quinta-feira, 28 de novembro de 2013

10 Filmes em Estações Espaciais


Desde que se lançou ao espaço, o homem imagina poder viver numa estação espacial, sempre muito grande e sofisticada.
Essas estações serviriam para garantir nossa sobrevivência no caso da Terra ficar inabitável por qualquer motivo.
Veja uma lista com 10 filmes onde essas estações espaciais estão no centro da trama.

1.  2001: Uma Odisseia no Espaço (dentre os cenários mais impressionantes da revolucionária ficção científica de Stanley Kubrick, baseada na obra de Arthur C.Clarke, está a estação lunar Clavius, de onde os astronautas saem para investigar um monolito enterrado há 5 mil anos na Lua. de lá também parte 18 meses depois, um grupo na nave Discovery em direção a Júpiter)

2.  Elysium (em 2159, a população terrestre é dividida em dois grupos, um que habita o planeta violento e empobrecido, como uma grande favela e o segundo vive na estação Elysium, que gravita sobre o planeta, num ambiente de luxo, onde se tem acesso a toda tecnologia médica então disponível. o filme de Neill Blomkamp tem um bom ponto de partida, um orçamento generoso, mas decepciona)

3.  Guerra nas Estrelas (na saga de George Lucas, a Estrela da Morte é uma gigantesca estação espacial, com 140km de diâmetro, carregada de armas e soldados, comandada pelo lord Darth Vader. a nave foi parcialmente destruída no primeiro filme e reconstruída no terceiro)

4.  Solaris (uma estação espacial orbita o planeta Solaris, que tem um oceano capaz de interferir na sanidade da tripulação, causando alucinações e mudanças de comportamento. um famoso psiquiatra é designado a investigar o planeta, mas também acaba sendo vítima de sua influência. clássico russo de 1972 de Andrei Tarkovsky, baseado em livro de Stanisław Lem. refilmado por Steven Soderbergh em 2002)

5.  Gravidade (durante o trabalho de manutenção de uma estação espacial americana, uma cientista e um piloto sobrevivem à destruição da nave e têm que chegar às estações russa e chinesa para sobreviver. grande atuação de Sandra Bullock, num filme angustiante de Alfonso Cuarón)

6.  Wall-E (depois da Terra se tornar inabitável, a humnanidade migra para uma estação espacial Axiom, onde vivem uma vida sedentária, até que um simpático robô, que froa deixado para trás, chegar à nave e provocar uma revolução. uma das melhores animações da Pixar) 

7.  007 Contra o Foguete da Morte (um milionário malvado constrói uma estação espacial para onde envia casais selecionados para formar uma nova raça de terrestres, enquanto organiza um plano para exterminar a humanidade. o agente 007 descobre o plano e impede o vilão, não sem antes protagonizar cenas de ação geograficamente improváveis no Brasil)

8.  Aliens, o Resgate (a tenente Ripley, única sobrevivente da nave Nostromo, é resgatada na estação espacial Gasteway, onde trabalha até descobrir que o planeta em que sua nave foi atacada é agora colonizada por humanos. Sigourney Weaver foi indicada ao Oscar de melhor atriz nesta ótima continuação de James Cameron para o filme de Ridley Scott)

9.  Corrida Silenciosa (Bruce Dern é um botânico espacial, protege as últimas espécies vegetais da Terra numa estufa de estação espacial, quando recebe a ordem de destruí-las, uma vez que a humanidade já consegue sobreviver sem as plantas. ele se rebela e sequestra a nave, matando os demais tripulantes. bom filme de estreia do diretor de efeitos especiais Douglas Trumbull)

10.  Lunar (Sam Rockwell é um astronauta nas últimas semanas de uma missão de três anos na base da Lua, onde recolhe uma substância que ajuda a renovar a energia da Terra. tendo como única companhia o computador Gerty, ele começa a delirar e recebe a visita de um clone seu. ótimo filme de Duncan Jones, filho de David Bowie)

Veja ainda:"10 Filmes em Fazendas"




segunda-feira, 25 de novembro de 2013

10 Filmes com Hora Marcada


Uma boa forma de desenvolver um roteiro de ação é marcar a hora do clímax com antecedência e aumentar a tensão até esse momento chegar.
Muitos filmes utilizaram este artifício e esta lista destaca 10 deles, com diferentes abordagens.

