terça-feira, 27 de outubro de 2009

10 Filmes com Desastres de Avião


















No fundo, todos têm medo de avião.
Aproveitando esse temor, bastante justificável aliás, muitos filmes exploram muito bem os acidentes.
Aqui vai minha pequena lista sobre o tema.

1. Vivos - Alive (time uruguaio de rugby cai sobre os Andes, os sobreviventes terão que enfrentar o frio e serão obrigados a se alimentar dos corpos dos que morreram. baseado numa história real ocorrida em 1972)

2. O Aviador (no ótimo filme de Scorsese, Leonardo Di Caprio vive o milionário Howard Hughes, que entre outras atividades, era um exímio piloto e construtor de aeronaves. a cena do acidente com seu avião em Beverly Hills é especialmente impressionante)

3. Vôo United 93 (excelente filme, mostrando a história real do vôo que caiu na Pensilvânia nos ataques de 11 de setembro de 2001. mostra a tensão desde a decolagem até a queda e um mundo que nunca mais seria o mesmo)

4. Sem Medo de Viver - Fearless (dirigido por Peter Weir. Jeff Briges é um dos poucos sobreviventes de um desastre aéreo e começa a procurar situações de risco, por se achar indestrutível. um psiquiatra o coloca em contato com outra sobrevivente - Rosie Perez indicada ao Oscar -, traumatizada pela morte do bebê no mesmo acidente)

5. Premonição - Final Destination (um adolescente sonha com o desastre do avião onde embarcaria no dia seguinte. como os fatos do sonho começam a se repetir, ele e um grupo de amigos decide não embarcar. o avião cai. aos poucos os que sobreviveram começam a morrer misteriosamente. um arrepiante filme de terror)

6. Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (paródia nonsense da série Aeroporto. a tripulação passa mal por causa da comida de bordo e um piloto neurótico é obrigado a assumir o comando. uma sucessão interminável de gags, explorando os clichês dos filmes catástrofe. ótimo)

7. Con Air, a Rota de Fuga (Nicholas Cage é um prisioneiro em liberdade condicional que pega carona num vôo onde estão os piores criminosos do país. o grupo toma controle do avião e ele tenta reverter a situação. a cena do pouso forçado em plena Las Vegas Strip é antológica)

8. Lost (para não atrair a ira dos fanáticos, vou me ater ao piloto da série, dividido em 2 partes. Matthew Fox está num vôo tranquilo, quando começa uma forte turbulência. ele acorda sob o sol e, quando dá por si, vê na praia seu avião está partido e em chamas. os cerca de 50 sobreviventes estão atarantados próximos ao acidente. ao longo da série, flashbacks vão contar as histórias de cada um deles, montando um imenso quebra-cabeças)

9. Aeroporto 77 (neste terceiro filme da série de grande sucesso iniciada em 1970, o avião finalmente cai. o roteiro é cheio de furos, mas o avião nem tanto, já que cai no mar e os passageiros sobrevivem submersos a 30m da superfície até serem resgatados. bobagem)

10. Horizonte Perdido (nesta versão de 1973 de um clássico do cinema e da literatura, um avião cai no Himalaia e, a procura de ajuda, os sobreviventes encontram a entrada de Shangri-la, onde a juventude e a felicidade são eternas. um detalhe, todos usam roupas dos anos 70 e cantam músicas de Burt Bacharach e eu me pergunto... será que valeu a pena sobreviver?)

28 comentários:

  1. Mas como assim não entrou aqui a excelente cena do acidente de avião do filme 'Knowing' com Nicholas Cage?? Uma das mais chocantes sem duvida, e sem cortes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacker,
    Como assim "sem cortes"? É pura computação gráfica...
    Tudo bem, a sua sugestão é interessante:
    Presságio (Knowing) tem uma ótima cena de queda de avião.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. cada filme desta lista tem uma parte legal
    a do lost eu gostei bastante
    muito bem feita

    ResponderExcluir
  4. A melhor e VIVOS-ALIVE , ja que eh uma historia real wwww.viven.com.uy

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo,
    Concordo com você, Vivos é o melhor deles, mas Vôo United 93 e O Aviador também têm histórias reais e são ótimos filmes.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. "Vôo United 93" e "The Aviator" são meus preferidos da lista. Muito bons.

