quarta-feira, 28 de abril de 2010
10 Filmes de Babás
As babás sempre existiram como a 'terceirização' da maternidade pelos nobres, para se livrarem da desagradável tarefa de criar os próprios filhos.
Nos tempos modernos, a classe média teve que recorrer a essas profissionais, para que as mulheres pudessem sair de casa e ganhar sua parte do sustento do lar.
O cinema tem inúmeros exemplos de amas e babás, boas ou más, que nos cativaram. Esta é uma lista com 10 delas.
1. Mary Poppins (a mais famosa das babás do cinema. na Londres de 1910, um banqueiro rígido coloca um anúncio no jornal, procurando uma babá para seus filhos pestinhas, que afugentaram todas as anteriores. as crianças também escrevem um anúncio, com as características que elas gostariam de ter numa babá, mas o pai o rasga e atira na lareira. mesmo assim, este anúncio chega às mãos de Mary Poppins - Julie Andrews -, uma babá mágica, que vai trazer música e harmonia àquela família. ótimas canções, 5 Oscars e alegria para quem assiste)
2. Os Inocentes (Deborah Kerr é uma babá contratada por um homem, para cuidar de seus sobrinhos órfãos num casarão vitoriano, no interior da Inglaterra. as crianças são lindas e angelicais, tudo vai bem, até que ela começa a notar um estranho comportamento das crianças. um filme aterrorizante, que nos deixa arrepiados por meses. ótimo)
3. Nanny McPhee, a Babá Encantada (um viúvo, pai de sete filhos, não consegue uma babá que os suporte e, para piorar, a tia que o sustenta exige que ele se case ou irá cortar sua mesada. depois da 17a. babá fugir, ele é aconselhado a contratar a lendária babá McPhee - Emma Thompson -, mas não sabe onde encontrá-la, até que ela surge na sua porta. ela aceita o emprego e usa mágica para colocar os garotos na linha. um delicioso filme família)
4. A Noviça Rebelde (nos anos 30, na Áustria pré-guerra, uma noviça - Julie Andrews de novo - é destacada para trabalhar na casa de um aristocrático capitão, cuidando de seus sete filhos. aos poucos sua alegria contagia as crianças e o capitão, roubando o coração de todos. lindas canções e 5 Oscars, incluindo melhor filme, num filme irretocável)
5. Uma Babá Quase Perfeita (após seu divórcio, um homem - Robin Williams - tem a idéia de fantasiar-se de mulher, uma senhora inglesa, para pleitear o cargo de babá de seus próprios filhos e, assim, ficar mais perto deles. grande sucesso de público, numa comédia razoável)
6. A Mão que Balança o Berço (um casal contrata uma babá - Rebecca De Mornay, ótima -, que parece perfeita, carinhosa com seu bebê e com a filha mais velha. aos poucos, ela começa a se comportar estranhamente, parecendo querer assumir o lugar da mãe. logo saberemos que a babá, na verdade, está em busca de vingança. um suspense eficiente)
7. Paris, Eu te Amo / Loin du 16ème (o episódio dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas é um dos mais tocantes desta coletânea sobre Paris. uma mulher latina - Catalina Sandino Moreno - deixa seu filho pequeno na creche, na periferia para atravessar a cidade e cuidar do filho de uma mulher rica, na região nobre de Paris. simples e bonito)
8. Grande Menina, Pequena Mulher (após ter toda sua herança roubada pelo contador, uma jovem mimada - Brittany Murphy - é obrigada a trabalhar pela primeira vez na vida. arruma emprego de babá de uma menina de 8 anos - Dakota Fanning -, com quem aprende muito sobre a vida. simpático e típico filme de sessão da tarde, reprisado à exaustão na tv a cabo)
9. Nas Garras do Ódio (um garoto é enviado a uma clínica psiquiátrica, acusado de matar sua irmãzinha, afogada na banheira, o que ele atribui à babá - Bette Davis. quando volta para casa é a vez da mãe ser envenenada e da tia morrer misteriosamente. um suspense, onde Bette está exagerada desde o figurino, o que resultou num curioso desastre)
10. O Diário de uma Babá (Scarlett Johanson termina a faculdade e arruma emprego de babá, contratada por uma rica família de Manhattan, para cuidar de seu filho mimado, o que ela encara como um estudo antropológico. a mãe é uma perua louca e o pai, um esquisitão. para piorar, ela se apaixona por um bonitão de Harvard. uma sátira ao mundo dos ricos)
Listas correlacionadas: 10 Filmes de Mordomos, 10 Filmes de Empregadas Domésticas
segunda-feira, 26 de abril de 2010
10 Filmes com Astros que Morreram Durante as Filmagens
E isso aconteceu diversas vezes, nem sempre com atores idosos, mas também com jovens no auge das carreiras.
