sábado, 19 de setembro de 2009

10 Filmes Mudos

















Até o começo da década de 30, quase todos os filmes eram mudos, por isso uma lista de melhores filmes mudos é uma lista muito heterogênea de filmes anteriores a 1930.
Confesso que não vi tantos filmes assim desta época, mas consegui selecionar alguns exemplos do que era feito então.

1. A General (1926 / EUA - último filme dirigido pelo genial Buster Keaton. conta com bom humor a história de um grupo de soldados da união, que rouba a locomotiva General do exército confederado e a luta do maquinista para recuperá-la. ótimo ritmo, obra-prima)

2. Metropolis (1927 / Alemanha - ficção científica de Fritz Lang, conta a história de uma cidade futurista onde os trabalhadores são dominados pelas máquinas e obrigados a viver no subsolo. veículos voadores, robôs, passagens suspensas, imagine ver isso tudo naquela época. soberbo!)

3. O Encouraçado Potemkin (1925 / Rússia - obra-prima de Sergei Eisenstein, conta a história do levante de marinheiros revoltados contra as más condições de trabalho e a violenta repressão policial que se dá. este acontecimento foi um dos estopins da Revolução Russa de 1917. um filme com visual incrível, e uma edição absolutamente genial, que até hoje é copiada)

4. Luzes da Cidade (1931 / EUA - escolhi este representante dos filmes de Charles Chaplin, porque senão esta seria uma lista só dele. esta comédia terna, conta a história de um vagabundo que se apaixona por uma florista cega. a linda trilha do próprio Chaplin compensa a falta de diálogos)

5. O Locatário - The Lodger (1927 / Inglaterra - primeiro sucesso de Hitchcock e vários de seus elementos já estavam lá. uma senhora desconfia que um de seus inquilinos é um assassino de mulheres que está aterrorizando Londres. ótimo)

6. Queen Kelly (1929 / EUA - último grande filme inacabado de Erich von Stroheim, demitido pelo estúdio por suas excentricidades, que foi restaurado e exibido em 1985. um príncipe se divide entre duas mulheres, a rainha Kelly, com quem se casa e uma órfã, que acaba tornando-se dona de um bordel na África. raridade)

7. O Nascimento de uma Nação (1915 / EUA - o mais grandioso filme até então, muito popular e controverso. com o final da guerra civil, o sul vive uma anarquia por conta da liberdade dos negros. o filme defende a segregação racial e a escravatura e seria impensável nos dias de hoje. a despeito de sua incorreção política, foi um marco na história do cinema, por suas inovações e seu sucesso. dirigido por D.W.Griffith)

8. Asas (1927 /EUA - curioso por ser o primeiro filme a ganhar o Oscar. ambientado na primeira guerra, conta a história de dois jovens, um rico e um de classe média que são apaixonados pela mesma mulher e se alistam na força aérea. cheio de bons efeitos especiais para a época)

9. O Gabinete do Dr. Caligari (1920 / Alemanha - obra-prima de horror de Robert Wiene. o malvado Dr. Caligari hipnotiza um jovem e o induz a matar pessoas. a direção de arte quase surrealista é uma das atrações do filme)

10. Limite (1931 / Brasil - único filme dirigido por Mário Peixoto é um dos mais importantes momentos de nosso cinema. começa com três náufragos, duas mulhere e um homem, em estado de desolação. a partir daí começa a contar as histórias deles. um filme original, inovador, que virou referência importante na cinematografia)

8 comentários:

  1. Show de bola a lista..mas escolher luzes da cidade ao inves de tempos modernos ou o garoto foi uma bola fora.

    ResponderExcluir
  2. Boa lista, mas eu estava esperando ver na lista "O garoto", "O grande ditador" ou "Tempos modernos" dentre os filmes do gênio Charles Chaplin.

    ResponderExcluir
  3. Faltou "A viagem a Lua" de George Mélies pra ficar completo! : D

    ResponderExcluir
  4. cinema e uma merda e os filmes mas ainDa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xau

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, vá procurar o que fazer de útil, pare de assistir lixo da TV, e procure conhecer um pouco sobre cinema antes de escrever baboseiras.

    ResponderExcluir
  6. parabéns por terem lembrado de "o limite" do mario peixoto. merecidíssimo!

    ResponderExcluir
  7. Faltou Nosferatu(Alemanha,1921).Dirigido por F.W.Murnau.Um dos filmes mudos de terror mais famosos do expressionismo alemão.O vampiro do filme,calvo,de orelhas compridas e dedos e unhas compridas é assustador.Só para lembrar.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!