terça-feira, 29 de setembro de 2015

10 Filmes sobre Prostituição Masculina


A mais antiga profissão do mundo também pode ser exercida por homens.
Desde os bordéis da Grécia antiga até os agora famosos books azuis, os serviços sexuais em troca de pagamento sempre existiram para atender clientes de ambos os sexos.
Esta lista traz alguns filmes onde a prostituição masculina está no centro da trama.

1.  Garotos de Programa (River Phoenix é um garoto de programa sensível e narcoléptico, está em busca de quem cuide dele, por isso apaixona-se pelo colega que também se prostitui nas ruas de Portland, Keanu Reeves, rebelde e filho de um político rico, mas que se diz hetero e o trata como um irmão. juntos saem numa viagem em busca da mãe do primeiro. um filme triste e belo de Gus Van Sant)

2.  Mistérios da Carne (os caminhos de dois rapazes de 18 anos se cruzam. o primeiro é inseguro, assombrado por pesadelos. que acredita ter sido abduzido por alienígenas aos 8 anos de idade. o outro - Joseph Gordon-Levitt - é aparentemente o oposto, bonito e carismático, ele se prostitui por uns poucos dólares. um adorável forasteiro, o rapaz que todos admiram a distância. quando se encontram, descobrem que as memórias mais importantes de suas vidas têm traumas em comum. belíssimo filme de Gregg Araki)

3.  Paraíso: Amor (cinquentonas austríacas viajam para as praias do Quênia em busca de sexo com jovens africanos, que as exploram para assegurar a sua subsistência. o turismo sexual visto de forma inédita, melancólica, realista e um tanto perturbadora. primeiro filme da trilogia de Ulrich Seidl e o melhor deles)

4.  Strapped (um jovem prostituto se vê preso num prédio residencial, onde vai exercer seu trabalho de cliente em cliente, dos mais variados e estranhos. nesta odisseia, recebe lições de vida, até ter uma relação real. um roteiro intrincado e inteligente que tira este filme gay independente do lugar comum)

5.  Sem Arrependimentos / Huhwihaji Anha (a história de garoto que abandona o orfanato em que cresceu e se muda para Seul, onde quer estudar design. tenta sustentar-se trabalhando numa fábrica, mas perde o emprego numa onda de demissões. é obrigado então a trabalhar num bar gay como garoto de programa. é lá que conhece um jovem rico e conservador, que tem problemas em aceitar sua homossexualidade. uma história de amor gay interessante e emocionante, estrelada por dois atores bonitos e talentosos. sofre de alguns trejeitos culturais sul-coreanos, mas a história é universal e chega a comover)

6.  J'Embrasse Pas / Não Dou Beijos (um jovem um tanto ingênuo deixa a sua cidade natal no gelado sudoeste da França para aventurar-se em Paris com o sonho de ser ator. na cidade grande, ele se depara com a difícil realidade. depois de muitas decepções, torna-se um prostituto e aos pouco perde a inocência e fecha-se emocionalmente. bom filme de André Techiné de 1991, com participação do ótimo Philippe Noiret e da bela Emmanuelle Béart)

7.  Loverboy, Garoto de Programa (um universitário - Patrick Dempsey - perde a namorada e está com péssimas notas na faculdade, o que faz seu pai deixar de pagar sua mensalidade. para voltar a estudar e recuperar a garota, ele arruma um emprego como entregador de pizzas. numa das entregas, ele conhece uma bela empresária, com quem se envolve e de quem recebe dinheiro. satisfeita com seus serviços sexuais, ela fornece para amigas o telefone dele, aumentando sua clientela de mulheres mais velhas, sexualmente frustradas. uma daquelas bobagens adolescentes divertidas dos anos 1980)

8.  Gigolô por Acidente (o feioso Rob Schneider é Deuce Bigalow, um limpador de aquários que quebra por acidente o imenso aquário de um garoto de programa. para pagar a dívida de seis mil dólares, ele tem uma ideia: investir também na carreira de gigolô, mesmo sendo um fracasso com as garotas. comédia infame, que fez algum sucesso e teve até uma continuação)

9.  Pretty Boy (a história de um garoto bonito de apenas 13 anos, que foge de um lar abusivo e tenta sobreviver nas ruas, envolvendo-se com prostituição. ele até vai morar com um astrônomo de meia idade em troca de favores sexuais, mas acaba tendo que sair por que a mulher deste volta para casa. envolve-se então com uma gangue de jovens marginais, com quem passa a viver. o filme dinamarquês fala do submundo de uma Copenhagen amoral de 1993. com um roteiro pouco elaborado. nem chega a chocar como deveria)

