terça-feira, 24 de abril de 2012

10 Filmes de Philip Seymour Hoffman


Nascido em Fairport - NY em 1967, filho de uma juíza de família e ativista social e um executivo da Xerox.
Começou a atuar em peças escolares e graduou-se em Drama em 1989. 
Participou e dirigiu diversas peças de teatro off-Broadway e seus dois papéis na Broadway lhe valeram indicações ao Tony.
Estreou na televisão em 1991 e no ano seguinte conseguiu seu primeiro papel secundário no cinema. 
Quase sessenta filmes mais tarde, Hoffman já amealhou um Oscar de melhor ator e outros 55 prêmios, além de 45 indicações.
Tragicamente, Philip foi encontrado morto em seu apartamento neste 2 de fevereiro de 2014 aos 46 anos de idade. A causa mais provável é a overdose de drogas.
Philip Seymour Hoffman era sem dúvida um dos melhores e mais respeitados atores americanos da atualidade. Se você acha que não o conhece, confira 10 de seus filmes!

1.  Ninguém é Perfeito (num papel ousado, Hoffman vive uma drag-queen, que ajuda o vizinho, um policial condecorado, mas homofóbico e machista, vivido por Robert DeNiro, a recuperar os movimentos após um derrame. uma atuação especial, que foge da caricatura)

2.  Capote (ótima biografia do escritor Truman Capote, durante a confecção de sua obra-prima, o romance investigativo 'A Sangue Frio'. em uma interpretação memorável, Hoffman transformou-se no personagem e ganhou dezenas de prêmios, incluindo o Oscar)

3.  Felicidade (o diretor Todd Solondz criou um painel de pessoas disfuncionais em busca da felicidade, uma incômoda comédia de humor negro. Hoffmanse destaca como um nerd gorducho que se acha chato, vive se masturbando e passando trotes telefônicos e faz terapia com um pedófilo. um personagem rico, num ótimo filme)

4.  Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto (dois irmãos - Hoffman e Ethan Hawke - planejam roubar a joalheria dos pais, mas tudo dá errado. último filme do grande Sidney Lumet, com uma narrativa fragmentada, aonde a tensão só cresce. imperdível)

5.  Dúvida (em 1964, num tradicional colégio católico, um padre - Philip Seymour Hoffman - protege um garoto negro de 12 anos, despertando suspeitas de pedofilia na rígida diretora - Meryl Streep. um duelo de interpretações magistrais, onde nunca sabemos realmente o que de fato aconteceu)

6.  A Família Savage (depois de anos separados, dois irmãos - Laura Linney e Hoffman - são obrigados a se unir quando o pai doente, em avançada demência, precisa de cuidados. um filme bonito, comovente e humano sobre irmãos)

7.  Vejo Você no Próximo Verão (estreia de Hoffman na direção, onde podemos conhecer um pouco mais do seu gosto e estética. ele é um motorista de limosine tímido, gorducho e solitário, até que um casal de amigos lhe arruma um encontro. ele aprende a nadar e cozinhar para agradar a garota, enquanto o casamento dos amigos desmorona. bom filme)

8.  Incrível Obsessão (neste filme canadense, Hoffman é um gerente de banco - com um ridículo bigode anos 80 -, que tem compulsão por jogo e utiliza dinheiro desviado de empréstimos de clientes para apostar e perder altas somas em Atlantic City e Las Vegas. baseado em fatos reais o filme aflige pelo destino trágico e óbvio do personagem)

9.  Com Amor, Liza (Hoffman é um um programador de internet cuja esposa se suicida sem aviso e deixa um bilhete, que ele não tem coragem de abrir. ele abandona o emprego e, como a mulher se matou no carro, começa a cheirar gasolina, o que o leva a se dedicar ao aeromodelismo para não levantar suspeitas do seu vício. o filme ainda tem Kathy Bates, como a sogra)

10.  Missão Impossível 3 (num raro papel de vilão, Hoffman interpreta um sádico comerciante de armas, que sequestra uma das agentes da IMF, pupila do agente Ethan Hunt - Tom Cruise. mais tarde ele sequestra sua noiva, numa grande cena. malvado até o osso)

Menções Honrosas: Jogos de Poder, Tudo Pelo Poder, O Homem que Mudou o Jogo, Quase Famosos, Magnólia, O Talentoso Ripley, Boogie Nights, Os Piratas do Rock, Mary e Max, uma Amizade Diferente, A Última Noite, Patch Adams, Synedoque New York, Perfume de Mulher, Twister, O Grande Lebowski, Dragão Vermelho, Embriagado de Amor...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Estrelas de Cinema"



segunda-feira, 16 de abril de 2012

10 Filmes no Zoológico


O zoo é um lugar criado para exibir animais exóticos, mas também para protegê-los da ocupação desenfreada pelo próprio homem. 
Sob os cuidados de veterinários e tratadores, as espécies em perigo de extinção podem viver e se reproduzir.
Alguns filmes foram feitos tendo como cenário os parques zoológicos. Veja 10 deles.

