Homem do Futuro), José Vasconcellos (Os Maridos Traem... E as Mulheres Subtraem), Bill Mckinney (Rambo).


Veja ainda: "10 Filmes com Atores que Morreram em 2011 - 1º Semestre"

10 Filmes de Maior Bilheteria em 2011



Sucesso de bilheteria definitivamente não é sinônimo de qualidade.
Dos 10 maiores faturamentos mundiais em 2011, eu consegui assistir apenas metade deles, dos demais quero distância. 
Interessante notar que os oito primeiros são continuações de franquias e os dois seguintes seguramente terão continuações. Parece que o público de cinema quer ver o que já viu, seguir as novelas, tem preguiça de ver coisas novas. Pena.
Mas paciência, já diziam os romanos: 'vox popoli, vox dei'.  
Também é curioso que três deles têm ambientação no Rio de Janeiro. 
Então conheçam os filmes mais vistos no ano que passou e suas respectivas bilheterias mundiais. Lembro que alguns filmes que estrearam no fim do ano, continuam arrecadando milhões, mas esta lista traz o faturamento apenas durante o ano de 2011.


1.  Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (US$ 1.328.100. a última parte da saga do bruxinho ajudou a acumular para a franquia mais de 7,5 bilhões de dólares. a encerramento é satisfatório e esperado, longe de ser genial e com uma direção frouxa, o longa diverte)



2.  Transformers: O Lado Oculto da Lua (US$ 1.123.700. mais uma aventura barulhenta e vazia de Michael Bay - uma espécie de Ed Wood com dinheiro. segundo os críticos, um dos piores filmes do ano, eu acredito e dispenso)
3.  Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (US$ 1.043.900. chega uma hora que as franquias cansam. até acredito que esta série seja bem feita, mas morro de preguiça de conferir, o que não é o caso de milhões de espectadores pelo mundo)
4.  Kung Fu Panda 2 (US$ 665.700. mais uma continuação caça-níqueis, e caçou um monte deles. críticos americanos dizem que o resultado superou o filme original. eu acabo de ver e me decepcionei, é bonito, tem vozes de atores legais, mas o roteiro barulhento poderia perfeitamente ter transformers em lugar de bichos chineses)
5.  A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (US$ 656.400. sem comentários. já que me recuso a assistir, não me arrisco a falar nada)
6.  Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (US$ 626.100. depois de barbarizar nas ruas de Tóquio, a série chega à cidade da moda, o Rio de Janeiro. não imagino como eles conseguem correr em meio aos congestionamentos da cidade. melhor deixar o cérebro em casa e se divertir)
7.  Se Beber, Não Case - Parte II (US$ 581.500. mais uma continuação forçada de um sucesso inesperado. mesmo sem dar espaço para uma segunda aventura, a ressaca virou franquia e, com mais um bom resultado, podem esperar por mais)
8.  Os Smurfs (US$ 562.500. a boa bilheteria se deve à massacrante campanha promocional em todo o mundo. é feito para crianças, por isso deve ter vendido mais pipocas que todos os outros filmes desta lista. se você tem até 4 anos de idade, vai se divertir)
9.  Carros 2 (US$ 559.900. se o primeiro deu certo, vamos para a continuação. isso vale também para a Pixar. mas - surpresa! - o filme não é ruim, aliás é até melhor que o primeiro e está inclusive indicado ao Golden Globe de animação)
10.  Rio (US$ 484.600. finalmente um filme que assisti e gostei. o filme de Carlos Saldanha transpira alegria e é muito generoso com a cidade. as canções são ótimas, o timing é perfeito, o humor de primeira e os personagens cativantes. lindo e um dos melhores filmes do ano)

Veja ainda: "Os 10 Melhores Filmes de 2011"


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails