quarta-feira, 30 de setembro de 2009

10 Filmes Sobre Drogas
















Filmes sobre drogas já chegaram a ser sistematicamente censurados no Brasil, como se sua menção induzisse ao consumo.
Selecionei 10 filmes com enfoques diferentes, da droga como business ao consumo desenfreado, e finais que vão da reabilitação à morte.
Espero que gostem, comentem e acrescentem outros títulos.

1. Réquiem para um Sonho (um jovem casal não consegue estruturar seus sonhos por conta do vício em heroína. a mãe do rapaz vicia-se em remédios para emagrecer. um filme asfixiante de Darren Aronofsky)

2. Profissão de Risco - Blow (nos anos 70, onde sexo e drogas eram cool, Jonnhy Depp é um jovem que muda-se para a Califórnia, onde estrutura um bem sucedido comércio de maconha e cocaína, mas acaba se envolvendo com o cartel colombiano. baseado numa história real, bem dirigido por Ted Demme, que morreu aos 38 anos, após ter consumido cocaína)

3.  Maria Cheia de Graça (uma garota colombiana, pobre, grávida e desempregada, desesperada em conseguir dinheiro para sua família, aceita trabalhar como mula, levando cocaína para os Estados Unidos em seu estômago. chegando lá, nada sai como planejado. poderoso filme, mostrando um lado trágico do tráfico)

4. Bicho de Sete Cabeças (baseado numa história real de um pai que envia seu filho para um manicômio por tê-lo pego fumando maconha. o filme mostra o despreparo da família em lidar com o assunto e do sistema de saúde em tratá-lo. grande estreia de Rodrigo Santoro no cinema)

5. Drugstore Cowboy (dois casais vivem de roubar remédios em drogarias e hospitais para manter seu vício. primeiro sucesso de Gus Van Sant)

6. Trainspotting (num subúrbio de Edimburgo, quatro jovens sem perspectivas mergulham no submundo para manter seu vício auto-destrutivo em heroína. um dos filmes mais cultuados dos últimos anos, graças à originalidade e vitalidade do diretor Danny Boyle e do elenco encabeçado por Ewan McGregor)

7. Despedida em Las Vegas (Nicolas Cage ganhou o Oscar por seu alcoólatra, que após perder o emprego, vai para Las Vegas com intenção de beber até morrer. lá conhece uma prostituta por quem se apaixona, mas já é tarde demais. deprimente e poderoso, um alerta para quem acha que álcool não é droga)

8.  Traffic (Steven Soderbergh cria um painel de histórias paralelas que se entrelaçam, mostrando o negócio das drogas e suas ramificações, envolvendo inclusive policiais e juízes. ótimo filme, ganhador de 4 Oscars)

9. Vício Maldito - Days of Wine and Roses (Jack Lemmon é um jovem publicitário que se casa com uma colega de trabalho. com o tempo e as pressões do dia-a-dia começam a consumir cada vez mais álcool a ponto de se destruírem)

10. Christiane F (13 anos, drogada e prostituída... uma adolescente alemã conta sua história do álcool às drogas pesadas e à prostituição em Berlim. uma história real em um filme que causou polêmica em todo mundo)


Atualização (maio 2012):
11.  Paraísos Artificiais (bom filme nacional, destacando o universo das raves e o uso abusivo de drogas. belas locações em Amsterdã e em Pernambuco, num filme bastante didático sobre o tema)

59 comentários:

  1. Todos são ótimos, mas Trainspotting e principalmente, Requiem para um Sonho, são obras -primas da sétima arte.

    ResponderExcluir
  2. Um filme sensacional sobre drogas é "Diário de um Adolescente" (original "The Basketball diaries") com uma excelente interpretação do Leonardo DiCaprio em início de carreira. A trilha sonora é um espetáculo á parte.

    ResponderExcluir
  3. Oi Anônimo.
    É verdade, o filme esteve no meu shorlist e eu acabei cortando, mas é excelente.
    Fica a dica: Diário de um Adolescente.

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. é acho que só falto mesmo um filme que é elegante na minha opiniao quem quise conferi o nome é "o barato de grace" nem vo conta da pra acha ele no "ares" em outros tambem talvez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bacana mesmo esse filme "o barato de Grace"

      Excluir
  5. Faltou "Diário de um adolescente" ...filmaço...

    ResponderExcluir
  6. tem um filme onde dois caras depois de uma overdose de uma amiga, tentam se limpar, e eles esbarram na burocracia e ainda tem que fugir de um cara que quer pegá-los... alguém sabe o nome deste filme?

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Kids é ótimo. eu acrescentaria Ray, Johnny & June, Meu nome não é Johnny

      Excluir
  8. Na minha opnião,naum deixaria de fora viagem suicida.recomendo

    ResponderExcluir
  9. Réquiem para um Sonho é um de meus filmes favoritos. Além do filmaço, a trilha sonora é ensurdecedora.

    Indico, ainda, mais três filmes que poderiam, tranquilamente, entrar no top 10:

    - Candy
    - Alpha Dog
    - Boogie Nights; Prazer Sem Limites

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. Onde eu posso sacar esses filmes??

    Cumps

    ResponderExcluir
  11. ótima listagem! Trainspotting faz história!

    ResponderExcluir
  12. Onde consigo comprar esses filmes

    ResponderExcluir
  13. Assisti um filme a algum tempo era em fita cassete ñ consigo lembrar o nome sei que era Meu caro Pai,ou Mio caro papa ñ sei se é assim que se escreve mas gostaria muito se alguém conhece e sabe onde eu posso encontrar agradeço muito e gostei muito das sugestoes

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de uma indicação de um filme sobre drogas que pudesse ser visto por jovens de 11 a 13 anos e que fosse bem impactante ?????????

    ResponderExcluir
  15. Galera assistem: HELL, é um filme francês baseado em uma mina de 19 anos viciada em cocaína e álcool, ela se apaixona por um cara tbm super rico e vivem seus dias nas noitadas bebendo e usando drogas... até que brigas surgem e desentendimento entre os dois. RECOMENDO!!!

    ResponderExcluir
  16. Thirteen (aos treze) Tbm é interessante! :)

    ResponderExcluir
  17. esse é ``o filme´´
    http://www.megavideo.com/?v=3SUQI12J

    KIDS é um filme que fala a realidade,da qual o brasil e o mundo fecham os olhos

    W

    ResponderExcluir
  18. Não, o melhor é Christiane F , arrasou bebê, ótimo filme : ]

    ResponderExcluir
  19. Um filme impressionante e com um final imprevisível sobre drogas e que me tocou muito chama-se: STRAYED ou em português: PERDIDO
    É um filme Russo por isso acho que não é tão conhecido, mas é ótimo sobre o tema e um detalhe interessante é que neste filme ninguém tem nome.
    Um abraço a todos. Cláudio.

    ResponderExcluir
  20. o melhor filme sobre drogas,ainda está sendo rodado.NA GARGANTA DO DIABO.cara que filme sinistrooooo,aí sim tem muita verdade!!!aguardem e perderâo o folego.nacional direç]ão e texto de vitor perales..fodaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  21. cara to procurando um filme de rapaz negro que poderia ter si tornado um jogador profissional de basquete mais desisti de tudo por causa das drogas é uma historia real mais nao me lembro o nome do filme se alguem poder me ajudar me manda um email jamilsondark@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. doping - rebound - the legend of earl the goat manigault

      Excluir
  22. e o spun filme de 2002 na boa e um 2 ou 3 lugar ,retrata as metafetaminas nos estados unidos com um bocado de comedia ,foi base de varias musicas de psy trance na epoca de 2002

    ResponderExcluir
  23. Muito boa a lista...mas vou incluir mais um ai

    Rush - Uma viagem ao Inferno....é duka !!!

    ResponderExcluir
  24. Diário de um adolescente, foi o que faltou na lista. Mas não discordo da afirmativa de que alguns filmes induzem ao consumo, ou até mesmo a curiosidade de experimentar. Quando eu assisti "Diário de um adolescente" minha cabeça pirou aquilo foi um orgasmo pra mim, me deu uma vontade louca de experimentar, aquele mundo aprecia ser "o mundo" o meu lugar, aquilo era ser um adolescente descolada.
    Então, assim eu tenho a certeza de que não sou o único no mundo que teve essa reação ao ver o filme então sei lá os de cabeça fraca é meio perigoso assistir filmes assim (:

    ResponderExcluir
  25. filme bom é o filme"kids" esse fala da realidade dos adolescentes do dia de hoje......

