segunda-feira, 28 de setembro de 2009

(Mais) 10 Filmes Gays

















Enquete encerrada, o resultado foi apertado, mas a lista vencedora foi a de mais filmes gays, que também é o tema mais acessado do blog até aqui.
É também o mais copiado por outros "blogueiros". Aproveito para pedir a quem quiser copiar, que coloque o crédito e o link. Muito obrigado!

Depois da primeira lista de filmes de temática gay, constatei que haviam muitos filmes interessantes que ficaram de fora, por isso acho justificável esta segunda parte.
Espero que gostem e comentem, acrescentando mais títulos para indicar a outros visitantes.

1. Morte em Veneza (uma das obras-primas de Lucchino Visconti, baseada no livro de Thomas Mann. um músico em crise vai a Veneza para repousar e compor, quando avista um garoto polonês, que está em férias com sua família e se apaixona por sua beleza. o amor platônico, a opressão dos ventos quentes do sirocco e a música de Mahler são de tirar o fôlego. grande filme)

2. Antes do Anoitecer (a vida do escritor cubano Reynaldo Arenas, brilhantemente interpretado por Javier Barden, desde sua infância pobre em Cuba até o exílio em New York, passando pelo horror e preconceito que sofre pelo fato de ser homossexual em seu país)

3. Uma Cama para Três - Gauzon Maudit (um casal leva uma vida tranquila, quando um trailer quebra em frente à sua casa. nele viaja uma lésbica que acaba colocando o relacionamento deles de pernas proa ar. engraçadíssima comédia francesa com Victoria Abril no papel da esposa e a diretora Josiane Balasko com a lésbica)

4. Minha Vida em Cor-de-Rosa - Ma Vie en Rose (Ludovic é um garotinho acredita ser uma menina, veste-se de menina, apaixona-se pelo vizinho e se refugia num mundo cor-de-rosa. para ele é difícil entender o constrangimento dos pais em aceitar seu "desvio" e o estranhamento da sociedade. um filme tocante)

5. Minha Adorável Lavanderia (casal gay, um paquistanês e um inglês abrem uma lavanderia em Londres e acabam sendo vítimas de duplo preconceito, racial e sexual. Daniel Day Lewis está ótimo neste filme de Stephen Frears de 85)

6. Eclipse de uma Paixão (Leonardo di Caprio vive o jovem e talentoso poeta Arthur Rimbaud, que muda-se para Paris acolhido na casa de Paul Verlaine, poeta mais velho e casado. os dois se descobrem apaixonados e têm uma relação muito intensa e auto-destrutiva, a despeito da pressão da sociedade e da esposa. bom filme de Agnieszka Holland)

7. Delicada Relação - Yossi & Jagger (numa base militar israelense, o rígido comandante e seu segundo oficial mantém uma relação escondida dos demais. a coisa se complica quando uma recruta se apaixona por um deles e os acaba expondo. bonito filme)

8. Querelle (o diretor Fassbinder adapta esta obra de Jean Genet, criando num cenário estilizado, todo imaginário gay pré-aids. um marinheiro amoral e assassino vai ao encontro do irmão que namora a dona de um bar em Brast, onde provoca paixões em homens e mulheres. um filme difícil de assistir, mas referencial para o tema)

9. Mistérios da Carne (duas crianças são abusadas pelo treinador de beisebol, uma se torna um garoto de programa e o outro um garoto problemático que acredita em abduções alinígenas. ótima atuação de Joseph Gordon-Levitt no melhor filme de Gregg Araki)

10. Morangos e Chocolate (primeiro filme cubano indicado ao Oscar, embora co-produzido por Espanha e México. na Cuba de 79, um professor homossexual de mente aberta, interessa-se por um universitário comunista cheio de preconceitos. aos poucas nasce uma grande relação, condenada pela sociedade. um filme importante e corajoso)

24 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog , já adicionei aos favoritos inclusive , e virei sempre como referencia. Tb criei há pouco um bLog de cinema , só com postagens de filme de arte e raros , com links para torrent

    www.escritoemluz.blogspot.com

    valeu !

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário.
    Vi seu blog e gostei da idéia de mostrar filmes raros. Alguns eu nem conhecia.
    Já estou seguindo teu blog e aguardo novos posts.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Onde tá Brokeback Mountain? =O

    ResponderExcluir
  4. Caro anônimo.
    Esta é uma segunda lista, como o próprio título do post informa.
    Brokeback Mountain está na primeira lista sobre o tema.

