segunda-feira, 19 de outubro de 2009

10 Filmes Amaldiçoados (com Filmagens Acidentadas ou Trágicas)



Todos os filmes estão sujeitos a acidentes durante as filmagens, mas alguns exageram e tornam-se lendas urbanas.
Aqui estão alguns casos reais que envolveram equipes de filmes conhecidos.

1.  Sangue de Bárbaros (John Wayne fazendo papel de Gengis Khan já seria um desastre em si, se não fosse pela "brilhante" escolha das locações num deserto em Utah em 1955, onde haviam sido realizados testes nucleares. o resultado: das 220 pessoas envolvidas na produção, 91 desenvolveram câncer e 46 morreram prematuramente em função da doença, incluindo os astros John Wayne, Susan Hayward, Agnes Moorehead e o diretor Dick Powell. não por acaso o filme ficou engavetado por quase 20 anos e foi o último produzido pelo milionário Howard Hughes)

2.  Twilight Zone, o Filme (um acidente com um helicóptero marcou essas filmagens. durante uma cena cheia de efeitos pirotécnicos, um helicóptero caiu sobre os atores, decapitando o ator Vic Morrow e esmagando dois atores infantis vietnamitas - de 6 e 7 anos - matando os três. o produtor Steven Spielberg rompeu com o diretor John Landis, pois além da imprudência que levou ao acidente, os atores mirins não tinham contrato legal e o diretor levava armas de fogo com munição real nas filmagens)

3.  O Corvo (o jovem astro Brandon Lee faria uma cena em que era baleado, mas o cartucho de festim foi inadvertidamente substituído por uma bala real, que atingiu o ator no abdomen e o matou. a morte prematura de seu pai, o astro de artes marciais Bruce Lee, pouco após as filmagens de Operação Dragão, causou rumores sobre uma maldição que se abateria sobre a família. mas aquele não foi o único acidente das filmagens. um carpinteiro se feriu gravemente - eletrocutado - logo no primeiro dia de filmagens. treze dias depois uma tempestade destruiu o principal cenário, atrasando a produção. mais tarde mais uma bala foi encontrada no lugar de festim pouco antes de ser usada numa cena; um carpinteiro enfurecido jogou o carro sobre o estúdio de gesso;, um dublê caiu de um telhado; outro carpinteiro feriu gravemente a mão com uma chave de fenda... a despeito disso tudo o filme foi concluído com a ajuda de um dublê e de computação gráfica e foi lançado nos cinemas)

4.  Tróia (ironicamente durante as filmagens Brad Pitt, que interpretava Aquiles, sofreu um corte profundo no seu "tendão de aquiles". um extra, o fisiculturista George Camilleri - amigo pessoal de Pitt -, quebrou a perna numa cena de batalha em que pulava de um galeão, ele foi operado no dia seguinte, mas veio a morrer duas semanas mais tarde devido a complicações. até o final das filmagens a equipe ainda teve que enfrentar dois furacões nas locações no México. apesar de tudo, o filme foi um sucesso)

5.  Apocalypse Now (as coisas deram tão errado neste clássico de Coppola, que as filmagens programadas para 6 semanas, levaram 16 meses. o ator principal, Martin Sheen teve um ataque cardíaco. o astro Marlon Brando quis desistir na última hora e depois só admitiu ser filmado na penumbra para ninguém ver que ele estava gordo, um furacão destruiu todos os sets de filmagens e as chuvas não deram trégua. é o preço de filmar na selva)

6.  The Man Who Killed Don Quixote / Lost in La Mancha (Terry Gilliam ganhou fama como um diretor azarado. todos os seus filmes tiveram problemas. no último, The Imaginarium of Dr. Parnassus, o astro Heath Ledger morreu durante as filmagens. mas nenhum supera este filme de Don Quixote, que jamais foi finalizado, mas foi brilhantemente documentado em Lost in La Mancha. logo no primeiro dia de filmagens, descobriu que a locação escolhida na espanha era próxima a um campo de treinamento de tiro dos aviões da OTAN, sempre vazando o som nas filmagens. no segundo dia, uma inundação e tempestade de granizo destruíram os equipamentos e pior, descaracterizaram totalmente o local. dias depois o ator principal - Jean Rochefort - foi diagnosticado com hérnia de disco e impedido de montar a cavalo - imagine Don Quixote sem cavalo. os produtores acabaram desistindo e deram por perdidos os 15 milhões de dólares até então investidos)

