quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

10 Filmes sobre Desejos Magicamente Atendidos


Quem nunca imaginou encontrar uma lâmpada mágica para ter seus desejos mais egoístas atendidos?
Uma das mais famosas histórias de Sherazade dos contos árabes de 'As Mil e uma Noites' sempre povoou a imaginação humana.
Os desejos magicamente atendidos, sem esforço, renderam bons filmes que compõem esta lista.

1.  Aladdin (um jovem malandro de rua, apaixonado pela filha do sultão, encontra uma lâmpada mágica de onde sai um gênio aprisionado por séculos que lhe concede três desejos, mas o rapaz o engana, conseguindo ter seus desejos realizados, sem gastar sua cota. o desenho da Disney mistura histórias das mil e uma noites, mas é ágil e divertido)

2.  Quero Ser Grande (depois de ser barrado na montanha-russa do parque de Coney Island por não atingir a altura mínima. um garoto pede a misteriosa máquina de desejos para tornar-se grande, e é atendido tornando-se um homem de 30 anos - Tom Hanks. sem reconhecê-lo, sua mãe o expulsa de casa e ele terá que aprender a lidar com o mundo dos adultos) 

3.  Endiabrado (Brendan Fraser é um tímido programador de computador está apaixonado por uma colega de trabalho, mas como não consegue sua atenção, resolve fazer um pacto com o diabo, que lhe aparece na pele da linda Elisabeth Hurley para conceder sete desejos em troca de sua alma. o problema é que cada desejo vem com um efeito colateral)

4.  O Mentiroso (Jim Carrey é um advogado vive de mentir e inventar desculpas para negligenciar seus relacionamentos e seu filho pequeno, que vive com a mãe e o padrasto. no seu aniversário, o menino pede ao soprar as velas, que o pai fique sem mentir por 24 horas. o pedido é atendido, o que provoca verdadeiros desastres na vida do pai) 

5.  O Tambor (na Alemanha dos anos 1920, durante a ascensão nazista, um garoto ganha um tambor de lata no seu aniversário de três anos. no mesmo dia, presencia a infidelidade da sua mãe com um primo e em protesto, deseja não mais crescer. e nos anos que se seguem, até a segunda guerra, ele de fato não cresce e não larga seu tambor, que usa para protestar contra a passividade da população frente ao nazismo. um filme alegórico, dirigido por Volker Schlondorf, baseado no livro de Gunter Grass)

6.  A Fada / La Fée (certa noite no litoral da França, o porteiro de um hotel recebe a visita de uma mulher sem sapatos e sem bagagem, que diz ser uma fada e lhe promete três desejos. o rapaz pede imediatamente os dois primeiros desejos, que são prontamente atendidos. mas antes que possa realizar o terceiro pedido, a fada desaparece. mas o porteiro já havia se apaixonado por ela e decide sair em sua busca. comédia nonsense franco-belga)

7.  Os Três Desejos (uma mulher, cujo marido desapareceu na Guerra da Coréia, precisa cuidar sozinha de seus dois filhos, que quase não lhes dão atenção. quando acidentalmente atropela um andarilho - Patrick Swayze -, o acolhe em sua casa até que esteja curado. o estranho cria fortes laços com seus filhos, ajudando cada um deles, inclusive ela, a realizar um desejo. o personagem está mais para um guru de auto-ajuda que gênio, mas ok. há quem goste)

8.  Se Eu Fosse Você (um casal - Glória Pires e Tony Ramos - começa uma discussão boba e quando mencionam simultaneamente a frase "se eu fosse você" trocam de corpos. então terão que conviver com o problema e entender melhor o lado do outro. enorme sucesso do cinema nacional, que teve uma continuação igualmente bem sucedida)

9.  O Ladrão de Bagdá (versão de 1940 dos contos das mil e uma noites. o grão-vizir Jaffar - Conrad Veidt - coloca o príncipe na prisão para usurpar o reino de Bagdá. no cárcere, o príncipe conhece o jovem malandro Abu - Sabu -, que o ajuda a fugir de barco. na praia, Abu encontra uma lâmpada, e liberta dela um gênio, que lhe concede três desejos. ele usa para 1- saciar a fome, 2- reencontrar o príncipe e 3- fazer com que o príncipe encontre sua princesa e sejam felizes para quebrar o feitiço do vizir. um dos grandes momentos do cinema de aventura. pura diversão vintage)