    ResponderExcluir
  26. deixo a dica do filme "28 dias" tbm muito bom.

    ResponderExcluir
  27. PRA MIM O MELHOR FIME DE DROGAS É "PULP FICTION TEMPO DE VIOLENCIA" ...MUITO DOM COM...UMA TURMAN ....JOHNN TRAVOLTA ... SAMUEL L. JACKSON ....BRUCE WILLIS....DIREÇAO DE QUENTIN TARANTINO....É MUITO BOM .....E PRA QUEM GOSTA DE TRILHA SONORA VAI CURTIR MUITOOO.....FICA DICA ...BJ RAQUEL

    ResponderExcluir
  28. Eu colocaria nesta lista aí também o "Candy".

    ResponderExcluir
  29. Coisas que perdemos pelo caminho e Candy, gostei dos dois.

    ResponderExcluir
  30. Diário de um adolescente, melhor filme de sempre. Quem andou nas drogas percebe bem o fim. Recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  31. boas eu adoro filmes de drama , conheço um filme de drama que envolve cocaina ou nelhor a "actriz" principal é a propria ... Journey to the end of the night . recomendo .

    ResponderExcluir
  32. Quarta B
    Taking Woodstock
    Dois doidoes em Harvard
    Cheech & Choong
    The Trip
    Pineapple Express(Segurando as Pontas)
    Harold and Kumar
    Pra lá de Bagdá!
    Easy ryder!

    ResponderExcluir
  33. Esqueceram dos filmes patty monster e violência maxima

    ResponderExcluir
  34. Medo e Delírio em Las Vegas

    ResponderExcluir
  35. Cheech & Chong é um besteirol bem divertido

    ResponderExcluir
  36. traficc é sensacional, assistam pessoal vcs vao enlokecer...bju

    ResponderExcluir
  37. Alguem sabe o nome de um filme que a filha vira viciada e o seu pai na tentativa de tirar ela das drogas acaba se viciando tmb. No final a filha consegue sair das drogas, e seu pai nao.

    ResponderExcluir
  38. traffic é apenas um bom filme, diario de um adolecente um pouco melhor, trainspotting é muito bom, Requiem para um sonho quem fez não conhece sobre viagens de doidão, rush é uma porcaria. Um grande filme é Tideland onde o pai é que toma droga e quem viaja é a menina, um paralelo entre droga e inocencia, uma pequena obra prima.

    ResponderExcluir
  39. Havoc (garotas sem rumo)

    ResponderExcluir
  40. Vidas sem rumo.
    Vai bota lá e procura.
    É muito bom
    Antigo!!

    ResponderExcluir
  41. 4 palavras:
    MEDO E DELÍRIO - em Las Vegas.

    todos esqueceram desse classico baseado em hunter.s.thompson?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cade o filme MEDO E DELÍRIO??? esse não se acha em lugar algum

      Excluir
  42. Cristiane F é um dos melhores filmes, o assisti na escola, é muito bom

    ResponderExcluir
  43. Mr. Nice caberia na lista.

    ResponderExcluir
  44. torrent medo e delirio... baixei por la hd

    ResponderExcluir
  45. Já assisti Cristiane F. na escola e é mesmo um filme pesado mas é muito bom, assisti no colego! Acho que faltou ''Aos Treze" que também é ótimo.. bjs

    ResponderExcluir
  46. gostaria de saber qual o nome do filme em que a moça parece que chama Pauline tinha o sonho de ser modelo e vira dependente de drogas e para manter o vicio ela vira atriz de filme porno, alguem sabe do nome se passa nos anos 80.

    ResponderExcluir
  47. Profissão de Risco é um excelente filme.... :)

    ResponderExcluir
  48. gostaria de saber o nome de um filme no qual 2 amigas adolescentes se viciam em comprimidos e 1 delas fica com câncer no estomago . o filme e antigo e ótimo não lembro o nome infelizmente

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!