quinta-feira, 29 de outubro de 2015

10 Filmes Uruguaios


O Uruguai é um pequeno país ao sul do Brasil, com cerca de 3.500.000 de habitantes.
Chegou a ser parte do território brasileiro por 13 anos no começo do primeiro Império.
Até a metade do século XX, impulsionado pela pecuária e a agricultura, viveu seu período de bonança, ganhando o apelido de "Suíça Sul-Americana". Mas a partir da desvalorização das commodities, começou a empobrecer.
Hoje o Uruguai é um país de idosos e crianças. Há poucas oportunidades de trabalho e os jovens mais preparados emigram para poder evoluir. Mesmo assim, ainda é um belo país, com uma gente simpática, boa comida e muitas coisas em comum com o Brasil.
O cinema uruguaio produz pouco e geralmente em parceria com a Argentina ou mesmo com o Brasil, mas os poucos títulos que lança costumam ser interessantes.
Esta lista traz alguns desses filmes.

1.  Whisky (em Montevidéu, um homem de 60 anos, triste e solitário é o dono de uma pequena fábrica de meias quase falida. quando seu irmão mais novo, que tem uma indústria similar no Brasil, volta ao Uruguai depois de 20 anos para a celebração de um ano da morte da mãe deles, o homem pede à sua supervisora na fábrica que finja sua esposa. um filme sensível, com ótimos diálogos e um humor finíssimo)

2.  O Banheiro do Papa (em 1998, uma cidadezinha a fronteira entre o Brasil e o Uruguai. está agitada, devido à passagem do Papa por lá, em breve. milhares de pessoas deverão vir à cidade, o que anima o comércio local. um morador aproveita a oportunidade e decide construir um banheiro para alugar aos visitantes, mas para isso terá que conseguir mais dinheiro com seus contrabandos. co-dirigido por César Charlone, o premiado fotógrafo de Cidade de Deus. divertido e irônico)

3.  Gigante (um tímido e grandalhão segurança de supermercado acompanha, pelas câmeras de vigilância, a rotina da faxineira, apaixonando-se por ela, sem ter coragem de conhecê-la. uma comédia doce e simpática)

4.  Além da Estrada (um jovem argentino chega a Montevidéu para resolver pendências da herança de seus pais, mortos num acidente. a caminho de Punta del Este, dá carona a uma mochileira belga, que procura de um amigo numa comunidade neo-hippie. o maior atrativo deste road movie está nas lindas locações uruguaias. o diretor brasileiro Charly Braun conseguiu captar muito bem a alma uruguaia e fazer uma obra cativante)

5.  25 Watts (24 horas da vida de três jovens perdedores em Montevidéu. um trabalha dirigindo um tosco carro de som pela cidade. o segundo tem que estudar para passar em uma prova de italiano, mas está apaixonado pela professora. o último só quer assistir um filme pornô que alugou. ao longo do dia, eles esbarram nos mais estranhos tipos. retrato da juventude que sobrou no país. dirigido por Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll de 'Whisky')

6.  Sr. Kaplan (um velho judeu está cansado da velhice e de sua rotina. ansioso em fazer algo pelo qual será lembrado para sempre, ele resolve investigar um alemão que vive em uma praia distante, que tem o apelido de "nazista", que ele imagina ser um foragido do exército de Hitler. com a ajuda de um ex-policial, elabora um plano para capturá-lo. uma ótima comédia de humor negro, que toca em assuntos sérios como holocausto, velhice e sentido da vida)

7.  Anina (animação co-produzida pela Colômbia, mas que se passa em Montevidéu. Anina Yatay Salas é uma garotinha, cujo nome e sobrenomes são palíndromos - lê-se igualmente de trás para frente. ela estuda em uma escola primária, tem amigos, mas não se dá nada bem com uma colega gordinha, com quem tem uma briga feia e acaba recebendo uma suspensão. durante a semana de castigo conhece melhor a menina, a quem chama de "elefanta", cujo pai mudou-se para a Austrália a trabalho. um desenho que fala diretamente com o público infantil, mas tem seu encanto)

