sexta-feira, 10 de julho de 2015

10 Filmes sobre Vulcões


Vulcões são estruturas geológicas que têm a função de expelir magma, gases e outras partículas em ebulição no interior da crosta terrestre para o exterior.
Foram responsáveis por grandes destruições de seus entornos desde que o planeta se formou. 
Nos últimos milhares de anos, tornaram-se ameaças ao ser humano, que insiste em ocupar regiões próximas de vulcões, mesmo sabendo do risco.
O cinema produziu dezenas de filmes sobre o tema. Conheça alguns deles!

0.  Lava (colado ao filme "Divertida Mente" da Pixar, está sendo exibido este curta metragem encantador, sobre um vulcão que vive isolado no Pacífico e assiste o amor entre as diversas espécies, enquanto ele mesmo parece condenado a ficar sozinho. veja um clip: https://youtu.be/EqZVHEDLeaM)

1.  Pompeia (alguns dias antes da erupção do monte Vesúvio, o escravo Milo - Kit Harrington - vai fazer de tudo para escapar e salvar a mulher que ama. assumidamente kitsch, o filme lembra muito as velhas produções italianas, a não ser pelos efeitos especiais, tão espetaculares quanto equivocados. ruim de doer, mas diverte)

2.  O Inferno de Dante (Pierce Brosnan é um vulcanologista que tenta convencer a população de uma cidade turística do perigo do vulcão local entrar em atividade, apesar de considerado extinto. o interesse privado tenta barrar o alarme, mas a tragédia acontece. agitado e até plausível, vale pela atuação do... vulcão)

3.  Volcano - A Fúria (em Los Angeles surge um desconhecido vulcão ativo, causando grande destruição. Tommy Lee Jones e Anne Heche são coadjuvantes do rio de lava que atravessa as ruas, aniquilando tudo que surge no seu caminho. esta superprodução de 1997 foi um desastre nas bilheterias)

4.  Krakatoa, o Inferno de Java (feito em cinerama, para ser projetado em 3 telas simultâneas. tornou-se um típico filme das antigas sessões da tarde. aventureiros tentam caçar tesouros na costa da ilha de Krakatoa em Java, ao mesmo tempo em que o vulcão entra em erupção e perigosos prisioneiros se rebelam. apesar de baseado numa história real da ilha que deixou de existir, tem um roteiro tolo, cheio de furos)

5.  Stromboli (o vulcão Stromboli, localizado numa pequena ilha no Mediterrâneo é o mais ativo da Europa, com erupções constantes a cada hora. no clássico filme de Roberto Rossellini, Ingrid Bergman é uma lituana, que para escapar de um campo de concentração durante a segunda guerra, casa-se com um pescador e vai viver na ilha, onde é hostilizada pela população local e ameaçada pela presença do vulcão)

6.  O Dia em que o Mundo Acabou (o herdeiro de uma remota ilha do Pacífico investe na construção de um resort e, em paralelo, começa a procurar petróleo. as coisas vão bem até que o vulcão da ilha começa a dar fortes sinais de erupção iminente. um elenco estelar, encabeçado por Paul Newman e William Holden não salva o roteiro do ridículo)

7.  A Hora do Diabo (três condenados - um deles é Frank Sinatra - transportados num hidroplano, fazem uma escala numa ilha do Pacífico, onde um velho padre - Spencer Tracy - os recruta para ajudá-lo numa colônia para crianças leprosas. quando o vulcão local começa uma grande erupção, a ilha tem que ser evacuada e as crianças resgatadas. um filme desastre de 1953 que não envelheceu bem. mas vale pelos atores)

8.  Viagem ao Centro da Terra (baseado no livro de Jules Verne, esta versão de 1959 é a mais famosa. um cientista britânico - James Mason - organiza uma expedição ao centro da terra a partir de um vulcão extinto na Islândia. depois de muitos percalços, ele e seus assistentes encontram restos da antiga civilização de Atlântida. um clássico)

