terça-feira, 20 de abril de 2021

Todos os indicados ao Oscar 2021 e onde assistir - Parte 4

Nesta última lista estão os indicados de documentários e curta-metragens, categorias pouco glamurizadas, mas vitais para o desenvolvimento de talentos para a indústria. Por ter outra indicação, o filme romeno 'Colectiv' já consta da parte 2. As demais encontram-se a seguir.

38. Agente Duplo - uma agência de detetetives de Santiago do Chile contrata um senhor de 84 anos para infiltrar-se num asilo e investivar supostos maus tratos que uma moradora idosa poderia estar sofrendo. há um problema de descrédito no posicionamento das câmeras numa investigação secreta, mas esquecendo isso, o filme é cativante e comovente. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO.

Onde assistir: GloboPlay.

39. Crip Camp: Revolução pela Inclusão - um acampamento de verão em 1971, que reuniu jovens com deficiências, despertou a consciência neles de rejeitar do isolamento e lutar pelo direito de se locomover e participar do mundo, culminando nos movimentos de direitos e em legislações que possibilitaram a acessibilidade que temos hoje em dia. produzido pelo casal Obama, este é um documento dos mais importantes de nossa era. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO.

Onde assistir: Netflix.

40. Professor Polvo - um biólogo marinho desenvolve uma improvável amizade com uma polvo numa floresta subaquática na África do Sul e grava essa relação diariamente durante o ciclo da vida do animal, procurando não interferir no ambiente. uma lição de amor à natureza com imagens deslumbrantes e apaixonantes. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO.

Onde assistir: Netflix.

41. Time - uma mulher luta pela liberdade do marido condenado a 60 anos de prisão por um assalto, enquanto cria seus filhos. retrato do sistema judicial desproporcional nos EUA, que pune homens negros com muito mais rigor que outros grupos. o filme é pesado e deixa lacunas desnecessárias, mas não deixa de ser forte. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

42. A Concerto Is a Conversation - Kris Bowers, um jovem virtuoso pianista de jazz e compositor de trilhas sonoras (Green Book), conta, em 13 minutos, a trajetória de sua família do ponto de vista do seu avô de 92 anos, desde a saída da Florida racista até a estreia de uma peça do neto no luxuoso Walt Disney Concert Hall. vale pela simpatia e alegria contagiante do avô. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO DE CURTA METRAGEM.

Onde assistir: YouTube.

43. Do Not Split - a história dos protesto de 2019 em Hong Kong contra as pesadas restrições impostas pela China à população desde a reunificação de 1997. por conta da indicação a transmissão do Oscar será proibida na China. um filme de 33 minutos, que mostra que o ambiente não é tão pacífico por lá. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO DE CURTA METRAGEM.

Onde assistir: Vimeo / YouTube.

44. Uma Canção para Latasha - em 1992 uma menina de 15 anos é assassinada pela dona de uma loja de conviniência de Los Angeles sem qualquer motivo, o que gerou fortes protestos da comunidade. o curta relembra a vida da garota, sob o ponto de vista de seus amigos. em 19 minutos procura humanizar a garota além do símbolo. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO DE CURTA METRAGEM.

Onde assistir: Netflix

45. Colette - uma senhora que militou na resistência francesa durante a segunda guerra é convencida por uma estudante de história a visitar o campo de concentração onde seu irmão foi morto pelos nazistas. triste e impactante como a jornada dessa mulher pode ser. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO DE CURTA METRAGEM.

Onde assistir: YouTube.

46. Hunger Ward - dentro de um centro terapêutico contra a fome no Yemen, uma médica e uma enfermeira lutam diariamente para recuperar crianças dos efeitos da fome. o país é devastado por uma guerra civil desde 2015 e quem sofre o maior efeito são as crianças. é importante que hajam filmes sobre o tema para lembrar desta guerra esquecida. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO DE CURTA METRAGEM.

Onde assistir: Paramount +.

47. Genius Loci - um exercício de estilo sobre uma jovem vivendo numa apartamento com a irmã e seu sobrinho bebê, que escapa desse ambiente percorrendo um ambiente urbano caótico aparentemente em sua imaginação. visualmente estimulante. indicado ao Oscar de: CURTA DE ANIMAÇÃO.

