quarta-feira, 23 de setembro de 2009

10 Filmes de Escola

















A escola é um microcosmo, onde interagem, nem sempre pacificamente, pessoas dos mais variados backgrounds. Até por isso rendem ótimos filmes.
Existe uma lista imensa de filmes passados em escolas, por isso peço que nos comentários sugiram outros títulos que não constam desta lista.
Estes são alguns dos meus filmes favoritos sobre o tema.

1. Entre os Muros da Escola (França 2008 - Palma de Ouro em Cannes, este drama mostra bem o choque de culturas que se formou na França, a partir dos conflitos entre alunos e também um professor bem intencionado. brilhante)

2. A Onda (Alemanha 2008 - professor moderninho é escalado para dar aulas sobre "autocracia" a um grupo de colegiais. para demonstrar o perigo desse regime, promove uma experiência com os alunos com muito sucesso e consequências trágicas. ótimo filme)

3. Eleição (EUA 1999 - comédia cruel sobre uma aluna ambiciosa - a ótima Reese Whiterspoon - que faz tudo para se eleger presidente do Conselho Estudantil, até destruir a carreira de um professor)

4. Atração Mortal - Heathers (EUA 1988 - mais humor negro, nesta deliciosa comédia sobre os estereótipos do high school americano. três garotas loiras e lindas - todas de nome Heather - ditam os costumes numa escola, até a chegada de um garoro rebelde que as confronta. filme pouco conhecido, mas muito bom. o problema são os penteados...)

5. Ao Mestre com Carinho - To Sir With Love (Inglaterra 1967 - mais conhecido pela canção homônima, este bom drama tem Sidney Poitier como um engenheiro desempregado que aceita lecionar numa escola da periferia de Londres onde é hostilizado até ganhar a confiança dos alunos. vários enredos semelhantes foram desenvolvidos mais tarde, mas este ainda é o melhor)

6. Ser e Ter (França 2002 - maravilhoso documentário francês, acompanha o desenvolvimento de crianças do jardim da infância ao último ano do primário numa escola rural da França, acompanhando a formação de suas personalidades. numa palavra: imperdível)

7. A Sociedade dos Poetas Mortos (EUA 1989 - em 1959, numa tradicional escola preparatória, um professor, ex-aluno da instituição, ensina através de métodos pouco ortodoxos seus alunos a pensarem por si próprios. Robin Williams está ótimo e a expressão "Carpe Diem" - Aproveite o Dia - virou lema de 10 entre 10 jovens)

8. O Homem que Eu Escolhi - The Paper Chase (EUA 1973 - estudante de direito de Harvard é desafiado por um professor durão até conquistar sua confiança, quando apaixona-se por sua filha. o pessoal mistura-se ao profissional, num bom drama que valeu Oscar a John Houseman, o professor)

9. Pro Dia Nascer Feliz (Brasil 2006 - documentário que mostra diferentes realidades de estudantes de classes sociais distintas de três estados do Brasil. um filme bem feito e oportuno sobre o tema)

10. Adeus, Meninos - Au Revoir Les Enfants (França 1987 - filme autoral do grande Louis Malle, baseado em suas lembranças de infância. na França ocupada na segunda guerra, um menino em uma escola interna fica amigo de outro que esconde o fato de ser judeu. a Gestapo invade a escola com as piores consequências. obra-prima)

70 comentários:

  1. Para mim está faltando Mentes Perigosas, apesar de ser bem parecido com o Ao Mestre Com Carinho mesmo. É que toda vez que lembro de filmes na escola lembro da Michelle Pfeiffer no SBT. Mas no geral é lista é ótima, como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Também nesse estilo tem um filme com a Lauryn Hill que ela é aluna numa escola pública num bairro pobre americano, não me lembro se em NY, que todos se salvam pela música... bem sessão da tarde mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rubinho,
    Pra te ser sincero não sei que filme é esse. Com a Luryn Hill só me lembro de ter visto Sister Act 2. Se lembrar coloque aí! Ou me avise no twitter.
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Assunto de Meninas(Lost and Delirious) filme Canadense de 2001, muito bom tbm, entraria nessa lista fácil!!!