Esta é uma lista de 10 filmes, cujos astros morreram antes de completarem suas participações, em diferentes estágios das filmagens, com diferentes soluções.
1. James Dean - Assim Caminha a Humanidade (quando Dean morreu num acidente de carro aos 24 anos, 'Giant' ainda estava sendo filmado. na época divulgou-se que ele já havia completado sua participação, mas uma de suas cenas mais importantes, um discurso, estava inaudível e teria que ser refeita. o diretor George Stevens teve que remontar várias cenas, para salvar o filme. o filme foi um grande sucesso e Dean foi indicado ao Oscar por ele)
2. Heath Ledger - O Mundo Imaginário do Dr.Parnassus (quando Ledger morreu de overdose de remédios aos 28 anos, o diretor Terry Gilliam não havia filmado metade das suas cenas. a solução foi genial: aproveitando o clima onírico do filme, o personagem ganhou outros três intérpretes - Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law -, que se alternavam, sem maiores explicações. o filme ficou ainda melhor e serviu de homenagem ao ator)
3. Jean Harlow - Saratoga (Jean foi a primeira grande sex symbol do cinema, loira platinada e linda, era uma grande estrela. em 1937, ela começou a filmar esta comédia romântica com Clark Gable. quando estava 90% pronto, ela começou a passar mal e depois de uma semana morreu com apenas 26 anos de idade. versões dizem que sua mãe, adepta de uma religião chamada Ciência Cristã, não permitiu que ela fosse tratada. internada não resistiu e morreu em decorrência de problemas renais, possivelmente causados pelas agressões que sofrera do marido. as cenas que faltavam ser feitas foram filmadas por uma dublê de costas. o filme foi um sucesso)
4. River Phoenix - Dark Blood (com apenas 23 anos, River já era um grande astro, quando morreu de overdose de drogas variadas, na noite de Halloween. ele estava filmando este suspense, que já tinha 90% das cenas gravadas, mas faltavam várias cenas cruciais do ator. o diretor tentou convencer os produtores de refazer o filme com outro ator, mas o material acabou mesmo nas prateleiras e o filme jamais foi terminado) (atualização: o filme foi completado pelo diretor George Sluizer e finalmente lançado em janeiro de 2012, mas pouca gente viu)
5. Tyrone Power - Salomão e a Rainha de Sabá (Power foi um dos atores mais populares do cinema, nas décadas de 30 e 40. em 1958 vinha de mais filmes de sucesso, quando filmava uma cena de duelo de espadas na Espanha, teve um ataque do coração fulminante, que o matou. o diretor King Vidor foi autorizado a substituir o ator por Yul Brynner e, assim, completar o filme. se você reparar bem nas cenas de duelo, vai notar Tyrone nelas)
6. Oliver Reed - Gladiador (Reed fez seus melhores filmes na década de 70, mas seus excessos por conta de bebida, o relegaram a pepéis secundários. em 1999 conseguiu um de seus melhores papéis em anos, de 'Proximo' no clássico de Ridley Scott. mas durante as filmagens em Malta, teve um ataque cardíaco fulminante, quando bebia com amigos num bar. a solução do diretor foi utilizar a tecnologia, inserindo a cabeça de Reed no corpo de um dublê, sem que ninguém desse conta da montagem. resultado, 5 Oscars, incluindo melhor filme)
7. Natalie Wood - Projeto Brainstorm (a bela Natalie fez sucesso no cinema, desde criança. estava filmando este suspense, dirigido pelo gênio dos efeitos especiais Douglas Trumball, apostando que ele daria novo impulso à sua carreira. mas durante o feriado de Ação de Graças, ela saiu numa lancha com o marido, Richard Wagner e o amigo Christopher Walken e, num acidente mal explicado, ela, que não sabia nadar, caiu no lago e morreu afogada. os produtores preferiam ficar com o dinheiro do seguro, mas o diretor batalhou para completá-lo e conseguiu. mas o filme fracassou nas bilheterias)