7.  O Exorcista (rumores - alimentados pela produção - dão conta que pelo menos 9 pessoas envolvidas na produção teriam morrido inesperadamente, além de um misterioso incêndio que destruiu parte dos cenários num final de semana. o diretor William Friedkin pediu ao padre consultor técnico, que exorcizasse os sets, mas ele apenas concordou em benzer. um raio destruiu uma cruz de 400 anos, no dia da premiere em Roma. foi enorme o número de pessoas impressionáveis que passou mal durante as exibições. o clima de histeria garantiu o imenso sucesso do filme)

8.  Poltergeist - a trilogia (dizem que o primeiro filme foi dirigido por Steven Spielberg, que assumiu após notar a evidente incompetência do diretor Tobe Hooper, que o teria amaldiçoado por isso. se é verdade eu não sei, mas a coisa pegou. vários atores ligados aos 3 filmes morreram tragicamente, a começar pela garotinha Heather O'Rourke, que interpretou Carol Ann, que morreu aos 12 anos, devido a complicações de uma gripe, durante as filmagens da parte 3. também a jovem Dominique Dunne, que fez sua irmã, foi estrangulada pelo namorado logo após as filmagens. Julian Beck e Will Sampson de Poltergeist 2 morreram pouco depois das filmagens. O garoto Barry Oliver, o outro irmão quase foi sufocado durante as filmagens do primeiro, mas se foi a única das crianças a sobreviver, o mesmo não se pode dizer de sua carreira. outras várias histórias foram contadas para promover os filmes e vem aí a refilmagem em 2010... é isso que dá encher uma piscina com esqueletos reais)

9.  Atuk (este roteiro que circula há anos em Hollywood nunca foi filmado, mas é uma das maiores lendas urbanas da indústria. é uma comédia, baseada em um livro de sucesso, sobre um guerreiro esquimó que tenta se adaptar a vida na cidade grande. John Belushi foi o primeiro ator escalado para o papel, mas morreu de overdose em 82. em seguida Sam Kinison foi convidado e começou a filmar, mas o filme teve problemas de financiamento, foi adiado e o ator morreu num acidente. John Candy foi então o escolhido, mas morreu do coração. em seguida Chris Farley estava prestes a assinar quando - adivinhem - morreu de overdose em 97. se eu fosse um comediante gordinho, passaria longe desse papel...)

10.   A Profecia (nenhum filme teve tantas histórias trágicas como este. pouco antes do início das filmagens, o filho de Gregory Peck se matou. dois aviões diferentes, levando os atores e a equipe foram atingidos por raios. o hotel onde estava a equipe foi bombardeado pelo IRA, mas todos se salvaram porque estavam num restaurante almoçando. um avião alugado para o filme foi substituído por um vôo comercial e caiu matando todos a bordo. o mais incrível aconteceu com o responsável pelos efeitos especiais, John Richardson, numa sexta-feira 13 de agosto de 1976, sofreu um acidente de carro e seu assistente foi cortado pela roda dianteira. quando conseguiu sair dos destroços, Richardosn viu uma placa na estrada que marcava Ommen 66,6 - Omen é o título original do filme e 666 todos sabem o que é...)



** Obs: reparem que repeti alguns filmes. mas esta é uma lista atípica e não é tem relação com os temas dos filmes.

*** Obs2: aos que forem copiar a lista, peço a gentileza de colocarem créditos com link, obrigado.

40 comentários:

  1. eu tenho pavor de "A profecia" :O
    E esse do Ommen 88,6 dá medo .

    ResponderExcluir
  2. Priscilla,
    É 66,6, eu digitei errado, mas já corrigi, rsss
    Obrigado!

    Douglas,
    Eu também adorei fazer. a pesquisa deu trabalho, mas o resultado é ótimo.
    Abs!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que lista FODA!!! Postarei no meu Twitter depois, abração!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse Atuk para mim é o mais macabro, principalmente por ser comédia!
    Jack Black que se cuide!

    ResponderExcluir
  5. Ótima lista *-*

    Pensei que 'O Bebê de Rosemary' estaria entre os filmes.

    Se não me engano um ano depois do lançamento do filme, a esposa de Roman Polanski,atriz Sharon Tate, foi assassinada brutalmente pela "comunidade" liderada por Charles Manson; em 1980, na frente do mesmo edifício Dakota onde o filme foi rodado, o ex-beatle John Lennon foi assassinado.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gisele,
    É verdade que existem alguns outros casos, como o de Bebê de Rosemary, que talvez venham a render uma segunda lista de 10. Vou pesquisar com calma.
    Abs!

