quarta-feira, 27 de abril de 2016

10 Filmes sobre Ótimos Pais


A relação entre um filho e seu pai costuma ser mais conflituosa que com a mãe, mas até por isso é muito intensa. A figura paterna aponta os caminhos e molda o caráter, é o provedor e protetor da família.
Esta lista traz 10 pais que considero bons exemplos de paternidade, uma homenagem ao meu próprio pai.

1.  Pais e Filhos (a vida de Ryota NonomiyaMasaharu Fukuyama -, um homem de negócios, sofre uma grande transformação quando ele descobre que está criando o filho de outro homem há seis anos, já que seu filho biológico foi trocado por engano na maternidade. o diretor Hirokazu Koreeda desenvolve um melodrama sem maniqueísmo e sem solução fácil. expõe as complicadas nuances da paternidade. em diversos níveis. constrói ainda algumas sequências geniais, como a do reencontro entre pai e filho num caminho que se separa e volta a convergir. um filme comovente e genial)

2.  O Poderoso Chefão (Don Corleone - Marlon Brando - podia ser implacável nos negócios, mas amava, protegia e orientava seus filhos Sonny, Fredo, Michael e Connie e os netos, como um bom patriarca italiano. esse paradoxo é uma das maiores qualidades do clássico de Puxo e Coppola) 

3.  Procurando Nemo (um peixinho simpático e sonhador é capturado por um dentista australiano e levado para um aquário. seu pai, o viúvo Marlin - voz de Albert Brooks -, ajudado por outros animais marinhos e especialmente pela esquecida Dory - Ellen DeGeneres -, atravessa o oceano numa jornada atrás do filho) 

4.  Kramer vs. Kramer (Ted Kramer Dustin Hoffman - junto com seu filho pequeno, são abandonados pela esposa - Meryl Streep -, tendo que se adaptar à nova rotina de pai solteiro. tempos depois a mãe volta para disputar a guarda do garoto. um filme comovente que deu o Oscar à dupla - ela como coadjuvante - e mais melhor filme, direção - Robert Benton - e roteiro. um filme pequeno e comovente)

5.  2 Filhos de Francisco (história dramatizada da vida de uma dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano e sua família, que passam por muitas dificuldades até alcançarem o sucesso. o pai deles, Francisco - o excelente Ângelo Antônio - surge como o grande arquiteto da carreira dos filhos. bom filme)

6.  Meu Pai e Meu Filho (Sadik - Fikret Kuskan -, um jornalista que cuida sozinho de seu filho de 8 anos em Istambul após a morte da esposa no parto. perseguido pelos militares e com problemas de saúde, resolve voltar para a fazenda de sua família no interior e reconciliar-se com seu pai, com quem não fala desde que mudou-se para estudar. um filme belíssimo sobre a paternidade, envolvente e muito comovente

7.  Ladrões de Bicicletas (na Itália do pós-Guerra, Antonio RicciLamberto Maggiorani -, um pai de família, consegue à duras penas um emprego como colador de cartazes e precisa de sua bicicleta para executar o trabalho. no seu primeiro dia, a bicicleta é roubada. em companhia do filho pequeno, ele encontra o ladrão, mas ninguém lhe dá atenção. revoltado rouba outra bicicleta e é preso. triste realidade contada pelos olhos do menino)

8.  Minha Vida (Bob Jones Michael Keaton - tem uma vida feliz, um bom emprego, uma linda esposa - Nicole Kidman -, grávida de seu primeiro filho, quando descobre ter um câncer nos rins, sem a perspectiva de cura. sabendo que deverá morrer antes de o bebê nascer, decide gravar vídeos com tudo o que aprendeu para transmitir ao filho)

9.  Promessas de Guerra (Joshua Connor - Russell Crowe - perdeu seus três filhos na batalha de Galípoli, em 1919. após a morte da mãe deles, ele viaja até a Turquia decidido a recuperar os corpos deles, para que possa enterrá-los em sua terra natal. uma bela e comovente história real, estreia ed Crowe na direção de longas)

10.  O Caminho (Tom - Martin Sheen - um pai americano vai até o caminho de peregrinação de Santiago de Compostela, na Espanha.  para recuperar o corpo do filho que acidentou-se fazendo a trilha. querendo compreender melhor as razões de seu filho, ele decide completar o trajeto levando suas cinzas. um filme comovente, simples e com boas interpretações)

Outros filmes: Em Busca da Felicidade, O Sol é para Todos, Uma Lição de Amor, A Criança, Lua de Papel, Uma Babá Quase Perfeita, Boyhood, Arizona Nunca Mais, Busca Implacável, Indiana Jones e a Última Cruzada, Os Donos da Rua, O Pai da Noiva, O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra, Melodia Imortal, Um Caso de Amor, Mr. Holland - Adorável Professor, Em Nome do Pai, Sentimentos que Curam, Minhas Mães e Meu Pai, A Vida é Bela, O òleo de Lorenzo, Pequena Miss Sunshine, Pinóquio, Estão Todos Bem, Desaparecido, Meu Pai uma Lição de Vida, Tributo, Tempo de Recomeçar, Estrada da Perdição, Os Descendentes, Férias Frustradas, A Noviça Rebelde, Pelle o Conquistador, Nebraska, A Felicidade Não Se Compra, Lágrimas de Esperança, Toda Forma de Amor, O Campeão, A Árvore da Vida...

Veja ainda: "10 Boas Mães nos Filmes", "10 Filmes com Péssimas Mães", "10 Filmes com Péssimos Pais".




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails