quinta-feira, 19 de outubro de 2017

10 Filmes sobre Motoristas de Táxi


Os motoristas de táxi levam e trazem as mais incríveis histórias em seus carros.
Esta lista traz alguns filmes em que eles têm os papeis centrais na trama.

1.  O Motorista de Táxi (na Coreia do Sul, durante os protestos contra o golpe militar de 1980, um simplório motorista de táxi leva um jornalista alemão de Seul para Gwangju, epicentro das revoltas estudantis, onde dezenas foram mortos pelas forças de repressão. o motorista, assim como a maior parte da população coreana só ficaram sabendo dessas atrocidades graças às imagens do repórter. baseado numa história real, é um filme emocionante do começo ao fim)

2.  Taxi Driver (um veterano do Vietnam mentalmente instável e insone, arruma um emprego de taxista nas madrugadas, percorrendo as ruas da decadente Nova York da época - o filme é de 1976 -, em meio a marginais e prostitutas. um roteiro perfeito de Paul Schrader, dirigido pelo jovem Martin Scorsese e estrelado pelo assustadoramente perfeccionista Robert DeNiro)

3.  Táxi Teerã (neste falso documentário, o diretor Jafar Panahi instala câmeras dentro de um táxi e começa a dirigir pelas ruas de Teerã pegando clientes e conversando com eles ao longo dos trajetos. entre os assuntos, humor e drama se misturam nas discussões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema. Panahi surpreende mais uma vez, com um roteiro simples, uma limitação extrema, de estar o tempo todo dentro de um carro e ainda assim criar humor, drama e suspense. brilhante como sempre)

4.  Free Zone (Natalie Portman é uma americana, filha de pai judeu, que foge após romper o noivado e brigar com a família do noivo num hotel em Jerusalém. ela toma um táxi e pede à motorista que a leve para qualquer lugar e esta acaba levando a turista para fora do território israelense, na zona livre da fronteira com a Jordânia, para cobrar uma dívida. road-movie dirigido por Amos Gitai na área mais conflituosa do planeta)

5.  O Quinto Elemento (no século 23, um motorista de taxi - Bruce Willis - de Nova York se envolve em uma aventura na qual tem de deter um ser demoníaco que percorre a galáxia a cada 5000 anos. se nada for feito a Terra será destruída, mas para isto ele precisa encontrar 4 pedras antigas, que representam os elementos, e colocá-las em volta de uma bela mulher - Milla Jovovich -, que é o quinto elemento do título)

6.  Uma Noite Sobre a Terra (cinco histórias sobre cinco taxistas de Los Angeles, Helsinque, Nova Iorque, Paris e Roma, que servem de cenário para uma variedade de histórias passadas na mesma noite. dirigido por Jim Jarmusch, um cineasta que sabe duelar com diálogos como poucos)

7.  Colateral (Jamie Foxx é taxista em Los Angeles há 12 anos, até que, em uma noite aparentemente tranquila, ele encontra Tom Cruise, um assassino de aluguel, que está na cidade para matar 5 testemunhas-chave do processo contra um narcotraficante. obrigado a seguir as ordens do passageiro, ele corre o risco de ser morto a qualquer momento. um thriller tenso dirigido pelo talentoso Michael Mann)

8.  A Passageira (Lima, Peru, a rotina de Magallanes, um motorista de táxi, vira de cabeça pra baixo quando uma mulher de seu passado sombrio, entra em seu carro. os dois se conheceram quando ele foi soldado do exército peruano e ela era abusada por seu superior. em busca de redenção, o taxista tenta ajudar a mulher a superar seus graves problemas financeiros. mais um bom filme sobre as consequências das ditaduras militares latino-americanas. sem maniqueísmos, o roteiro - do próprio diretor Salvador del Solar - revela aos poucos o passado das personagens e o momento em que convergiram tragicamente)

9.  Táxi (versão americana de 2004 de um sucesso francês de 1998. Jimmy Fallon é um atrapalhado policial, que tem sua carteira de motorista cassada por provocar um acidente e acaba rebaixado. quando fica sabendo de um assalto a banco, decide prender os bandidos para recuperar sua credibilidade. mas para perseguir os bandidos, ele precisa da ajuda de Queen Latifah, uma taxista que tirou recentemente sua carteira de motorista. juntos eles perseguem um bando de assaltantes a banco brasileiras, lideradas por Gisele Bündchen)