10.  Ronda Noturna (o filme acompanha, em tom quase documental, a noite de um prostituto pelas ruas de Buenos Aires. ele interage com clientes, amigos, moradores de rua, passa por uma academia de ginástica gay, um café 24h, joga bola com crianças... até o amanhecer, quando volta para casa. simpático graças ao carisma do ator Gonzalo Heredia)

Outros filmes: Perdidos na Noite, Gigolô Americano, Flesh, My Hustler, Twist, Nosso Paraíso, Bonequinha de Luxo, O Homem Ferido, Abaixo de Zero, Diário de um Adolescente, Sugar, Calçada da Fama, La Partida, Johns, Going Down in La La Land, Eastern Boys...

Veja ainda: "10 filmes sobre Prostituição"







quarta-feira, 23 de setembro de 2015

10 Filmes sobre Futuro Distópico



Distopia é a utopia que deu errado. Nós sonhamos com um futuro tecnológico, harmônico e justo para o planeta, mas a chance de não ser bem assim é enorme.
São tantos os filmes sobre o futuro distópico que já é uma categoria.
Esta lista traz uns poucos exemplos, complete com seus favoritos nos comentários!

1.  1984 (marco da distopia, o livro de George Orwell, transformado em filme por Michael Radford, mostra um futuro onde um partido tem total controle sobre a população e as emoções são consideradas ilegais. quando um funcionário público se apaixona, terá que fugir dos olhos do grande irmão, que tudo vê)

2.  Jogos Vorazes (num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. neste desafio, somente um dos representantes poderá sobreviver. apesar de ser uma cópia descarada do japonês 'Battle Royale', a série de filmes se destaca por sua direção de arte aprichada e os figurinos ultra-kitsch)

3.  Admirável Mundo Novo (num mundo futurista dedicado ao prazer, o amor é proibido, mas o sexo casual encorajado. todos usam uma droga, o soma, que deixa os usuários felizes. o mundo é dividido em cinco castas sociais, dos alfas aos epsilons, cada um com seus destinos pré-definidos. baseado no livro de Aldous Huxley de 1932, a minissérie de 1980 é bastante kitsch, mas consta que a Amblin TV de Steven Spielberg está desenvolvendo uma nova versão para breve)

4.  Fahrenheit 451 (dirigida por François Truffaut em 1966, esta excelente ficção científica é baseada na obra de Ray Bradbury. num futuro indefinido, os livros e toda forma de escrita foram proibidos pelo regime totalitário, sob o argumento de tornarem as pessoas infelizes e improdutivas. se alguma casa era flagrada com muitos livros, era incendiada por uma brigada de "bombeiros". um desses oficiais - Oskar Werner - começa a roubar os livros antes de incendiá-los para poder lê-los. o título faz referência à temperatura de combustão do papel)

5.  Metropolis (em 2026 os ricos controlam, do alto de suas belas torres, os operários, que vivem oprimidos nos subterrâneos da cidade como parte das engrenagens. nesse cenário surge o romance entre o filho do governante da cidade e uma jovem líder operária. clássico do cinema mudo de 1927, dirigido pelo visionário Fritz Lang)

6.  Filhos da Esperança (no futuro, a humanidade está estéril e o cidadão mais jovem do mundo acaba de morrer aos 18 anos. quando surge uma mulher em adiantada gravidez que precisa ser protegida em nome da sobrevivência da espécie. ótimo filme de Alfonso Cuaron, ganhador do Oscar por 'Gravidade')

7.  THX 1158 (estreia de George Lucas na direção em 1971, fala de um futuro por volta do século 25, onde as pessoas vivem no subterrâneo, com carros supervelozes, frequentam shopping centers onde compram futilidades de curta duração e onde os entorpecentes são obrigatórios. os robôs são responsáveis pela segurança e cumprimento das leis, enquanto os computadores decidem os parceiros compatíveis... soa familiar, não?)

