Papai Noel existe!
O personagem foi inspirado no bispo São Nicolau e seus trajes clericais foram substituídos pelo visual criado pela Coca-Cola nos anúncios de 1930.
Tradicionalmente, ele percorre os lares de todo o mundo distribuindo presentes às crianças bem comportadas na noite de Natal.
Ele habita o Polo Norte - ou a Lapônia, segundo fontes oficiais - numa vila onde emprega duendes para fabricar os presentes e renas voadoras, que puxam seu trenó.
No cinema, Papai Noel é um velho conhecido. Mas nesta lista, ele não aparece apenas como alguém fantasiado, ele é o próprio bom velhinho.
1. De Ilusão Também se Vive (Kris Kringle - Edmund Gwenn -, um idoso de longas barbas brancas, consegue um emprego como Papai Noel na Macy's de Nova York. mas ele começa a preocupar os funcionários da loja quando afirma que ele é o próprio Noel. por conta disso será examinado por médicos e até levado ao tribunal para provar o que diz. maior clássico do cinema natalino, o "Milagre na Rua 34" teve várias refilmagens)
2. Expresso Polar (um garoto está acordado na véspera de Natal, mas acha que já não tem mais idade para acreditar em Papai Noel. ele espera que algo aconteça para renovar sua crença. quando ele ouve o barulho de um trem ao lado da sua casa. o condutor o convida a entrar com destino ao Polo Norte, onde ele vai conhecer o próprio Noel. impressionante mistura de animação com atores, dirigida por Robert Zemeckis)
3. Pode me Chamar de Noel (Whoopi Goldberg e uma mal humorada gerente que contrata um papai noel para sua loja. acontece que o novo contratado é o verdadeiro Noel, que está prestes a se aposentar depois de 200 anos de trabalhos, mas, para isso, terá que escolher um substituto... um daqueles filmes onde a atriz ainda esbanja carisma)
4. A Origem dos Guardiões (quando o Bicho Papão tenta transformar todos os sonhos das crianças em pesadelos, um grupo de guardiões composto pelo Papai Noel, o Coelhinho da Páscoa, a Fada do Dente e Sandman terão que juntar forças com o garoto Jack Frost, que controla o inverno e ainda está descobrindo seus poderes. Noel, aqui chamado de North é um velho cossaco russo, com as palavras "bem comportado" e "mal comportado" tatuadas em seus braços. uma ótima animação da Dreamworks)
5. Um Duende em Nova York (Will Ferrell foi criado como um elfo pelo Papai Noel no Polo Norte, desde menino. seu sonho é voltar à Nova York e conhecer o pai biológico, que ele descobre ser um velho sovina, que não acredita no espírito natalino. outro clássico das sessões da tarde)
6. Operação Presente (na noite de Natal, o jovem Arthur descobre que seu pai - o Papai Noel - esqueceu de entregar um presente e sai numa aventura ao redor do mundo para tentar entregar esse presente e provar que pode ser um papai noel melhor do que seu irmão que está treinando para o cargo. uma animação cativante)
7. Meu Papai é Noel (Papai Noel sofre um acidente com seu trenó no telhado da casa de um vendedor de brinquedos - Tim Allen -, que se vê obrigado a substitui-lo nessa emergência. ao assumir a função, ele percebe que começa a engordar e ver sua barba crescer rapidamente, transformando-se, ele próprio, no novo Noel)
8. Papai Noel Existe (na época de Natal, uma companhia petrolífera começa a explorar um grande lençol no Polo Norte e irá provocar uma explosão que poderá destruir a fábrica secreta de Papai Noel - Art Carney. a esposa de um engenheiro descobre o que está prestes a acontecer e tenta ajudar o velhinho. telefilme de 1985, obviamente datado)
9. Titio Noel (Fred - Vince Vaughn - é o irmão mais velho e trambiqueiro do Papai Noel - Paul Giamatti -, que sempre viveu à sua sombra. depois de se meter em mais uma encrenca, é preso e para pagar a fiança terá que trabalhar fabricando brinquedos com Noel no Polo Norte. diferente)
10. Santa Claus: A Verdadeira História de Papai Noel (na primeira metade do filme, há centenas de anos, conhecemos um velho - David Huddleston - que torna-se Papai Noel, ganhando imortalidade ao decidir dedicar-se a distribuir presentes a todas as crianças do mundo. na segunda parte, na época atual, o chefe dos elfos - Dudley Moore - combate um malvado fabricante de brinquedos - John Lithgow -, que tenta tirar Noel do mercado. uma superprodução dos anos 80, que não é de todo ruim)
bônus: Papai Noel Conquista os Marcianos (num dos piores filmes da história do cinema, dois dirigentes marcianos, preocupados com o fato de seus filhos verem muita televisão da terra, decidem sequestrar Papai Noel, porque para distribuir seus presentes também em Marte. feito em 1964, faria Ed Wood ou Micheal Bay corarem de vergonha)
Outros filmes: Milagre na Rua 34, Papai Noel às Avessas, O Estranho Mundo de Jack, O Grinch, Papai Noel Trapalhão, Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho,...