8.  A Demora (uma mãe solteira de meia-idade vive na periferia de Montevidéu com dificuldade de cuidar dos dois filhos e do pai idoso, que começa a dar sinais de senilidade. ela tenta conseguir um asilo para o velho, mas não é tão pobre a ponto de conseguir o benefício, nem tem dinheiro para uma instituição particular. então toma uma decisão drástica e abandona o pai numa praça. cruel e desesperado, um filme que choca pelo realismo)

9.  O Quarto de Léo (um jovem gay tentando definir e aceitar sua sexualidade, mas sem grandes pressões ou traumas, reencontra-se com uma ex-colega de escola primária de quem gostava quando eram crianças. este reencontro casual terá repercussões nos conflitos de cada um, sem que nenhum deles saiba realmente o que acontece com o outro. um bom filme, que mostra um pouco da juventude de Montevidéu através de um personagem muito simpático)

10.  En la Puta Vida (uma bela mãe de dois meninos sonha em abrir um salão de beleza na área nobre de Montevidéu, mas briga com sua mãe e sai com as crianças da casa pobre em que viviam para trabalhar num bordel. com seu jeito desinibido ela se destaca e acaba sendo aliciada para trabalhar em Barcelona, dividindo uma esquina com travestis brasileiras, mas logo percebe que é enganada por seu cafetão. inspirado em uma - ou muitas - história real)

Extra Um Lugar no Mundo (o melhor filme uruguaio que vi chegou a ser indicado ao Oscar, mas foi eliminado da disputa porque descobriu-se que a produção seria predominantemente argentina. pouco importa, o filme do argentino Adolfo Aristarain é uma obra-prima. Um casal de Buenos Aires vai viver numa cidadezinha no interior da Argentina com seu filho de doze anos. logo eles se integram à comunidade, que será abalada pela chegada de um geólogo. lindo filme, que valoriza as pequenas coisas da vida)

Outros filmes: Matar a Todos, A Vida Útil - Um Conto de Cinema, Tanta Água, A Casa Muda, La Redota - Uma História de Artigas, Plata Quemada, Ataque de Pânico! ...

Veja ainda: "10 Filmes Pernambucanos"





terça-feira, 27 de outubro de 2015

10 Filmes sobre Infidelidade - Parte 2


Uma das listas mais visitadas e mais comentadas do blog é a sobre infidelidade. 
E já que tem tanta gente interessada, resolvi fazer este adendo à lista de 2010.
Em vez de destacar apenas novos filmes, trago agora alguns filmes clássicos, que poderiam estar na lista original.
Estejam à vontade para sugerir outros títulos, já que deve levar pelo menos cinco anos até a parte 3.

1.  Fim de Caso (na sombria e chuvosa Londres, durante a segunda guerra, um escritor tem um tórrido romance com uma mulher casada -  Ralph Fiennes e Julianne Moore -, mas ela o abandona sem qualquer explicação. dois anos mais tarde, ele encontra o marido dela, um funcionário público - Stephen Rea - e tenta descobrir os motivos do súbito rompimento. indicado aos Oscars de atriz e fotografia, é um romance de época sofisticado, dirigido com sutileza por Neil Jordan)

2.  Anna Karenina (baseado no romance clássico de Leo Tolstoy, se passa na Rússia no final do século XIX e conta a história de Anna Karenina - Keira Knightley -, uma linda aristocrata que é muito rica e popular. casada e com um filho, mas sente-se infeliz, até conhecer o Conde Vronsky, também casado, por quem se apaixona, o que causa enormes problemas. o diretor Joe Wright e o roteirista Tom Stoppard optaram por cenários que misturam teatro e planos abertos, numa composição brilhante. um filme onde a direção de arte tem uma participação ativa. indicado a quatro Oscars técnicos, vencedor de melhor figurino)