8.  Blade Runner (na Los Angeles de novembro de 2019 - falta pouco -, um detetive aceita a missão de eliminar um grupo de 'replicantes', autômatos orgânicos que escaparam de serem desativados. rodado em 1982 e baseado num conto de Philip K.Dick de 1968, o filme de Ridley Scott tem uma direção de arte retrô-futurista, com shoppings de rua parecidos com os da rua Santa Efigênia - em São Paulo -, onde os idiomas se misturam)

9.  Laranja Mecânica (autodescrito no romance de Anthony Burgess como pré-distópico, o filme é uma visão pessimista do futuro, onde a mudança comportamental de jovens ameaça a sociedade, a despeito do forte controle do governo totalitário. apesar de fugir de alguns clichês da distopia, se encaixa perfeitamente no gênero. uma das obras-primas de Stanley Kubrick)

10.  Divergente (na Chicago do futuro, ao chegar aos 16 anos, as pessoas são divididas em cinco grupos: Audácia, Erudição, Amizade, Abnegação e Franqueza. quando chega sua hora, uma garota contraria a tradição de sua família e entra para o grupo dos audaciosos, o que a faz saber mais sobre suas origens. primeiro de uma franquia de sucesso, é uma boa introdução à distopia, pois disfarça de futurista os nossos problemas do presente)

Outros filmes: Battle Royale, A Cidade das Crianças Perdidas, Soylent Green, Fuga do Século 23, Minority Report, Matrix, Gattaca, Brazil, Mad Max Estrada da Fúria, Cidade das Sombras, Akira, Zardoz, Westworld, Wall-E, Total Recall, O Planeta dos Macacos, Repo Man, Maze Runner, La Jetée, A Fortaleza, Ender's Game: O Jogo do Exterminador, O Quinto Elemento, Distrito 9, A.I. Inteligência Artificial, Fuga de Nova Iorque, Tempos Modernos...

Veja ainda: "10 filmes Pós-Apocalipticos"





sexta-feira, 18 de setembro de 2015

10 Filmes sobre Detetives Particulares


Os detetives particulares são um ícone do cinema americano, popularizados pelo cinema noir (veja a lista).
São aqueles xeretas, muitas vezes ex-policiais que vão atrás de cônjuges adúlteros ou pessoas desaparecidas.
Esta lista traz apenas 10 desses detetives, mas os exemplos seriam quase infinitos.

1.  Chinatown (J.J. Gites - Jack Nicholsonum detetive especializado em casos conjugais é contratado por uma mulher para investigar seu marido. porém acaba conhecendo a verdadeira esposa do investigado, que é assassinado. logo percebe que está envolvido numa trama muito mais complexa que gostaria. dirigido por Roman Polanski, a partir de um roteiro excepcional de Robert Towne)

2.  Relíquia Macabra / O Falcão Maltês (Sam Spade - Humphrey Bogart. clássico dirigido por John Huston em 1941, baseado no livro de Dashiell Hammett, o detetive é procurado por uma misteriosa e linda mulher - Mary Astor -, que diz estar sendo ameaçada e lhe oferece uma fortuna para recuperar a valiosa estátua de um falcão. para cumprir a tarefa, ele terá que cruzar o caminho de vários pilantras e assassinos)

3.  À Beira do Abismo (Phillipe MarloweHumphrey Bogartum detetive particular é contratado por um milionário para livrar-se de um chantagista que exige dinheiro para abandonar sua filha caçula. mas a trama se complica quando a irmã da moça - Lauren Baccal - entra na história. direção de Howard Hawks, baseado em livro de Raymond Chandler)

4.  Assassinato no Orient Express (Hercule Poirot - Albert Finney. o famoso detetive belga criado por Agatha Christie embarcou por acaso no luxuoso trem Expresso do Oriente, onde ocorre um assassinato de um dos passageiros. Poirot considera que todos os passageiros são suspeitos, pois todos tinham motivos para matar a vítima, que tinha sequestrado e matado uma menina, já que os suspeitos de alguma forma tinham alguma conexão com a criança morta. dirigido por Sidney Lumet, vencedor do Oscar de atriz coadjuvante para Ingrid Bergman)

5.  A Conversação (Harry Caul - Gene Hackman. um detetive reconhecido especialista em vigilância eletrônica é contratado pelo diretor de uma grande empresa para vigiar um casal de amantes, mas começa a ficar paranóico quando percebe que eles serão assassinados, reavivando seus fantasmas do passado. grande filme de Francis Ford Coppola, vencedor do Leão de Ouro em Cannes 1971)

6.  Um Corpo que Cai (John 'Scottie' Ferguson - James Stewart. um policial aposentado por ter adquirido trauma de altura é contratado como detetive particular por um antigo amigo de faculdade para seguir sua esposa, que ele acredita estar possuída pelo espírito da avó suicida. o problema é que quando a mulher está aparentemente em transe, tem uma atração por lugares altos. obra-prima de Alfred Hitchcock, inovador e perfeito em cada frame, um dos melhores filmes da história do cinema)

