Muitas vezes os filmes sobre juventude retratam mudanças de hábitos das gerações, outras vezes eles ajudam a mudá-los.
Aqui vão alguns exemplos de filmes que mostraram muito bem os jovens de seu tempo e estão em ordem cronológica.
1. O Selvagem - The Wild One (1953 - Marlon Brando é o líder de uma gang de motoqueiros deseordeiros que chega a uma cidadezinha. ele apaixona-se por uma garota local e acaba se adaptando. a repercussão em sua época foi imensa, chegando a ser proibido no Reino Unido por 40 anos)
2. Juventude Transviada - Rebel Without a Cause (1955 - James Dean é um jovem problemático de uma família que vive se mudando. interessa-se por uma garota que namora o líder da gang local e aí... confusões, rachas, brigas e um filme cultuado e copiado até hoje)
3. Se... - If... (1968 - estudantes de uma tradicional escola inglesa revoltam-se contra o sistema de castas em que estão inseridos, num filme inovador, que mistura realidade e fantasia. ótima estreia de Malcolm MacDowell)
4. Sem Destino - Easy Rider (1969 - um retrato bem acabado da contra-cultura dos anos 60, dos beatnicks, das drogas. conta a história de dois motociclistas que saem pelas estradas para encontrar sua liberdade pessoal. "Born to be Wild" virou um hino)
5. Hair (1979 - tudo bem, quando o filme foi feito, a guerra do Vietnan já havia acabado e os hippies já estavam segregados em Embu das Artes, mas assim mesmo esta obra de Milos Forman é um delicioso retrato da geração do fim dos anos 60. a música, os ideais, estão todos lá)
6. Vidas Sem Rumo - The Outsiders (1983 - Coppola lançou uma geração inteira de atores neste filme. três órfãos tentam sobreviver numa vizinhança pobre, vivendo de sub-empregos e sendo maltratados pela polícia)
7. O Clube dos 5 - The Breakfast Club (1985 - cinco jovens ficam um sábado na detenção da escola e acabam tendo que se relacionar, num conflito de classes e idéias, que mostra bem o que era a geração x)
8. O Ódio - La Haine (1993 - nos subúrbios de Paris, três amigos, um judeu, um negro e um árabe se envolvem em conflitos com policiais após um amigo ficar em coma por ser espancado durante um interrogatório. o filme de Mathieu Kassovitz foi feito há 16 anos, mas poderia ser feito hoje em qualquer comunidade urbana do Brasil. pobreza, xenofobia, juventude sem perspectivas = ódio)
9. Kids (1995 - um adolescente amoral que quer desvirginar o maior número de garotas, uma menina que só teve um parceiro e já é HIV positiva, crianças de 11 e 12 anos usando drogas. o fim do século 20 no seu pior)
10. Elefante (2003 - um retrato cruel de Gus Van Sant da mediocridade e falta de perspectiva, que leva um adolescente a entrar em sua escola e matar tantas pessoas quanto possível e se matar em seguida. o alerta de uma geração)
acho que Singles (Vida de solteiro na tradução haha) também se enquadraria aí, gosto especialmente da trilha sonora grunge bem 1992.
ResponderExcluirCom certeza, Singles tem tudo a ver.
ResponderExcluirDiner(Quando os jovens se tornam adultos) se encaixa perfeitamente na lista.
ResponderExcluircolocar selvagem na frente de rebelds without case . e o s incompreendidos
ResponderExcluirAnônimo,
ResponderExcluirSe você notar, a ordem dos filmes é cronológica.
Eu nunca faço listas com ordem de preferência, por achar que seria muita presunção da minha parte.
Abs!!!
O MELHOR FILME FOI JUVENTUDE TRANSVIADA
ResponderExcluirE O MELHOR REPRESENTANTE DA JUVENTUDE FOI E SEMPRE SERÁ
JAMES DEAN!!!!!
acredito que outros 2 filmes que se enquadrariam melhor seria the last picture show e rumble fish respectivamente do bodagovich e do coppolla.
ResponderExcluirO filme "Aos Treze" também se encaixa perfeitamente!
ResponderExcluir