quinta-feira, 15 de abril de 2021

Todos os indicados ao Oscar 2021 e onde assistir

Chegamos a mais uma temporada de Oscar, uma das mais estranhas, já que todos os filmes indicados chegaram via streaming e a maioria nunca conheceu uma sala de cinema. 

Ainda assim, os estúdios conseguiram lançar excelentes filmes, mantendo uma boa qualidade nas premiações, não ficando a dever a anos anteriores, a não ser talvez nos blockbusters, que acabavam sendo indicados em categorias técnicas.

Esta lista traz todos 56 os indicados deste ano, com um breve comentário e, quando disponível, a indicação de onde conseguir assistir. Começando pelos 8 indicados a melhor filme do ano, pela minha ordem de preferência.

1. Nomadland - uma mulher de meia idade percorre o país numa van, buscando trabalhos temporários para sobreviver. um retrato amargo dos excluídos em uma sociedade desigual. uma direção sensível e impactante acompanhada de uma interpretação dilacerante de Frances McDormand fazem deste o melhor filme da competição. indicado a 6 Oscars: FILME, DIREÇÃO (Chloé Zhao), ATRIZ (Frances), ROTEIRO ADAPTADO, EDIÇÃO e FOTOGRAFIA. 

Onde assistir: ainda não está disponível em streaming no Brasil (nos EUA está na Hulu) e a estreia no cinema estava prevista para 15/04, mas depende de liberação da fase restritiva de cada cidade. 

2. Meu Pai - Anthony tem 81 anos e sua memória começa a falhar. sua filha tenta tocar a vida e ao mesmo tempo cuidar do pai. o roteiro brilhante toma o ponto de vista do idoso, confundindo personagens e fatos, transferindo ao espectador o mesmo desconforto de quem está perdendo a sanidade. indicado a 6 Oscars: FILME, ROTEIRO ADAPTADO, ATOR (Anthony Hopkins), ATRIZ COADJUVANTE (Olivia Colman), EDIÇÀO e DESENHO DE PRODUÇÃO.

Onde assistir: YouTube, Now, Apple TV e Google Play, por R$ 29,90. será disponibilizada para locação em 28 de abril.

3. O Som do Silêncio - um jovem baterista de heavy metal perde a audição e precisa reencontrar um sentido em sua vida. a grande atuação de Riz Ahmed eleva o filme. indicado a 6 Oscars: FILME, ROTEIRO ORIGINAL, ATOR, ATOR COADJUVANTE (Paul Raci), SOM e EDIÇÃO.

Onde assistir: Amazon Prime Video

4. Os 7 de Chicago - um protesto pacífico contra a guerra do Vietnan em 1968 terminou em confronto com a polícia. um ano mais tarde, sete ativistas foram julgados por conspiração. a força do filme está no ótimo elenco e na absurda história real, retrato de uma época de trevas.  indicado a 6 Oscars: FILME, ROTEIRO ORIGINAL, ATOR COADJUVANTE (Sacha Baron Cohen), EDIÇÃO, FOTOGRAFIA e CANÇÃO.

Onde assistir: Netflix

5. Mank - a história dos bastidores da produção de 'Cidadão Kane' com foco no cáustico roteirista Herman J. Mankiewicz. um mergulho na turbulenta Hollywood clássica com muitas referências para cinéfilos. bela produção com ótimos momentos.  indicado a 10 Oscars: FILME, DIREÇÃO (David Fincher), ATOR (Gary Oldman), ATRIZ COADJUVANTE (Amanda Seyfried), SOM, DIREÇÃO DE ARTE, TRILHA SONORA, MAQUIAGEM, FIGURINO e FOTOGRAFIA.

Onde assistir: Netflix

6. Judas e o Messias Negro - um marginal é infiltrado no grupo Panteras Negras para colher informações sobre seu líder. é uma boa introdução à história do movimento, mas com focoa na luta desigual entre idealismo social de um e instinto de sobrevivência amoral do outro. o ótimo elenco ajuda bastante. indicado a 6 Oscars: FILME, ROTEIRO ORIGINAL, ATOR COADJUVANTE (Daniel Kaluuya e LaKeith Stanfield), CANÇÃO e FOTOGRAFIA.

Onde assistir: Cinemas, quando reabrirem. HBO Max (quando o serviço estiver disponível em junho 21).

7. Minari - uma família de origem coreana adquire uma pequena fazenda com planos de cultivar legumes e tem que lutar contra a realidade do clima, da terra e dos bancos. uma história comovente e edificante sobre resiliência e amor familiar. indicado a 6 Oscars: FILME, DIREÇÃO (Lee Isaac Chung), ROTEIRO ORIGINAL, ATOR (Steven Yeun), ATRIZ COADJUVANTE (Yuh-Jung Youn) e TRILHA SONORA.

Onde assistir: Cinemas (previsto para 22/04)

8. Bela Vingança - uma jovem leva uma vida dupla, atraindo homens para armadilhas, buscando vingar-se dos traumas de seu passado. um thriller com toques de comédia, interessante, mas superestimado. indicado a 5 Oscars: FILME, DIREÇÃO (Emerald Fennell), ROTEIRO ORIGINAL, ATRIZ (Carey Mulligan) e EDIÇÃO.

Onde assistir: Cinemas (previsto para 22/04)


CONTINUA...

PARTE 2    -    PARTE 3     -    PARTE 4



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!