sábado, 30 de setembro de 2017

10 Filmes sobre Comediantes de Stand-Up


A arte da comédia stand-up remonta aos trovadores e bobos da corte da idade média, onde um único comediante brincava com fatos do cotidiano e com características da plateia.
O formato atual surgiu em clubes noturnos onde os mestres de cerimônia introduziam as atrações com monólogos ácidos e divertidos. Aos poucos, eles tornaram-se a própria atração.
Vários filmes exploraram a profissão de comediante em pé, geralmente no contraponto de seus dramas reais. Esta lista traz alguns deles.

1. ~Doentes de Amor (o comediante paquistanês Kumail Nanjiani baseia seu stand-up nas diferenças culturais entre sua comunidade e a ocidental. quando ele conhece e se apaixona pela americana Emily, sua cultura vira-se contra ele, pois os pais não aceitam que o filho se case com uma mulher não paquistanesa. um filme adorável, roteirizado pelo próprio casal, inspirado em sua história real)

2.  Lenny (em formato de entrevista, esta biografia conta a história do comediante Lenny Bruce que, durante os anos 1960, tinha um estilo provocador nos comentários sobre a sociedade, muitas vezes considerado obsceno demais para o público. Dustin Hoffman está numa de suas melhores atuações, mas quem rouba a cena é Valee Perrine no papel de sua esposa, que lhevaleu o prêmio de melhor atriz em Cannes 1974. o poderoso filme -em branco e preto - de Bob Fosse teve 6 indicações ao Oscar)


3.  O Mundo de Andy (biografia do excêntrico comediante Andy Kaufman, que fez muito sucesso nos anos 1970, primeiro no seriado 'Taxi' e depois no 'Saturday Night Live'. ele interpretava tantos personagens, que ninguém mais conseguia separar o Andy real da atuação. sua concepção de comédia era inovadora e pouco compreendida, o que lhe causou inúmeros problemas. Jim Carrey mereceu o Golden Globe pelo papel. dirigido pelo grande Milos Forman)

4.  Palco de Ilusões (Tom Hanks é um comediante de stand-up, que trabalha num clube de Nova Iorque. falido, teve que abandonar a faculdade de medicina. Sally Field é uma dona de casa que tem a ambição de ser uma comediante, mas seu timing é péssimo. ele aceita ajudá-la, até que eles se veem competindo pela mesma oportunidade de estrelato. um humor amargurado e eficiente)

5.  O Rei da Comédia (Robert DeNiro é um aspirante a comediante, que persegue seu ídolo - Jerry Lewis -, um consagrado apresentador de talk show. até o dia em que resolve sequestrá-lo para conseguir uma chance de apresentar seu número de stand-up no  programa. um filme fraco do genial Martin Scorsese)

6.  Funny People / Tá Rindo de Quê? (Adam Sandler é um comediante de sucesso, que descobre ter uma doença sanguínea incurável. Seth Rogen é um comediante em ascensão, que ainda trabalha num restaurante. quando se conhecem, o primeiro percebe o potencial e o contrata como assistente e aprendiz. logo se tornam grandes amigos. um filme bem balanceado entre a comédia e o drama)

7.  Mr. Saturday Night - A Arte de Fazer Rir (um comediante de stand-up muito popular nos anos 1950 tenta reviver seus dias de glória nos palcos, mas o cenário não pareça propício para o reaparecimento de um humorista de meia-idade. Billy Crystal estrela, escreve e dirige uma boa ideia, mas sem pique para entreter)

8.  Rir é Viver (Oliver Platt é o filho de um comediante famoso - Jerry Lewis - e tenta seguir os passos de seu pai, mas sua estreia no stand-up em Las Vegas é um fiasco. em busca de novas ideias, decide visitar Blackpool, na Inglaterra, sua cidade natal. um bom filme valorizado por veteranos como Lewis, Leslie Caron e Oliver Reed)

9.  Nos Palcos da Vida (inspirado em sua própria biografia, Richard Pryor interpreta Jo Jo Dancer, um comediante popular com sérios problemas com drogas e álcool. quando está entre a vida e a morte num hospital, começa a recordar sua vida, desde a infância vivendo num bordel, como filho de uma prostituta. um filme com humor ácido e ressentido, dirigido sem brilho pelo próprio Pryor)

10.  Entre Risos e Lágrimas (Jenny Slate é uma comediante de stand-up que usa seus defeitos como material autodepreciativo em suas apresentações. quando ela é abandonada pelo namorado, perde o emprego e é despejada, acha que tudo está perdido. mas encontra um rapaz gentil com quem passa uma noite. como resultado, ela engravida e as coisas ficam ainda mais complicadas, como numa piada ruim. uma simpática comédia sobre as dores da vida adulta)

Extra:  Louie (nesta premiada série, que durou 5 temporadas desde 2010, o comediante Louis C. K. mescla seus shows de stand-up num clube com seu cotidiano, como um pai de duas meninas, divorciado. acompanha seus encontros com vários personagens diferentes, seus relacionamentos amorosos e o trabalho) 

Outros filmes: O Céu Pode Esperar (2001), Esta é Minha Vida (1992), Ape (2012), A Stand Up Guy (2016).


Veja ainda: "10 Filmes de Humor Negro"







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!