10.  O Mestre dos Desejos (um Djinn, um dos piores génios do mal, foi acordado do seu sono milenar. para recuperar o seu reinado de terror, ele precisa convencer uma jovem que acidentalmente o despertou, a fazer três pedidos. mas seus pedidos acabam tornando-se seus piores pesadelo. terror tosco de 1997)

Extra:  Jeannie é um Gênio (um astronauta - Larry Hagman -  encontra uma misteriosa garrafa na praia, após chegar de uma missão no espaço. ao abri-la, ele liberta uma gênia - Barbara Eden -, que fica muito agradecida por ter saído da garrafa. para retribuir, ela promete servi-lo e fazer os seus desejos. mas como é uma gênia inexperiente, acaba causando muita confusão na vida de seu amo. a série fez enorme sucesso entre os anos 60 e 70 e teve 5 temporadas)

Outros filmes: Sexta-Feira Muito Louca, Se Eu Fosse Minha Mãe, O Homem que Fazia Milagres, Caiu do Céu, A Estranha Vida de Timothy Green, De Repente 30, De Volta aos 18, 17 Outra Vez, Pinocchio, Kazaam...

Veja ainda: "10 Filmes sobre o Egito Antigo"





domingo, 6 de dezembro de 2015

10 Filmes de Marília Pêra


A carioca Marília Marzullo Pêra, nasceu em 22 de janeiro de 1943 e faleceu no último dia 5 de desembro de 2015.
Filha de atores, estreou no teatro aos quatro anos de idade e nunca mais parou. Cantora, bailarina, diretora, atriz de teatro, cinema e televisão, é uma das artistas brasileiras mais premiadas. É até aqui a única atriz latino-americana a ganhar o prestigiado National Society of Critics Award pelo filme Pixote.
Sua carreira é composta de cerca de 30 filmes, ao menos 56 peças de teatro e incontáveis trabalhos na televisão;
Esta lista destaca 10 de seus trabalhos no cinema.

1.  Pixote, a Lei do Mais Fraco (no clássico de Hector Babenco, Marília é a prostituta Sueli, que se une aos adolescentes fugitivos para roubar seus clientes. sua presença desfaz o grupo e resta apenas o menino Pixote, que a vê como uma figura materna, mas é rejeitado por ela. o filme foi indicado ao Golden Globe e Marília ganhou diversos prêmios internacionais por sua atuação)

2.  Central do Brasil (na obra-prima de Walter Salles, Marília é Irene, a vizinha de Dora - Fernanda Montenegro -, que divide com ela as histórias das cartas escritas na estação de trem, antes de jogá-las fora. é ela quem não permite que a carta da mãe do menino Josué seja jogada e é ela quem faz com que Dora desista de vender o menino para uma agência de adoção)

3.  O Viajante (Marília é a rica viúva Don'Ana de Lara, que vive com o filho deficiente no interior de Minas, até a chegada de um caixeiro viajante sedutor, que desperta nela uma paixão doentia e desequilibra a paz da comunidade. o filme tem uma narrativa confusa, mas um argumento interessante, além de grandes atuações de Marília e Nélson Dantas)

4.  Bar Esperança, o Último que Fecha (um bar de Ipanema que reúne artistas, boêmios e intelectuais está prestes a fechar para lá ser construído um condomínio. os fregueses, então, se unem para impedir a demolição. Marília é uma atriz de televisão, que junto com o marido roteirista frequentam o bar todas as noites. dirigida por Hugo Carvana, a atriz está à vontadee párece se divertir em cena. este papel lhe valeu o prêmio de melhor atriz em Gramado e da APCA)

5.  Tieta do Agreste (na boa versão de Cacá Diegues para o livro de Jorge Amado, é Marília quem rouba a cena. Perpétua, a soturna irmã da pródiga Tieta é um dos melhores personagens de nossa literatura e a atriz defende com honra  prêmio de atriz coadjuvante em Havana e da APCA)

6.  Jogo de Cena (convidadas através de um anúncio de jornal a contar suas histórias de vida, 83 mulheres se inscrevem e algumas delas são selecionadas para contá-las, agora, num palco diante de câmeras. em meio às personagens reais, atrizes contam ao seu modo as mesmas histórias, criando uma confusão entre o que é real e o que é atuação. uma obra-prima de Eduardo Coutinho em que Marília Pêra e Andréa Beltrão se destacam)