    ResponderExcluir
  5. Faltou o Clube do Imperador, que identifica bem como deve ser o comportamento do professor com os alunos, além de dar uma puta de uma aula de história grega.
    Mas esses da lista tbm são muito bons!

    ResponderExcluir
  6. O Alan e o Victor deram duas ótimas suigestões:
    - Assunto de Meninas e
    - Clube do Imperador

    Obrigado, amigos!

    ResponderExcluir
  7. Pomba cara, a lista ta boa, mas você esqueceu o melhor filme sobre aulas já feito, o "devolta as aulas"(back to school) com o fantastico Rodney Dangerfild, que bola fora.

    ResponderExcluir
  8. Opa! Boa dica do Molho!
    "De Volta às Aulas" deve ser o melhor filme do Dangerfield, fica a dica para os outros leitores.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  9. O melhor de todos:

    ESCRITORES DA LIBERDADE não estava na lista VALE MTOOO A PENA!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ginger!
    Eu não conhecia esse filme, mas me interessei muito, vou procurá-lo.
    Essa dica valeu pra mim também:
    Escritores da Liberdade, com a Hilary Swank.
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  11. Cadê 'O sorriso de Monalisa'? Pra mim esse é um dos melhores... parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  12. Clube do Imperador. Muito bom também. Com o Kevin Kline no papel de professor de uma escola onde os alunos são todos filhos de gente importante da nata da sociedade americana, como políticos e etc.

    ResponderExcluir
  13. Legais as dicas do pessoal, vamos juntá-las:
    - Mentes Perigosas
    - o filme com a Lauryn Hill, que não sei o nome, hehe
    - Assunto de Meninas
    - Clube do Imperador
    - Escritores da Liberdade
    - O Sorriso de Monalisa

    Já é quase uma nova lista para os nossos leitores.
    Obrigado a todos!

    ResponderExcluir
  14. Assim, filme pra assistir sem precisar pensar muito, só pela diversão - Uma Escola Atrapalhada!

    E o filme com a Lauryn Hill é Mudança de Hábito 2 (Sister Act - 2)

    ResponderExcluir
  15. Acho que o Biel matou a charada, deve mesmo ser Sister Act 2.
    Já Escola Atrapalhada, dos Trapalhões, eu não curto, mas se você se diverte, é o que importa, fica a dica.
    Abração cara!

    ResponderExcluir
  16. Faltaram mais alguns.

    Mr. Holland - Adorável professor

    ResponderExcluir
  17. Outro - Excepcional!!!

    O Preço do Desafio - James Edward Olmos

    ResponderExcluir
  18. Boas lembranças Carmelo, Mr. Holland e, principalmente, O Preço do Desafio.
    Ótimas dicas!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. cara vc esqueceu o melhor de todos
    clube dos cinco

    ResponderExcluir
  20. Realmente "Clube dos 5" é um ótimo filme sobre o tema, mas eu já havia colocado ele numa lista anterior, a de Filmes sobre a Juventude, que tem outros filmes que entrariam aqui, mas fica a dica.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Puxa que legal essa seleção de filmes relacionados a escola! Dessa seleção, eu conheço 4 se eu não me engano. Olha, confesso que foi bem útil pra mim. Faço parte de um projeto chamado Nepso (Nossa Escola pesquisa a Sua Opinião) e de mês em mês, fazemos encontros para assistirmos filmes relacionados a escolas (e outros temas é claro) e depois discutimos sobre ele! Bem legal essa seleção mesmo. Pessoal, se vocês quiserem saber mais sobre o projeto dêem uma olhadinha no nosso blog http://comunicanepso.blogspot.com/
    Lá vai ter vários links das instituições gestoras do projeto contando a história de tudo isso desde o comecinho e seu desenvolvimento!
    Beijos galera

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pelo comentário Jessy.
    É por essas e outras que me animo a fazer as listas :-)
    Valeu!