    ResponderExcluir
  7. no "o corvo" foi derrubado um dos projeteis no cano na hora da limpesa , so que a bala de festim que vai de 2 a 3 vezes mais polvora , e no "tiro" o projetil foi lançado acertando ele .
    bom , mais vai saber tem varias historia sobre o caso .
    Parabens pelo post =DDD

    ResponderExcluir
  8. spielberg não dirigiu poltergeist não, ele produziu e escreveu o roteiro!
    tobe hooper finalizou o filme e ele q fez "chaninsaw massacre", ele não é um incopetente...

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, bom mesmo
    Parabéns !
    Eu gosto muito de cinema e suas curiosidades.
    Falaram pra mim que Paixão de Cristo também teve alguns incidentes mas não sei se é verdade.

    ResponderExcluir
  10. esse de A profecia foi o pior, ja assisti esse filme e quase morri de medo

    ResponderExcluir
  11. Armando, muito legal a matéria. Apenas uma correção: o diretor do filme "O Exorcista" é o William Friedkin e não John Badham.

    Um abraço!
    Cauê

    ResponderExcluir
  12. Vamos por partes, como diria Jack...
    Muitos comentários durante a noite.

    A versão que o Anônimo deu sobre o Corvo parece mais factível, mas nos locais em que pesquisei a informação era simplesmente que o festim foi trocado por um projétil normal.

    O Vini se ofendeu por eu ter falado mal do Tobe Hooper. Como eu disse, boatos dão conta que foi mesmo o Spielberg que dirigiu, Hooper nunca chegou nem perto antes ou depois de demonstrar o mínimo domínio na direção de atores e nem de corte final... mas é a MINHA opinião. Aceito críticas.

    LUK fala de A Paixão de Cristo, sim, houve um caso bastante curioso envolvendo o ator Jim Caviezel, fica para a segunda parte desta lista.

    Charles, também acho o caso da Profecia bem legal, hehe

    Cauê. perdoe meu ato falho, não sei de onde tirei o John Badham. Já vou corrigir. Obrigado pelo toque. :-)

    Agradeço a todos!!
    Abs!!

    ResponderExcluir
  13. Bem, são dez filmes bem sombrios. Mas quero so lembrar que tanbem que no filme "Drácula de Bram Stoker" tanbem de Francis Ford Coppola tres profissionais ( um trabalhando indiretamente no filme) morreram esquisitamente. Sem falar que houveram quedas de estranhas que só aconteciam durante as filmagems da obra, enquanto nos outros arredores tudo estava bem.Abração.

    ResponderExcluir
  14. Oi Anônimo (assinem, por favor!!!!),
    Essa história do Drácula do Coppola eu não conhecia, mais uma para minha pesquisa da "parte 2".
    Obrigado!
    Abração!

    ResponderExcluir
  15. mrmao po,brinca com isso naum,isso e do mal.... cassiudiz

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Aluisio. as quedas que não mencionei eram de energia elétrica onde somente no galpão das filmagems acontecia.Abração.

    ResponderExcluir
  17. Valeu Aluísio!
    Estou juntando outras histórias ótimas :-)

    Respondendo ao outro amigo Anônimo,
    Não estou brincando com nada não.
    Apenas estou relatando e organizando o que já foi amplamente divulgado ao longo dos anos.

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. Tudo bem, meu nobre. Ah, ja mandei um e-mail para contato para que vc selecione as dez maiores bilheterias de animação, pois era do gelo 3 quebrou o recorde(882 milh~eos de dolares e ainda contando) que pertncia a Shrek 2 (880 milhões)pois se não me engano o terceiro filme da truma pré-histórica foi ainda filmado pelo Carlos Saldanha.Barsilzão,né?Abração.

    ResponderExcluir
  19. já que repetiu os filmes e é uma lista atipica, muda o titulo do post. já que não é 10...

    ResponderExcluir
  20. Anônimo 1,
    É uma boa idéia para lista sim, sucessos de animação... vou ver teu email.
    Abs!

    Anônimo 2,
    Não precisa radicalizar, né?
    São 10 histórias relacionadas a um filme ou série de filmes.
    Não precisamos ser tão cartesianos, hehe
    Abs!

    ResponderExcluir
  21. vejam isso sobre : http:// www.youtube.com/watch?v=iM7WqxTyg5s

    Acidentes em filmes... principalmente de chuck norris...

    ResponderExcluir
  22. O vídeo que o Anônimo (por favor, identifiquem-se!!!) é sobre acidentes de helicópteros durante filmagens e traz inclusive cenas do acidente mencionado no filme Twilight Zone.
    É interessante, mas um pouco chocante e está em inglês.
    Agradeço ao leitor anônimo...
    Abs!

    ResponderExcluir
  23. Véy Parabéns muito Bom, Gostei msm...Espero ver + trabalhos teu como este, é issso ai...Flw
    Fuy...

    ResponderExcluir
  24. pqp... quanta abobrinha!!!
    pouca coisa nessa lista tah certo!!!
    até o corvo q eh um dos casos mais famosos esta tudo errado... sem noção...

    ResponderExcluir
  25. Fala Sakola,
    Criticar é fácil... Por que então você não corrige o que está errado?
    Acordou de mau humor, né, amigo? Eu compreendo.
    Abs!

    ResponderExcluir
  26. Ótima lista.
    Gostaria de sugerir uma lista com filmes de pscicopatas.

    ResponderExcluir
  27. eu já assisti esse "a profecia", mas foi antes de saber de tudo isso. eu hein, é uma bela história IAUHSIUAHSUAHS deviam fazer um filme disso

    ResponderExcluir
  28. esqueceram de postar o filme do batman o cavaleir das trevas já que heath ledger teve problemas ao interpretar o coringa e corre boatos de que foi isso uma das causas da sua morte não sei mas o filme estava sombrio mesmo

    ResponderExcluir
  29. Adorei a lista, uma das minhas preferidas ^^.
    Muito tensa a história do filme "A profecia" e "Atuk"

    ResponderExcluir
  30. bom...na verdade o filme mais amaldiçoado éw o INCUBUS de Leslie stevens procura no wikipedia e vai saber pq.rsrs

    ResponderExcluir
  31. Ótima lista, assisti 3 do 10!Meu Site

    ResponderExcluir
  32. Adorei a lista Armando, e tenho uma correção, a Carol Ann, de poltergeist, não faleceu de gripe. existe um documentário sobre o filme que enfatiza o "profissionalismo" da criança explicando q durante as filmagens ela estava sentindo fortes dores abdominais "sem revelar a ninguém" (sic; as dores eram em função de diverticulose, um problema no intestino. O falecimento dela foi em função de infecção generalizada decorrente do rompimento do intestino.
    Izabel

    ResponderExcluir
  33. sobre Poltergeist e o Exorcista, eu postei na pagina dos "10 Filmes com Astros que Morreram Durante as Filmagens", em resposta a duas postagens feitas lá. Ainda que os filmes não tivessem sido listado.

    e pra complementar a esse post que citei, digo que não tenho ideia sobre a parte da produção do filme Exorcista, mas sobre os atores, tanto de Exorcista quanto de Poltergeist, eu descrevi la.

    vlw.

    ResponderExcluir
  34. nao sabia que o filme troia era amaldicoado

    ResponderExcluir
  35. Em "Sangue de Bárbaros" você não citou o ator Pedro Armendariz, que também adquiriu câncer e se mataria logo depois de filmar "Moscou contra 007".

    A Profecia 2 - o ator William Holden morreria em 1981, em casa, bêbado, caiu de uma escada.

    O Exorcista - Depois de "O Exorcista" a carreira do ator Lee J. Cobb foi pro vinagre, foi para a Itália onde fez filmes de mafiosos, morreu em 1976.

    ResponderExcluir
  36. Vale lembrar que na cena inicial de Apocalypse Now, Martin Sheen se encontra realmente bebâdo e machuca a mão de verdade. Sobre as supostas maldições dos filmes a que mais me impressionou foi a do Atuk e a burrice de gravarem em um antigo local de testes nucleares. Quanto à Profecia, é muita coisa para acreditar, então acho difícil ser verdade. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  37. "A Profecia" foi um dis filmes em que eu fiquei com mais medo... eu ja fiz um filme na minha escola ... macabrooo...se chama " o inferno bate a sua porta "

    ResponderExcluir
  38. Entre os muitos filmes que eu vi você dizer que Apocalypse Now é o mais impressionante, primeiro pela fundação que tem, eu realmente gosto das tiras de filme sobre assuntos militares, eu acho que eles são excelentes. Este filme pode ter sido uma história de muitos daqueles que vemos hoje. Uma das coisas que eu considero mais importante é o sucesso que tivemos depois de trabalhar com atores Coppola, exemplo Robert Duvall teve vários papéis principais como um de seus últimos papéis no filme juiz.

    ResponderExcluir
  39. AS VEZES PENSO Q HÁ AÇÃO MALIGNA NESSES ACIDENTES MAS TEM GENTE Q NÃO ACREDITA NISSO

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!