1.  Matar ou Morrer (o grande clássico do tema, com roteiro se desenvolvendo em tempo real. Gary Cooper é um xerife, que na manhã do seu casamento, fica sabendo que um bandido que prendeu, chegará no trem do meio-dia para matá-lo. ele decide enfrentá-lo num duelo, praticamente sozinho e contra a vontade de sua noiva - Grace Kelly. clima tenso, reforçado pela trilha de Dimitri Tiomkin, numa obra-prima de Fred Zinnemann)

2.  Cinderella (o ponto alto da história acontece à meia-noite, quando Cinderella tem que deixar o baile de gala, porque suas roupas se tornarão trapos e sua carruagem voltará a ser uma abóbora. parece feito sob encomenta dos pais que querem ver seus filhos adoplescentes em casa na hora combinada. clássico dos estúdios Disney)

3.  Antes do Amanhecer (uma francesa e um americano se conhecem num trem que vai de Budapeste para Viena e ele a convence a ficar na cidade até o próximo trem que a levará para Paris na manhã seguinte, enquanto ele terá que tomar o avião às 9:30 da manhã para os EUA. durante a madrugada, eles passeiam pela cidade, se apaixonam e, inevitavelmente, se separam ao amanhecer)

4.  Corra, Lola, Corra! (um rapaz perde 100 mil marcos de um contrabandista no metrô e, para não ser morto, liga para sua namorada, pedindo que ela consiga o dinheiro em apenas 20 minutos. o filme abre então três alternativas em tempo real, onde Lola tem sempre que correr pela cidade para salvá-lo. ótimo filme, que revelou o diretor alemão Tom Tykwer)

5.  Tempo Esgotado (Johnny Depp é um homem comum, que está com sua filha de seis anos, voltando do funeral de sua ex-mulher, quando, às 12:07, a menina é sequestrada. ele então recebe uma foto e a instrução de matar a mulher da foto até às 13:30, ou será sua filha a morrer. o problema é que o alvo é a governadora da Califórnia e há muito mais gente envolvida na trama. suspense improvável, mas eficiente de John Badham)

6.  Te Pego Lá Fora (um estudante nerd tem a incumbência de entrevistar um aluno recém-chegado para o jornal da escola, mas acontece que este é um psicopata, que não suporta ser tocado, que é exatamente o que o rapaz faz. o valentão então marca logo após o término das aulas, às 3 em ponto, para acabar com ele. o estudante tentará então fugir de qualquer maneira da surra com hora marcada. divertida comédia adolescente dos anos 1980)

7.  O Pior Trabalho do Mundo (um estagiário - Jonah Hill - de uma gravadora, recebe a incumbência de levar um astro de rock relapso e beberrão - Russell Brand - de Londres para Los Angeles em 72 horas, a tempo de realizar um grande concerto, que pode salvar a empresa. mas a tarefa se torna um pesadelo. divertido)

8.  Cléo das 5 às 7 (uma cantora vive momentos de angústia, enquanto espera as 6:30 da tarde para pegar o resultado de um exame com seu médico. enquanto espera, pesseia por Paris fazendo compras até conhecer um soldado que a acompanhará até o hospital. o clássico da Nouvelle Vague de Agnés Varda se passa em tempo real, com vários relógios pelos cenários) 

9.  A Última Noite (Edward Norton é um traficante condenado, que passa seu último dia de liberdade antes de ser encarcerado por sete longos anos a partir da meia-noite, entre amigos e a namorada, reavaliando sua vida e tentando descobrir quem o denunciou. um ótimo filme de Spike Lee) 

10.  4:44 - Último Dia na Terra (restam algumas horas até o fim do mundo, que irá acontecer exatamente às 4:44 da madrugada seguinte. um casal nova-iorquino apaixonado e cheio de planos procura viver esse tempo fazendo sexo, usando a internet. um drama arrastado de Abel Ferrara)

Outros filmes: V de Vingança, Os 12 Trabalhos, Contra o Tempo, Incontrolável, Fuga de Los Angeles, A Volta ao Mundo em 80 Dias, Duro de Matar 2, Gravidade, Horror em Amityville,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre o Fim do Mundo"



quinta-feira, 21 de novembro de 2013

10 Filmes de Cate Blanchett


A australiana Catherine Elise Blanchett, nasceu em Melbourne no dia 14 de maio de 1969.
Interessou-se pelas artes dramáticas, quando em férias no Egito foi convidada para ser figurante num filme sobre boxe. De volta à Austrália, matriculou-se no Instituto Nacional de Arte Dramática em Sidney, onde começou sua carreira nos palcos.
Seu primeiro filme de verdade foi "Um Canto de Esperança" de Bruce Beresford, que lhe valeu até um prêmio de atriz mais promissora do ano.
Ao encarnar a rainha Elizabeth I da Inglaterra, ganhou dezenas de prêmios e um lugar definitivo entre os grandes do cinema.
Atualmente está em 11 projetos em diferentes fases de produção e é uma das favoritas ao próximo Oscar.
Confira 10 de seus melhores filmes!

