quinta-feira, 17 de setembro de 2009

10 Filmes de Juventude

















Muitas vezes os filmes sobre juventude retratam mudanças de hábitos das gerações, outras vezes eles ajudam a mudá-los.
Aqui vão alguns exemplos de filmes que mostraram muito bem os jovens de seu tempo e estão em ordem cronológica.

1. O Selvagem - The Wild One (1953 - Marlon Brando é o líder de uma gang de motoqueiros deseordeiros que chega a uma cidadezinha. ele apaixona-se por uma garota local e acaba se adaptando. a repercussão em sua época foi imensa, chegando a ser proibido no Reino Unido por 40 anos)

2. Juventude Transviada - Rebel Without a Cause (1955 - James Dean é um jovem problemático de uma família que vive se mudando. interessa-se por uma garota que namora o líder da gang local e aí... confusões, rachas, brigas e um filme cultuado e copiado até hoje)

3. Se... - If... (1968 - estudantes de uma tradicional escola inglesa revoltam-se contra o sistema de castas em que estão inseridos, num filme inovador, que mistura realidade e fantasia. ótima estreia de Malcolm MacDowell)

4. Sem Destino - Easy Rider (1969 - um retrato bem acabado da contra-cultura dos anos 60, dos beatnicks, das drogas. conta a história de dois motociclistas que saem pelas estradas para encontrar sua liberdade pessoal. "Born to be Wild" virou um hino)

5. Hair (1979 - tudo bem, quando o filme foi feito, a guerra do Vietnan já havia acabado e os hippies já estavam segregados em Embu das Artes, mas assim mesmo esta obra de Milos Forman é um delicioso retrato da geração do fim dos anos 60. a música, os ideais, estão todos lá)

6. Vidas Sem Rumo - The Outsiders (1983 - Coppola lançou uma geração inteira de atores neste filme. três órfãos tentam sobreviver numa vizinhança pobre, vivendo de sub-empregos e sendo maltratados pela polícia)

7. O Clube dos 5 - The Breakfast Club (1985 - cinco jovens ficam um sábado na detenção da escola e acabam tendo que se relacionar, num conflito de classes e idéias, que mostra bem o que era a geração x)

8. O Ódio - La Haine (1993 - nos subúrbios de Paris, três amigos, um judeu, um negro e um árabe se envolvem em conflitos com policiais após um amigo ficar em coma por ser espancado durante um interrogatório. o filme de Mathieu Kassovitz foi feito há 16 anos, mas poderia ser feito hoje em qualquer comunidade urbana do Brasil. pobreza, xenofobia, juventude sem perspectivas = ódio)

9. Kids (1995 - um adolescente amoral que quer desvirginar o maior número de garotas, uma menina que só teve um parceiro e já é HIV positiva, crianças de 11 e 12 anos usando drogas. o fim do século 20 no seu pior)

10. Elefante (2003 - um retrato cruel de Gus Van Sant da mediocridade e falta de perspectiva, que leva um adolescente a entrar em sua escola e matar tantas pessoas quanto possível e se matar em seguida. o alerta de uma geração)

8 comentários:

  1. acho que Singles (Vida de solteiro na tradução haha) também se enquadraria aí, gosto especialmente da trilha sonora grunge bem 1992.

    ResponderExcluir
  2. Diner(Quando os jovens se tornam adultos) se encaixa perfeitamente na lista.

    ResponderExcluir
  3. colocar selvagem na frente de rebelds without case . e o s incompreendidos

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,
    Se você notar, a ordem dos filmes é cronológica.
    Eu nunca faço listas com ordem de preferência, por achar que seria muita presunção da minha parte.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. O MELHOR FILME FOI JUVENTUDE TRANSVIADA
    E O MELHOR REPRESENTANTE DA JUVENTUDE FOI E SEMPRE SERÁ

    JAMES DEAN!!!!!

    ResponderExcluir
  6. acredito que outros 2 filmes que se enquadrariam melhor seria the last picture show e rumble fish respectivamente do bodagovich e do coppolla.

    ResponderExcluir
  7. O filme "Aos Treze" também se encaixa perfeitamente!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!