Veja ainda: "10 Filmes sobre o Natal" e "10 Filmes sobre Jesus Cristo".
Uma forma cruel e nem sempre eficiente de extrair informações em interrogatórios é a tortura.
Proibida pela convenção de Genebra de 1929, só referendada pela ONU em 1984, continua sendo praticada até hoje em todas as partes do mundo.
Esta lista foca a tortura com fins políticos, por isso não há aqui as vinganças ou simples maldades.
1. A Hora Mais Escura (o filme de Kathryn Bigelow sobre os trabalhos pela captura de Osama Bin Laden foram atropelados pelas notícias de sua morte e teve que ser inteiramente reformulado, o que lhe garantiu uma publicidade extra, graças ao seu timing involuntário. mas a maior polêmica que ele criou foi exatamente pelas cenas de tortura de prisioneiros árabes pelo serviço secreto americano, prática até então negada pelo governo. as cenas uma obra que que se confunde com a história)
2. Ação Entre Amigos (quando a Comissão da Verdade ressuscita o tema, este filme de Beto Brant se torna ainda mais atual. em 1971, quatro amigos foram presos ao tentar assaltar um banco e foram violentamente torturados. anos mais tarde, descobrem que seu torturador ainda está vivo e vão numa pescaria encontrá-lo na intenção de matá-lo. é quando descobrem que só foram pegos porque um deles traiu o grupo. ótimo thriller)
3. Estado de Sítio (um agente americano - Yves Montand - é sequestrado por um grupo guerrilheiro no Uruguai no início dos anos 1970. ele alega ser um burocrata, mas na verdade, estava no país, ministrando "aulas de tortura" aos militares. o filme de Costa-Gavras se baseia num caso real e foi proibido por anos pela censura, inclusive no Brasil)
4. Em Nome do Pai (em tempos de repressão inglesa ao I.R.A. - Exército Republicano Irlandês - um jovem - Daniel Day Lewis - é delatado falsamente por um militante sob tortura, como autor de um atentado terrorista em Londres. também torturado, ele acaba por confessar e é condenado à prisão perpétua, junto com três amigos e o pai que tentou ajudá-lo. ótimo filme de Jim Sheridan, que mostra os métodos pouco ortodoxos da polícia inglesa)
5. Prá Frente Brasil (em 1970, enquanto o povo vibra com a seleção de futebol, a repressão corria solta. um homem pacato de classe média - Reginaldo Farias - é confundido com um ativista político, preso e barbaramente torturado. enquanto isso, sua família procura por notícias. o filme foi lançado em 1983, ainda com o general João Figueiredo na presidência)
6. A Paixão de Cristo (o filme de Mel Gibson descreve com detalhes cruéis, a tortura sofrida por Jesus - Jim Caviezel - até de ser crucificado, além de punição, a tortura tinha por objetivo sua retratação, renunciando à afirmação de que seria o messias. um dos primeiros casos de tortura política documentados na história)
7. A Morte e a Donzela (após a queda de um governo de ditadura num país sulamericano, a esposa de um advogado ativista - Sigourney Weaver - reconhece o homem - Ben Kingsley - que a torturou e estuprou quando ela era militante e decide julgá-lo e vingar-se, contra a vontade do marido. baseado na peça do chileno exilado Ariel Dorfman e dirigido por Roman Polanski)
8. Crônica de uma Fuga (na Buenos Aires de 1977, o goleiro de um time da segunda divisão - Rodrigo de la Serna - é sequestrado por agentes da ditadura militar, que o levam para uma casa abandonada, onde enfrenta o inferno de interrogatórios e torturas, sem saber exatamente porque foi detido. um relato incômodo e corajoso da repressão argentina)