1.  Madagascar (quatro animais do zoo de Nova York, um leão, uma zebra, uma girafa e uma hipopótama são mandados de volta para a África num navio roubado por pinguins e acabam naufragando na costa de Madagascar, enfrentando pela primeira vez a vida selvagem. simpática animação da Dreamworks que deve ter sua terceira parte lançada em junho de 2012) 

2.  The Zookeeper (Sam Neill é o responsável por um zoo numa cidade das Balcãs, que acaba virando praça de uma guerra civil. desencantado com o socialismo, ele se recusa a abandonar os animais, mesmo com o perigo iminente e tenta mantê-los vivos o quanto puder. bom filme com um grande ator)

3.  Compramos um Zoológico (Matt Damon é um viúvo que decide mudar de vida e muda-se com dois filhos para uma casa na área rural, que na verdade é um zoo desativado. junto com a equipe remanescente, eles reativam o parque. longo e artificial, o filme é fraco)

4.  Zoo, um Ze e Dois Zeros (irmãos gêmeos, que trabalham num zoo, perdem as esposas em um acidente bizarro com uma ave rara. a única sobrevivente perde as duas pernas, mas acaba se envolvendo num triângulo com os irmãos, que agora dedicam-se obsessivamente à pesquisa da evolução de espécies animais. uma comédia experimental de Peter Greenaway, interessante, mas esquisita)

5.  Ferocidade Máxima (um bilionário - claramente inspirado em Rupert Murdoch - adquire sem querer um zoo na Inglaterra e decide transformá-lo em um empreendimento rentável, eliminando os bichinhos fofos e mantendo apenas os mais ferozes, para a revolta da equipe. comédia com um ótimo elenco e uma ideia mais engraçada que o resultado, mas ainda assim interessante)

6.  A Marca da Pantera (Nastassja Kinski vai visitar o irmão, que não vê desde a infância, em New Orleans. ele desaparece e ela vai ao zoológico, onde conhece o diretor e acaba conseguindo um emprego. logo no seu primeiro dia, uma pantera negra ataca um dos tratadores e foge. é quando o irmão reaparece e conta a ela que eles pertencem a uma raça que, na hora de fazer sexo, transformam-se em panteras... fantasia erótica de Paul Scrader dos anos 80, mais famosa pela canção de David Bowie)

7.  Hatari! (John Wayne lidera uma expedição de caça na África para atender encomendas de diversos zoológicos. uma fotógrafa italiana se junta ao grupo para documentar a captura dos animais contratada pelo zoo de Los Angeles. ela se torna protetora dos bebês elefantes órfãos, que tumultuam o acampamento e aumentam a tensão entre ela e o rude americano. na trilha, a famosa canção "o passo do elefantinho" de Henry Macini)

8.  Os Hipopótamos de Pablo Escobar (nos anos 80, o traficante colombiano Pablo Escobar montou um zoo particular que chegou a ter mais de 2500 animais. quando ele foi capturado, os animais foram mortos ou levados para outros zoológicos, menos três hipopótamos, que soltos se reproduziram sem controle e começaram a aterrorizar a região. um documentário inteligente e bem humorado)

9.  Turtle Diary (um livreiro tímido e uma escritora de livros infantis - Ben Kingsley e Glenda Jackson excelentes - costumam visitar o aquário do zoo de Londres para ver as tartarugas marinhas, ameaçadas de extinção. eles acabam se unindo para, com a ajuda de um assistente do zoo, planejar o sequestro de um casal de tartarugas para devolvê-los à natureza. ótimo filme, com roteiro de Harold Pinter)

10.  O Zelador Animal (Kevin James é um dedicado zelador que trabalha há 15 anos no zoo. mas ele se apaixona por uma patricinha, que exige que ele mude de emprego para casar com ela. quando ficam sabendo que ele vai abandoná-los, os animais decidem quebrar seu código de silêncio e falar com ele para convencê-lo a ficar. comédia boba e simpática)

Atualização 07/01/2013:

11.  A Vida de Pi (a fantástica história de um garoto indiano, filho do dono de um zoológico que decide mudar-se com os animais e a família para o Canadá. no caminho o navio naufraga e o garoto fica à deriva dividindo o bote salva-vidas com um tigre de Bengala. linda fábula em 3D, dirigida por Ang Lee, para encher os olhos)

Veja ainda: "10 Filmes sobre o Rádio"


quinta-feira, 12 de abril de 2012

10 Filmes sobre o Titanic



Em 14 de abril de 2012 completam-se 100 anos do naufrágio do RMS Titanic, o maior e mais moderno navio de passageiros da época, .
O Titanic saiu em sua viagem inaugural de Southampton na Inglaterra com 2240 passageiros e tripulantes a bordo, tendo como destino Nova York. Mas na travessia do oceano Atlântico chocou-se com um iceberg e afundou completamente em cerca de três horas, causando a morte de 1517 pessoas.
Foi o maior desastre marítimo da história até então e tornou-se um marco da humanidade.


