quinta-feira, 8 de outubro de 2009

10 Filmes de Prisão
















As prisões são lugares que a maioria de nós nunca pôs os pés, entretanto elas estão ali.
Este é um dos motivos para os filmes de prisão serem tão interessantes, graças a eles temos uma noção do que acontece quando os caras malvados são tirados de circulação.
Aqui está uma lista com 10 exemplares de um gênero bastante explorado.

* Desta vez, minha lista é de 13, já que existem ao menos 3 bons filmes que poderiam estar nela, mas estão em listas anteriores. Mesmo assim tenho certeza que vocês poderão sugerir vários outros nos comentários.




















1. Papillon (a história real de dois homens - Steve McQueen e Dustin Hoffman - numa prisão degradante cercada pela selva da Guiana Francesa, de onde não seria possível fugir. mas eles lutam de forma incessante para conseguir sua liberdade)

2. Alcatraz: Fuga Impossível (Clint Eastwood é um condenado que já escapou de várias prisões e é enviado para a ilha de Alcatraz, de onde ninguém escapou com vida. ele pacientemente arquiteta seu plano de fuga e, como é o Clint, adivinhe se ele consegue)

3. O Expresso da Meia-Noite (dica: não tente levar haxixe de sua visita à países mulçumanos. um jovem é pego com uma pequena quantidade de drogas, tentando sair da Turquia e é enviado para uma prisão, que mais parece um filme de horror. dirigido por Alan Parker e com a famosíssima trilha de Giorgio Moroder)

4. O Homem de Alcatraz (Burt Lancaster é condenado à prisão perpétua injustamente. isolado na prisão, encontra um filhote de pardal, que lhe dá uma razão para viver. se torna um auto-didata em pássaros, reconhecido internacionalmente. apesar dos apelos por estar claramente regenerado, o Estado se recusa a libertá-lo)

5. Brubaker (o novo diretor de uma prisão entra disfarçado de preso, para poder apurar a corrupção e desmandos da antiga diretoria. quando se revela e começa a fazer mudanças, começa a pisar em calos poderosos. um típico filme idealista com Robert Redford, mas é legal)

6. Fuga de Nova York (no futuro - em 1997!!! - a cidade de Nova York foi transformada numa grande prisão de segurança máxima. por azar o avião presidencial cai em Manhattan e o ex-combatente de guerra e criminoso Kurt Russel é enviado para, em 24 horas, resgatar o presidente em troca da sua liberdade. ótima ação de John Carpenter, lançada em 1981)

7. A Viagem (versão feminina do Expresso da Meia Noite. duas garotas ganham uma viagem para a Tailândia de presente. lá se envolvem com um homem sedutor, que as convida para um fim de semana em Honk Kong. no aeroporto são presas com cocaína em suas malas e condenadas a 33 anos numa prisão severa e sem muitas opções de defesa)

8. Rebeldia Indomável - Cool Hand Luke (Paul Newman, num de seus melhores papéis, é preso por dirigir embriagado. na prisão ele não aceita as regras duras e ainda desafia os outros presos, até ganhar sua confiança. ao saber da morte da mãe, ele foge, tornando-se um símbolo de rebeldia)

9. Os Últimos Passos de um Homem (Susan Sarandon é uma bondosa freira se torna guia espiritual de um condenado à morte e passa a lutar por sua vida. mas ele é cruel, manipulador e muito mais denso do que ela imagina)

10. Carandiru (a visão de um médico, que trata de prisioneiros daquele que foi o maior presídio da América Latina, até a tragédia que matou 111 pessoas e culminou com sua desativação. várias histórias humanas contadas em paralelo e ótimos atores secundários, neste sucesso de Hector Babenco)

Menções honrosas: 'O Espantalho', 'O Beijo da Muilher Aranha'.

Veja ainda: "10 Filmes de Prisão - Parte 2"

59 comentários:

  1. vi um filme recentemente que conta de forma diferente a fuga da prisão, The Escapist, vale!

    ResponderExcluir
  2. Pow, tem aquele filme do Cristopher Lambert (acho que é assim que se escreve, aquele do Highlander) que se passa em uma prisão futurista, bem legal.

    ResponderExcluir
  3. Oi Trolle,
    O filme é "Fortaleza".
    Boa dica!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Papillon é simplesmente perfeito!
    Antes de assistir tinha um certo preconceito (nem sei pq..), mas como é um dos filmes preferidos do meu namorado resolvi assitir..resultado: paixao a 1a vista! em duas semanas assisti tres vezes essa que é uma das obras primas no que diz respeito a elenco, roteiro e mesmo a trilha sonora.
    PERFEITO!

    ResponderExcluir
  5. oterutaf@hotmail.com -você deve incluir nesta lista FUGA DE SOBYBOR,é um otimo fime tbem,confira.2/08/2010.

    ResponderExcluir
  6. Você pode incluir "Attica - a solução final. com Samuel l.jackson. È muito bom!!!

    ResponderExcluir
  7. Prison Brerak - 1a Temporada. Isso sim é uma prisão- ADRENALINA PURA

    ResponderExcluir
  8. Acabei de descobrir esse blog. Muito interessante. Começarei a acompanhar. Sempre gostei de filmes sobre prisão, mas, dessa lista, só assisti aos mais famosos, como: Sonho de Liberdade, A Espera de um Milagre, Carandiru e Papillon. Dois dessa lista já me chamaram a atenção. Próxima vez que for à locadora pegarei Expresso da Meia-Noite e Fuga de Alcatraz.

    Parabéns ao blogueiro. Abs!

    ResponderExcluir
  9. Um bom filme, que pode ser classificado como comédia, mas muito interessante é o "Não Somos Anjos".
    Robert De Niro e Sean Penn são os fugitivos que se disfarçam de padres. Grande clássico!