10.  Lovelorn - Gönul Yarazi (o idealista Nazim retorna para casa em Istambul, depois de  15 anos afastado dando aulas numa remota aldeia turca no leste do país. trabalhando como motorista de táxi, conhece uma mãe solteira que trabalha num clube de striptease e tem um problemático ex-marido que não a deixa em paz e se apaixona por ela. drama turco, que pode ter o título traduzido por "mágoa". trata de pessoas lidando com as feridas causadas por escolhas do passado. "Nós somos vítimas de nossos sonhos" proclama o protagonista. bom filme, triste e trágico)

Outros filmes: Teoria da Conspiração, Táxi - Velocidade nas Ruas (1998), Um Táxi para a Escuridão, Amor em Sampa, Deus Só Atende aos Domingos, D.C. Cab, Táxi Roxo, Coisas Belas e Sujas...


Veja ainda: "10 filmes sobre Cangaceiros"





sábado, 14 de outubro de 2017

10 Filmes sobre o Divórcio


O divórcio é uma instituição quase tão popular quanto o casamento.
Deriva do termo latino divortium, derivado de divertĕre, "separar-se". É o rompimento legal e definitivo do vínculo de casamento civil. Quem dera fosse apenas isso...
O divórcio é a coroação do fracasso de um relacionamento amoroso, o fim dos sonhos que um casal projetou para si. Geralmente envolve mágoas e ressentimentos, no mínimo para um dos lados.
O cinema explorou infinitas vezes o tema, já que a tristeza costuma gerar mais dramas que a alegria.
Esta lista destaca alguns ótimos filmes que mostram bem esses dramas.

1.  O Julgamento de Viviane Amsalem (em Israel, somente os rabinos têm o poder de firmar ou dissolver um casamento. mas o divórcio só se concretizará se houver total consentimento do marido. Viviane Amsalem - a co-diretora Ronit Elkabetz - está pedindo o divórcio há três anos, mas seu marido a nega em todas as audiências. seco e direto, o filme consegue passar toda angústia de uma mulher submetida à violência da lei arcaicamente ligada à religião)

2.  Divórcio (Camila Morgado e Murilo Benício casam-se contra a vontade da família dela e levam uma vida difícil no interior de São Paulo até criar um molho de tomate de enorme sucesso, que os deixa ricos. com o passar dos anos a relação se deteriora até que um incidente precipita a separação. cada um busca o melhor advogado para defender seu patrimônio e entram num processo de divórcio destrutivo e engraçado. uma boa produção, recheada de clichês, mas valorizada por diálogos divertidos e pelas ótimas atuações do casal)

3.  O Passado (um drama que mostra a ruína da relação entre um marido iraniano e sua esposa francesa, vivendo na Europa. após muitas disputas, ele abandona a família e as duas filhas dela para retornar ao seu país de origem. quando a esposa pede o divórcio, ele descobre que o pedido é motivado pelo fato de ela ter conhecido outro homem. mais um belo filme do diretor Asghar Farhadi de 'A Separação', focando a dificuldade de comunicação entre as pessoas levando a mal-entendidos que acabam em rupturas e traumas insolúveis. a construção do roteiro é brilhante e os intérpretes - Bérénice Bejo e Ali Mosaffa - perfeitos. grande filme!)

4.  Kramer vs. Kramer (Dustin Hoffman tem que se adaptar à nova rotina de pai solteiro quando, junto com seu filho pequeno, é abandonado pela esposa - Meryl Streep -, que sai em busca de sua própria identidade. tempos depois a mãe volta para disputar a guarda do garoto. um filme comovente ganhador de 5 Oscars)

5.  A Igualdade é Branca (a esposa francesa - Julie Delpy - de um imigrante polonês que trabalha como cabeleireiro na França pede o divórcio após apenas seis meses, alegando impotência do marido. ao se ver sem esposa e sem passaporte, é obrigado a voltar ao seu país natal, onde começa a tramar um perverso plano de vingança contra a ex-mulher. segunda parte da genial trilogia das cores de Krzysztof Kieslowski)