9. A Batalha de Argel (clássico do cinema político europeu, dirigido pelo italiano Gillo Pontecorvo, conta os eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, mostrando o modo de agir dos dois lados do conflito, a Frente de Libertação Nacional, que usava de guerrilha e terrorismo e o exército francês, que usava violentas técnicas de tortura e eliminava o maior número possível de rebeldes)
10. Procedimento Operacional Padrão (polêmico documentário de Errol Morris sobre os abusos cometidos pelas forças armadas americanas na prisão de Abu Ghraib, revelando a insanidade da guerra do Iraque. o filme se constrói a partir das fotos divulgadas na internet,, mas não se aprofunda nas condições políticas que permitiram as torturas)
Outros filmes: A História de Hanna, Coração Valente, Meu Pai e Meu Filho, O Sobrevivente, A Ponte Sobre o Rio Kwai, Vincere, Furyo - Em Nome da Honra,...
Veja ainda; "10 Filmes sobre Vingança"
Os labirintos são como jogos tridimensionais, onde os jogadores têm que percorrer os caminhos, em busca de seu centro ou sua saída.
Eles são desde a antiguidade. O arquiteto Dédalo teria criado em Creta, um labirinto para abrigar o Minotauro, que perseguia suas presas através dos caminhos complexos. De lá, apenas o jovem Teseu teria conseguido escapar, graças a um novelo de lã, dado por Ariadne, que fora desenrolado no percurso.
A maioria das referências aos labirintos vêm da Europa, reproduzidas em jardins de palácios. Apesar disso, estruturas muito semelhantes foram encontradas em civilizações isoladas como os índios da América, em Goa na China, em citações do Mahabharata ou até em arte rupestre, em épocas distintas e sem aparente conexão umas com as outras.
No cinema, eles aparecem muitas vezes, geralmente envolvendo tensão e perigo.
Confira 10 filmes em que os labirintos são parte da trama. E cite outros que lembrar nos comentários!
1. O Iluminado (o labirinto do hotel, no filme de Kubrick, parece simbolizar a mente tortuosa de Jack, assim como associá-lo ao próprio Minotauro, pois dos seus domínios ninguém conseguiria escapar. o diretor optou por uma leitura mais sóbria do local, ao contrário do livro de Stephen King, que perde a mão ao fantasiar com animais de grama que ganham vida e atacam. por essas e outras, o filme é uma obra prima, muito superior ao livro)
2. Labirinto - A Magia do Tempo (Jennifer Connelly é uma adolescente, que é forçada pela madrasta a cuidar do irmão bebê. ela lê uma história sobre o rei dos goblins para ele dormir e, ao final, inspirada pelo livro, deseja que seu irmão seja levado. o rei - David Bowie - aparece e leva o bebê, para o desespero da garota. ela implora para ter seu irmão de volta, e o rei dá a ela a oportunidade de pegá-lo de volta, desde que desvende os caminhos do labirinto em até 13 horas. dirigido por Jim Henson, criador dos Muppets, o filme fracassou nas bilheterias, mas gerou vários subprodutos. cuidadosamente concebidos, os labirintos móveis foram inspirados na obra de M.C.Escher, estudioso das ilusões de ótica)