8. Marilyn Monroe - Something's Got to Give (Marilyn estava numa fase complicada. cheia de problemas, vários abortos, abuso de remédios e causando problemas nas filmagens. o diretor George Cukor chegou a demiti-la e escalar Lee Remick para seu lugar, mas o ator Dean Martin, que tinha por contrato poder de escolher sua co-estrela, exigiu a diva. antes de voltar ao set, ela morreu devido a uma overdose de barbitúricos e o filme jamais foi completado. dele ficou famosa a cena de Marilyn nua na piscina)
9. Brandon Lee - O Corvo (o filho de Bruce Lee, quando começava a despontar para o sucesso. numa cena onde seria baleado, foi atingido pelo que deveria ser um tiro de festim, no estômago e morreu poucas horas mais tarde no hospital. o diretor e a família do ator insistiram em que filme fosse completado e o estúdio acabou concordando. as cenas restantes foram feitas com um dublê e o rosto de Brandon foi inserido digitalmente)
10. John Candy - Dois Contra o Oeste (o comediante gordinho Candy estava gravando em Durango, México, no começo de 1994, quando teve um ataque cardíaco e morreu. ele já havia completado a maioria de suas cenas, mas o roteiro teve que ser reescrito, para eliminar as cenas que faltavam e as que eram imprescindíveis foram gravadas com dublê de costas. a comédia foi lançada um ano depois, com críticas negativas e fracasso de bilheteria)
Atualização:
11. Paul Walker - Velozes e Furiosos 7 (quando as gravações da franquia de sucesso ainda estavam na metade, o astro de apenas 40 anos de idade morreu, ironicamente num acidente de carro no qual ele era passageiro. O roteiro teve que ser modificado e para as cenas adicionais foram utilizados os seus irmãos mais jovens Cody e Caleb, além de inserções do rosto de Paul em CGI. A publicidade em torno da morte do ator ajudou a aumentar bastante a bilheteria do filme)
12. Philip Seymour Hoffman - Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (quando já havia filmado a maioria das cenas de seu personagem Plutarch Heavensbee na série juvenil, Hoffman ganhador do Oscar de melhor ator por 'Capote', morreu aos 46 anos vítima de uma overdose de heroína, cocaína, anfetaminas e tranquilizantes em seu apartamento em Nova York. a solução dos produtores foi diminuir a participação do personagem e utilizar alguns trechos não utilizados das gravações para preencher as lacunas. Ficou estranho, mas não teve outro jeito)
13. Vic Morrow - Twilight Zone, o filme (uma das histórias mais trágicas da história do cinema. durante a gravação de uma cena de guerra do Vietnan, o ator carregava duas crianças vietnamitas num campo de batalha à frente de um helicóptero. Fogos de artifício dos efeitos especiais atigiram a aeronave, que acabou caindo e uma das hélices decapitou Morrow e um garoto de 7 anos de idade. O filme acabou sendo lançado sem a cena e o diretor John Landis e o produtor Steven Spielberg foram processados)
14. Martha Mansfield - The Warrens of Virginia (e por falar em histórias trágicas, outra fantasmagórica foi a da bela e jovem atriz de 24 anos, que começava a despontar para o estrelato com seus primeiros papeis centrais nos filmes ainda mudos. em 1923, perto do final das filmagens, a atriz acabara de rodar uma cena e estava voltando para seu camarim, quando uma fagulha pôs fogo em seu vestido de época que se queimou rapidamente. quando os bombeiros conseguiram extinguir o fogo, já era tarde e a promissora estrela estava morta. o filme foi lançado no ano seguinte)
Listas correlacionadas: 10 Filmes Amaldiçoados (com Filmagens Acidentadas ou Trágicas), 10 Filmes de River Phoenix, 10 Filmes de Marilyn Monroe.
domingo, 25 de abril de 2010
10 Filmes de Animação Stop-Motion
A técnica de animação stop-motion consiste em filmar ou fotografar objetos, movendo-os a cada quadro, para simular movimento numa película de cinema.