3.  O Lobo Atrás da Porta (o desaparecimento de uma criança faz com que seus pais - Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento -, vão até uma delegacia. o delegado - Juliano Cazarré - os interroga separadamente e logo descobre que o pai mantinha uma amante - Leandra Leal em sua melhor atuação. a partir de depoimentos dos três começa a se montar o quebra-cabeças de mentiras, amor, vingança e ciúmes. um ótimo suspense, narrado a partir de diferentes pontos de vista, bem amarrado pelo diretor Fernando Coimbra)

4.  Lady Chatterley (versão francesa para o clássico e polêmico drama érotico de D.H.Lawrence. em 1921, uma bela e jovem burguesa - Marina Hinds - vive numa mansão rural com o marido, lord Chatterley, um tenente condenado a uma cadeira de rodas, ferido na primeira Guerra Mundial. sua vida monótona, é quebrada durante um passeio na floresta, quando ela conhece o guarda-caça da propriedade, com quem tem um tórrido e escandaloso romance. uma belíssima produção, com ótimos fotografia, música e figurinos. vencedor de cinco César, incluindo melhor atriz)

5.  A Filha de Ryan (uma jovem irlandesa - Sarah Miles - sonha com um grande amor, mas se casa com um professor viúvo, que não tem interesse em sexo. quando, em 1916, um major inglês chega a cidade para supervisionar as relações do exército irlandês com os alemães, eles se apaixonam e começam a se encontrar em segredo, mas são flagrados por um deficiente mental - John Mills -, que conta para todo o vilarejo. uma obra-prima, complexa, delicada e asfixiante, dirigida pelo grande David Lean. vencedora de dois Oscars: fotografia e ator coadjuvante)

6.  Pacto de Sangue (um vendedor de seguros - Fred MacMurray - é seduzido por uma mulher manipuladora - Barbara Stanwyck -, que o induz a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro. .clássico noir de 1944, dirigido por Billy Wilder, com roteiro de Raymond Chandler. imperdível!)

7.  Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte (o romance clássico de 1857, 'Madame Bovary' de Gustave Flaubert teve algumas dezenas de versões para o cinema, mas escolhi essa simpática atualização da história. uma inglesa - Gemma Arterton - se muda com o marido para uma pequena cidade francesa. ela logo desperta a atenção do seu vizinho, o padeiro local - o ótimo Fabrice Luchini -, que percebe as semelhanças dela com a triste heroína do romance, a começar pelo nome. tragicamente, ela começa a repetir os passos da personagem, tendo um caso extra-conjugal)

8.  Perdas e Danos (Jeremy Irons é um político conservador do alto parlamento inglês que se envolve com a noiva do filho - Juliette Binoche. ela não está disposta a abandonar o seu relacionamento com o futuro marido, e ele não quer um escândalo na sua carreira, mas apesar disso os dois continuam a se encontrar. dirigido com tensão e segurança por Louis Malle, tem no elenco ainda Miranda Richardson, indicada ao Oscar de coadjuvante, como a esposa traída)

9.  Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo (François Cluzet é o jovem proprietário de uma charmosa pousada à beira de um lago, que se apaixona e casa com uma garota bela e sexy - Emmanuelle Béart -, com quem tem um filho. os momentos de alegria duram até o dia em que ele passa a duvidar da fidelidade da esposa. em sua paranoia, ele começa a desconfiar que ela o trai com os hóspedes. o ciúme doentio compromete os negócios e transforma a vida de ambos num verdadeiro inferno. o diretor Claude Chabrol consegue nos deixar sempre em dúvida)

10.  À Deriva (Búzios, início dos anos 80. uma adolescente de 14 anos passa as férias com seus pais - Vincent Cassel e Débora Bloch- e os irmãos. a mãe está sempre embriagada, destilando veneno contra o marido. o pai está mais preocupado em concluir seu novo livro, o que o torna desleixado em relação aos problemas da famíia. a garota vive à margem desta situação, até que um dia flagra o pai beijando uma bela americana que mora no local. produção caprichada, dirigida com leveza por Heitor Dhalia)

Outros bons filmes sobre o tema: Beleza Americana, O Preço do Desejo, Agonia de Amor, Apenas uma Noite, Match Point, A Dama do Lotação, Ascensor para o Cadafalso, A Carta, O Despertar de uma Paixão, O Quatrilho, Madame Bovary...