    ResponderExcluir
  7. A mais incrivel cena na minha opinião é a do FILME PRESSÁGIO !! simplesmente MAGNÍFICA , Um SHOW de Efeitos Visuais !!

    ResponderExcluir
  8. Outros bons: TURBULÊNCIA, FORÇA AÉREA 1 (perfeito), MOMENTO CRÍTICO.

    ResponderExcluir
  9. Por acaso alguém aí sabe o nome exato de um filme sobre o acidente de um avião nos EUA, onde o David Hasselhoff aparece como médico em alguns momentos? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fiz essa pergunta em 2012 e acabei de encontrar a resposta: Fire and Rain, de 1989. Mas não achei a versão brasileira exibida na TV. Acho que foi no Corujão. :/

      Excluir
  10. Olá pessoal! Os filmes aqui mencionados sem dúvidas são interessantes e alguns eu até já assisti! Parabèns!
    Alguém aqui lembra de um filme onde o avião atravessa uma linha do tempo e ficão perdidos num lugar igual mas no passado e sem nada sei lá, algo assim!
    Outro filme que eu gostaria de lembrar era um carro preto sem motorista sem nada que matava! Tinha umas paradas que saiam das rodas tipo um facões que rasgava as vitimas e outros carros! Forte Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, conheço um filme chamado (The Car 1977), sobre o carro negro que sai matando o povo, mas não sei se é o que vc procura.

      Excluir
  11. alguem aí sabe o nome do filme que passava no SBT uns 15 anos atrás ou mais sobre um acidente de aviao em que o teto do avião sai ?
    aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tAMBEM ESTAVA PENSANDO NESTE FILME... LEMBRO QUE PASSOU NO SBT ALGUMAS VEZES.... LEMBRO DO QUE O NOME DA EMPRESA ERA PARADISE, MAS NAO LEMBRO O NOME DO FILME.

      Excluir
    2. O nome do filme é Miracle Landing,e retrata o acidente do Vôo Aloha Airlines 243.

      Excluir
    3. Pensei que era o único a lembrar deste filme rsrs!

      Excluir
  12. Sensacional... Lendo as opções e comentários para encontrar algo sobre este filme de uns 15 anos atrás...Miracle Landing.. Vou assistir.. bjjss

    Marlene

    ResponderExcluir
  13. achei muito legal o filme VOO 7500

    ResponderExcluir
  14. ACHEI MUITO LEGAL (VOO 7500)

    ResponderExcluir
  15. faltou somos marchall,sobre time de futbol americano que morreu em desastre de aviao ,inclusive o time e verde e branco igual o chapecoense

    ResponderExcluir
  16. Alguém sabe o nome de um filme da década de 80/90, sobre um avião que cai na África, e o cachorro sobrevive e se torna amigo de um leão, e o leão morre por ter sido picado por uma cobra ?

    ResponderExcluir
  17. Esse eu quer ver quem vai reconhecer. É um filme muito, muito antigo mesmo. No filme, depois de muitas tentativas de contato, finalmente os acidentados e perdidos são localizados graças a uma linha de pipa que capta o sinal de pedido de socorro. Gostaria muito mesmo de resgatar esse filme. Mas infelizmente não guardei o seu nome.Se alguém conseguir, agradeço.
    JANETE.

    ResponderExcluir
  18. Avião cae com um grupo de jovens na África

    ResponderExcluir
  19. Ri muito sobre seu comentário sobre o filme Horizonte Perdido,vi esse filme a muitos anos atras,realmente acontecem coisas incríveis lá...

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!