domingo, 4 de outubro de 2009

10 Filmes Musicais (do Século 21)



Desde Bubsy Berkeley, os musicais sempre foram uma grande vocação do cinema americano.
Muita gente torce o nariz para filmes onde o elenco começa a cantar, quando deveria falar, mas o fato é que mesmo no século 21, eles não perderam seu encanto.
Aqui está uma lista de filmes, todos lançados a partir de 2001, que mostram que o gênero continua forte e popular.

(* É praticamente uma lista de 12, uma vez que destaco dois filmes que já estiveram em listas passadas. Em breve terei que começar a repetir, afinal não assisto 10 bons filmes por dia, mas ainda dá...)














1. Mamma Mia (2008 - versão cienmatográfica do sucesso da Broadway, baseado nas músicas do grupo sueco Abba. aqui o carisma de Meryl Streep e a beleza das ilhas gregas, fazem um filme delicioso. um filme para sair feliz e cantando do cinema)

2. Across the Universe (2007 - colagem de canções dos Beatles em clips alinhavados por uma história de amor, num filme agradável)

3. Dreamgirls (2006 - um vendedor de carros sonha em ter sua própria gravadora e lança com sucesso um trio de cantoras. as rivalidades começam a surgir dentro do grupo e influenciar a vida pessoal e profissional de todos. aparentemente um veículo para Beyoncé, mas bem sustentado por um roteiro melodramático, belas canções e o surgimento da boa atriz e cantora Jennifer Hudson)

4. Hairspray (2007 - releitura do filme de John Waters de 88, traz John Travolta ótimo no papel da mãe gorda e enclausurada de uma garota aspirante a um programa de dança na TV dos anos 60. divertido)

5. Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007 - mais uma extravagância de Tim Burton. Johnny Depp é um barbeiro que após é preso injustamente por um juiz interessado em sua esposa. após anos de exílio na Austrália volta com sede de vingança. humor negro na dose exata)

6. 8 Mulheres (2002 - anos 50, próximo ao natal, numa casa de campo estão um homem e oito mulheres próximas a ele. o homem é assassinado e uma delas tem que ser a culpada. drama, suspense e muita comédia neste musical de François Ozon, com atrizes maravilhosas)

7. O Fantasma da Ópera (2004 - filmagem de uma das peças de maior sucesso da Broadway, com música e letras de Andrew Lloyd Webber, inspirada no livro que rendeu dezenas de versões anteriores. um gênio da música desfigurado se esconde nos bastidores do teatro de Paris. encanta-se por uma jovem, que decide ajudar anonimamente. mas ela tem um outro amor. as lindas canções empolgam, numa boa transposição de Joel Schumacher)

8. Chicago (2002 - surpreendeu por ganhar o Oscar de melhor filme, mas tem suas qualidades. baseado numa peça de sucesso, mostra a rivalidade entre duas artistas de vaudeville dos anos 20, que acabam na prisão acusadas cada uma de um assassinato. Catherine Zeta-Jones e Renée Zellweger estão ótimas)

9. De-Lovely (2004 - conta a conturbada vida do compositor Cole Porter, através de suas canções ligadas a momentos importantes do seu passado. as mais lindas canções em língua inglesa garantem o interesse)

10. Encantada (na melhor tradição dos musicais de Disney, uma princesa é banida do seu mundo mágico e enviada à Manhattan de carne e osso. divertido e com ótimas canções)


Atualização 08/02/2013:

11.  Os Miseráveis (esta é a melhor adaptação de musicais da Broadway já feitas para o cinema, mas isso não faz dele uma obra-prima. os musicais são shows onde as canções eventualmente constroem uma história ou um mero fio narrativo. a peça dilui a obra de Victor Hugo para privilegiar a grandiloquência e no cinema isso aparece muito mais. mesmo assim, Hopper faz um belo trabalho com alguns momentos especialmente brilhantes, quando aproveita a linguagem cinematográfica para fazer close-ups ou grandes panorâmicas. é um filme feito para grandes salas de cinema, com som perfeito, buscando transferir um pouco da magia do teatro para o espectador. o elenco é todo excelente, com destaque óbvio para a sofrida presença de Anne Hatthaway. dentro de suas limitações, é um grande filme)

17 comentários:

  1. Sou doido pra ver Chicago! A maioria aí não me despertou interesse ("Moulin Rouge" entretanto, é nota 10!!!).

    ResponderExcluir
  2. Essa lista ficou incriiivel! Recentemente assisti Sweeney Todd, o filme é muuito bom! Também já me falaram maravilhas à respeito de Mamma Mia, Across the Universe, Chicago e Moulin Rouge. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. não são todos que gostam de musicais mesmo, mas ainda bem que eles existem! assistir a um filme em que de repente todos começam a cantar juntos me faz mais alegre hahah
    bela lista, parabéns :)

    ResponderExcluir
  4. Bacana a lista, alguns não vi, mas Mamma Mia é foda, ow filme chato, atuações horríveis!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais de Across the Universe. Mágico, psicodélico. Me transportou a uma época (anos 60) ao som dos Beatles, mesmo sem os Beatles. O filme também recriou figuras como Janes Joplim e Jimmy Hendrix batalhando juntos um início de carreia hipotético tocando Beatles. Sensassional!

    ResponderExcluir
  6. Oi Kdu,
    Não fala mal de Mamma Mia, mano! É bobo, mas eu gosto, rssss

    Oi Carlos,
    lembro das críticas quando o filme foi lançado por aqui, detonando. Ainda bem que não acreditei e fui assistir. É bem legal.

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Across the Universe é genial!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Já que nos pediu sugestões.....( Bob Fosse) Cabaret, O show deve continuar(All That Jazz), Charity, meu amor.
    Cisne Negro,Fama, Momento de decisão, O Sol da Meia Noite,Tangos o Exílio de Gardel, entre outros. Obrigada pelo interesse relacionado a filmes de dança.

    ResponderExcluir
  9. afffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffy

    ResponderExcluir
  10. EU AMEI MESMO O SWEENEY TODD, MUITO BOM EU VIAJEI COM ESSE FILME, ALÉM DE AMAR O JOHNNY DEPP!!! MUITOOOO BOM

    ResponderExcluir
  11. Faltou Burlesque,um filme fantastico.

    ResponderExcluir
  12. Um adendo: Os Miseráveis é um musical de West End, e não dá Broadway :) A melhor adaptação de um show da Broadway é provavelmente Amor, Sublime Amor (1961, não se encaixa na lista)

    ResponderExcluir
  13. Gosto do equilíbrio de Mamma Mia em que cenas musicais e de falas estão bem distribuídas ao longo do filme.

    ResponderExcluir
  14. gente como é o nome do filme que uns homem roubam o Banco fazendo todos reféns...
    depois eles veste os reféns com as mesmas roupas que eles para dispista as polícias

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!