6.  Divórcio à Italiana (Marcello Mastroianni é um barão entediado com a vida e com a esposa. durante um verão no castelo, ele se apaixona pela prima. como o divórcio era impossível na Itália nos anos 1960, ele decide matar a esposa simulando uma situação de adultério, o que o livraria da cadeia. ótima comédia de humor negro de Pietro Germi, ganhadora do Oscar de roteiro de 1961)

7.  O Que Eu Mais Desejo (dois irmãos são separados após o divórcio dos pais e passam a viver em cidades diferentes. o mais velho de 12 anos, desenvolve uma teoria de que se fizer um desejo quando vir dois trens-bala se cruzarem, este irás se realizar. e o que ele mais deseja é voltar a reunir sua família. lindíssimo drama de Hirokazu Koreeda sobre o efeito da separação nos filhos pequenos)

8.  A Chama que Não se Apaga (quando um escritor de sucesso e sua esposa - Albert Finney e Diane Keaton - descobrem que seu casamento de 15 anos não tem mais como prosseguir, e decidem separar-se, em busca de novos relacionamentos, o que irá devastar a vida de seus quatro filhos. um filme sério e triste de Alan Parker)

9.  Uma Mulher Descasada (Jill Clayburgh é uma mulher que vive confortavelmente em Manhattan com o marido há 16 anos. quando ele a troca por uma mulher mais jovem, ela terá que aprender a lidar com sua identidade e com sua sexualidade, contra os padrões sociais vigentes. escrito e dirigido por Paul Mazursky, é um ótimo libelo feminista do fim dos anos 1970, indicado para os Oscars de filme. atriz e roteiro)

10.  A Guerra dos Roses (Danny DeVito é um advogado especializado em divórcios que narra a história de seus clientes. Michael Douglas e Kathleen Turner estão casados há 18 anos e agora querem se divorciar. o problema é que ambos desejam permanecer com a luxuosa mansão em que vivem. como nenhum deles está disposto a ceder, iniciam uma guerra interna de forma a fazer com que o outro deixe a casa. uma sátira mordaz do consumismo)

Outros filmes: A Lula e a Baleia, Simplesmente Complicado, Divórcio à Francesa, O Clube das Desquitadas, Uma Babá Quase Perfeita, Cenas de um Casamento, Diferenças Irreconciliáveis, Entre o Amor e a Paixão, Nahid, O Segredo do Grão, Amor à Toda Prova, Namorados para Sempre, Sob o Sol da Toscana, A Alegre Divorciada...

Veja ainda: "10 filmes sobre Transplantes de Órgãos"




quinta-feira, 12 de outubro de 2017

10 Filmes sobre Cangaceiros


O Cangaço foi um fenômeno social ocorrido a partir do nordeste do Brasil, em que grupos de homens vagavam pelas cidades em busca de justiça e vingança, em protesto diante das injustiças sociais na região e utilizavam a violência e o banditismo como método.
Na década de 1950 até 1970, o tema tornou-se bastante presente na cinematografia nacional, numa versão nossa dos westerns americanos. 
Alguns desses filmes se destacaram, da paródia ao lírico, mas principalmente na forma de aventura. Veja uma lista com alguns deles.

1.  Entre Irmãs (no interior de Pernambuco nos anos 1930, duas irmãs costureiras são separadas após a passagem de um grupo de cangaceiros. uma delas - Nanda Costa excelente - é forçada a acompanhá-los e acaba se envolvendo com o líder deles, causando mudanças profundas na harmonia do grupo. belíssimo filme de Breno Silveira de 2017. clique e veja meu comentário aqui)

2.  O Cangaceiro (maior clássico do tema, dirigido em 1953 por Lima Barreto e premiado em Cannes como melhor filme de aventura e melhor trilha sonora, de onde se destacou a canção "Mulher Rendeira". o roteiro, com diálogos de Rachel de Queiroz conta a história de Teodoro, do bando de cangaceiros de Galdino Ferreira, que se apaixona por Olívia, professora capturada pelo bando durante um ataque. mas o romance acaba provocando ciúmes na mulher do capitão, que ama Teodoro em segredo)