7.  O Terceiro Homem (Holly Martins - Joseph Cotten. um escritor de livros policiais falido viaja para a escura Viena do pós-guerra para encontrar um velho amigo - Orson Weles - que lhe prometera trabalho. quando chega, descobre que o amigo está morto e converte-se em detetive de sua própria história para investigar essa morte misteriosa. dirigido por Carol Reed, é outro vencedor do Festival de Cannes em 1948)

8.  Cliente Morto Não Paga (Rigby Reardon - Steve Martin. a filha de um famoso cientista contrata um detetive particular para provar que a morte do seu pai num acidente de carro não fora uma fatalidade, mas um assassinato. uma engenhosa comédia de Carl Reiner, que homenageia os filmes noir com a colagem de cenas de filmes antigos, fazendo com que atores atuais "contracenassem" com os antigos. último filme da grande figurinista Edith Head)

9.  Coração Satânico (Harry Angel - Mickey Rourke. um detetive particular, é contratado por Louis Cyphre - Robert De Niro -, um misterioso cliente para encontrar um cantor desaparecido. ele penetra em um mundo místico e envolve-se com figuras estranhas, que morrem violentamente até descobrir que está trabalhando para Lúcifer com quem o tal cantor fez um pacto e não quis pagar. dirigido por Alan Parker)

10.  Uma Cilada para Roger Rabbit (Eddie Valiant - Bob Hoskins. um detetive de carne e osso é contratado para descobrir o que está acontecendo com o coelho Roger Rabbit e sua mulher Jessica, suspeita de infidelidade. quando Marvin Acme é encontrado morto, Roger é o principal suspeito do crime no mundo real. grande sucesso dos cinemas em 1988, uma deliciosa mistura de desenho e atores, dirigida por Robert Zemeckis)   

Extra:  Sherlock Holmes (o personagem de sir Arthur Conan Doyle apareceu em mais de 200 filmes e já teve uma lista só dele neste blog, confira neste link!)

Outros filmes: Beijos e Tiros, Jackie Brown, Klute O Passado Condena, Blade Runner, Psicose, Amnésia, Quem Vai Ficar com Mary, Gosto de sangue, A Ceia dos Acusados, Caçador de Aventuras, Um Perigoso Adeus, Ed Mort, Voltar a Morrer, Ace Ventura, A Dama do Cine Shangai, Intriga Internacional, Constantine...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Vulcões"





quarta-feira, 16 de setembro de 2015

10 Filmes sobre Violinos e Violinistas


O violino foi criado na Itália no fim do século XVI, como uma evolução de outros instrumentos da época, como a rebec, a vielle e a lyra da braccio. E foi ali, em Cremona, por cerca de 200 anos, que a construção do instrumento conheceu seu apogeu, pelas mãos das famílias Amati, Guarneri e Stradivarius.
Desde então é um instrumento indispensável em quase todas as orquestras do mundo e, mesmo considerado erudito, não teve problemas em ser incorporada à música popular.
O fascínio pelo violino já teve várias leituras no cinema, em filmes que destacam os músicos ou os próprios instrumentos. Esta lista traz alguns deles.

0.  Fuga (um lindo curta-metragem de animação espanhol de 2012 - veja no YouTube - sobre uma garota que chega a um conservatório, onde descobre e desenvolve seu talento de violinista)

1.  O Violino Vermelho (a história de um violino perfeito construído em 1681 em Cremona, através da vida de alguns de seus proprietários ao longo de mais de 300 anos, em Viena, Oxford, Xangai e Montreal. um filme belíssimo do canadense François Girard, com trilha sonora vencedora do Oscar)

2.  O Violinista do Diabo (biografia do polêmico e virtuoso violinista Niccolò Paganini, que, reconhecido em toda Europa, fora convidado por um dono de teatro de Londres para apresentar-se pela primeira vez na cidade no início do século XX. até que seu comportamento irresponsável ameaça levar o empresário à falência. boa recriação de época, estrelada pelo violinista David Garrett, que se esforça em interpretar)

3.  Música do Coração (abandonada pelo marido, uma dona de casa de classe média - Meryl Streep, indicada ao Oscar - muda-se para o Bronx para dar aulas de música numa escola pública. com muitas dificuldades, ela consegue 50 violinos para formar sua orquestra, que pode ser dissolvida a qualquer momento por falta de verbas. baseado numa emocionante história real e dirigido por Wes Craven)