9.  Joe contra o Vulcão (Tom Hanks é um funcionário mal humorado de uma fábrica poluente, que descobre ter uma doença terminal. ele conhece um milionário que lhe propõe uma vida de rei para" morrer como um homem", atirando-se dentro de um vulcão mum ritual para apaziguá-lo. uma comédia romântica simpática, co-estrelada por Meg Ryan que se divide em três papéis)

10.  Os Últimos Dias de Pompeia (uma das mais famosas trágédias da história, tem ainda como melhor representante este filme de 1935, nesta versão, um guerreiro honesto, acredita na paz, até que perde a mulher por falta de cuidados médicos. ele muda, torna-se um gladiador cruel e impiedoso e o homem mais poderoso de Pompéia. anos mais tarde reencontra seu filho, que é bom e honesto como o pai havia sido e, por isso mesmo, os dois agora vivem em conflito. quando começa a erupção do monte Vesúvio que viria a destruir e dizimar a população da cidade)

(atualização)
11.Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft (ótimo documentário indicado ao Oscar em 2023, montado a partir de vídeos feitos pelo casal de vulcanólogos franceses, que se uniu pelo amor comum que tinham por vulcões e que acabou terminando em tragédia no monte Unzen em 1991) 

Outros filmes: Supervolcano (2005), St. Helens (1981), 2012 (2009), A Ilha do Topo do Mundo (1974), Os Croods (2013), Viagem ao Centro da Terra (1959), Os Últimos Dias de Pompeia (1959)...

Veja ainda: "10 filmes sobre Labirintos"




terça-feira, 7 de julho de 2015

10 Filmes com Atores que Morreram no 1º Semestre de 2015


Convivemos muito tempo com os atores, vemos eles crescerem e envelhecerem através de suas obras. Quando morrem, interrompem suas carreiras e sentimos pelos trabalhos que ainda poderiam fazer. 
O primeiro semestre de 2015, levou muitos bons atores e atrizes, mas em sua maioria já maduros e aposentados. Esta é uma pequena lista de alguns dos mais reconhecidos deles.
Não fazem parte desta lista diretores, como o grande Manoel de Oliveira, Francesco Rosi ou Vicente Aranda, nem músicos como James Horner. Traz apenas intérpretes.
Veja quem foram eles, na ordem de data de falecimento:

1.  Rod Taylor - Os Pássaros (07/01. aos 84 anos. o australiano Taylor construiu toda sua carreira nos Estados Unidos. fez dezenas de filmes e seriados, de comédias a dramas românticos, de faroestes a filmes de guerra. seu personagem mais memorável foi no ótimo suspense de Alfred Hitchcock. sua despedida foi como Winston Churchill em Bastardos Inglórios)

2.  Anita Ekberg - A Doce Vida (11/01. aos 83 anos. se não tivesse feito mais nada, o banho de sua personagem na Fontana di Trevi no clássico de Fellini já garantiria um lugar cativo na iconografia do cinema, mas a bela atriz e modelo sueca participou de dezenas de filmes na Europa e nos EUA, como 'Guerra e Paz', 'Artistas e Modelos e 'Bocaccio'70. apesar da vida glamurosa, com namorados como o milionário dono da Fiat, Gianni Agnelli, terminou seus dias sozinha num asilo de idosos na Itália)

3.  Odete Lara - Noite Vazia (04/02. aos 85 anos. musa do cinema novo, Odete era uma artista de múltiplos talentos. como modelo participou do primeiro desfile de moda do Brasil, foi uma das primeiras garotas propaganda da nossa tv. como cantora, dividiu o palco com Chico e Vinícius. como atriz estrelou dezenas de filmes, peças e algumas novelas. no auge da carreira no fim dos anos 1970, converteu-se ao budismo, abandonou tudo e foi morar na serra fluminense. na minha opinião, seu grande filme é o clássico de Walter Hugo Khouri, fortemente inspirado em Antonioni)