1.  Blue Jasmine (Cate é uma nova rica de Nova York, que perde tudo depois que o marido é pego em falcatruas e se suicida. ela então vai morar com a irmã pobre em San Francisco e custa a se adaptar à nova realidade. uma interpretação iluminada da atriz, num dos melhores filmes de Woody Allen, que deve colocá-los na primeira fila do próximo Oscar)

2.  Elizabeth (os primeiros anos do reinado precoce de Elizabeth I, ao substituir sua meio-irmã, Mary em 1558. trata das dificuldades que ela encontra no aprendizado de ser uma monarca, enfrentando conspirações e crises, em detrimento de sua vida pessoal. o bom filme de Shekhar Kapur lhe valeu sua primeira indicação ao Oscar em 1998)

3.  O Curioso Caso de Benjamin Button (uma garotinha conhece Benjamin Button velho, se apaixona quando ambos estão adultos e cuida dele quando ela está velha e ele voltou a ser um bebê... Cate é a melhor coisa deste filme de David Fincher que não funciona como deveria)

4.  O Hobbit (na pele da princesa elfa Galadriel, Blanchett encontrou na trilogia "O Senhor dos Anéis" de Peter Jackson seu maior sucesso de bilheteria. agora a personagem está também na nova trilogia "O Hobbit")

5.  O Aviador (Cate rouba a cena na pele da atriz Katharine Hepburn, amante do milionário Howard Hughes - Leonardo DiCaprio. sua atuação lhe valeu o primeiro Oscar de atriz coadjuvante em 2004) 

6.  Notas Sobre um Escândalo (no ótimo filme de Richard Eyre, Cate vive uma jovem professora que tem um caso com um aluno de 15 anos e acaba sendo chantageada por uma professora veterana - Judy Davis. um duelo de interpretações onde ambas foram indicadas ao Oscar)

7.  Elizabeth: A Era de Ouro (continuação desnecessária e kitsch da história da rainha Elizabeth, agora em sua maturidade. só ela e os figurinos de Alexandra Byrne se salvam. valeu mais uma indicação ao Oscar de melhor atriz)

8.  Não Estou Lá (na original biografia de Todd Haynes sobre o compositor Bob Dylan, seis atores dividem o personagem, destacando cada, um aspecto e fase diferentes de sua vida. Cate surpreende ao ser uma das encarnações de Dylan, o que lhe valeu uma indicação ao Oscar de coadjuvante e o prêmio Golden Globe na mesma categoria)

9.  O Dom da Premonição (uma mulher com percepção extrassensorial é chamada por toda comunidae para ajudar a encontrar uma mulher desaparecida. apesar de ela não querer se envolver, não consegue escapar das visões do destino da moça. um filme menor, onde o talento de Blanchett aflora)

10.  Vida Bandida (uma divertida comédia de Barry Levinson, onde dois ladrões de banco - Bruce Willis e Billy Bob Thornton - se apaixonam pela mulher que eles sequestram. uma oportunidade para Cate mostrar seu senso de humor e ser indicada ao Golden Globe de melhor atriz em comédia)

Outros filmes: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, O Talentoso Mr.Ripley, Desaparecidas, O Custo da Coragem, Sob o Efeito da Água, Thank God He Met Lizzie, A Vida Marinha com Steve Zissou, Sobre Café e Cigarros, Chegadas e Partidas, Charlotte Gray - Uma Paixão sem Fronteiras, Robin Hood, Hanna, Babel, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, Porque Choram os Homens, Alto Controle, O Marido Ideal, Um Canto de Esperança, Oscar and Lucinda,...

Veja ainda: "10 Filmes de Julianne Moore"




segunda-feira, 18 de novembro de 2013

10 Filmes sobre Imortalidade


Desde que tomou consciência de sua finitude, o homem sonha com a imortalidade.
A literatura explora o assunto desde tempos ancestrais e o cinema o mencionou de formas variadas. Desde a eternização da juventude até a maldição de não poder morrer e descansar.
Esta lista traz 10 filmes que abordam o tema.

