quinta-feira, 12 de outubro de 2017

10 Filmes sobre Cangaceiros


O Cangaço foi um fenômeno social ocorrido a partir do nordeste do Brasil, em que grupos de homens vagavam pelas cidades em busca de justiça e vingança, em protesto diante das injustiças sociais na região e utilizavam a violência e o banditismo como método.
Na década de 1950 até 1970, o tema tornou-se bastante presente na cinematografia nacional, numa versão nossa dos westerns americanos. 
Alguns desses filmes se destacaram, da paródia ao lírico, mas principalmente na forma de aventura. Veja uma lista com alguns deles.

1.  Entre Irmãs (no interior de Pernambuco nos anos 1930, duas irmãs costureiras são separadas após a passagem de um grupo de cangaceiros. uma delas - Nanda Costa excelente - é forçada a acompanhá-los e acaba se envolvendo com o líder deles, causando mudanças profundas na harmonia do grupo. belíssimo filme de Breno Silveira de 2017. clique e veja meu comentário aqui)

2.  O Cangaceiro (maior clássico do tema, dirigido em 1953 por Lima Barreto e premiado em Cannes como melhor filme de aventura e melhor trilha sonora, de onde se destacou a canção "Mulher Rendeira". o roteiro, com diálogos de Rachel de Queiroz conta a história de Teodoro, do bando de cangaceiros de Galdino Ferreira, que se apaixona por Olívia, professora capturada pelo bando durante um ataque. mas o romance acaba provocando ciúmes na mulher do capitão, que ama Teodoro em segredo)

3.  Deus e o Diabo na Terra do Sol (Geraldo Del Rey é Manoel, um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta por um coronel a quem acaba matando numa briga. perseguido por jagunços, foge com sua esposa - Yoná Magalhães. o casal se une aos seguidores de um beato, mas ao presenciar a morte de uma criança, a mulher mata o beato. em paralelo, Antônio das Mortes - Maurício do Valle -, um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato. um dos melhores filmes de Glauber Rocha, estreou no fetival de Cannes em 1964)

4.  Baile Perfumado (um ótimo filme de 1997. amigo íntimo do padre Cícero, um fotógrafo libanês decide filmar Lampião e todo seu bando, pois acredita que este filme o deixará muito rico. após alguns contatos iniciais ele conversa diretamente com o famoso cangaceiro e expõe sua idéia, mas seus sonhos são prejudicados pela ditadura de Vargas. dirigido por Paulo Caldas e Lírio Ferreira, com roteiro deles com Hilton Lacerda)

5.  Os Últimos Cangaceiros (um documentário bem humorado sobre de um raro casal remanescente do bando de Lampião. Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos usando nomes falsos sob os quais haviam reconstruído suas vidas. até que aos 95 anos,  o homem resolveu dividir com os filhos o peso das lembranças e reencontrar seu primeiro filho. escrito e dirigido pelo cearense Wolney de Oliveira em 1011)

6.  O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (continuação de "Deus e o Diabo na Terra do Sol". aa cidadezinha de Jardim das Piranhas aparece um cangaceiro que se apresenta como a reencarnação de Lampião. anos depois de ter matado Corisco, Antônio das Mortes - Maurício do Valle - vai à cidade para ver o cangaceiro. este encontro é o início do duelo entre o dragão da maldade contra o santo guerreiro. belíssima fotografia e prêmio de melhor dirção para Glauber em Cannes 1969)

7.  Corisco e Dadá (o diretor e roteirista cearense Rosemberg Cariry relata a história real, passada no sertão baiano a partir de 1927. quando o capitão Corisco, cangaceiro conhecido como Diabo Loiro, rapta Dadá, uma menina de 12 anos. logo ele passa a ser perseguido pelo chefe da polícia volante, em fuga, o bando deixa um rastro de violência pelo sertão hostil. bom filme, destaque para Dira Paes interpretando a Dadá já adulta e incorporada ao grupo de cangaceiros)

8.  A Luneta do Tempo (Lampião  - Irandhir Santos -, sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita - Hermila Guedes -, lidera seu bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local.  o filme mais parece um longo clipe de Alceu Valença - em sua estreia como diretor - privilegiando a estética, com belos planos, tecnicamente caprichados, em detrimento da narrativa, com um roteiro confuso. na média acaba sendo interessante)

9.  O Cangaceiro Trapalhão (Renato Aragão é Severino, um pastor de cabras, que salva Lampião - Nélson Xavier - e seu bando de cangaceiros de uma emboscada do tenente Bezerra. aproveitando-se de sua semelhança com o pastor, o cangaceiro lhe dá uma missão que não pode terminar bem. mas com a ajuda da sobrinha do prefeito - Regina Duarte -, ele e seus amigos Dedé, Mussum e Zacarias conseguem fugir. poderia ser apenas mais um dos pastiches infantis do grupo, mas é valorizado pelo tema, tão caro ao cearense Didi)

10.  O Lamparina (Amácio Mazzaropi é um sertanejo simplório que, junto com sua esposa e filhos são confundidos com cangaceiros. ele acaba por ajudar a polícia a identificar os verdadeiros bandidos, mas acaba se perdendo da família. um ano se passa e ele, considerado morto, acaba retornando para casa, onde é confundido com uma alma penada. assim como os filmes de cangaceiro, o comediante Mazzaropi fazia um imenso sucesso nas telas brasileiras da época coim seu humor ingênuo. recomendado apenas para os fãs do artista)

Outros tírulos importantes do tema: A Morte Comanda o Cangaço, Corisco - O Diabo Loiro, Sagarana - O Duelo, Faustão - O Cangaceiro do Rei, As Cangaceiras Eróticas, Abril Despedaçado, Reza a Lenda...

Veja ainda: "10 Filmes Chilenos".







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!