Os materiais mais utilizados são plástico e massa de modelar, que produzem efeitos artísticos diferenciados.
A técnica também foi bastante utilizada no cinema de ficção científica, para dar vida a monstros e e naves espaciais.
Mas esta lista trata apenas dos filmes de animação, totalmente produzidas com esta técnica. Veja a lista de 10!
1. Mary & Max (uma menina australiana de 9 anos, gordinha e solitária resolve escrever aleatoriamente para uma pessoa de Nova York e encontra um homem de 44 anos, obeso, judeu e com dificuldades de se relacionar. tornam-se amigos, trocando cartas por anos, ajudando um ao outro. um belíssimo roteiro, num filme marrom e branco)
2. O Estranho Mundo de Jack (Jack é um ser que vive na Cidade do Halloween, cercado por criaturas fantásticas, onde todos passam o ano organizando a festa de Halloween do ano seguinte. cansado da mesmo rotina ele descobre o espírito natalino e tenta convencer os demais a sequestrar Papai Noel, para fazerem uma festa de natal. primeiro longa animado de Tim Burton, muito adequado ao seu universo visual)
3. O Fantástico Sr. Raposo (depois de ser pego, tentando roubar um galinheiro, um Raposo decide levar uma vida honesta e cuidar de sua família. torna-se jornalista, compra uma casa numa árvore, típica de classe média. mas não consegue controlar seus impulsos atávicos e resolve roubar as fazendas vizinhas. genial animação com bonecos de Wes Anderson)
4. Wallace & Gromit, a Batalha dos Vegetais (Wallace, um inventor e seu cão, Gromit, estão animados com o concurso anual de legumes gigantes, mas terão que proteger sua plantação dos coelhos famintos. Wallace inventa uma máquina para capturar os coelhos sem machucá-los, mas ainda resta uma fera, o Coelho-Homem. versão longa da ótima série de animação britânica de massinhas. Oscar de animação em 2006)
5. A Noiva Cadáver (num vilarejo europeu do século 19, vive um jovem - voz e alma de Johnny Depp -, que está de casamento marcado com uma bela moça, mas acidentalmente acaba se casando com uma noiva morta, que o leva para a Terra dos Mortos. ele tenta desfazer o casamento, mas descobre que o mundo dos mortos pode ser mais animado do que sobre a terra. co-dirigido e produzido por Tim Burton, o que é inegável)
6. Coraline e o Mundo Secreto (uma menina muda-se com a família para uma enorme casa, onde descobre um universo paralelo, onde todos têm olhos de botões e seus pais paralelos querem mantê-la presa. ótima naimação de bonecos)
7. Uma Cidade Chamada Pânico (um cowboy e um índio querem surpreender seu amigo cavalo, dando a ele uma churrasqueira como presente de aniversário, mas o plano dá errado e eles agora têm 50 milhões de tijolos para se livrar. curiosa animação francesa com bonecos plásticos duros e muita criatividade)
8. A Fuga das Galinhas (numa fazenda, na década de 50, uma galinha tenta elaborar um plano de fuga do galinheiro para livrar todos do seu destino trágico. ela é pega e levada para a solitária e caberá ao galo resgatá-la. bastante ação e comédia neste filme de massinha)
9. James e o Pêssego Gigante (na verdade um misto de live action - com atores - e stop-motion, produzido por Tim Burton para a Disney. um garoto órfão, com tias terríveis, torna-se amigo de insetos que vivem dentro de um pêssego gigante, aonde ele acaba entrando, tornando-se animação também. um disney diferente)
10. Minhocas, o Filme (co-produção Brasil/Canadá a partir de um curta premiado do estúdio Animaking de Florianópolis, que deve estrear em 2011. conta a história de um menino-minhoca de 11 anos, que está tentando se enturmar com os garotos do seu condomínio, quando é escavado para fora da terra e vive grandes aventuras. o filme promete. saiba mais pelo blog do filme: http://www.minhocasofilme.com.br/)
sexta-feira, 23 de abril de 2010
10 Filmes sobre Mitologia Grega (e Romana)
A mitologia grega procura explicar desde a criação do mundo até os pormenores da vida. Era ensinado às crianças, como forma de prepará-las na compreensão de fenômenos naturais e outros acontecimentos que ocorriam sem o intermédio dos humanos.