Onde assistir: YouTube.

48. Opera - dentro de uma pirâmide/formigueiro, várias facetas de nossa sociedade acontecem simultaneamente: guerra, religião, trabalho, nascimento, morte, pós-morte, num mosaico impossível de ser totalmente seguido, mas absolutamente fascinante. esta co-produção coreana é minha favorita da categoria. indicado ao Oscar de: CURTA DE ANIMAÇÃO.

Onde assistir: YouTube.


49. Toca - um coelhinho tenta construir a toca dos seus sonhos, mas não consegue escavar sem invadir a casa de outros animais. animação fofa da Pixar. indicado ao Oscar de: CURTA DE ANIMAÇÃO.

Onde assistir: Disney+, YouTube.

50. Se Algo Acontecer... Te Amo - um casal vive o luto da perda de sua filha e aos poucos entendemos as circunstâncias. obviamente triste e comovente. indicado ao Oscar de: CURTA DE ANIMAÇÃO.

Onde assistir: Netflix. 

51. Já-Fólkið / Yes-People - uma autoparódia dos islandeses, que são conhecidos por dizer sim para tudo. no cotidiano, as pessoas dizem sim com diversas entonações e significados. o mais fraco dos indicados. indicado ao Oscar de: CURTA DE ANIMAÇÃO.

Onde assistir: YouTube (no canal da revista New Yorker).

52. Dois Estranhos - um jovem designer negro é morto, vítima de violência policial ao sair da casa de uma garota. mas ele entra em um looping temporal e todas as manhãs tenta encontrar um jeito de não ser morto. alguns clichês e erros de roteiro não estragam sua relevância. vale assistir. indicado ao Oscar de: CURTA DE FICÇÃO.

Onde assistir: Netflix. 

53. The Letter Room - Oscar Isaaac é um agente carcerário que é transferido para o setor de "comunicações". que consiste em ler e, eventualmente, censurar as cartas que os detentos mandam ou recebem. empático, ele não resiste em interferir nos dramas de alguns deles. bom filme. indicado ao Oscar de: CURTA DE FICÇÃO.

Onde assistir: Vimeo.

54. White Eye - um homem encontra sua bicicleta roubada e tenta recuperá-la, mas o novo dono, um imigrante africano, diz que a comprou há uma semana. e a tensão só cresce. filme israelense feito em um único plano sequência, um exercício engenhoso. indicado ao Oscar de: CURTA DE FICÇÃO.

Onde assistir: T-Port.

55. Feeling Through - um jovem sem teto em Nova York procura onde passar a noite, quando se depara com um homem surdo e cego, que lhe pede ajuda para tomar um ônibus. relutante, resolve ajudar e acaba recebendo uma lição de empatia. belo filme. indicado ao Oscar de: CURTA DE FICÇÃO.

Onde assistir: YouTube. 

56. The Present - um palestino atravessa a fronteira com Israel acompanhado da filha para comprar um presente para a esposa. apesar da cidade israelense ficar a poucos metros da sua casa, ele sempre tem que passar pelos soldados do posto. extremamente tenso e revelador dessa desigualdade e da maldade humana. indicado ao Oscar de: CURTA DE FICÇÃO.

Onde assistir: Torrent. 


PARTE 1    -    PARTE 2    -    PARTE 3


sábado, 17 de abril de 2021

Todos os indicados ao Oscar 2021 e onde assistir - Parte 3

Esta lista é a terceira de quatro e traz os filmes indicados apenas em categorias técnicas ou as animações. 

21. Relatos do Mundo - após o fim da guerra civil americana, o capitão Kidd percorre o oeste lendo jornais, trazendo notícias do mundo para as comunidades isoladas, no caminho ele encontra uma órfã de 10 anos que foi criada pelo índios e concorda em levá-la até seus tios. Tom Hanks num papel paternal e a garota alemã Helena Zengel nos cativam, junto com a linda fotografia. indicado a 4 Oscars: FOTOGRAFIA, DESENHO DE PRODUÇÃO, TRILHA SONORA e SOM.

Onde assistir: Netflix.