3. O Labirinto do Fauno (ao final da guerra civil espanhola, Ophelia, uma garota de 10 anos muda-se com a mãe grávida para uma casa nas montanhas, habitada por soldados facistas, comandados por seu padrasto. solitária, ela descobre nos jardins da casa, um labirinto, que a leva até um mundo de criaturas mágicas e o fauno que dará a ela três tarefas a realizar, com consequências trágicas. ótimo filme do mexicano Guillermo del Toro, repleto de simbolismos e metáforas)
4. O Cubo (sem saber como chegaram até ali, um grupo pessoas acorda cada uma dentro de um cubo, que tem seis portas para outros cubos idênticos, mas vários deles são armadilhas mortais. um labirinto tão engenhoso quanto perigoso. ao se descobrirem prisioneiros, eles terão que se unir para encontrar a saída. uma pequena produção canadense, que virou cult e gerou duas continuações)
5. A Origem (Leonardo di Caprio é um ladrão de segredos industriais, que invade o subconsciente das pessoas através dos sonhos para conseguir tirar ou inserir a informação que precisa. para despistar suas vítimas, conta com a ajuda de Ariadne - Ellen Page -, uma estudante de arquitetura, especialista em construir labirintos nos sonhos. com roteiro e direção de Christopher Nolan é um dos filmes mais bem estruturados dos últimos anos)
6. Maze Runner: Correr ou Morrer (sem memória, um rapaz se vê num elevador que o leva rapidamente até uma área onde estão outros garotos, que o recebem sem estranhamento. logo ele descobrem que aquele grupo habita o centro de um menso labirinto, do qual não há como escapar, pois todas as noites os corredores são percorridos por perigosos predadores. mais uma aventura distópica adolescente, com bom ponto de partida, mas um desenvolvimento pouco inspirado)
7. Malpertuis (Malpertuis é uma velha mansão, cercada por um labirinto inexpugnável,, onde um velho feiticeiro moribundo - Orson Welles - mantém aprisionados os deuses do Olimpo na forma de seus herdeiros mortais. um raro filme belga de 1971, complexo e intrigante)
8. Harry Potter e o Cálice de Fogo (a terceira e última tarefa do torneio Tribuxo, que coroaria o campeão entre as escolas de magia, consistia em percorrer um perigoso labirinto. no caminho, os competidores terão que enfrentar seres mágicos em busca da Taça)
9. Terra de Faraós (ao voltar de uma batalha vitoriosa, o faraó do Egito decide construir uma pirâmide, onde serrá sepultado com seus tesouros. para proteger a entrada da imponente construção, o arquiteto cria um intrincado labirinto, que deverá ainda ser selado após o corpo do faraó chegar ao seu destino. com ele, seus serviçais mais próximos ficarão igualmente presos na pirâmide. épico de 1955, brilhantemente dirigido por Howard Hawks)
10. Imortais (nas saladas mitológicas que foram produzidas nos últimos anos, não apareceu nenhuma versão fiel à lenda do Minotauro. no filme do estiloso diretor de videoclips Tarsem Singh, Teseu enfrenta o mostro num labirinto pouco desafiador e sai com ajuda de rastros de sangue, nada de romance ou novelos de lã. é o que tem)
Outros filmes: Fúria de Titãs 2, Tron, Labirintos e Monstros, Catacumbas, Fenômenos Paranormais, Minotauro...
Veja ainda: "10 filmes em Academias de Ginástica"
Chega o final do ano e todo mundo começa a se preocupar com o verão...
As academias ficam lotadas de gente correndo atrás do prejuízo.
Se nas ruas, redes como Bio Ritmo e Smart Fit proliferam, nos cinemas, esses ambientes não são tão comuns.
Esta lista tras 10 filmes onde as academias fazem parte da trama.