7.  Dias Melhores Virão (Marília Pêra é Maryalva, uma dubladora de seriados norte-americanos para a televisão, mas que sonha se tornar uma estrela de Hollywood. em seus devaneios ela interage com a atriz do seriado que dubla e conversa com o namorado morto. comédia de Cacá Diegues e mais prêmios para Marília em Cartagena e outro da APCA)

8.  Anjos da Noite (um painel fragmentado da noite paulistana, através de diversos personagens ligados à arte e ao mundo gay. abusa dos exercícios de metalinguagem, mas é um filme inventivo para 1987. o único dirigido por Wilson Barros, morto precocemente. Marília tem um papel pequeno como uma atriz glamurosa, mas foi suficiente para lhe dar o segundo Kikito de melhor atriz em Gramado) 

9.  Mixed Blood (depois do sucesso internacional de 'Pixote', Marília foi convidada pelo alternativo diretor Paul Morrissey para estrelar seu primeiro filme americano, "inspirado" no filme de Babenco. ela é Rita La Punta, uma brasileira, que comanda uma gangue de traficantes juvenis em Manhattan. todos latinos menores de idade, que não podem ser presos. o filme tem bom ritmo e bastante humor negro)

10.  Polaroides Urbanas (no primeiro filme dirigido por Miguel Falabela, Marília vive duas gêmeas, uma dona de casa entediada, atormentada pela segunda. emulando Almodóvar, numa narrativa excessivamente fragmentada, o diretor não se acha, mas o talento de Marília e do elenco fazem valer a pena.e mais três prêmios para a atriz)


Outros filmes: AméliaEmbarque Imediato, O Homem que Comprou o Mundo, O Rei da Noite, Jenipapo, Ana a Libertina, Living the Dream...

Em breve: To Ryca e Dona do Paraíso.

Veja ainda: "10 Filmes sobre Fotógrafos"  e "10 Filmes de Robin Williams"







quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

10 Filmes de Johnny Depp sem Tim Burton + 8 com Tim Burton



O americano John Christopher Depp II nasceu no Kentucky em 9 de junho de 1963, filho de uma garçonete e de um engenheiro civil.
Aos 15 anos largou a escola para ser vocalista em várias bandas de garagem. Aos 20 casou-se e arrumou um emprego como vendedor de canetas.
Em uma viagem a Los Angeles com a então esposa, conheceu Nicolas Cage que lhe sugeriu fazer um teste para um filme de terror, 'A Hora do Pesadelo', ele foi aprovado e o filme tornou-se um clássico dos anos 1980.
Após alguns anos em pequenos papeis, incluindo um soldado no premiado 'Platoon', surgiu sua grande chance, estrelar a série 'Anjos da Lei', um sucesso do qual ele participou por 4 temporadas.
Logo em seguida, foi escolhido por Tim Burton para o papel-título de 'Edward Mãos de Tesoura', que lhe deu reconhecimento e uma carreira repleta de sucessos, 3 indicações ao Oscar, 60 prêmios e 87 indicações. Seus filmes somaram mais de 8,4 bilhões de dólares em todo mundo.
Esta lista destaca 10 dos filmes que fez sem o diretor Tim Burton e, em seguida, os 8 que fez até aqui com ele.

1.  Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (a série estrelada por Johnny Depp ressuscitou o gênero, com muita ação, efeitos especiais e, principalmente humor. no primeiro filme, um pirata tem seu navio roubado por outro, que ainda leva a filha do governador da ilha. isso faz com que ele vá em busca de resgatar seu navio e a garota. recebeu cinco incicações ao Oscar, incluindo o de melhor ator para Depp por seu capitão Jack Sparrow)

2.  Aliança do Crime (baseado na história real de Whitey Bulger, irmão de um senador dos Estados Unidos, que foi um dos criminosos mais famosos da história de Boston. ele começou a trabalhar como informante do FBI para derrubar uma família de mafiosos, mas aproveitou-se da agência para prosperar nos seus negócios, cada vez mais lucrativos e violentos. Depp está mais uma vez sob uma maquiagem pesada, que o enfeia, mas o ajuda a compor seu personagem mais frio e assustador)

3.  Em Busca da Terra do Nunca (Johnny Depp é sir James M. Barrie. um bem sucedido autor de teatro está tendo problemas com o seu trabalho mais recente, quando conhece uma viúva - Kate Winslet - com quatro filhos e torna-se amigo da família, contando histórias fantásticas às crianças, especialmente ao garoto Peter - Freddie Highmore, de 'Bates Motel' -, que lhe inspiraria seu mais famoso personagem, Peter Pan. um filme sobre bons sentimentos, que deu a Depp sua segunda indicação ao Oscar) 

4.  Profissão de Risco (nos anos 70, onde sexo e drogas estavam na moda, Jonnhy Depp é um jovem que muda-se para a Califórnia, onde estrutura um bem sucedido comércio de maconha e cocaína, mas acaba se envolvendo com o cartel colombiano. baseado numa história real, último trabalho do diretor Ted Demme, que viria a morrer de overdose aos 38 anos)

5.  O Turista (Johnny Depp é um inocente turista americano, escolhido ao acaso pela namorada de um criminoso - Angelina Jolie - num trem para Veneza, para despistar a Scotland Yard e a máfia russa, que estão seguindo seus passos. ela o envolve num jogo mortal pelas lindas paisagens do Vêneto. Depp e Jolie foram indicados ao Golden Globe)

6.  A Janela Secreta (um escritor em crise acaba de se separar de sua esposa, após tê-la flagrado com outro homem. ele decide se isolar em uma cabana à beira do lago em busca de tranquilidade. porém recebe a visita de um desconhecido aspirante a escritor - John Turturro -, que começa a atormentá-lo ao acusá-lo de plágio. baseado num livro de Stephen King, o filme se sustenta na interpretação de Depp)

7.  Don Juan de Marco (a dias de sua aposentadoria, um psiquiatra - Marlon Brando - deve atender um paciente de 21 anos - Johnny Depp - que acredita sinceramente ser o famoso amante Don Juan, que foi até Nova York para encontrar seu amor perdido, mas, sem alcançar seu objetivo, tenta se matar. ao tratá-lo, o próprio médico se contagia pela filosofia e o romantismo do paciente. uma comédia suave e encantadora)

8.  Inimigos Públicos (os últimos anos do notório ladrão de bancos John Dillinger - Johnny Depp -, um criminoso audacioso e violento, que acreditava no que fazia e atraía a opinião pública ao seu favor. também eram os primeiros anos do FBI, cujo chefe, J. Edgar Hoover, estava disposto a tudo para capturar Dillinger e o coloca como o inimigo público número um. lindamente fotografado por Dante Spinotti e dirigido por Michael Mann, que conduz um thriller como poucos)

9.  Benny e Joon: Corações em Conflito (Benny - Aidan Quinn - é um mecânico que cuida da sua irmã, Joon - Mary Stuart Masterson - uma jovem artista com problemas mentais. em um jogo de pôquer, ela perde e se vê obrigada a receber por alguns dias em sua casa o parente indesejado do outro jogador. trata-se de Sam - Johnny Depp -, um jovem excêntrico que se veste e age com os maneirismos de Buster Keaton. rapidamente o rapaz, com seu jeito peculiar, irá cativar Joon e mudar a vida dos irmãos. Depp está adorável e foi merecidamente indicado ao Golden Globe)

10.  Chocolate (por volta dos anos 1960, uma mãe solteira - Juliette Binoche - e sua filha de seis anos mudam-se para uma pequena vila francesa, onde abrem uma loja de chocolate num domingo causando atrito com a igreja e preconceito dos habitantes, com a ajuda de um cigano irlandês - Depp - ela irá conquistar a todos com o sabor de seus produtos. um filme delicioso e charmoso, indicado a cinco Oscars, incluindo filme, roteiro e atriz)

Outros filmes: Donnie Brasco, Do Inferno, O LIbertino, O Bravo, A Hora do Pesadelo, Cry-Baby, Platoon, Caminhos da Floresta, Rango (voz), O Cavaleiro Solitário, Anjos da Lei, O Mundo Imaginário do Dr.Parnassus, O Último Portal, Antes do Anoitecer, Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador, Mortdecai: A Arte da Trapaça, Tusk, Transcendence: A Revolução, Lucky Them, Diário de um Jornalista Bêbado, Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, Piratas do Caribe: No Fim do Mundo, Piratas do Caribe: O Baú da Morte, Ils se marièrent et eurent beaucoup d'enfants, Era Uma Vez no México, Porque Choram os Homens, Enigma do Espaço, Medo e Delírio, Tempo Esgotado, Homem Morto, Arizona Dream: Um Sonho Americano, Unfinished Business, Queimando-se Lentamente, Beasts of Prey, Férias do Barulho 