22. Tenet - um Protagonista viaja por um mundo de espionagem internacional em uma missão que se desdobrará em algo além do tempo real, para evitar o início da terceira guerra mundial. Christopher Nolan está mais preocupado com a forma que com a compreensão da história. é um exercício estilístico impressionante, mas difícil de ser desfrutado. indicado a 2 Oscars: DESENHO DE PRODUÇÃO e EFEITOS VISUAIS.

Onde assistir: disponível para aluguel no Apple TV, Google Play, Looke e Microsoft Filmes (14,90), além de compra por R$ 49,90 no Apple TV e Google Play. já disponível também em DVD e Blu-Ray.

23. Emma. - na Inglaterra do século 19, uma moça rica e mimada passa os dias bancando a casamenteira para seus amigos, evitando cair ela própria nesse jogo. o delicioso livro de Jane Austen ganha a leveza necessária nas mãos da ótima estreante Autumn de Wilde e nos olhos da protagonista vivida por Anya Taylor-Joy. indicado a 2 Oscars: FIGURINOS e MAQUIAGEM.

Onde assistir:  TeleCine Play, para aluguel Google Play, Claro Video, Apple TV e Looke. já disponível também em DVD e Blu-Ray.

24. Mulan - uma jovem chinesa se disfarça de homem para juntar-se ao exército e salvar seu pai de ser convocado. versão live-action do desenho da Disney de 1998, com muito mais ação e menos fantasia. vale pelo visual. indicado a 2 Oscars: FIGURINOS e EFEITOS VISUAIS.

Onde assistir:  Disney+.

25. Pinóquio - um boneco de madeira ganha vida, sonhando ser um garoto de verdade. versão do italiano Matteo Garrone, fiel à história original de Carlo Collodi, não exatemente dirigido para crianças. visual lindíssimo, indicado a 2 Oscars: FIGURINOS e MAQUIAGEM.

Onde assistir: lançado nos cinemas brasileiros em 21 de janeiro. DVD previsto para abril. sem previsão para streaming. 

26. Soul - logo depois de conseguir o emprego dos seus sonhos numa banda de jazz, um modesto professor de música sofre um acidente que vai atrapalhar seus planos. uma animação original e sofisticada da Pixar, que traz boa música e até alguma reflexão. indicado a 3 Oscars: ANIMAÇÃO, TRILHA SONORA e SOM.

Onde assistir:  Disney+.

27. Greyhound: Na Mira do Inimigo - Tom Hanks é um comandante militar escalado para liderar um comboio de barcos pelo Atlântico durante a Segunda Guerra. seus navios são perseguidos por submarinos alemães, tornando-se uma longa e dolorosa batalha naval. muito barulho para pouca profundidade. indicado ao Oscar de: SOM.

Onde assistir: AppleTV+

28. Destacamento Blood - quatro veteranos de geurra voltam ao Vietnan em busca dos restos mortais do líder de seu esquadrão e de uma fortuna em ouro que ele os ajudou a esconder. excelente filme de Spike Lee que merecia bem mais reconhecimento nas premiações. indicado ao Oscar de: TRILHA SONORA.

Onde assistir: Netflix.

29. Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars - dois cantores amadores de uma pequena cidade da pequena Islândia acidentalmente são escolhidos para representar seu país na principal competição musical da Europa. diverte pela breguice, mas se perde na longa duração. indicado ao Oscar de: CANÇÃO ("Husavik").

Onde assistir: Netflix.

30. Rosa e Momo - uma idosa sobrevivente do Holocausto aceita cuidar de um garoto imigrante do Senegal que a roubou. uma comovente interpretação da diva Sophia Loren, que bem merecia uma indicação. indicado ao Oscar de: CANÇÃO ("Io Si")

Onde assistir: Netflix.

31. Amor e Monstros - sete anos depois do monsterpocalypse, os humanos que restaram vivem escondidos no subterrâneo, já que os monstros ocuparam a superfície. um rapaz reconhece pelo rádio a voz da sua namorada da escola e decide caminhar 80 milhas para chegar até o abrigo onde ela está. simpático e divertido. indicado ao Oscar de: EFEITOS VISUAIS.

Onde assistir: Netflix.

32. O Céu da Meia-Noite - George Clooney é um cientista solitário no Ártico, que corre contra o tempo para impedir que um grupo de astronautas volte à Terra depois de uma catástrofe global. longo e monótono, mas bem feito. indicado ao Oscar de: EFEITOS VISUAIS.

