quinta-feira, 1 de outubro de 2009

10 Filmes sobre Boxe

976jigvbcx















O boxe é um esporte muito cinematográfico.
A ação se passa dentro de um tablado, onde os personagens depositam seus dramas e seus sonhos. É quase uma metáfora.
Grandes filmes foram feitos sobre o tema, sempre valorizando os atores.
Na minha lista até tentei colocar filmes de outras nacionalidades, mas quem sabe fazer filme de boxe é mesmo o americano.

Esta lista foi feita por sugestão do Joviano, lá do twitter. Sugiram vocês também as suas listas!

1. O Touro Indomável (Scorsese fez esta obra-prima em preto e branco, para não chocar tanto. Robert DeNiro emagreceu e engordou muito para viver o boxeador Jake La Motta, um atleta tão talentoso quNegritoanto temperamental, Oscar para ele e um clássico do gênero)

2. Rocky - um Lutador (o grande filme da vida de Sylvester Stallone - foi até indicado aos Oscars de ator e roteirista - que cria um personagem fictício. um boxeador medíocre que, num golpe publicitário, é convidado a enfrentar o campeão mundial. mas ele não quer deixar as coisas tão fáceis para o campeão. linda música tema para um ótimo filme, que teve 5 desnecessárias continuações)

3. Punhos de Campeão - The Set-Up (obra-prima de Robert Wise de 1949. Robert Ryan é um boxeador que espera ressucitar sua carreira numa luta importante, mas o seu empresário apostou muito dinheiro no seu adversário e ele terá que perder. o filme se passa em tempo real, nos 72 minutos antes até o final da luta. genial!)

4. Menina de Ouro (treinador reluta em aceitar trabalhar com uma garota, que ele acredita ser velha demais para a carreira no boxe feminino. mas ela é persistente, conquista sua confiança e chega lá. mas o destino acaba levando-a a um final trágico. 4 Oscars: melhor filme, diretor - Clint Eastwood, atriz - Hilary Swank e coadjuvante - Morgan Freeman)

5. Hurricane - O Furacão (baseado numa absurda história real, passada em 1966. Denzel Washington - ótimo como sempre - era o boxeador primeiro colocado no ranking, quando foi preso como suspeito de um assassinato. racismo, política e superação se misturam nesse bom filme)

6. Ali (Will Smith vive o grande campeão Cassius Clay, contando sua história, suas vitórias, destacando seu espírito contestador, que o levou a adotar o nome mulçumano Mohammad Ali. bom filme biográfico)

7. Quando Éramos Reis (Oscar de melhor Documentário. conta com detalhes a história da grande luta entre Mohammad Ali e George Foreman, os dois maiores campeões da história do boxe, feita no Zaire em 1974, onde foram tratados como reis. excelente ao retratar o grande momento dos lutadores, o malandro empresário Don King em início de carreira e o ditador Mobutu também no auge)

8. O Campeão (refilmagem de 1931, é um filme de Franco Zeffirelli feito para chorar. Jon Voight é um ex-campeão do boxe que chegou ao fundo do poço. incentivado pelo seu filho pequeno, o único a acreditar nele, retoma a carreira. destaque para o garoto Ricky Schroder, que nunca fez o mesmo sucesso depois de adulto)

9. A Luta pela Esperança - Cinderella Man (inspirado na história do meio-pesado Jim Braddock. uma história humana de um boxeador aposentado prematuramente, por conta de uma série de derrotas, que para sustentar a família aceita substituir um lutador na última hora, surpreende, vence e retoma a carreira até ser campeão. Russel Crowe está ótimo no papel central)

10. Marcado pela Sarjeta - Somebody Up There Likes Me (Paul Newman vive o campeão Rocky Graziano, papel destinado a James Dean, que morreu antes das filmagens. para fugir da marginalidade, um jovem começa a treinar boxe e torna-se um grande campeão. mais um ótimo filme de Robert Wise)

20 comentários:

  1. ótima lista! Rocky é classico, e tenho a mesma opinião a respeito das continuações. Menina de Ouro tbm é muito bom. parabéns pela lista e pelo sucesso do blog :D

    ResponderExcluir
  2. Valeu, obrigado!
    E da próxima vez assine, para eu saber a quem agradecer, hehe

    ResponderExcluir
  3. Valeu Armando! Sempre que tiver nova sugestão farei com todo prazer, abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou conhecendo agora seu blog, muito bom! Assisti quase todos esses filmes, excelente sua lista. Só não vi ainda Marcado pela Sarjeta e A Luta pela Esperança. Está anotada a dica. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Seja bem-vinda Maiara.
    Agradeço os elogios.
    Se quiser sugerir listas e títulos, esteja à vontade.
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Tem o Boxer, que é do Daniel Day Lewis, que eu incluiria. Muito bom o seu blog. Suas listas são sensassionais. Vejam também o nosso blog - sessoesdecinema.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlos,
    Obrigado pelo elogio.
    Eu conheço o Sessões pelo twitter... para ser sincero não sei quem é o tuiteiro, hehe, para minha ele chama Sessões.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi alguem conhece filme em que o lutador de boxe cuidava de uma menina orfa e tinha um soco que sé chamava jhou merilu nao me lembro muita coisa deste filme pois assisti quando era criança se alguem conhecer por favor coloca o nome, desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí, o nome do filme é "Goldie e o Pugilista" (em português) ou "Marilou Joe"(em inglês).
      estiu procurando este filme p baixar se alguém achar me avisa.

      Excluir
    2. o nome do filme é "Goldie e o Pugilista" (em português) ou "Marilou Joe"(em inglês).
      Se souberem onde posso baixar este filme me avisem, pois tb estou procurando.

      Excluir
    3. bom dia. o nome é Goldie e o Pugilista, tem tb a parte dois que é Goldie e o Pugilista em Hollywood.

      Excluir
  9. O fime a luta pela esperança naõ é apenas um ótimo filme , mas tambem uma lição de vida para quem esta desacreditado, é preciso ir até o fim.

    ResponderExcluir
  10. "Menina de Ouro" é simplesmente fantástico. nunca chorei tanto na minha vida vendo um filme.

    ResponderExcluir
  11. Alguém se lembra de um filme que um Padre lutava Box para auxiliar a sua igreja, dos anos 60 - se não me engano era O Segredo do Padre, me dêem maiores informações, obrigado

    ResponderExcluir
  12. Phil Silvers in Goldie & The Boxer (1979)

    ResponderExcluir
  13. EU CHOREI VENDO FURAÇAO MINHA,UMA FAZE DA MIHA VIDA ME SENTE PREJUDICADO PELOS BRANCO

    ResponderExcluir
  14. PUGILISTA FODA TAVA NUMA FAZE RUIM DA MINHA VIDA ,EU VE ESSE FILME AI ME SALVO

    ResponderExcluir
  15. oi armando otima lista ,faltou champion com kirk douglas ,the boxer com daniel day lewis,the great white hope,homeboy com mickey hourke

    ResponderExcluir
  16. Eu amo estes filmes! Eu descobri recentemente um filme com um tema semelhante. Hands Of Stone Legendado tem uma história que pode fazer você rir e chorar. Os filmes que contam as histórias de lutadores, deixam várias lições. :) Se você gosta desses filmes, não vai se arrepender!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!