quarta-feira, 21 de outubro de 2009

10 Filmes de François Truffaut

















Nascido em Paris, em 1932 e falecido prematuramente em 1984, Truffaut nos deixou um legado de grandes filmes.
Criança problema, chegou a ser mandado a um reformatório, mas foi salvo por seu amor pelo cinema.
Como boa parte da sua geração de cineastas franceses, foi crítico da revista Cahiers du Cinéma, onde defendia fortemente o cinema de autor.
Era fã declarado e autor da melhor biografia de Alfred Hitchcock.
Fiz uma pequena lista de 10 filmes, alguns deles especialmente importantes para a história do cinema.

1. Os Incompreendidos - Les 400 Coups (1959 - difícil acreditar que aos 27 anos, Truffaut fez este marco da nouvelle vague, mas fez. inspirado em sua própria infância, conta a história de um garoto - Jean-Pierre Léaud - que, com problemas em casa, começa a fugir da escola para ir ao cinema. repreendido, foge de casa e passa a cometer pequenos furtos para sobreviver)

2. Jules e Jim - Uma Mulher para Dois (1962 - dois amigos inseparáveis, Jules, um alemão ingênuo e Jim, um francês sofisticado se apaixonam pela mesma mulher - Jeanne Moreau. ela os manipula e cria um clima de tensão na relação. outro marco importante, que ajudou a mudar o cinema)

3. Farenheit 451 (1966 - excelente ficção científica baseada em Ray Bradbury. num futuro indefinido, os livros e toda forma de escrita foram proibidos pelo regime totalitário, sob o argumento de tornarem as pessoas infelizes e improdutivas. se alguma casa era flagrada com muitos livros, era incendiada por uma brigada de "bombeiros". um desses oficiais começa a roubar os livros antes de incendiá-los para poder lê-los. o título faz referência à temperatura de combustão do papel)

4. O Garoto Selvagem (1970 - no fim do século 18, um garoto entre 11 e 12 anos é encontrado por caçadores numa floresta. ele não fala e nem anda como um bípede. um cientista - o próprio Truffaut - pede para estudá-lo e, contra a descrença geral, consegue socializá-lo)

5. A Noite Americana (1973 - noite americana é uma técnica do cinema que simula a noite numa filmagem durante o dia. o filme acompanha os bastidores de uma filmagem, com os conflitos e problemas entre produtores, elenco e diretor. Oscar de Filme Estrangeiro)

6. A História de Adele H. (1974 - Isabelle Adjani - sensacional - é a segunda filha do escritor Victor Hugo, uma jovem obcecada por um tenente, que não lhe corresponde o amor. ela então entra em desespero e num processo de auto-destruição que a leva à loucura)

7. O Homem que Amava as Mulheres (1977 - um conquistador resolve escrever um livro sobre sua tumultuada vida amorosa. conta desde a infância, as primeiras experiências até as grandes conquistas. mesmo em seu leito de morte, continua se apaixonando. o personagem tem muito do próprio Truffaut. o filme fez grande sucesso e causou a fúria de algumas feministas)

8. O Último Metrô (1980 - na Paris ocupada pelos nazistas, após a fuga de seu marido, um judeu alemão, uma atriz - Catherine Deneuve - assume a direção de seu teatro e contrata um famoso ator - Gerard Depardieu - para o papel principal. no entanto, o marido está escondido no porão e continua a orientá-la na direção)

9. Resultado de imagem para la femme à coté A Mulher do Lado (1981 - Gerard Depardieu é um homem casado e descobre que a mulher de seu novo vizinho - Fanny Ardant, a última esposa de Truffaut - é um antigo amor seu. os dois agem como estivessem se conhecendo, mas logo retomam a relação, causando uma grande tensão)

10. De Repente, Num Domingo - Vivement Dimanche (1983 - um delicioso suspense, recheado de reviravoltas. um agente imobiliário é acusado da morte de sua esposa e do amante dela. sua secretária - Fanny Ardant - é a única que acredita nele e irá ajudá-lo. bom humor, referências aos filmes B e à Hitchcock no último filme de Truffaut)

3 comentários:

  1. You forgot "Argent de Poche"! :-) Propz Pilgrim

    ResponderExcluir
  2. Vrai, Pilgrim.
    "L'Argent de Poche" (1976) est aussi un grand film, mais ma liste est à seulemente 10...
    Merci pour votre commentaire,
    Hugs!

    Fica a dica do Pilgrim: Na Idade da Inocência (L'Argent de Poche) de 1976 é um ótimo filme, que fala da transição da infância para a adolescência de dois meninos. Assistam também!!
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Adoro Truffaut! Principalmente "O menino selvagem", sobre o qual fiz um trabalho na faculdade... O filme acabou me marcando demais;;;

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!