    ResponderExcluir
  23. e high school musical? =/

    (vao me linxar aqui.. hahaha)

    ResponderExcluir
  24. não sacaneia Isabella!! rssss
    high school musical vai entrar quando eu fizer a lista dos 10 piores filmes, hehe
    bjs!

    ResponderExcluir
  25. GALERA, vc sabem o nome do filme ou atores de um que passou ja algum tempo na sessão da tarde na GLOBO, onde um determinado prof é contratado e tem um alun muito rebelde é desafiado afazer uma pintura na parede da escola, ele pintar um cavalo alado, e todos apostam que aquela arte iria durar pouco, mais ficou lapor muito tempo, baseado em fatos reais, se alguem suber algo mim avisa, abraços a todos, fiquem na PAZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, você descobriu o nome do filme? Há muitos anos procuro ele, mas não me recordo de quase nada. Você pode falar mais sobre o que lembra do filme? Talvez isso ajude na pesquisa (tenho buscado em sites estrangeiros).

      Abraços

      Excluir
  26. A LINGUA DAS MARIPOSAS
    OS INCOMPREENDIDOS
    HALF NELSON

    ResponderExcluir
  27. Excelentes lembranças, caro anônimo.
    Pena que você não assina.
    Os filmes que você citou são ótimos exemplos do tema, que tem muitos bons filmes.
    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  28. Sem dúvida "Primavera de uma Solteirona" (The Prime of Jane Brodie) rivaliza com Sociedade dos Poetas Mortos" como um dos melhores filmes que já vi sobre escola. Enquanto a maioria tem homens com o papel de professor, neste é uma professora (Maggie Smith ganhou um Oscar por esta interpretação). É a historia de uma professora que rechassada, por sua forma de ser, foi expulsa da escola. Porem, no fim do filme, ao sair da formatura, as meninas saiam levando suas frases no pensamento.

    ResponderExcluir
  29. assistam o filme O desoertar de Rita, e fascinante.

    ResponderExcluir
  30. Pessoal, gosto muito do não citado O TRIUNFO, ninguém falou de ESCOLA DA VIDA. O LÍDER DA CLASSE.

    ResponderExcluir
  31. Olá gostei dos filmes que esta na tela, mas por gentileza goataria de passar algo pra meus alunos sobre Artes e qual filme poderia me indicar algo que faça a diferença pode ser uma artista que pinta com os pés sei lá algo diferente que prenda atenção deles e fique na memória pro resta da vida abraços Nadir de Souza professora de Artes.

    ResponderExcluir
  32. Olá Nadir,
    O filme que você mencionou talvez seja "Meu Pé Esquerdo", muito bom filme.
    Mas existe ainda uma lista sobre Artistas Plásticos (http://listasde10.blogspot.com/2009/10/10-filmes-biograficos-de-artistas.html), mas não sei se são adequados aos seus alunos, pois quase todos têm cenas de nudez ou sexo, infleizmente.
    Se me lembrar de algum mais adequado te aviso.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  33. OLá Armando grata pelo carinho e atenção ficarei aguardando se acaso tiver algo sobre o tema de arte no caso uma história de pintar com os pés,pinc´l na boca caso deficiente sei lá algo que prenda atenção dos alunos Abraços e ate´.

    ResponderExcluir
  34. Os filmes do Projeto Cineclub das EM do RJ, tb são ótimos.

    ResponderExcluir
  35. Oi pessoal, faltou o filme que marcou época e deu origem a todos os outros filmes sobre violência nas escolas: "Sementes da Violência" (Blackboard Jungle 1955, com o saudoso Glen Ford. Coincidência, o Sidney Poitier fazia um papel neste filme e, mais tarde, ele passou para o outro lado e virou vidraça( professor) em "Ao Mestre, Com Carinho"

    ResponderExcluir
  36. Ah!!, já ia me esquecendo. Vejam o documentário "Laskar Pelangi" (Rainbow Troops) de 2008, da Indonésia. Maravilhoso, mas sem legenda em português. Estou traduzindo do inglês.Quem quiser mais informação (link para download)ou a tradução da legenda deixe recado no site.