Veja ainda a lista original: "10 Filmes sobre Infidelidade"





quinta-feira, 8 de outubro de 2015

10 Filmes Favoritos ao Oscar 2016


Ainda faltam alguns meses para o anúncio dos indicados ao Oscar de 2016, mas as bolsas de apostas já estão ativas.
Fiz um levantamento em vários sites importantes e tabulei os filmes mais citados para a categoria melhor filme.
Muito provavelmente os indicados ao prêmio estarão nesta lista, mas se não estiverem, já vale a indicação de bons filmes que estão por vir.
Os indicados serão anunciados no dia 14 de janeiro de 2016 e os prêmios serão entregues em 28 de fevereiro de 2016. Aí a gente confere.
Esta lista traz os filmes na ordem dos mais citados pelos sites pesquisados, todos com a data inicialmente prevista de estreia no Brasil..

 
1. O Regresso (direção: Alejandro González Iñárritu, estrelando: Leonardo DiCaprio e Tom Hardy. estreia: 04/02. em 1820, no oeste americano, um homem inicia uma jornada de vingança contra aqueles que o roubaram e abandonaram à beira da morte, após ele ser atacado por um urso. Di Caprio mais uma vez é considerado favorito ao prêmio de melhor ator. será que vai ser esnobado novamente?)

 
2. Steve Jobs (direção: Danny Boyle, estrelando: Michael Fassbender, Kate Winslet e Seth Rogen. estreia: 28/01. conta a vida do criador da Apple a partir dos bastidores de três lançamentos icônicos. Boyle, Fassbender e Kate devem ser indicados)

 
3. Joy: O Nome do Sucesso (direção: David O. Russell, estrelando: Jennifer Lawrence, Robert De Niro e Bradley Cooper. estreia: 21/01. conta a história de quatro gerações de uma família e da sua matriarca, uma mãe solteira criativa e empreendedora que criou um império. veículo para JLaw que deve ser mais uma vez indicada)

 
4. Carol (direção: Todd Haynes, estrelando: Rooney Mara e Cate Blanchett. estreia: 14/01. baseado no best-seller de Patricia Highsmith, onde a funcionária de uma loja de departamento se apaixona por uma mulher recém-divorciada e mais velha.  Mara já ganhou prêmio de atriz em Cannes, mas no Oscar deve ser indicada como coadjuvante e Cate como principal) 

 
5. A Garota Dinamarquesa (direção: Tom Hooper, estrelando: Eddie Redmayne. estreia: 25/02. na Copenhagen dos anos 1920, uma pintora faz o retrato de seu marido vestido de mulher. quando o quadro ganha notoriedade, ele passa a assumir sua identidade feminina e torna-se o primeiro homem a fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Eddie pode levar seu segundo Oscar consecutivo)

 
6. Spotlight (direção: Tom McCarthy, estrelando: Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams e Liev Schreiber. estreia: 07/01. a história verdadeira de como jornalistas desvendaram o escândalo de pedofilia cometida por padres, que a arquidiocese de Boston tentou esconder por anos. indicações mais que prováveis para filme, direção e roteiro original)

 
7. Ponte dos Espiões (direção: Steven Spielberg, estrelando: Tom Hanks. estreia: 22/10. em plena guerra fria, um advogado americano é recrutado pela CIA para ajudar a resgatar um piloto de U-2 detido na União Soviética. segundo os críticos, é o melhor filme do diretor desde 'O Resgate do Soldado Ryan'. indicações possíveis para filme, direção e o roteiro orginal dos irmãos Coen)

 
8. Os 8 Odiados (direção: Quentin Tarantino, estrelando: Channing Tatum, Jennifer Jason Leigh e Samuel L. Jackson. estreia: 07/01. vários passageiros de uma diligência são impedidos de continuar viagem por causa de uma nevasca. logo, eles são vítimas de um ataque de caçadores de recompensas e outros criminosos. novo faroeste pirotécnico do diretor, que raramente decepciona)