Em Roma, a mitologia era bastante semelhante e muitos de seus deuses foram inspirados nos gregos.
Esta lista traz 10 exemplos de filmes que se utilizaram deste deuses e da antiga literatura, com maior ou menor liberdade.
1. Fúria de Titãs (2010. Perseu é o filho mortal de Zeus e o único que pode salvá-lo de Hades, o deus das trevas. ele então lidera uma missão por mundos desconhecidos, enfrentando os maiores monstros mitológicos, para derrotar o vilão Hades. o filme foi lançado em 3D, inserido depois das filmagens)
2. Fúria de Titãs (1981. a primeira versão do mito de Perseu - Harry Hamlin - em sua luta contra Hades e salvar sua amada princesa Andrômeda. hoje os efeitos de stop-motion parecem toscos, mas há 30 anos eram espetaculares. boa diversão)
3. Malpertuis (só o fato de estar nesta lista já é um SPOILER deste curioso filme belga, dirigido por Harry Kumel em 1971. um marinheiro em passagem por sua cidade natal envolve-se numa confusão, é atingido na cabeça e acorda numa misteriosa mansão gótica, pertencente a um lorde moribundo - Orson Welles. lá encontra sua irmã, parentes e outros excêntricos moradores, num verdadeiro labirinto de personagens da mitologia grega. interessantíssimo)
4. Percy Jackson e os Olímpianos - O Ladrão de Raios (um garoto descobre que, na verdade é filho do deus Poseidon e que, como ele, muitos semi-deuses adolescentes habitam a Terra. com a ajuda de um sátiro e da filha de Athena, irá enfrentar Hades para provar que não é o ladrão de raios de que é acusado. mais uma tentativa de reeditar o sucesso de Harry Potter... não chegou perto disso)
5. Hércules (versão animada da Disney das aventuras do herói - na verdade seu nome é Héracles na mitologia grega -, filho de Zeus e Acmena que é sequestrado ainda bebê, a mando de seu tio Hades, para que perca seus poderes e possa ser morto. mas o plano dá errado. ao contrário do personagem, um filme fraquinho)
6. Orfeu Negro (no Carnaval, Orfeu, um condutor de bonde e sambista se apaixona por Eurídice, uma moça do interior, que vai para o Rio fugindo de um estranho, fantasiado de morte. dirigido Marcel Camus, com base na peça de Vinícius de Moraes, por sua vez inspirada no mito de Orfeu, que enfrentou Hades - sempre ele - com a sua música, para resgatar a amada Eurídice. Palma de Ouro em Cannes '59 e Oscar de Filme Estrangeiro)
7. Jasão e os Argonautas (Jasão retorna após uma viagem de 20 anos e deverá encontrar um velo de ouro - a lã de ouro do carneiro alado Crisômalo -, para recuperar seu trono. assim junta uma equipe, que inclui Hércules, para ir atrás do artefato, enfrentando grandes perigos. bons efeitos, de Ray Harryhausen, para 1963)
8. E aí Meu Irmão, Cadê Você? (adaptação da Odisséia de Homero para a década de 30, na época da grande depressão americana, com Ulisses - George Clooney -, enfrentando grandes aventuras, para encontrar sua Penélope. deliciosa comédia dos irmãos Coen, num de seus melhores filmes)
9. Ulisses (versão fiel da Odisséia, onde Ulisses - Kirk Douglas -, após 10 anos de batalhas em Tróia, inicia uma jornada épica para voltar para casa, em Ítaca, e para sua esposa Penélope. percorre mares e caminhos desconhecidos, enfrentando deuses e monstros para seguir vivo ao lado de seus soldados. provavelmente a melhor produção italiana sobre o tema)
10. Tróia (o príncipe grego Páris provocou uma guerra contra Tróia, ao afastar a bela Helena de seu marido, Menelau. a batalha dura uma década e a esperança de vitória de Tróia está nas mãos do príncipe Heitor e do herói Aquiles - Eric Bana e Brad Pitt. superprodução um tanto decepcionante, baseada na Ilíada de Homero, dirigida por Wolfgang Petersen)
quinta-feira, 22 de abril de 2010
10 Filmes de Jack Nicholson
Jack Nicholson completa hoje 73 anos de idade.