    ResponderExcluir
  37. Oi pessoal, olha eu aqui again.Vamos lembrar do filme "IF" (Se)1969 do diretor inglês Lindsay Anderson, mostrando a rebeldia dos estudantes ingleses nas rígidas "Academias". O filme antecipou o movimento revolucionário de 68.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  38. Armando B. Martins, meu professor passou para nós o filme Frida, que está na lista de filmes de artistas plásticos, achei muito bom, acho que depende da idade dos alunos. Viu, Nadir, esse filme com certeza prende a atenção dos alunos, e ela também é deficiente, apesar de pintar com a mão, ela tem um problema muito grande de coluna sabe?Porque sofreu um acidente.

    ResponderExcluir
  39. Iracema disse...
    Passei estes filmes para meus alunos e eles adoraram: "A prova de Fogo" < "O presente", "Meu nome é rádio","O menino do pijama Listrado" , Escola de Rock"- Todos são maravilhosos.
    16/07/2011

    ResponderExcluir
  40. Nadir se ainda nao resolveu o fato, o filme que vc precisa realmente é (Meu pé esquerdo)ok.

    ResponderExcluir
  41. Armando...
    Tem um que passou batido por todo mundo, Meu mestre minha vida com Morgan Freeman e tambem tem um com a escola como plano de fundo muito é: A corrente do bem, abs.

    ResponderExcluir
  42. Olá a Todos,

    Se me permitem uma sugestão para engordar esta lista, como chama aquele filme que passou por algumas vezes na Net em 2011 onde um grupo de terroristas invade uma escola americana de garotos ricos, filhos de politicos, senadores e empresarios.São garotos problematicos e que o " pior" deles se torna heroi ao conseguir chamar o exercito para derrotar os terroristas. Um dos moleques morre ao ser fuzilado por um terrorista. Como é mesmo o nome deste filme ?

    Este é um dos que não pode ficar de fora desta lista.

    Outro filme ESPETACULAR de escola também, é um do Ferenc Molnar, um húngaro que escreveu uma das melhores histórias chamado Os Meninos da Rua Paulo.
    Pra mim, este é O MELHOR

    Ricardo

    ResponderExcluir
  43. Acho melhor a lista ser refeita de novo...eu ia citar "O Triunfo", muito lindo esse filme, mostrando tanto uma realidade pode se tornar em sensibilidade...o outro e sobre uma professora - me ajudem - que ate o marido se separa dela - lembram de Namorada de Aluguel e a serie Grey Anatomy, pois é esse que interpreta o marido...E então, essa professora consegue com que a turma toda passe para o outro periodo escolar, sendo que ela sofre intervenções da escola...ah, me esqueci,,,,o assunto se baseia na violência e perdas,,, então ela - a professora - pede para se trabalhar em cima de um livro que fala dos horrores do holocausto..o final e surpreendente...me ajudem ai cacete no titulo,,me esqueci...
    Muito bom os comentarios e abraços a todos...ah...Ao mestre com carinho e o carro chefe de todos...sabe por que...os alunos daquela épodca tinham o mundo em suas mãos e simplesmente não queriam nada com nada - literalmente. Hoje ocorre o inverso, os alunos podem até quererem, mas ha tantas barreiras sociais - drogas, emprego, familia futuro...que o professor tem que ser o homem de ferro..Ah....outra, vale a pena assistir A Onda, mas na sua versão original dos anos 80, eu acho,,,e so passou uma vez na rede Bobo (e bobo mesmo), e nunca - que eu saiba - reprisaram...abçs..