 
9. Divertida Mente (direção: Pete Docter, animação. estreou: 18/06. uma animação encantadora e muito original, que se passa dentro do cérebro de uma garotinha desde o nascimento até a pré-adolescência. o único dos favoritos que já estreou por aqui, é uma barbada para o prêmio de melhor animação)

 
10. Brooklyn (direção: John Crowley, estrelando: Saoirse Ronan e Domhnall Gleeson. estreia: sem previsão. uma jovem irlandesa vai morar no Brooklyn em busca de seus sonhos. nos Estados Unidos, ela sente falta de casa, mas aos poucos se ajusta até que conhece e se apaixona por um bombeiro italiano. e fica dividida entre dois amores e dois países. as críticas são bastante positivas, destacando a atuação de Saoirse)

Outros possíveis candidatos citados:

11. O Quarto de Jack
12. Beasts of No Nation
13. Perdido em Marte
14. Suffragette
15. O Filho de Saul

16. No Coração do Mar
17. Aliança do Crime
18. A Travessia
19. Evereste
20. Sicario: Terra de Ninguém

E ainda, pela ordem: Mad Max: Estrada da Fúria, Youth, Snowden, Concussion, Straight Outta Compton: A História do N.W.A., Truth, Macbeth, Trumbo, À Beira Mar,The Big Short, The Light Between Oceans, Legend, Burnt (Adam Jones),  Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, Silence, The Lady in the Van, Eu Você e a Garota Que Vai Morrer, Creed: Nascido para Lutar, Our Brand is Crisis, 45 Anos, Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força, Freeheld, I Saw the Light, The Program, The Sea of Trees, Miles Ahead, O Bom Dinosauro, Genius, Anomalisa e The Dark Horse.

Veja também: "10 Filmes Vencedores do Prêmio César"





terça-feira, 6 de outubro de 2015

10 Novos Filmes de Terror


Terror: Grave perturbação trazida por perigo imediato, real ou não; medo, pavor. Ameaça que causa grande pavor. Objeto de espanto. Perigo, dificuldade extrema.
Por algum motivo, sentimos prazer em sentir medo de mentirinha. Os filmes de terror são ótimos para esse fim e por isso mesmo são um dos gêneros preferidos dos espectadores.
Muita coisa ruim tem sido feita no gênero, mas também tem coisa boa.
Esta lista traz alguns dos bons exemplares feitos a partir de 2011. Confira e aproveite para sugerir outros títulos recentes que te deram medinho!

1.  Invocação do Mal (uma família cada mais mais apavorada devido a fenômenos sobrenaturais que ocorrem em sua casa, chama dois famosos demonologistas - Patrick Wilson e Vera Farmiga. eles econtram e têm que enfrentar uma entidade demoníaca poderosa, que demonstra ser a maior ameaça às suas carreiras. este filme traz vários clichês de de casa assombrada e exorcismo, mas nem por isso deixa de surpreender. com um roteiro bem amarrado, baseado em fatos reais e com ótimo timing de edição, assusta e arrepia até o limite do tolerável. o de sempre, mas muito bem feito pelo ótimo diretor malaio James Wan, o mesmo de 'Saw')

2.  O Segredo da Cabana (cinco pessoas vão passar uns dias numa cabana no meio da floresta sabendo que há algumas regras bem claras a serem cumpridas no local. tudo, no entanto, leva as pessoas a quebrarem essas regras, o que obviamente garante uma severa punição a eles. um filme de terror diferente, inventivo e até divertido. começa como um típico terror adolescente, mas deriva para um delírio muito maior)

3.  Boa Noite, Mamãe (uma família vive em uma residência isolada em meio a árvores e plantações de milho. após dias afastada por conta de cirurgias plásticas, a mãe volta para casa com o rosto coberto e não é reconhecida pelos filhos gêmeos. as crianças, de nove anos, duvidam que a mulher seja realmente sua mãe e o suspense começa. um ótimo terror austríaco, com solução previsível, mas um final agoniante)