1. Queime Depois de Ler (Frances McDormand trabalha numa rede de academias e sonha com uma grande cirurgia plástica. por engano, um cd contendo segredos de espionagem cai nas mãos dela e de seu amigo personal trainer - Brad Pitt, hilário. juntos eles vão chantegear os espiões, para tentar resolver seus problemas, mas entrar numa enorme encrenca. filme pouco lembrado dos irmãos Joel e Ethan Coen)
2. Com a Bola Toda (Vince Vaughn é dono de uma academia falida, a Average Joe, que sobrevive com pouquíssimos alunos, mas atrai a cobiça do dono de uma poderosa rede concorrente - Ben Stiller -, que tenta comprá-la. mas uma advogada ajuda a organizar um torneio de queimada, cujo prêmio poderá saldar as dívidas da academia. uma comédia tola, mas até divertida)
3. Sem Dor, Sem Ganho (o instrutor de fisiculturismo de uma pequena academia - Mark Whalberg - se une a dois amigos para dar um golpe em um de seus alunos, muito rico. o golpe dá certo, mas eles querem mais e aí começam a ser perseguidos por um detetive. baseado numa história real e dirigido pelo notório Michael Bay, retrata o ambiente das academias com pessimismo e muito anabolizante)
4. Don Jon - Como Não Perder Essa Mulher (Jon - Joseph Gordon Levitt - mora sozinho e vive entre a academia, onde estão seus amigos, a igreja e os clubes noturnos, sempre ganhando as mulheres mais bonitas, mas sempre trocando-as pela velha e boa pornografia online. até conhecer a mulher perfeita - Scarlett Johansson - e ser obrigado a mudar seus hábitos)
5. Até que a Sorte nos Separe (Leandro Hassun era um jovem personal trainer que ganhou 100 milhões na loteria e se transformou numa máquina de desperdiçar dinheiro. 16 anos mais tarde, ele está gordo e falido. a academia que montou com amigos faz sucesso, mas ele já não faz parte da sociedade, mesmo assim eles lhe dão trabalho como professor de ginástica. comédia de sucesso, que teve continuação gravada em Las Vegas)
6. O Clube dos Corações Partidos (um grupo de amigos gays - entre eles Dean Cain e Zach Braff - vive seus dramas, dilemas e amores, sempre em torno de clubes noturnos e, principalmente, academias. enquanto um deles procura vencer suas inseguranças e problemas de auto-estima no treino, outro tenta se mostrar para um rato de academia, com consequências hilárias. um filme singelo e divertido)
7. Pumping Iron - O Homem dos Músculos de Aço (documentário clássico, que foca na preparação de, entre outros, Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno para o Mr.Olympia 1975, marco da era de ouro do fisiculturismo americano)
8. Perfeição (passado o período dos fisiculturistas, começou a era da aeróbica. este romance de 1985 traz Jamie Lee Curtis como uma instrutora de aeróbica e John Travolta como um repórter que vai entrevistá-la e entra na onda do momento... tosco, datado, divertido de tão ruim. acabou com a carreira de ambos)
9. Rocky, um Lutador (todo filme de boxe se passa mais na academia que no ringue. este filme, referência do tema, não é diferente. para enfrentar o grande campeão, o desconhecido Rocky - Sylvester Stallone -, tem que preparar-se como nunca. a canção "Gonna Fly Now" pontua o auge do treino, nas escadarias do museu de arte da Philadelphia)
10. Confissões de uma Garota de Programa (um jovem casal de Nova York, ele tenta subir na vida, vendendo planos mais caros na academia onde trabalha treinando altos executivos e ela investe em sua carreira de prostituta de luxo. filme experimental de Steve Soderbergh, estrelado pela estrela pornô Sacha Grey)
Outros filmes: Psicopata Americano, Ronda Noturna, Fórmula 17...
Veja ainda: "10 filmes de Robin Williams"
Scarlett Ingrid Johansson nasceu em Nova York em 22 de novembro de 1984, filha de mãe judia americana e pai dinamarquês.
Começou a atuar no teatro na infância e estreou no cinema em "Anjo da Guarda" aos nove anos de idade.
Antes mesmo de completara 30 anos, a atriz já tem mais de 40 filmes no currículo, quase uma centena de prêmios e indicações e um futuro brilhante pela frente.
Scarlett não tem medo de arriscar, alterna blockbusters com filmes independentes, gravou um album como cantora e prepara-se para dirigir seu primeiro longa, "Summer Crossing", baseado na obra de Truman Capote.
Esta lista traz seus principais filmes até aqui, destacando dez deles. Confira e comente!