Jack foi criado pelos avós, achando que eram seus pais e teve uma vida pessoal bastante atribulada, incluindo quatro filhos de três mães diferentes.
Atuou em mais de 70 filmes, dirigiu três e escreveu o roteiro de seis. Ganhou três Oscars, três Baftas, um Cannes e nada menos que sete Golden Globes.
Fazer uma lista com apenas 10 filmes de Nicholson não é fácil. Significa deixar de fora pelo menos 30 filmes dignos de estar nela. Acaba sendo uma escolha pessoal, por isso, peço que sugiram outros títulos nos comentários.
1. A Última Missão (um jovem marinheiro é condenado por furto e deverá ser escoltado à prisão por dois veteranos. no caminho, eles irão ensinar ao rapaz um pouco mais sobre a vida. Jack dá show no papel do veterano 'Bad-Ass' Buddusky, pelo qual ganhou o prêmio de melhor ator em Cannes 1974)
2. Chinatown (um detetive especializado em casos matrimoniais é contratado por uma mulher misteriosa da alta sociedade, para investigar seu marido. o homem é assassinado e o detetive se vê envolvido com poderosos e gangsters. excelente homenagem de Roman Polansky aos filmes noir)
3. Passageiro: Profissão Repórter (um jornalista, cansado de sua própria vida, está cobrindo uma guerrilha na África e resolve assumir a identidade de um colega morto, envolvendo-se numa perigosa trama. ótimo filme do mestre Michelangelo Antonioni)
4. Um Estranho no Ninho (um prisioneiro malandro, simula estar insano para não precisar trabalhar, mas acaba sendo enviado para uma instituição muito rígida, onde irá liderar uma rebelião. as melhores caretas de Jack lhe valeram o Oscar e vários outros prêmios)
5. O Iluminado (na minha opinião, sua grande interpretação, na pele de Jack Torrance, o zelador de um hotel de luxo, onde passa o inverno isolado com a família, convivendo com os fantasmas locais e enlouquecendo aos poucos. dirigido pelo gênio Stanley Kubrick)
6. Laços de Ternura (Jack é um astronauta aposentado, boa-vida e paquerador, que se envolve com sua complicada vizinha - Shirley MacLaine, ganhadora do Oscar. um filme comovente, centrado nos relacionamentos de mãe e filha, com o alívio do relacionamento da mãe. segundo Oscar para Nicholson, como melhor coadjuvante)
7. Ironweed (Jack e Meryl Streep são um ex-casal que tem um grande trauma no passado, a morte acidental de seu filho. ambos são alcoólatras e se reencontram depois de muitos anos, para tentar acertar suas contas. um filme tristíssimo, dirigido por Hector Babenco, com interpretações geniais)
8. Batman (Jack foi um Coringa assustador, que roubou o filme de Michael Keaton, o Batman - tudo bem que isso não é tão difícil. pelo papel, Nicholson concordou em trocar seu salário por uma participação nos lucros, o que resultou num dos maiores cachês da história do cinema)
9. Melhor é Impossível (um escritor obsessivo-compulsivo e mal humorado, vive isolado em seu apartamento, até que se vê envolvido com uma garçonete - Helen Hunt -, que é mãe solteira, e seu vizinho gay. um filme delicioso, que deu o terceiro Oscar a Jack e o primeiro a Helen)
10. As Confissões de Schmidt (aos 66 anos, um homem tem que lidar com a aposentadoria e a recente viuvez. parte em uma viagem, para ajudar o casamento da filha com um noivo que ele considera um fracassado. um filme belíssimo e tocante, numa das melhores interpretações de Jack, que lhe valeu o sétimo Golden Globe)
Assinar:
Postagens (Atom)