3.  Deus e o Diabo na Terra do Sol (Geraldo Del Rey é Manoel, um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta por um coronel a quem acaba matando numa briga. perseguido por jagunços, foge com sua esposa - Yoná Magalhães. o casal se une aos seguidores de um beato, mas ao presenciar a morte de uma criança, a mulher mata o beato. em paralelo, Antônio das Mortes - Maurício do Valle -, um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato. um dos melhores filmes de Glauber Rocha, estreou no fetival de Cannes em 1964)

4.  Baile Perfumado (um ótimo filme de 1997. amigo íntimo do padre Cícero, um fotógrafo libanês decide filmar Lampião e todo seu bando, pois acredita que este filme o deixará muito rico. após alguns contatos iniciais ele conversa diretamente com o famoso cangaceiro e expõe sua idéia, mas seus sonhos são prejudicados pela ditadura de Vargas. dirigido por Paulo Caldas e Lírio Ferreira, com roteiro deles com Hilton Lacerda)

5.  Os Últimos Cangaceiros (um documentário bem humorado sobre de um raro casal remanescente do bando de Lampião. Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos usando nomes falsos sob os quais haviam reconstruído suas vidas. até que aos 95 anos,  o homem resolveu dividir com os filhos o peso das lembranças e reencontrar seu primeiro filho. escrito e dirigido pelo cearense Wolney de Oliveira em 1011)

6.  O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (continuação de "Deus e o Diabo na Terra do Sol". aa cidadezinha de Jardim das Piranhas aparece um cangaceiro que se apresenta como a reencarnação de Lampião. anos depois de ter matado Corisco, Antônio das Mortes - Maurício do Valle - vai à cidade para ver o cangaceiro. este encontro é o início do duelo entre o dragão da maldade contra o santo guerreiro. belíssima fotografia e prêmio de melhor dirção para Glauber em Cannes 1969)

7.  Corisco e Dadá (o diretor e roteirista cearense Rosemberg Cariry relata a história real, passada no sertão baiano a partir de 1927. quando o capitão Corisco, cangaceiro conhecido como Diabo Loiro, rapta Dadá, uma menina de 12 anos. logo ele passa a ser perseguido pelo chefe da polícia volante, em fuga, o bando deixa um rastro de violência pelo sertão hostil. bom filme, destaque para Dira Paes interpretando a Dadá já adulta e incorporada ao grupo de cangaceiros)

8.  A Luneta do Tempo (Lampião  - Irandhir Santos -, sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita - Hermila Guedes -, lidera seu bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local.  o filme mais parece um longo clipe de Alceu Valença - em sua estreia como diretor - privilegiando a estética, com belos planos, tecnicamente caprichados, em detrimento da narrativa, com um roteiro confuso. na média acaba sendo interessante)

9.  O Cangaceiro Trapalhão (Renato Aragão é Severino, um pastor de cabras, que salva Lampião - Nélson Xavier - e seu bando de cangaceiros de uma emboscada do tenente Bezerra. aproveitando-se de sua semelhança com o pastor, o cangaceiro lhe dá uma missão que não pode terminar bem. mas com a ajuda da sobrinha do prefeito - Regina Duarte -, ele e seus amigos Dedé, Mussum e Zacarias conseguem fugir. poderia ser apenas mais um dos pastiches infantis do grupo, mas é valorizado pelo tema, tão caro ao cearense Didi)

10.  O Lamparina (Amácio Mazzaropi é um sertanejo simplório que, junto com sua esposa e filhos são confundidos com cangaceiros. ele acaba por ajudar a polícia a identificar os verdadeiros bandidos, mas acaba se perdendo da família. um ano se passa e ele, considerado morto, acaba retornando para casa, onde é confundido com uma alma penada. assim como os filmes de cangaceiro, o comediante Mazzaropi fazia um imenso sucesso nas telas brasileiras da época coim seu humor ingênuo. recomendado apenas para os fãs do artista)

Outros tírulos importantes do tema: A Morte Comanda o Cangaço, Corisco - O Diabo Loiro, Sagarana - O Duelo, Faustão - O Cangaceiro do Rei, As Cangaceiras Eróticas, Abril Despedaçado, Reza a Lenda...

Veja ainda: "10 Filmes Chilenos".