1.  Highlander, o Guerreiro Imortal (na Escócia em 1536, um guerreiro - Christopher Lambert - é ferido mortalmente numa batalha, mas ressuscita misteriosamente e torna-se imortal. tomado por bruxo por seus familiares, ele é expulso e treinado por um outro imortal mais experiente - Sean Connery - para proteger-se de outros como ele, que tentaram matá-lo, cortando-lhe a cabeça. em 1986, ele vive em Nova York e é encontrado por seu grande oponente o filme fez enorme sucesso, teve várias continuações e tornou-se um game de RPG)

2.  Fonte da Vida (o filme de Darren Aoronofsky se passa em três épocas, onde três encarnações do mesmo homem - Hugh Jackman - procura a lendária fonte da vida por diferentes razões. no século 16, nos tempos atuais e no século 26, quando finalmente a encontra. um filme irregular em função das filmagens atribuladas, mas ainda assim, uma ideia interessante)

3.  Vivendo na Eternidade (por volta de 1920, uma garota rica e superprotegida conhece e se apaixona por um jovem, que aparenta ter 17 anos, mas na verdade tem 10, e vive no bosque que pertence ao pai da menina, com sua família, que encontrou a fonte da juventude e tornou-se imortal há mais de um século. produzido pela Disney e baseado num best-seller, um filme água-com-açúcar perfeito para sessão da tarde)

4.  O Retrato de Dorian Gray (baseado no clássico de Oscar Wilde, conta a história de um belo jovem, que ao frequentar a alta sociedade londrina tem seu retrato pintado por um artista. ao ver o quadro, ele faz uma promessa para manter-se sempre belo. conforme o tempo passa, ele se torna uma pessoa ruim, mas mantém-se jovem, enquanto a imagem do quadro, reflete sua idade real e a feiúra de sua alma. bom filme de 2009)

5.  Cronos (em 1536, um alquimsta constrói um mecanismo extraordinário, encapsulado numa pequena esfera de ouro, que teria a propriedade de dar vida eterna ao seu dono, mas causa um desejo insaciável por sangue. séculos mais tarde, o objeto reaparece numa loja de antiguidades e é buscado obsessivamente por um velho milionário e seu sobrinho. primeiro longa do mexicano Guillermo del Toro)

6.  Byzantium (mãe e filha vivem há 200 anos, sempre trocando de nome e cidade, mas tendo que se alimentar de sangue. vivendo num hotel, no litoral da Inglaterra, são localizadas por seus inimigos do passado, que colocam em risco a vida delas e de todos ao redor. um ótimo filme de vampiros de Neil Jordan)

7.  Sr. Ninguém (Jared Leto é Nemo Nobody, um homem comum, casado e pai de três filhos, que acorda em 2092, aos 118 anos e descobre ser o último mortal vivo numa sociedade em que todos agora são imortais. ele então procura reconstituir seu passado até aquele momento. dirigido pelo belga Jaco van Dormael, um filme hipnótico e imperdível)

8.  A Morte lhe Cai Bem (uma famosa atriz rouba o noivo de uma aspirante a escritora - Meryl Streep, Bruce Willis e Goldie Hawn, respectivamente -, que fica deprimida e gorda. anos mais tarde, a escritora lança um livro sobre a eterna juventude e está surpreendentemente jovem e bela. em busca da receita da juventude, a atriz conhece uma misteriosa mulher - Isabella Rosselinni - que lhe dá a mesma poção que a rival tomou, que a deixa jovem, mas traz inesperados efeitos colaterais. um argumento iinteressante em um filme irregular de Robert Zemeckis)

9.  The Man From Earth (após demitir-se sem explicação da universidade onde leciona, um professor de história recebe a visita de seus colegas, que querem saber o motivo. após muita insistência, ele conta que é imortal e precisa mudar de identidade a cada dez anos, antes que as pessoas percebam que ele não envelhece. um ótimo argumento numa produção amadora. merece um bom remake)

10.  O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei (dentre os seres criados por Tolkien, estão os Elfos. altos e belos como anjos, são imortais e não envelhecem, ao menos enquanto existir seu mundo, Arda. em "O Retorno do Rei", a elfa Arwen - Liv Tyler - de 2700 anos, renuncia à sua imortalidade para casar-se com o rei Aragorn)

Outros filmes: Entrevista com o Vampiro, A Múmia, Indiana Jones e a Última Cruzada, A.I. - Inteligência Artificial, Fúria de Titãs, Cocoon, Imortais, Wolverine, Uma História de Amor e Fúria,...