4.  Louis Jourdain - Gigi (14/02. aos 93 anos. filho de uma tradicional família francesa, o belo Louis começou sua carreira no teatro francês, mas durante a segunda guerra, com a prisão de seu pai pela Gestapo, uniu-se à resistência. recusando-se a atuar na propaganda nazista. foi convidado por David O. Selzinick, estreou no cinema em 'Agonia de Amor' de Alfred Hitchcock, mas foi com o musical 'Gigi', vencedor de nove Oscars, que tornou-se um astro, merecendo uma indicação ao Globo de Ouro)

5.  Leonard Nimoy - Star Trek (27/02. aos 83 anos. filho de imigrantes judeus ucranianos, Nimoy notabilizou-se com um dos mais carismáticos personagens da televisão - e depois do cinema - o vulcano Spock da cultuadíssima série Jornada nas Estrelas. apesar de uma longa carreira como ator e diretor no cinema, teatro e televisão, nunca fugiu da sombra daquele papel. teve uma vida "longa e próspera")

6.  Claudio Marzo - Nunca Fomos Tão Felizes (22/03. aos 74 anos. astro de novelas desde os anos 1960, um dos irmãos Coragem da mítica novela de Janete Clair. Marzo teve também uma sólida carreira no cinema, com mais de 35 filmes, de onde destaco o bom drama de Murilo Salles, onde interpretava um político perseguido pelo regime militar)


7.  Christopher Lee - O Vampiro da Noite (07/06. aos 93 anos. sir Lee é um ícone do cinema. teve uma carreira muito prolífica, com quase 300 filmes, muitos deles de terror, vários no papel do conde Drácula, personagem que o tornou famoso desde a ótima versão de Terence Fischer de 1958. é muito familiar às novas gerações, graças a personagens como Saruman das trilogias 'O Senhor dos Aneis' e 'O Hobbit', o conde Dooku de 'Star Wars' ou ainda em filmes de Tim Burton)


8.  Ron Moody - Oliver! (11/06. aos 91 anos. mesmo com cerca de 90 filmes, telefilmes e séries, Moody será sempre lembrado como o inescrupuloso Fagin do musical baseado em Oliver Twist, que encarnou no teatro e no cinema e lhe valeu uma indicação ao Oscar de ator principal)


9.  Laura Antonelli - Esposamante (22/06. aos 73 anos. nos anos 1960, Laura era uma professora de educação física em Nápoles, quando foi convidada para estrelar um comercial de Coca-Cola. daí para o cinema foi um passo natural. tornou-se sex-symbol nos anos 1970, graças a sucessos como 'Malícia' e 'Pecado à Italiana'. participou de filmes importantes como 'O Inocente' de Visconti e como a esposa de um produtor de vinhos desaparecido - Marcello Mastroiani -, que torna-se uma mulher independente no melhor filme de Marco Vicario, 'Esposamante'. sua decadência veio a partir de 1991, quando foi pega com grande quantidade de cocaína, seguida de uma plástica mal feita que deformou seu rosto e a internação em uma clínica psiquiátrica. desde então vivia reclusa em sua casa)


10.  Magali Noël - Amarcord (23/06. aos 82 anos. nascida na Turquia, filha de pais franceses, ficou famosa como cantora em 1956, interpretanto o polêmico rock francês 'Fais-moi mal, Johnny'. no cinema, foi um dos fantasmas sexuais de Federico Fellini em filmes como 'Satyricon', 'La Dolce Vita' e 'Amarcord', onde interpreta a bela Gradisca. trabalhou ainda com grandes diretores como Jules Dassin, Jean Renoir, Costa Gavras, René Clair,  Chantal Akerman, Jonathan Demme, Andrzej Zulawski, entre outros)


Outros atores importantes:

Nigel Terry (Excalibur), Betsy Palmer (Sexta Feira 13), Dick Van Patten (Oito é Demais), Antonio Abujamra (É Proibido Fumar), Elias Gleizer (Divã), 

Jorge Loredo (O Palhaço), Cláudio Cunha (Oh! Rebuceteio), Lizbeth Scott (Confissão), Patrick McNee (007 Na Mira dos Assassinos), Geoffrey Lewis (Duplo Impacto)...


Veja ainda: "10 Filmes com Atores que Morreram no 2º Semestre de 2014"