Onde assistir: Netflix.

33. O Grande Ivan - um gorila de circo quer saber mais sobre seu passado na selva e, com a ajuda de uma bebê elefante e outros animais, foge para a liberdade. humanos e animais falantes misturados com um CHI impressionante.  indicado ao Oscar de: EFEITOS VISUAIS.

Onde assistir: Disney+.

34. A Caminho da Lua - uma esperta garotinha órfã constrói uma nave para ir à lua e encontrar a mística deusa Chang'e. uma linda produção sino-americana, de encher os olhos. indicado ao Oscar de: ANIMAÇÃO.

Onde assistir: Netflix.

35. WolfWalkers - numa época cheia de magia e superstição, em que os lobos são considerados criaturas demoníacas, uma menina vive com seu pai para um castelo, onde ele exerce função de caçador de lobos. a garota é destemida e também quer caçar os animais, até deparar-se com a verdadeira natureza deles e decidir protegê-los. terceira parte de uma série sobre o folclore irlandês, todas indicadas ao Oscar. belíssimo e com bom rítmo. indicado ao Oscar de: ANIMAÇÃO.

Onde assistir: AppleTV+.

36. Shaun, o Carneiro: O Filme - A Fazenda Contra-Ataca - uma nave espacial cai perto da fazenda de Shaun e acaba atraindo a atenção de todo o país. o fazendeiro resolve construir um parque temático para lucrar com a aparição, enquanto os carneiros tentam ajudar a alienígena a voltar para casa. divertidíssimo, um dos melhores da franquia. indicado ao Oscar de: ANIMAÇÃO.

Onde assistir: Netflix.

37. Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica - dois irmãos elfos recebem o cajado que pertenceu ao seu pai e poderá trazê-lo de volta à vida. sem experiência em magia, eles acabam se metendo em mais enrascadas. outra boa produção da Pixar, que se não chega ao nível das melhores do estúdio, ainda assim diverte e emociona.  indicado ao Oscar de: ANIMAÇÃO.

Onde assistir:  Disney+.



PARTE 1    -    PARTE 2    -    PARTE 3     -    PARTE 4


quinta-feira, 15 de abril de 2021

Todos os indicados ao Oscar 2021 e onde assistir - Parte 2

Esta é a continuação da lista de indicados ao Oscar, com filmes que nào foram indicados à categoria principal, seguindo a ordem agora das categorias mais relevantes. 

9. Druk - Mais Uma Rodada - quatro amigos professores decidem testar uma teoria em que serão mais eficientes e felizes, se tiverem sempre uma pequena quantidade de álcool no sangue. uma comédia inteligente, que deixa um gostinho amargo. grande Mads Mikkelsen. indicado a 2 Oscars: DIREÇÃO (Thomas Vinterberg) e FILME INTERNACIONAL.

Onde assistir: YouTube e Google Play (18,90), NOW, iTunes, Apple TV, Vivo Play e Sky Play. 

10. Collective - na Romênia, um incêndio numa casa noturna com dezenas de vítimas acaba sendo o ponto de partida para a investigação de corrupção na saúde pública, envolvendo o governo federal. documentário eletrizante e impactante, que tem muita semelhança com o Brasil de hoje.  indicado a 2 Oscars: FILME INTERNACIONAL e DOCUMENTÁRIO.

Onde assistir: sem distribuição prevista.

11. Quo Vadis, Aida? - durante a guerra da Bósnia, uma professora da pequena cidade de Srebrenica é colocada como intérprete entre as forças do ONU e o cruel exército sérvio, que viria a ocupar a cidade e dizimar sua população. um drama devastador para que não esqueçamos das atrocidades que seres humanos podem perpetrar. atuação iluminada de Jasna Đuričić. indicado ao Oscar de: FILME INTERNACIONAL.

Onde assistir: previsto para 20/04 nas plataformas digitais.

12. Better Days / Shaonian de ni - uma garota inteligente às vésperas do concorrido vestibular chinês sofre bullyng violento na escola e é protegida por um jovem que vive de pequenos crimes. ótima atuação do casal Dongyu Zhou e Jackson Yee, numa bonita história de amor marginal. indicado ao Oscar de: FILME INTERNACIONAL.