Veja ainda: "10 filmes sobre Vampiros"




sexta-feira, 15 de novembro de 2013

10 Filmes Embaixo d'Água


Enquanto o homem investe em naves que o levem cada vez mais longe no espaço, o fundo dos mares lagos continua um planeta desconhecido.
Muitos filmes exploraram esses cenários fantásticos, repletos de seres exóticos, mas irrespiráveis.
Veja uma lista de 10 filmes sob a água!

1.  Encontros no Fim do Mundo (Werner Herzog dirigiu este belo documentário na Antártida, que se destaca pelas magníficas filmagens submarinas, num ambiente quase alienígena, onde novas espécies são catalogadas todos os dias. natureza de tirar o fôlego)

2.  Imensidão Azul (dois mergulhadores rivais desde a infância, competem entre si num campeonato mundial. dá para sentir a água, como num sonho. um filme belíssimo e hipnótico de Luc Besson. foi lançado, curiosamente, com diferentes trilhas sonoras na versão francesa de Eric Serra e americana de Bill Conti, ambas lindas)

3.  20.000 Léguas Submarinas (o clássico de Jules Verne ganhou sua versão definitiva no cinema em 1954, com James Mason no papel do Capitão Nemo a bordo do Nautilus. o mundo submarino imaginado no século XIX é misterioso e fascinante, repleto de monstros e perigos)

4.  A Pequena Sereia (ícone da retomada dos estúdios Disney em 1989, edulcora o conto de Hans Christian Andersen com lindas canções de Alan Menken, que lhe valeram logo dois Oscars. fala de uma sereia de 16 anos, que está curiosa pelo mundo dos humanos)

5.  O Segredo do Abismo (uma equipe civil de cientistas se vê obrigada a tentar resgatar os tripulantes de um submarino que afundou misteriosamente próximo à plataforma de petróleo onde estão baseados. um ótimo suspense de James Cameron, que consumiu oito semanas de filmagens sob a água e muitos efeitos especiais)

6.  A Vida Marinha com Steve Zissou (uma espécie de Jacques Cousteau, o oceanógrafo Steve Zissou leva sua equipe para caçar o mítico tubarão-jaguar, que teria matado eu parceiro. o diretor Wes Anderson leva sua imaginação fértil ao fundo do mar, num filme divertido e com trilha de David Bowie interpretada por Seu Jorge em português)

7.  Tubarão (ninguém nunca mais encarou o mar da mesma maneira depois deste filme de Steven Spielberg. baseado no best-seller de Peter Benchley, onde um enorme tubarão branco ataca e mata banhistas numa praia da Califórnia. as aterrorizantes cenas suaquáticas se destacam neste clássico)

8.  Esfera (um grupo de cientistas é reunido para investigar uma suposta nave espacial submersa a 300m no meio do oceano Pacífico. para abordar a nave, eles têm que ficar num habitat submarino. uma adaptação irregular de Barry Levinson para um interessante livro de Michael Crichton, com elenco estelar, mas mal escalado, com Dustin Hoffman, Sharon Stone, Samuel L.Jackson e Queen Latifah)

9.  Viagem ao Fundo do Mar (filme que originou a famosa série de TV dos anos 1960, sobre as aventuras dos tripulantes do moderníssimo submarino nuclear Sea View, enfrentando de russos malvados, alienígenas e monstros marinhos. no filme, o almirante Nelson era interpretado por Walter Pidgeon - na série era Richard Basehart - e tinha na equipe uma tenente vivida por Barbara Eden, que viria a ser a gênia Jeannie)

10.  Um Mar de Aventuras (feito para impressionar nas telas IMAX, este documentário em 3D percorre o fundo do mar desde o sul da Austrália, a Nova Guiné até s áreas do Índico e Pacífico impactadas pelo aquecimento global. narrado por Jim Carrey, é visualmente deslumbrante)

Outros filmes: Procurando Nemo, Ponyo, Santuário, Homens de Honra, Bob Esponja - o filme, Do Fundo do Mar, Leviathan, Atlantis: O Reino Perdido, O Fundo do Mar, Piranha, O Espanta Tubarões...

Veja ainda: "10 Filmes de Submarinos"