4.  O Violinista no Telhado (um musical conduzido pelas canções interpretadas pelo protagonista em seu violino, dublado pelo virtuoso Isaac Stern. numa aldeia russa do início do século XX, as comunidades cristã e judaica convivem em harmonia, até o czar decidir expulsar os judeus de lá. um leiteiro judeu - Topol - tenta casar suas filhas com a ajuda de uma casamenteira e acaba enfrentando as próprias tradições. o filme ganhou 3 Oscars e foi indicado a outros 5 em 1972)

5.  O Violino (num país indefinido da América Latina - que lembra muito o México -, um grupo de camponeses se insurge contra o governo, que mantém uma rotina de tortura, estupros e assassinatos. para cruzar a fronteira e se armar, uma família de músicos, avô, pai e filho, contrabandeiam munição dentro da caixa do violino. o chefe dos soldados permite a passagem, desde que diariamente o velho toque sua música e os ensine um pouco do instrumento. um excelente e premiado filme mexicano de 2005)

6.  O Violinista que Veio do Mar (na costa norte da Inglaterra, em 1936, duas velhas irmãs - Judy Dench e Maggie Smith - encontram um jovem - Daniel Brühl - desmaiado na praia e o levam para sua casa. como o rapaz só fala polonês, elas demoram a descobrir que ele era um promissor violinista, que aos poucos demonstra seu grande talento) 

7.  Frango com Ameixas (na Teerã de 1958, um talentoso violinista - Mathieu Amalric - perdeu a vontade de viver após seu adorado violino quebrar. ele passa a procurar um instrumento que o substitua, mas nenhum dos encontrados consegue produzir o mesmo som que relembra sua amada. então ele decide morrer. baseado nos quadrinhos de Marjane Satrapi, que co-dirige. um filme delicioso)

8.  O Rolo Compressor e o Violinista (na Moscou dos anos 1960, um garoto de 7 anos de idade sofre bullying por sempre carregar seu violino, que pratica todo o tempo. quando ele é protegido pelo operador do rolo compressor que trabalha em sua vizinhança, ganha confiança perante os outros garotos e até em seu exame no conservatório. média metragem de Andrei Tarkovski, com roteiro dele e de Andrey Konchalovski, que serviu de trabalho de conclusão de curso de direção na VGIK)

9.  Um Coração no Inverno (dois amigos e sócios, tradicionais luthiers - Daniel Auteuil e André Dussollier - disputam o amor de uma talentosa violinista - Emmanuelle Béart. num roteiro psicológico bem construído, as difíceis relações entre eles correspondem às suas relações com o violino)  

10.  O Maestro (Krystyna Janda é uma violinista de uma orquestra de província na Polônia e seu marido o maestro. ela é convidada a visitar os EUA, onde conhece um maestro - John Gielgud -, instável e hipocondríaco, que fora o grande amor da sua mãe. ele volta com ela à Polônia, para comandar a sua orquestra e tentar reviver nela o amor que teve por sua mãe. o marido fica ressentido por razões profissionais e pessoais. belo e pesado filme de Andrzej Wajda)

Outros filmes: Valsa da Vida, O Quarteto, Mademoseille Chambon, Pequenos Segredos...  

Veja ainda: "10 Filmes com Freiras"






segunda-feira, 14 de setembro de 2015

10 Filmes em Berlim


Berlim é uma das cidades que mais sofreram com o século XX, mas hoje renasce como símbolo da nova Europa.
Cosmopolita e efervescente nos anos 1930, arrasada por bombardeios na segunda guerra. Foi dividida e isolada como um espólio, ficando os comunistas com o lado oriental e os capitalistas com o lado ocidental. Esta divisão foi concretizada com um muro, que dividia a cidade em duas e perdurou entre 1961 e 1989. 
Muitos filmes retrataram a cidade. Esta lista procura mostrar as diversas faces que ela teve desde que foi retratada pelo cinema.

1.  Gente no Domingo (1930. um retrato bucólico da vida dos berlinenses nos anos 1920, onde a alegria preguiçosa do final de semana se opõe ao cotidiano atarefado da cidade. na história, um jovem motorista de táxi deixa a namorada modelo dormindo em casa e vai para a praia de Nikolassee com seu amigo, vendedor de vinhos e a namorada deste. mudo e quase documental, o filme foi dirigido, entre outros, por Fred Zinnemann e Robert Siodmak e tem Billy Wilder entre seus roteiristas)

