domingo, 27 de setembro de 2009

10 Filmes de Fellini

















Estava reparando nas minhas listas e vi que não havia filmes do Federico Fellini.
A explicação pode ser que seus filmes não se encaixam em qualquer categoria.
Seus roteiros têm muitos componentes oníricos, suas mulheres são tão atraentes quanto intimidadoras, seus personagens são muitas vezes caricaturas da sociedade italiana.
O fato é que Fellini criou sua própria linguagem e seu próprio universo cinematográfico.
Importante destacar sua parceria com o compositor Nino Rota, responsável pela grande maioria das inesquecíveis trilhas sonoras.
Aqui está uma lista em ordem cronológica de 10 de seus filmes:

1. A Estrada da Vida (1954 - uma garota é vendida pela mãe a um artista mambembe, um brutamontes que se apresenta arrebentando correntes, para ser sua ajudante. juntos eles percorrem as estradas, fazendo seu número nas cidadezinhas. interpretação magistral de Anthony Quinn e Giullietta Masina, esposa do cineasta)

2. Noites de Cabíria (1957 - uma ingênua prostituta é roubada e atirada no rio pelo namorado, mas se recusa a acreditar na sua maldade. é meu favorito, obra-prima tocante e humana. os olhos de Giulietta nunca estiveram tão expressivos)

3. A Doce Vida (1960 - Marcello Mastroianni é um repórter simplório escalado para cobrir o mundo das celebridades italianas do pós-guerra, onde conhece uma atriz sueca, por quem fica fascinado. Fellini expõe com olhar crítico toda frivolidade desta alta sociedade. a cena do banho na Fontana di Trevi é uma das imagens mais marcantes da história do cinema)

4. 8 1/2 (1963 - Mastroianni é um cineasta em crise de inspiração, assombrado pelo seu passado. um filme quase auto-biográfico, de uma beleza impressionante)

5. Julieta dos Espíritos (1965 - uma mulher de meia-idade descobre que o marido a trai e se refugia num mundo de fantasia, habitado por fantasmas de todos os tipos e traumas do passado. mais uma ótima interpretação de Giullietta Masina)

6. Satyricon (1969 - alegoria feliniana sobre a sociedade, usando a Roma antiga como pano de fundo. dois amigos se enamoram do mesmo menino, quando um deles é rejeitado inicia uma jornada onde encontra todo tipo de pessoas e sexualidades. livre adaptação da peça de Petronius)

7. Amarcord (1973 - semi-autobiográfico, mostra o cotidiano da cidadezinha de Rimini nos anos 30, quando da ascenção de Mussolini, vista pelos olhos de um garoto. uma prostituta gorda e vários personagens estranhos, juntos com a exuberância visual criaram a marca registrada do diretor. obra-prima!!!)

8.  Ensaio de Orquestra (1978 - aqui o diretor usa uma orquestra como um microcosmo. cada músico, sua posição e seu instrumento mostram uma faceta da sociedade)

9. E La Nave Va... (1983 - em 1914, o navio Gloria N deixa o porto de Nápoles com as cinzas de uma cantora famosa e um grupo de passageiros aristocráticos. no caminho são obrigados a resgatar um grupo de refugiados sérvios. um caldeirão de tipos e fatos perfeito para a obra feliniana. genial)

10. Ginger e Fred (1986 - um casal de dançarinos que no passado fez sucesso imitando Ginger Rogers e Fred Astaire se reencontra num programa de televisão e se confrontam com sua própria velhice. tocante reencontro dos grandes atores de Felini, Marcello e Giullietta)

6 comentários:

  1. legal, quero ver todos. Comecei a pouco tempo a conhecer filmes antigos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm comecei pouco tempo ...to começando por fellini ..tem um site downloadscult c/muito filme antigo ...quem gosta de cinema tem q ter uma base ...me fala qua vc esta vendo ...

      Excluir
  2. Nossa! Acho que não vi nenhum deles! Obrigado pelas dicas. Vou conferir.

    Um abraço.

    Diego.

    ResponderExcluir
  3. Os Filmes de Frederico Fellini são muito bons.
    Diferente do diretor Woody Allen , são meus
    favoritos
    Sarah

    ResponderExcluir
  4. Que otimo que tem aki essas listas conheci agora e adorei !
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado ! adorei encontrar as Listas que tem aki ...

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!