    ResponderExcluir
  44. ESCRITORES DA LIBERDADE É O NOME DESSE FILME, MARCUS

    ResponderExcluir
  45. nossa! esse deve ser o post mais popular do blog!! aahaaah..mas o problema são os penteados de 'atração mortal'? então o que dizer do penteado dos estudantes de Harvard em 'o homem que escolhi'? http://www.youtube.com/watch?v=qx22TyCge7w

    ResponderExcluir
  46. Quando vi o nome da lista, a primeira coisa que lembrei foi Curtindo a Vida Adoidado. Um clássico da Sessão da Tarde!
    Claro, não é uma obra-prima mas... vale ser lembrado.


    Mari

    ResponderExcluir
  47. Oi Armando,

    Tem tanto filme para essa lista que seria legal dividir. De repente ter um foco para o "estilo high school", como "Curtindo a Vida Adoidado", "Patricinhas de Beverly Hills" e "Te Pego lá Fora", separando dos filmes que focam no professor, como "Mentes Perigosas", "O preço do desafio", "Com mérito", "Escritores da Liberdade", "O triunfo", "Um diretor contra todos", "Meu mestre minha vida" e assim por diante.

    Acho que caberia até uma lista de profissões só com professores...


    Abraços

    ResponderExcluir
  48. A Onda e a Sociedade dos Poetas Mortos eu adoro de paixão.

    Entre os Muros da Escola gostei, mas, esperava mais.

    abraços

    ResponderExcluir
  49. Acho que ainda ninguém se lembrou do The Breakfast Club. Foi um filme que me marcou.

    ResponderExcluir
  50. alguem se lembra de um filme, sobre um professor que era gozado pelos alunos. no filme aparece uma pessoa "negra" em k tem o cabelo cortado tipo uma pista de carros em k andam mesmo la carros a dar voltas na cabeça dele. ninguem se lembra do nome desse filme, americano. é um filme antigo.

    ResponderExcluir
  51. Gosto do filme "CURSO DE VERÃO" de 1987, pois o professor leciona para alunos fora dos padrões.
    Também indico:
    - UM NOVO HOMEM de 1994 onde Danny de Vito é professor para o exército.

    ResponderExcluir
  52. faltou escritores da liberdade

    ResponderExcluir
  53. vale filme brasileiro não?

    A QUARTA SÉRIE B, fantástico. Discute uma droga encontrada em sala de aula e a reunião de pais se acusando.

    perfeito

    ResponderExcluir
  54. Ao mestre com carinho,foi O único desta lista que eu assisti... muito bom mesmo!(DIANA)

    ResponderExcluir
  55. Cadê "Escritores da Liberdade" ta faltando ai nessa lista?

    ResponderExcluir
  56. estou a procura de um Filme, no estilo Ao Mestre com carinho.
    O professor volta a dar aulas em uma escola que ele já lecionava e a encontra destruída, com trafico de drogas e alunos desmotivados.Ele também é um professor do contra, parece que ate no sindicato ele era conhecido por ser radical Ele volta e refaz a escola, depois de passar por muitas dificuldades. Alguem lembra deste filme?Agradeço qualquer ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi teresa 58 voce o encontra no you tube pra assisti-lo

      Excluir
  57. Parabens pela lista,Armando !! Tem dois filmes muito bons tambem com escola : Art school confidencial e Charlie Bartlett, vc ja viu ? Sao bem legais ! Abs (jessica)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica,
      Vi Charlie Bartlett e realmente é muito bom.
      Art School Confidential eu não vi, mas verei e te digo o que achei.
      Obrigado pelas dicas!
      Abs!!!

      Excluir
  58. de toda esta lista ,só assisti "ao mestre com carinho"Entrei neste blog porque estava procurando o nome do mesmo filme,que a teresa 58(26 de Agosto) CITOU...(O filme passou na sessão da Tarde...Colocaram correntes no Portão da Escola...etc)mas infelizmente não Responderam o nome do Filme...abraço a todos

    ResponderExcluir
  59. oi Teresa 58...Acho que encontrei, o titulo do filme!o nome é."MEU MESTRE,MINHA VIDA com MORGAN FREEMAN, se não for este que voce queria saber o nome ,me perdoe....um abraço a todos,bjs

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!