2.  Alemanha Ano Zero (1948. dirigido por Roberto Rossellini dois anos após o fim da segunda guerra, com Berlim ainda em cacos, o filme é um poderoso e triste retrato da deterioração social da Alemanha derrotada. na trama, um garoto de 12 anos, tenta ajudar a família e sai em busca de dinheiro nas ruas trocando objetos de valor. chocante, corajoso e um tanto datado)

3.  Asas do Desejo (1987. sobre Berlim gélida e devastada do pós-guerra, um batalhão de anjos vela pelas almas sofridas dos habitantes, sem, no entanto, sentir suas dores e alegrias. um dos anjos - Bruno Ganz - apaixona-se por uma trapezista, mas para viver esse amor, ele terá que tornar-se humano e deixar sua condição de imortal. um clássico de Wim Wenders, lindamente fotografado por Henri Alekan)

4.  Cupido Não Tem Bandeira (1961. em plena guerra fria, um executivo da Coca-Cola - James Cagney - muda-se para Berlim em companhia da esposa e da rebelde filha adolescente do seu chefe. a garota se envolve com um jovem comunista alemão oriental, para desespero geral. as idas e vidas entre os dois lados da cidade - pouco antes da construção do muro -, retratam bem o período. não é dos melhores filmes de Billy Wilder, mas tem ótimos diálogos e momentos hilários)

5.  O Túnel (2001. baseado em fatos reais, o filme retrata uma das muitas histórias de fugas espetaculares da Alemanha Oriental ao longo dos 28 anos da existência do muro de Berlim, construído em 1961. um nadador medalhista olímpico consegue fugir para o lado ocidental, mas visando resgatar sua irmã, une-se a um engenheiro para construírem um túnel de 132m sob a fronteira. um filme envolvente e emocionante, dirigido por Roland Suso Richter)

6.  Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída (1981. nos anos 1970 em Berlim, uma garota comum de Berlim, sonha conhecer a discoteca mais badalada da época. menor de idade, ela entra com a ajuda de uma amiga e acaba se envolvendo com drogas, do álcool até chegar à heroína. para sustentar o vício, ela se prostitui na estação de metrô do zoológico de Berlim, daí o título original, "nós, as crianças do zoo Bahnhof". baseado numa história real o filme chocou o mundo na época de seu lançamento, o que hoje não provocaria tanta comoção) 

7.  A Vida dos Outros (2006. em 1984, na Berlim Oriental, um agente da Stasi - polícia secreta alemã - é escalado  para vigiar um famoso dramaturgo, considerado um cidadão modelo, e sua namorada atriz. ele monta escutas clandestinas no apartamento e se envolve cada vez mais com a vida do casal, até interferir com o destino deles. um filme excepcional de Florian Henckel von Donnersmarck, vencedor do Oscar de filme estrangeiro)

8.  Adeus, Lenin (2003. Daniel Brühl é um jovem de Berlim Oriental, que está presente numa passeata contra o comunismo em outubro de 1989, contra a vontade de sua mãe, uma entusiasta do regime. desgostosa, ela sofre um ataque cardíaco e entra em coma, enquanto isso o muro cai e sua amada Alemanha Oriental deixa de existir. quando ela volta a si, oito meses mais tarde, o rapaz faz de tudo para que ela não perceba que o país mudou. divertido e inteligente, o melhor retrato do fim de uma era)


9.  Corra, Lola, Corra (1998. o coletor de um mafioso perde uma sacola com 100 mil marcos num trem de metrô e só terá 20 minutos para recuperar o dinheiro e entregar ao chefe. ele implora à namorada Lola - Franka Potente -, que consiga o dinheiro com seu pai, um banqueiro e leve até ele. a partir daí começa a corrida desesperada da garota pelas ruas de Berlim para levar o dinheiro, com três conclusões distintas. um filme inventivo e eletrizante de Tom Tykwer)

10.  Triângulo Amoroso (2010. um casal na faixa dos 40 anos vive bem, mas ambos se envolvem em relacionamentos extraconjugais... coincidentemente com o mesmo homem. um triângulo provocativo e original, num filme de Tom Tykwer ambientado na Berlim moderna e sofisticada da atualidade)

Outros filmes: Praia do Futuro, Phoenix, Barbara, Berlin Alexanderplatz, A Supremacia Bourne, Os Edukadores, A Queda, Invasores: Nenhum sistema Está à Salvo, A Onda, O Casamento de Maria Braun, Aimée e Jaguar, Sense8...

Veja ainda: "10 Filmes passados na Toscana" e "10 Filmes em São Paulo"





* Esta lista foi elaborada por sugestão do amigo Alexandre.


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails