sexta-feira, 9 de outubro de 2009

10 Filmes Asiáticos

















A Ásia sempre nos fascinou. É um local distante, quase inatingível.
Vale a pena conhecer um pouco do continente, sua cultura e seu povo , através dos olhos de seus próprios cineastas.
Nesta lista, separei um exemplo do cinema de 10 diferentes países, apenas para dar um panorama.

* Em listas anteriores é possível encontrar filmes de outros países, como Japão e Mongólia (procure na busca)

1. Resultado de imagem para free zone portman Free Zone (Israel 2005 - pode não ser o melhor de Amos Gitai, mas é um road-movie que mostra bem as dificuldades de viver naquela região. Natalie Portman é uma americana judia, morando em Jerusalém, que foge sem destino, após romper o noivado. ela toma um táxi e acaba acompanhando a motorista, que está se dirigindo a uma zona franca, na fronteira entre Jordânia e Iraque, onde árabes de várias nacionalidades fazem negócios)

2. Resultado de imagem para paradise now Paradise Now (Palestina 2005 - dois amigos são recrutados para serem homens-bomba em Tel-Aviv, mas as coisas não saem como planejado e eles se separam, com bombas presas ao corpo, cada um para o seu destino)

3. Caramelo (Líbano 2007 - agradável comédia passada na bonita Beirute. cinco mulheres se encontram regularmente num salão de beleza, onde falam abertamente sobre suas vidas e suas dificuldades, principalmente ligadas a sexo)

4. E a Vida Continua (Irã 1991 - Abbas Kiarostami é um dos mais importantes diretores do cinema mundial. de seus filmes escolhi este por ser dar um panorama interessante do país. após o violento terremoto de Guilan, um cineasta sai pelo campo em busca de pessoas que trabalharam com ele no pNegritoassado. no caminho encontra um cenário de destruição, mas também de fé e de esperança. lindo)

5. Osama (Afeganistão 2003 - na época dos talibãs, as mulheres não podiam trabalhar. para ajudar sua família, uma menina muda a aparência para se parecer com um menino, mas é descoberta. belo retrato de um regime insano e cruel)

6. Um Casamento à Indiana (Índia 2001 - deliciosa comédia de Mira Nair. seguindo a tradição dos casamentos indianos, toda a família se reúne por dias na mesma casa para comer, dançar, beber, comemorar e contar velhas histórias. o casamento arranjado e as histórias paralelas formam um cenário divertido)

7. A Copa (Butão 1999 - dois jovens monges budistas fazem de tudo para assistir pela tv os jogos da Copa da França, driblando o severo mestre. um filme encantador e muito diferente do que nos acostumamos a ver)

8. Nenhum a Menos (China 1999 - um ótimo filme de Zhang Yimou. num vilarejo pobre, uma menina de 13 anos é escalada para substituir o professor da escola local. prometem uma pequena recompensa, desde que ela não perca nenhum dos seus alunos. mas um deles se perde na cidade grande, tentando conseguir trabalho e ela o procura desesperadamente para não ficar sem seu pagamento. um retrato da miséria e falta de perspectivas da juventude rural chinesa)

9. Oldboy (Coréia do Sul 2004 - excelente suspense de Chan-Wook Park. um homem comum desaparece misteriosamente e se vê confinado num quarto de hotel, sem saber o motivo. por uma tv, descobre que é suspeito do assassinato de sua própria esposa. aos poucos acostuma-se com o longo confinamento e se prepara para o dia em que for libertado)

10. O Cheiro de Papaia Verde (Vietnã 1993 - nos anos 50, uma garota de 10 anos é mandada a Bangcoc para trabalhar na casa de uma família burguesa. ao longo dos anos do seu próprio amadurecimento, vê a situação financeira da família se deteriorar e também conhece o amor. belo painel da sociedade vietnamita)

5 comentários:

  1. Você já assistiu ao filme "Casas Vazias"? Também é muito bom, depois procure saber sobre...

    ResponderExcluir
  2. Oi Samira,
    Não vi ainda o sul-coreano "A Casa Vazia" de Kim Ki-Duk, mas me interessei.
    Obrigado pela dica!
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Hummm, o Oldboy é sem comentários... e esse "O cheiro de papaia verde" me interessou bastante... mais um para acrescentar a lista... rs

    ResponderExcluir
  4. Carol,
    O Papaia é um lindo filme, mas existem outros muito bons nesta lista.
    Acho que você vai gostar do indiano, é bem melhor que a novela da Glória Perez, hehehe
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Amo filmes asiáticos. Da sua lista assisti apenas 2! Mas quero mesmo assim indicar alguns que foram simplesmente marcantes na minha vida, o principal sem dúvida é Samsara, sobre um jovem monge tibetano que passa 3 anos, 3 meses e 3 dias meditando numa caverna e ao ser resgatado por seus companheiros vê escrito numa pedra "como impedir que uma gota d'água desapareça ao sol?" e o filme é a trajetória dele em busca da resposta! A fotografia é incrível!
    Outros que gostei muito incluem "O Clube da Felicidade e da Sorte" sobre 4 mulheres chinesas migrantes nos Estados Unidos e o contraste de suas histórias com as de suas filhas. Um de assistir de lencinho, haha, que é lindo chama-se "Um Longo Caminho" (título em inglês é Riding Alone for Thousands of Miles) sobre um pai japonês que viaja pela China em busca de realizar o sonho do seu filho que está seriamente doente e não quer ve-lo. Além de emocionante mostra muito da cultura da China e paisagens interioranas e provinciais.
    Finalmente, "Primavera, verão, outono, inverno... primavera" é um filme zen maravilhoso tb!!
    Abs!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!