1. Encontros e Desencontros (Scarlett Johansson está em Tóquio para acompanhar o marido, que a deixa o tempo todo sozinha, enquanto trabalha.no mesmo hotel está Bill Murray, um artista de cinema americano, que está em lá para gravar comerciais. solitários, isolados pela língua e entediados eles se conhecem nos corredores do hotel e decidem explorar a cidade juntos. excelente filme de Sofia Coppola, vencedor do Oscar de roteiro. deu a Scarlett um prêmio Bafta e uma indicação ao Golden Globe)
2. Vicky Cristina Barcelona (duas amigas americanas - Rebecca Hall e Scarlett Johansson - passam as férias em Barcelona e aceitam fazer uma viagem no avião com um sedutor pintor - Javier Barden -, com o qual Cristina - Scarlett - se envolve. além disso irão conhecer sua problemática ex-esposa - Penélope Cruz, ganhadora do Oscar. um dos melhores filmes da fase europeia de Woody Allen)
3. Sob a Pele (Scarlett é uma alienígena, que percorre as estradas desertas da Escócia seduzindo homens para levá-los a uma casa, onde eles são imersos num líquido negro. aos poucos ela acaba descobrindo humanidade em si e apiedando-se das vítimas. um filme estranho e original de Jonathon Glazer)
4. Moça com Brinco de Pérola (na Holanda do século 17, uma jovem camponesa - Scarlett Johansson - vai trabalhar na casa do grande pintor expressionista Johannes Vermeer - Colin Firth -, e torna-se modelo para seu quadro mais famoso. linda fotografia, expressionista, vários prêmios, incluindo a indicação da atriz para o Golden Globe de 2004, numa rara indicação dupla - com 'Encontros e Desencontros')
5. Uma Canção de Amor para Bobby Long (após a inesperada morte da mãe, uma jovem - Scarlett - volta para a casa onde passou a infância em New Orleans, mas descobre que a mãe já fora enterrada e a casa está sendo habitada por dois homens, um ex-professor de literatura - John Travolta - e um aspirante a escritor. ela decide ficar para recuperar a casa e suas memórias. terceira indicação de Johansson ao Golden Globe)
6. The Avengers: Os Vingadores (desde 'O Homem de Ferro 2, Scarlett ganhou o papel de Natasha Romanoff, a Viúva Negra dos filmes da Marvel. uma super agente soviética, mestre das artes marciais, que começa como inimiga, mas acaba se unindo aos herois da S.H.I.E.L.D. para defender o planeta. em breve, a personagem vai ganhar seu proprio filme)
7. Ponto Final: Match Point (em seu primeiro filme sob a batuta de Woody Allen, Scarlett é uma atriz americana, pivô de um triângulo amoroso entre seu noivo, um jovem aristocrata inglês e um professor de tênis. uma intrincada trama de suspense, a primeira experiência do diretor fora de Nova York, que se converteu num sucesso de público e crítica)
8. Lucy (Scarlett é uma jovem americana em Taiwan, que se vê envolvida numa trama de mafiosos para traficar uma nova droga para a Europa. por acidente, ela recebe uma superdose e começa a desenvolver a capacidade de uso do cérebro, ganhando poderes inimagináveis. um thriller agitado, divertido e kitsch do francês Luc Besson)
9. O Encantador de Cavalos (um acidente num haras deixa um cavalo machucado e uma menina gravemente ferida, tendo que amputar parte de sua perna. os ricos pais da menina, não concordam em sacrificar o animal e contratam um famoso treinador - Robert Redford - para, junto com a garota, recuperar aconfiança tanto o cavalo como da própria menina. Scarlett aos 13 anos já arrancava lágrimas)
10. Como Não Perder Essa Mulher (Jon - Joseph Gordon-Levitt, também estreando como diretor - mora sozinho e tem orgulho da vida que leva, sem se prender a alguém. sua filosofia é que nenhuma relação sexual é tão boa quanto pornografia. até conhecer Barbara - Scarlett Johansson - a mulher ideal. ela faz jogo duro e, para ficar conquistála, ele aceita mudar de vida, assumindo um namoro sério. divertido)
Extra: Ela (Joaquin Phoenix é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional. para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz do programa e é correspondido. sem aparecer em cena, usando apenas a voz, Scarlett foi indicada a dezenas de prêmios. outra obra original, saída da cabeça de Spike Jonze)
Outros filmes: Ghost World - Aprendendo a Viver, Diário de uma Babá, O Homem de Ferro 2, Capitão América 2: O Soldado Invernal, A Outra, Compramos Um Zoológico, Meninas de Ninguém, Chef, Em Boa Companhia, Hitchcock, O Grande Truque, Dália Negra...
Veja ainda: "10 Filmes de Robin Williams"