Em 1990 conheceu o diretor britânico Tim Burton, a quem dá crédito por confiar nele e tê-lo resgatado de se tornar "um perdedor, um pária, apenas uma peça dispensável de carne em Hollywood.". Esta amizade foi positiva para ambos, pois Burton encontrou em Depp seu alter-ego e a paleta de cores de sua arte. Por ora são oito filmes, mas outros virão.

1.  Edward Mãos de Tesoura (primeira colaboração de Depp com o diretor, vivendo um androide, criado por um inventor maluco - Vincent Price -, que tem tesouras no lugar das mãos. com a morte do 'pai', o jovem fica sozinho, até a chegada de uma vendedora de Avon - a ótima Dianne Wiest -, que o adota e ajuda a descobrir seus talentos. um filme e um personagem adoráveis)

2.  A Fantástica Fábrica de Chocolate (Johnny Depp é o esquisito dono de uma fábrica de doces, que sorteia convites para cinco crianças conhecerem sua misteriosa fábrica. Tim Burton aposta na ótima direção de arte e num bom ritmo, para turbinar essa refilmagem do clássico das Sessões da Tarde, baseados no excelente livro de Roald Dahl)

3.  Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (na Londres do século 19, um barbeiro - Depp - vive feliz com sua família, quando é mandado para a prisão injustamente por um juiz, interessado em sua esposa. 15 anos depois de um exílio na Austrália, ele retorna sob nova identidade, com sede de vingança. monta uma barbearia onde assassina seus clientes, fornecendo carne para as famosas tortas de sua vizinha. ótima comédia musical de humor para lá de negro. baseado no musical de sucesso da Broadway, ganhou o Oscar de direção de arte e deu a terceira indicação a Jonnh Depp)

4.  Ed Wood (provavelmente o melhor filme da dupla. Depp está perfeito, como o esquisito Ed Wood, notório por ser considerado o pior diretor de cinema de todos os tempos. toda a esquisitice do universo deles se encontra em perfeita harmonia. Martin Landau, no papel do ator Bela Lugosi ganhou um merecido Oscar de ator coadjuvante)

5.  Alice no País das Maravilhas (inspirado nos personagens de Lewis Carroll,  conta a história da menina Alice, agora com 19 anos, que volta à 'Underland', um mundo fantástico onde ela vai parar quando cai num buraco, ao perseguir um estranho coelho. sucesso de público que terá uma continuação programada para maio de 2016, onde Burton apenas produz)

6.  A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (em 1799, Ichabod Crane - Depp -, um detetive de Nova York , que utiliza métodos nada ortodoxos de investigação, é enviado ao condado de Sleepy Hollow para desvendar uma série de assassinatos bizarros, atribuídos ao misterioso cavaleiro sem cabeça, que aterroriza os moradores. bom suspense com ótimo clima e direção de arte excepcional, ganhadora do Oscar)

7.  A Noiva Cadáver (num vilarejo europeu do século 19, vive um jovem - voz e alma de Johnny Depp -, que está de casamento marcado com uma bela moça, mas acidentalmente acaba se casando com uma noiva morta, que o leva para a Terra dos Mortos. ele tenta desfazer o casamento, mas descobre que o mundo dos mortos pode ser mais animado do que sobre a terra)

8.  Sombras da Noite (em 1752, um casal Joshua e seu jovem filho Barnabas deixam Liverpool, na Inglaterra, para começar vida nova na América, fugindo de uma maldição que atormenta a família. duas décadas depois, Barnabas Collins - Johnny Depp - tornou-se um rico e poderoso playboy, que magoa o coração de uma linda bruxa - Eva Green - que o transforma em vampiro e o enterra vivo. mais dois séculos se passam e ele é libertado de seu túmulo. Burton acerta na forma e erra no conteúdo. um fracasso merecido)








LinkWithin

Related Posts with Thumbnails