4.  Você é o Próximo (um casal convida os filhos, já adultos, para celebrar o aniversário de casamento deles em sua casa de campo. o clima tenso entre os irmãos, comum em reuniões de família é quebrado por um inesperado ataque. pessoas usando máscaras de ovelhas, começam a atirar flechas e matam os convidados um a um com requintes de violência. um terror bem escrito, com personagens verossímeis e tensão garantida)

5.  O Espelho (dois irmãos, traumatizados pela morte inexplicada dos pais, voltam a casa onde os incidentes ocorreram anos atrás. o rapaz, que acabara de sair de um hospital psiquiátrico, após anos internado, tem certeza de que a causa da tragédia familiar é um grande espelho que acompanha a família há séculos. um terror acima da média, que assusta e consegue trazer um pouco de originalidade ao tema)

6.  Corrente do Mal (uma jovem passa a noite com um garoto que ela mal conhecia e que lhe explica que ele carregava no corpo uma força maligna, que agora passou para ela. ao ser perseguida por figuras estranhas que tentam matá-la e não são vistas por mais ninguém, ela percebe que.para livrar-se do perigo, terá que repassar a maldição a outra pessoa através do sexo. a premissa sugere uma óbvia metáfora das DSTs, mas isso é só o ponto de partida. um terror com bom ritmo, bastante assistível)

7.  The Babadook (seis anos após a morte de seu marido, uma mulher ainda não superou a trágica perda. ela tem um filho pequeno e tem dificuldades para amá-lo. o garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado "The Babadook" reconhece imediatamente seu pesadelo. certo de que personagem deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de mãe. um horror psicológico australiano que fez sucesso entre os críticos, mas não me cativou)

8.  Mama (após o pai matar a mãe, duas garotas fogem assustadas para uma floresta. durante cinco anos, ninguém tem notícia do paradeiro delas, até o dia em que elas reaparecerem, sem explicarem como sobreviveram sozinhas. os tios delas - Nikolaj Coster-Waldau e Jessica Chastain - as adotam, mas logo eles percebem que existe algo errado. as meninas conversam frequentemente com uma entidade invisível, que chamam de "Mama" e coisas estranhas acontecem na casa. produzido por Guillermo del Toro e dirigido pelo novato argentino Andrés Muschietti, este terror tem um clima forte e pesado e é um sopro de renovação no gênero. bom filme)

9.  Kill List (um assassino profissional, apertado por dívidas financeiras e em constante desentendimento com sua mulher, aceita um novo trabalho bem remunerado, que consiste no assassinato de três pessoas. porém, ele não esperava que suas atitudes pudessem desencadear algo tão horrível e brutal, que não só coloca sua segurança em perigo, mas também a de sua família. um filme diferente, acrescentando terror ao tema de assassinos de aluguel. bons elenco e boa direção)

10.  Enquanto Você Dorme (num edifício de Barcelona, o porteiro conhece muito bem cada morador do prédio em que trabalha, mas os moradores sabem muito pouco da vida dele. uma das residentes sempre feliz e otimista o deixa especialmente interessado e também irritado. quando menos se espera, a aparente cordialidade do porteiro, vai mostrando sua verdadeira face cruel. um terror bastante realista, que instiga nossas neuroses)


Extra.  What We Do in the Shadows (este terror está mais para comédia. um engraçadíssimo "documentário" sobre a vida de um grupo de vampiros, que dividem uma casa na Nova Zelândia. retrata algumas das suas dificuldades cotidianas: a convivência entre si, a necessidade de encontrar sangue humano, as baladas noturnas, lidar com a luz solar e até em se adequar aos padrões da moda. não assusta de verdade, mas é ótima diversão)

Outros bons filmes: Spring, Amantes Eternos, Sob a Pele, The Boy, Sobrenatural: a Origem...






LinkWithin

Related Posts with Thumbnails