quinta-feira, 10 de setembro de 2009

10 Filmes Gays


Esta é uma das primeiras listas do blog e teve várias continuações mais específicas. Confira os links no final do post.

É interessante ver ao longo dos anos como os filmes sobre o tema evoluíram da mesma maneira que a percepção da sociedade mudou.
Existem centenas de ótimos títulos, que chegaram aos grandes estúdios americanos.
Minha lista acaba mostrando um pedacinho desta história.

1.  Brokeback Mountain (o primeiro filme do tema indicado ao Oscar, deveria ter levado. um filme contido e desesperado sobre cowboys que se apaixonam. algumas das cenas entraram para a história do cinema e a interpretação do falecido Heath Ledger é no mínimo espetacular)

2.  Boys Don't Cry (Hilary Swank levou seu primeiro Oscar na pele de Brandon Teena, uma adolescente que vivia como menino até ser descoberta e acabar vítima da absurda intolerância)

3.  Madame Satã (filme nacional com Lázaro Ramos vivendo o polêmico personagem carioca. um herói, bandido, pai de família, amante, travesti, violento, carinhoso)

4.  Philadelphia (Hollywood politicamente correta, Tom Hanks é um advogado é demitido depois de ser revelado estar com AIDS)

5.  C.R.A.Z.Y. (ótimo filme canadense, a evolução de um rapaz até entender e aceitar seus sentimentos)

6.  O Banquete de Casamento (engraçadíssima comédia de Ang Lee - de Brokeback - sobre um jovem chinês que vive com o namorado nos EUA e recebe a visita dos pais para seu casamento de fachada. claro que tudo dá errado)

7.  Beautiful Thing (ótimo coming-of-age inglês sobre dois garotos se descobrindo, se aceitando e sendo aceitos. um filme divertido e tocante)

8.  Maurice (filme de James Ivory, sobre dois estudantes ingleses em 1910 que acabam se apaixonando. um filme leve e bem escrito)

9.  Garotos de Programa - My Own Private Idaho (tristíssimo filme de Gus Van Sant com River Phoenix como um garoto de programa gay e narcoléptico que se apaixona pelo também prostituto Keanu Reeves)

10.  Milk (sensacional recriação de época, contando a história de Harvey Milk, primeiro político gay eleito na América. mais um merecido Oscar para Sean Penn)

Veja ainda: 
10 Filmes sobre Direitos de Homossexuais
10 Filmes com Vilões Gays
10 Filmes Gays Latino-Americanos
10 Filmes Gays Brasileiros
10 Filmes Gays Franceses 
10 Filmes sobre Lésbicas 
10 Filmes com Atores e Atrizes Gays 
(Mais) 10 Filmes Gays 



27 comentários:

  1. Muito boa sua lista.
    Dos citados, ainda não vi: Philadelphia, O Banquete de Casamento, Beautiful Thing e Maurice. Mas vou correr atras deles.
    Cara, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Janiel!
    Os 4 que você não viu valem muito a pena.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. quero ver todos! Boys Don't Cry é o filme que eu mais amo da lista.

    ResponderExcluir
  4. Saving the Face (livrando a cara) também pe um ótimo filme com temáica gay. Uma das melhores e masi sensíveis comédias românticas que eu já vi.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela dica, Léo!
    Esta lista teve tanto sucesso que em breve vou fazer uma segunda parte.
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. muito bacana seu blog. a lista ficou bem legal, mas eu incluiría também 'beijando jessica stein', para as meninas.

    ResponderExcluir
  7. Boa dica, Railer.
    Já estou elaborando uma nova lista do tema.
    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Acho que faltou Plata Quemada, cinema argentino, muito bom, boas interpretações e um ótimo roteiro. E o Morango e Chocolate que é cubano, se não me engano foi indicado a melhor filme estrangeiro. Faltaram esses filmes de resto os que assisti são bons.

    ResponderExcluir
  9. Oi Alex,
    Plata Quemada já está numa lista de filmes argentinos que fiz anteriormente e Morango e Chocolate realmente faltou, fica para a parte 2 desta lista em breve.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. faltou muito, Party Monster...

    ResponderExcluir
  11. C.R.A.Z.Y. é simplesmente um dos melhores filmes sobre o assunto que eu ja vi. Segue Brokenback Mountain, com o Heath e o Jake, que foram simplesmente incriveis.