Este filme de 9'50" foi feito pouco antes do Titanic zarpar em 1912, uma rara oportunidade de conhecermos  verdadeiro navio, alguns tripulantes e passageiros:






Veja uma lista de 10 filmes que selecionei, onde o Titanic é citado ou está no centro da trama.


1.  Titanic (1997 - recordista de bilheteria e premiado com 11 Oscars, o épico de James Cameron conta a história de um triângulo amoroso entre uma jovem rica, noiva de um milionário e um artista pobre a bordo do Titanic em direção ao seu destino trágico. o roteiro açucarado e a canção melodramática ficam em segundo plano, num filme onde a estrela é a reprodução realista e não menos espetacular do acidente. está sendo relançado em 3D, aproveitando a data)


2.  Somente Deus por Testemunha (1958 - considerado por muitos o melhor filme sobre o Titanic, o filme inglês com atores pouco conhecidos, utiliza um tom documental, sem subtramas românticas. de impreciso nota-se apenas o fato do navio afundar inteiro, o que se acreditava então. bom filme)


3.  Titanic (1953 - uma versão superficial, focada nos romances e nas celebridades presentes  à bordo. Barbara Stanwyck é a esposa infeliz de Clifton Webb que leva os dois filhos do casal para a América no navio, enquanto ele também embarca tentando manter a guarda das crianças)


4.  A Camareira do Titanic (1997 - Olivier Martinez é um rapaz que ganha um passagem para Southampton para ver a partida histórica do Titanic. na noite anterior a bela Aitana Sánchez-Gijón, uma camareira do navio, bate à sua porta e pede abrigo, pois os hotéis estariam todos lotados. ela embarca e dada como morta, ele volta à França e começa a fantasiar sobre a noite que dividiu o quarto com ela. um filme envolvente e delicado do ótimo Bigas Luna)


5.  Fantasmas do Abismo (2003 - anos depois do sucesso de seu 'Titanic', James Cameron organizou uma expedição de mergulho para colher imagens espetaculares em 3D dos destroços do verdadeiro navio, com a adição de alguns "fantasmas" percorrendo o deck. um ótimo documentário de 59 minutos)


6.  S.O.S. Titanic (TV 1979 - boa produção feita para a TV, mas lançada aqui nos cinemas. tem um roteiro bem amarrado, que mostra o drama um casal de cada uma das três classes do navio, evidenciando as diferenças sociais. dentre os bons atores estão Helen Mirren, David Warner e Ian Holm)


7.  Ghostbusters II (1989 - provavelmente a melhor cena da continuação do sucesso dos caça-fantasmas é a da chegada do Titanic fantasma e seus passageiros no porto de Nova York... "antes tarde do que nunca")


8.  Cavalgada (1933 - no clássico vencedor do Oscar de Frank Lloyd, a participação do Titanic é sutil, mas muito importante. o filme conta ano a ano a história de uma rica família inglesa a partir do ano novo de 1899. no seu ponto alto - cuidado, este é um SPOILER - o casal central sai feliz em sua lua de mel num navio, quando descobrimos por uma bóia, que trata-se do Titanic e já supomos o desfecho trágico. clássico)


9.  Bandidos do Tempo (1981 - sempre lembrada mais pouco vista, esta fantasia de Terry Gilliam acompanha um garoto e um grupo de anões caçadores de tesouro numa viagem através do tempo e de fatos históricos, entre eles a viagem inaugural do Titanic)


10.  Inconquistável Molly Brown (1964 - chatérrimo musical estrelado por Debbie Reynolds na pele da mais famosa passageira do Titanic, a "inafundável" Molly Brown, que ganhou esse apelido por sobreviver a uma enchente em sua infância e a ao naufrágio do também "inafundável" Titanic. baseado na história real de uma garota pobre que após casar-se com um mineiro fica rica e tenta ser aceita na alta sociedade)


Outros filmes sobre o tema: Titanic (Alemanha 1943), O Resgate do Titanic (1980), Titanic (TV 1996), No Greater Love (1996).


Veja ainda: "10 Filmes com Atropelamentos"