sábado, 14 de outubro de 2017

10 Filmes sobre o Divórcio


O divórcio é uma instituição quase tão popular quanto o casamento.
Deriva do termo latino divortium, derivado de divertĕre, "separar-se". É o rompimento legal e definitivo do vínculo de casamento civil. Quem dera fosse apenas isso...
O divórcio é a coroação do fracasso de um relacionamento amoroso, o fim dos sonhos que um casal projetou para si. Geralmente envolve mágoas e ressentimentos, no mínimo para um dos lados.
O cinema explorou infinitas vezes o tema, já que a tristeza costuma gerar mais dramas que a alegria.
Esta lista destaca alguns ótimos filmes que mostram bem esses dramas.

1.  O Julgamento de Viviane Amsalem (em Israel, somente os rabinos têm o poder de firmar ou dissolver um casamento. mas o divórcio só se concretizará se houver total consentimento do marido. Viviane Amsalem - a co-diretora Ronit Elkabetz - está pedindo o divórcio há três anos, mas seu marido a nega em todas as audiências. seco e direto, o filme consegue passar toda angústia de uma mulher submetida à violência da lei arcaicamente ligada à religião)

2.  Divórcio (Camila Morgado e Murilo Benício casam-se contra a vontade da família dela e levam uma vida difícil no interior de São Paulo até criar um molho de tomate de enorme sucesso, que os deixa ricos. com o passar dos anos a relação se deteriora até que um incidente precipita a separação. cada um busca o melhor advogado para defender seu patrimônio e entram num processo de divórcio destrutivo e engraçado. uma boa produção, recheada de clichês, mas valorizada por diálogos divertidos e pelas ótimas atuações do casal)

3.  O Passado (um drama que mostra a ruína da relação entre um marido iraniano e sua esposa francesa, vivendo na Europa. após muitas disputas, ele abandona a família e as duas filhas dela para retornar ao seu país de origem. quando a esposa pede o divórcio, ele descobre que o pedido é motivado pelo fato de ela ter conhecido outro homem. mais um belo filme do diretor Asghar Farhadi de 'A Separação', focando a dificuldade de comunicação entre as pessoas levando a mal-entendidos que acabam em rupturas e traumas insolúveis. a construção do roteiro é brilhante e os intérpretes - Bérénice Bejo e Ali Mosaffa - perfeitos. grande filme!)

4.  Kramer vs. Kramer (Dustin Hoffman tem que se adaptar à nova rotina de pai solteiro quando, junto com seu filho pequeno, é abandonado pela esposa - Meryl Streep -, que sai em busca de sua própria identidade. tempos depois a mãe volta para disputar a guarda do garoto. um filme comovente ganhador de 5 Oscars)

5.  A Igualdade é Branca (a esposa francesa - Julie Delpy - de um imigrante polonês que trabalha como cabeleireiro na França pede o divórcio após apenas seis meses, alegando impotência do marido. ao se ver sem esposa e sem passaporte, é obrigado a voltar ao seu país natal, onde começa a tramar um perverso plano de vingança contra a ex-mulher. segunda parte da genial trilogia das cores de Krzysztof Kieslowski)

6.  Divórcio à Italiana (Marcello Mastroianni é um barão entediado com a vida e com a esposa. durante um verão no castelo, ele se apaixona pela prima. como o divórcio era impossível na Itália nos anos 1960, ele decide matar a esposa simulando uma situação de adultério, o que o livraria da cadeia. ótima comédia de humor negro de Pietro Germi, ganhadora do Oscar de roteiro de 1961)

7.  O Que Eu Mais Desejo (dois irmãos são separados após o divórcio dos pais e passam a viver em cidades diferentes. o mais velho de 12 anos, desenvolve uma teoria de que se fizer um desejo quando vir dois trens-bala se cruzarem, este irás se realizar. e o que ele mais deseja é voltar a reunir sua família. lindíssimo drama de Hirokazu Koreeda sobre o efeito da separação nos filhos pequenos)

8.  A Chama que Não se Apaga (quando um escritor de sucesso e sua esposa - Albert Finney e Diane Keaton - descobrem que seu casamento de 15 anos não tem mais como prosseguir, e decidem separar-se, em busca de novos relacionamentos, o que irá devastar a vida de seus quatro filhos. um filme sério e triste de Alan Parker)

9.  Uma Mulher Descasada (Jill Clayburgh é uma mulher que vive confortavelmente em Manhattan com o marido há 16 anos. quando ele a troca por uma mulher mais jovem, ela terá que aprender a lidar com sua identidade e com sua sexualidade, contra os padrões sociais vigentes. escrito e dirigido por Paul Mazursky, é um ótimo libelo feminista do fim dos anos 1970, indicado para os Oscars de filme. atriz e roteiro)

10.  A Guerra dos Roses (Danny DeVito é um advogado especializado em divórcios que narra a história de seus clientes. Michael Douglas e Kathleen Turner estão casados há 18 anos e agora querem se divorciar. o problema é que ambos desejam permanecer com a luxuosa mansão em que vivem. como nenhum deles está disposto a ceder, iniciam uma guerra interna de forma a fazer com que o outro deixe a casa. uma sátira mordaz do consumismo)

Outros filmes: A Lula e a Baleia, Simplesmente Complicado, Divórcio à Francesa, O Clube das Desquitadas, Uma Babá Quase Perfeita, Cenas de um Casamento, Diferenças Irreconciliáveis, Entre o Amor e a Paixão, Nahid, O Segredo do Grão, Amor à Toda Prova, Namorados para Sempre, Sob o Sol da Toscana, A Alegre Divorciada...

Veja ainda: "10 filmes sobre Transplantes de Órgãos"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!