    ResponderExcluir
  5. O "Insoonia" postou uma lsita, os comentários foram em sua maioria extremamente homofóbicos. Gostei do site, as pessoas ainda não começaram com hipocrisias.

    www.trecolegal.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Wilton,
    Uma correção. O Insoonia COPIOU minha lista sem dar crédito, muito feio o que fizeram.
    Cheque a minha primeira lista de filmes gays e as datas.
    Aqui os comentários homofóbicos não chegaram, mas se chegarem, eu os modero e não aceito nenhum comentário agressivo ou preconceituoso.
    Podem falar mal, podem dizer que as listas são ruins, mas agredir meus leitores, nem pensar.
    Obrigado pela visita. Vou ver teu blog.
    Abs!!!
    Armando

    ResponderExcluir
  7. VC PODERIA COLOCAR UMA LISTA DE 10 FILMES SOBRE VAMPIROS.. ADORO FILMES DESSE GÊNERO..

    ResponderExcluir
  8. AH DESCULPA, EU NÃO TINHA VISTO A LISTA COM FILMES DE VAMPIROS NO MES DE AGOSTO.. FLW...

    ResponderExcluir
  9. tbm tem um super bom *brasileiro*
    se chama do inicio ao fim...

    ResponderExcluir
  10. Caro Anônimo,
    As minhas listas procuram ser de filmes que já vi... Como ainda não vi "Do Início ao Fim" ele está numa lista anterior de "novos filmes brasileiros que ainda não estrearam"... é só procurar.
    Obrigado pelo comentário,
    Abs!

    ResponderExcluir
  11. galera esses filmes ai são o maximo dimais vou ver todos com o amor da minha vida

    ResponderExcluir
  12. Gente, coloca nessa lista Torch Song Trilogy!! É LINDO E PERFEITO!

    ResponderExcluir
  13. Oi Pandumiel,
    Na verdade tem tantos filmes gays que merecem ser vistos, que uma lista de 100 seria pouco. Ontem mesmo vi um ótimo, italiano, chamado "Saturno em Oposição" (Saturno Contro), recomendo!
    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  14. olá, estava a procura de filmes desse tipo. obrigado e grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Armando meu lindo, adorei seu blog, das indicações só assisti o 1° da lista anterior, mas já estou anotando as dicas, adoro Drama, Romance e agora esse tipo de filme. Vai umas dicas de filmes gays maravilhosos com conteúdo "De Repente California" e o brasileirissimo "Do Começo ao Fim", histórias de amor lindas... Parabéns pelo blog, só p/constar: sou HETERO, mas amo qualquer tipo de amor.

    ResponderExcluir
  16. Oi Mel,
    Agradeço seus comentários.
    As listas de filmes gays são das mais procuradas do blog, especialmente a específica de "10 Filmes de Lésbicas". O público gay tem uma eterna necessidade de referências e acho muito legal ajudar a apresentar esses filmes. E conhecer também, já que muita gente sugere outros títulos que não conhecia.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  17. Cara, faltou "Orações para Bobby". É um filme muito bonito sobre um jovem homossexual que por não alcançar a aceitação da mãe cristã fervorosa acaba se suicidando. Após isso a mãe compreende o filho e passa a apoiar a causa LGBT. Realmente incrível, chorei três vezes durante o filme.

    ResponderExcluir
  18. "Orações para Bobby" - Recomendadíssimo.

    ResponderExcluir
  19. "Antes do Anoitecer" é mais ou menos. "Delicada relação" é otimo, meio curto mais é emocionante no final. "Mistérios da Carne" também é legal, recomendo.

    ResponderExcluir
  20. Adoro seu BLOG. Poderia Fazer um 'Lista 10' de curtas gays e curtas gays brasileiros?

    ResponderExcluir
  21. Oi Marcelo,
    Confesso que não sou muito bom em curtas.
    Vou até tentar fazer algo neste sentido, mas se não gostar do resultado, nem publico.
    Obrigado pela ideia.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  22. Sempre venho no seu blog pra procurar o que assistir! Parabéns, é muito bom!

    Queria perguntar se alguém lembra de um filme em que uma garota finge que é o irmão e fica no lugar dele na escola. Um dos alunos se interessa por ela, acreditando que é gay. É um filme europeu e a atriz é bem magrinha de cabelo curto e preto.

    Não é "Ela é o cara" e nem "Quase igual aos outros".

    Queria tanto lembrar. Alguém tem algum palpite?

    ResponderExcluir
  23. Tem Paraísos artificiais também, é muito bom, e nacional!

    ResponderExcluir
  24. Blog ótimo vou indicar alguns filmes que já assistir. "Solo" "Hawaii""Dantes Cover""Km 0""Eu te ano Renato"El Mar""La Partida""Latter Days""Shelter" tem muito mais anotado aqui no meu caderninho. Abraços

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!