Onde assistir: sem distribuição prevista.

13. O Homem que Vendeu sua Pele - um refugiado sírio, vive no Líbano afastado de sua amada, que casou-se e vive na Bélgica. um artista o contrata para tatuá-lo, transformando-o em uma obra de arte, que lhe daria dinheiro e visto para a Europa. inspirado numa história real, a premissa é muito interessante, mas a direção opta pelo tom farsesco, o que nunca funciona bem. indicado ao Oscar de: FILME INTERNACIONAL.

Onde assistir: nos cinemas em agosto.

14. Fita de Cinema Seguinte de Borat - liberado da prisão depois de 15 anos por trazer vergonha ao povo do Cazaquistão, Borat tem uma missão de voltar aos Estados Unidos para fazer as pazes, oferecendo sua filha de 15 anos ao presidente Trump. Sacha Baron Cohen aproveita a pandemia e os absurdos do pensamento trumpista para desnudar mais uma vez a sociedade americana. indicado a 2 Oscars: ROTEIRO ADAPTADO e ATRIZ COADJUVANTE (Maria Bakalova).

Onde assistir: Amazon Prime Video.

15. O Tigre Branco - um rapaz pobre na Índia moderna, decide escapar da sua sina de pobreza e servidão. torna-se motorista de um mafioso, onde aprende a subir na vida sem muitos escrúpulos. uma aventura violenta e amoral, um bom entretenimento.  indicado ao Oscar de: ROTEIRO ADAPTADO

Onde assistir: Netflix.

16. Uma Noite em Miami... - numa noite de 1964, encontraram-se quatro amigos, ícones afro-americanos num quarto de hotel, Cassius Clay, Malcolm X, Sam Cooke e Jim Brown. um recorte da história que ainda tinha muito a ser contada e que permanece muito atual. dirigido com leveza pela estreante (e grande atriz) Regina King.  indicado a 3 Oscars: ROTEIRO ADAPTADO, ATOR COADJUVANTE (Leslie Odom Jr.) e CANÇÃO ('Speak Now').

Onde assistir: Amazon Prime Video.

17. A Voz Suprema do Blues - durante a gravação da diva do blues Ma Rainey na Chicago dos anos 1920, a tensão é crescente entre a cantora e os brancos donos da gravadora e com os músicos, especialmente um jovem trompetista. o filme ficará marcado como o último do excelente Chadwick Boseman. é uma adaptação do teatro, o que a torna ainda mais claustrofóbica, mas o elenco vale cada minuto de filme. indicado a 5 Oscars: ATOR (Boseman), ATRIZ (Viola Davis), DIREÇÃO DE ARTE, FIGURINOS e MAQUIAGEM.

Onde assistir: Netflix.

18. Pieces of a Woman - ao tentar fazer um parto humanizado em casa, uma jovem mulher vive uma tragédia, que vai destruir seu casamento, seu entorno e sua vida por um longo período até que ela possa novamente juntar os pedaços. um filme tristíssimo e pesado, mas que vale pelas atrizes. indicado ao Oscar de: ATRIZ (Vanessa Kirby).

Onde assistir: Netflix.

19. Estados Unidos vs Billie Holiday - no auge da carreira da lendária cantora, ela é perseguida pelo departamento de narcóticos para servir de exemplo. nem o enorme talento de Andra Day salva o filme da mão pesada do diretor e de um roteiro sem pé nem cabeça. muito ruim. indicado ao Oscar de: ATRIZ (Day).

Onde assistir: sem distribuição prevista.

20. Era uma Vez um Sonho - um jovem estudante de Yale tem que voltar para casa em Ohio e se deparar com a sua família disfuncional e constatar que o sonho americano fracassou para eles. um livro cheio de nuances se traduziu num novelão de quinta categoria, mesmo com um elenco estelar. deu tudo errado nas mãos de Ron Howard.  indicado a 2 Oscars: ATRIZ COADJUVANTE (Glen Close) e MAQUIAGEM.

Onde assistir: Netflix.


PARTE 1    -    PARTE 2    -    PARTE 3     -    PARTE 4