terça-feira, 20 de outubro de 2009

10 Filmes sobre a Televisão

















A televisão tem o poder único de falar com bilhões de pessoas ao mesmo tempo.
Já foi vista como a morte do cinema, mas sempre andaram de mãos dadas.
Selecionei 10 filmes que mostram um pouco dos bastidores da indústria da TV.

1. Quiz Show (um programa de perguntas e respostas nos anos 50, chegou ao auge com a disputa de dois fortes candidatos, um típico bom moço americano contra um judeu nada carismático, mas com muito conhecimento. os produtores passaram então a direcionar as perguntas para a vitória do seu favorito. percebendo a armação, o perdedor os denuncia e causa um escândalo nacional. ótimo filme de Robert Redford)

2. Boa Noite, Boa Sorte (um âncora de TV, preocupado em mostrar todos os lados das notícias entra em confronto direto com o poderoso senador John McCarthy, que não poupava artifícios mentirosos em sua caça cega aos comunistas da indústria cultural. isso traz consequências diretas à TV que ainda estava nascendo nos EUA. muito bem dirigido por George Clooney)

3. Quem Quer Ser um Milionário - Slumdog Millionaire (na Índia, um rapaz de 18 anos, morador de uma favela, evolui num programa de perguntas e respostas, que pode deixá-lo milionário. no entanto, seu conhecimento inesperado gera suspeitas nos produtores do show, que o interrogam violentamente. mas ele mostra que as perguntas todas têm relação com histórias da sua vida. muito bem dirigido por Danny Boyle, levou 8 Oscars, inclusive de Filme e Direção)

4. Rede de Intrigas - Network (dirigido pelo grande Sidney Lumet, este filme de 76 conta a história de um apresentador de telejornal demitido por conta da baixa audiência, que avisa no ar de sua demissão e que irá se matar ao vivo na semana seguinte. é tirado do ar, mas o público reage pedindo seu retorno. ele então passa a bancar o "profeta louco". Oscar póstumo para Peter Firth, que morreu meses antes da premiação, derrotando o favorito Robert DeNiro de Taxi Driver)

5. O Show de Truman (o extremo dos reality shows. um homem descobre que toda sua vida desde a infância é parte de um programa de TV, todos à sua volta são atores e sua cidade não passa de um cenário. ponto de partida absolutamente genial, neste filme de Peter Weir)

6. Frost/Nixon (o ex-presidente deposto, depois de longa negociação, concorda em dar sua única entrevista a um repórter inglês. durante as gravações da entrevista, uma batalha de meias palavras entre os dois ajuda a construir um filme brilhante, com ótimas interpretações)

7. Confissões de uma Mente Perigosa (estreia de George Clooney na direção. um produtor de programas de auditório na TV é também um agente da CIA, que comete assassinatos ao mesmo tempo que cria os pioneiros: show de calouros - The Gong Show - e namoro na TV - The Dating Game. baseado, por incrível que pareça, num personagem real)

8. Nos Bastidores da Notícia - Broadcast News (uma produtora de TV tenta manter a qualidade do seu noticiário, mas têm que lidar com um apresentador arrogante e um repórter competente que acabam disputando seu amor. uma simpática comédia de James L.Brooks indicada a 7 Oscars)

9. Quanto Mais Idiota Melhor - Wayne's World (baseado num quadro de Sathurday Night Live. dois amigos amalucados apresentam do porão de casa um programa na TV a cabo do bairro. até que surge um executivo que os leva para fazer o programa em rede nacional, o que gera confusões envolvendo fama, mulheres e rock 'n roll. idiota, mas divertido)

10. Videodrome (James Woods é o dono de uma pequena emissora de TV a cabo, que capta imagens de "snuf", filmes onde as pessoas são realmente torturadas e mortas. descobre que o sinal vem de mais perto que imaginava e que, mais que um mórbido programa de TV, é um experimento visando causar danos nos cérebros de quem assiste. mais um filme estranho e doentio de David Cronenberg)

8 comentários:

  1. O show de Truman: um dos pouquíssimos filmes em que eu aturo o Jim Carrey.

    ResponderExcluir
  2. Esqueceram de "O 4º Poder".

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo,
    O 4º Poder (Mad City) é outra boa dica para a nossa lista.
    Obrigado!
    Abs!!

    ResponderExcluir
  4. Esqouecea de "Assassinos por Natureza" "Natural Born Killers"

    ResponderExcluir
  5. Verdade Marcel,
    Natural Born Killers pode até ser encaixado neste tema, mas eu o coloquei numa lista anterior de Serial Killers.
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. PUTZ,faltou "ao Vivo de Bagda", com Michael Keatn, que mostra a primeira vez que uma equipe de televisão fez a cobertura ao vivo de um ataque a uma cidade.

    em termos de filme sobre televisão, esse não poderia faltar.

    ResponderExcluir
  7. A Caçada tem um surto ao vivo do repórter Simom (Richard Gere).
    Nem sei dizer quem estava melhor no filme: Richard Gere, Terence Howard ou Jesse Eisemberg.

    Mari

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!