    ResponderExcluir
  12. Ligadas pelo Desejo, filme dos Irmãos Wachowsky pré-Matrix e Eclipse de uma Paixão, um dos primeiros filmes do Dicaprio, deveriam estar na lista. Mesmo assim, ela está muito boa.

    Abraços!!

    Rayan

    ResponderExcluir
  13. Talvez alguns mereciam ser tirados e outros postos bem vou colocar minha lista:
    1º Saindo do Armário ou Get Real
    2º Minha Vida Cor de Rosa (Ma Vie en Rose)
    3º Monster Desejo Assassino (Monster)
    4º Almas Gêmeas
    5º A Lei do Desejo (La Lei deo Desejo)
    6º Milk a Voz da Igualdade
    7º Do Começo ao Fim
    8º Priscila a Rainha do Deserto
    9 º Sobrou pra Você (The Next Best Thing)
    10º Flashes de Uma Psicose

    ResponderExcluir
  14. A lista esta muito boa mais, ao meu ver faltou Orações para Bobby ( Prayers for Bobby ) é um filme tragico mais relata uma historia real e a qual muitos adolescentes gays passaram ou irao passar vale a pena ser lembrado.

    ResponderExcluir
  15. está faltando Billy Elliot é o mais lindo acho eu.

    ResponderExcluir
  16. Eu já assisti alguns. CRAZY e Beautiful Thing, são muito bons recomendo.

    ResponderExcluir
  17. - Boom, adorei o delicada atração, achei muito lindo e me emocionei, os outros não achei na net e tals. Mais quero assistir o Banquete de casamento .. Rs'

    ResponderExcluir
  18. Do Começo ao Fim acho lindooo... :-D

    ResponderExcluir
  19. Adorei. Já vi varios destes filmes relacionados, dentre eles destacaria Milk que é muito bom. Que tal na proxima lista figurar O PADRE e DIREITO DE AMAR este ultimo com o sensacional Colin Firth.

    ResponderExcluir
  20. Gostei da lista.... Gosto de todas as suas listas. Você fala de filmes que eu nunca vi, filmes de anos que eu ainda nem tinha nascido, mas que vale a pena ver.
    Obrigada.

    Brokeback Mountain e My Own Private Idaho, são os meus preferidos da sua lista. Mike (River) falando que queria beijar a boca do Scott (Keanu) foi marcante rs
    .
    Um filme gay, assim, rapidamente que eu lembre é Eu Matei Minha Mãe ( J'ai tué ma mère), confesso que o filme não trata apenas da homossexualidade de Xavier, mas sim da relação dele com a mãe.

    Ass: Alessandra . beijos

    ResponderExcluir
  21. Beautiful Thing(Delicada Atração) é um filme muito bom o tema tratado é a realidade de muitos, assistam vale a pena

    ResponderExcluir
  22. Um filme ótimo porém triste que relata a homossexualidade é Orações Para Bobby, quem já assistiu sabe que ele realmente é bom

    ResponderExcluir
  23. Pessoal queria saber o nome de um filme similar do Brockback mountain onde o ator faz um stripper em cima de um caro e depois rola um sexo dentro da barraca, um dos atores eu sei que sofre preconceito por ser gordo e outro era parece um bandido que estava fugindo da polícia.

    ResponderExcluir
  24. muito boa a lista, mas realmente faltou "de repente califórnia" é realmente uns dos melhores e ainda tem completo no youtube...

    ResponderExcluir
  25. lista boa mas está faltando o melhor em quesito romance gay, "De repente, california" é muito bom é ainda tem completo no youtube.

    ResponderExcluir
  26. Ah, sem querer abusar e já o fazendo, tem outro filme, acho que é mexicano sobre uma relação entre dois caras que acho vivem numa área de guerrilha. Um é branco e o outro é casado com mulher e tem um hijo pequeño. Tem uma cena que a mulher chega em casa e flagra o maridon naquela situação com o amante. Agora vou explicar porque acontece de não encontrar no histórico, muitos filmes e músicas são retirados por causa de direitos autorais, acredito eu. Se puder ajudar, mais uma vez gratíssimo. E para não perder a oportunidade, conto em primeira mão, que estou escrevendo um roteiro de temática gay, baseado numa das minhas muitas histórias enquanto fui marinheiro e que tem o título provisório de "O Canto dos Cisnes". A história de amor aconteceu de fato e não será nada convencional. Espero com este roteiro poder contribuir para desmistificar um pouco do que acontece num navio de guerra brasileiro, de forma visceralmente honesta. Quero a sua opinião e dos seus seguidores, certo? Abração, Orlando.


    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!