    Vale a pena.

    ResponderExcluir
  10. Expresso da meia-noite é o FILME.
    O melhor dos melhores quem não viu aconselho ver pois são fatos reais... Outro filme que deveria estar mas não consta na lista é A VIDA É BELA.

    ResponderExcluir
  11. "Un Prophète", filme francês de 2009 sobre um árabe de 19 anos que se vê preso e solitário, sem pertencer a nenhum dos clãs que dominam a penitenciária - corsos e outros árabes. Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  12. Cadê o Clássico com o Tim Robins? Um sonho de Liberdade. Pisaram na bola.

    ResponderExcluir
  13. Prefiro o imbativel 2 e 3 mt marra

    ResponderExcluir
  14. Armando, parabens por colocar O homem de alcatraz, mando mais dicas ok.
    A rocha, hell, Codigo de Conduta (plano de fundo), risco duplo (plano de fundo)e o melhor de todos: Sleepers a vingança adormecida.

    ResponderExcluir
  15. Aaahhhhhh e tambem A ultima fortaleza, muito bom.

    ResponderExcluir
  16. MUITO BOM MESMO- COMO SEMPRE PAPILLON PRA MIM É O PRIMEIRO LUGAR ALIÁS FILMES DESSES DOIS SÃO SEMPRE MUITO BONS

    ResponderExcluir
  17. NADA SE COMPARA COM FUGA EM ALCATRAZ OU ALCATRAZ: FUGA IMPOSSÍVEL, O MELHOR FILME JÁ FEITO DO GÊNERO.

    PAPILLON E ETC... SÃO FRAQUINHOS PERTO DELE.

    ResponderExcluir
  18. Ô anônimo de cima, já ouviu falar que questão de gosto não se discute ? Brincadeira comparar qualquer outro filme sobre prisão com PAPILLON. Mas, como disse, questão de gosto não se discute, respeita-se, e respeito a sua é claro..

    ResponderExcluir
  19. OS 2 SÃO ÓTIMOS FILMES

    ResponderExcluir
  20. otimos filmes, claro existem outros filmes, mas valeu pela lista.

    ResponderExcluir
  21. alguém sabe qual o nome do filme em que 3 amigos são presos por causa de um assalto que nao cometeram pois a policia confundiu a matricula do carro(branco cabriolet)? em que um e abusado na prisão por um personagem chamado grafite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse é o que um dos amigos é campeão de natação e vão comemorar em uma lanchonete que é assaltada com um carro parecido com o deles, inclusive um deles tem um pit bull que reagem e encontram uma arma no carro! puts, estou tentando lembrar também! se souber me fala, é muito bom esse filme

      Excluir
    2. O nome desse filme é Lockdown (ñ lembro em portugues)
      é um filme do ano 2000.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Lockdown_(film)

      Excluir
    3. Nome em PT: A Revanche do Aprisionado.


      http://www.interfilmes.com/filme_27645_A.Revanche.do.Aprisionado-(Lockdown).html

      Excluir
  22. a ultima fortaleza é muito bom cela 211 tambem é otimo alem de prison break

    ResponderExcluir
  23. O homem de alcatraz com certeza o mais profundo, o mais inteligente, o único que fala da possivel recuperação de um detento, interpretado por o espetacular Burt Lancaster.

    ResponderExcluir
  24. tem um bom tb com o ray liota, "fuga de absolom"

    ResponderExcluir
  25. Falta aqui o melhor de todos os filmes "The Great Escape" a que ainda nao viu, aconselho.

    ResponderExcluir
  26. sim!!! the great escape, steve mcqueen e charles bronson no elenco, the best escape...

    ResponderExcluir
  27. vi um fime de uma prisao na neve que havia uma fuga pela neve e a pé onde o lugar mais proximo era milhares de km. nao me lembro onome se alguem souber

    ResponderExcluir
  28. Olá Anônimo,
    Provavelmebte você está se referindo ao "Caminho da Liberdade" (The Way Back) de Peter Weir, 2010.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  29. UM sonho de liberdade com Morgan Freeman
    A espera de um milagre com Tom Hanks
    Condenação Brutal do Stallone.
    Hell do Jean Claude Van Damme.
    A Revanche Final Com Tom Selleck

    São os meus favoritos.

    ResponderExcluir
  30. "American History X" - A outra história americana, dirigido por Tony Kaye, com Edward Norton no papel principal. O filme é um soco no estômago do início ao fim. Considero ser um filme de prisão, pois é nesse espaço em que ocorrem as mudanças psicológicas do personagem, suas reflexões, sofrimentos e transformações. Um excelente filme.

    ResponderExcluir
  31. Olá André!
    Gosto muito do 'American History X', mas não o considero um típico filme de prisão.
    Acabo de fazer uma segunda lista sobre o tema, tem ótimos filmes lá, todos mais recentes.
    Obrigado por sua opinião!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  32. vcs sabem me falar como é o nome de um filme que o homem é preso porque mata um assaltante com um taco de baseball por ele ter invadido sua casa, e lá na prisão ele é submetido a lutas mortais com outros presos assistidas pelos policiais e até o diretor da prisão.
    faz um tempão que eu tô afim de ver esse filme, mas não consigo lembrar do nome e da 1ª vez que eu comecei a ver não terminei.
    se puderem me ajudar. OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      O filme é Felon (Condenado).
      Um ótimo filme e está na lista "10 Filmes de Prisão - parte 2".
      Abs!!!

      Excluir
  33. IN HELL

    Ë com o van Damme.
    Muito bom tambem!

    ResponderExcluir
  34. Nao dã pra esquecer O CONRISTO!!!

    ResponderExcluir
  35. Eu lembro de um filme de prisão que ví no Telecine Action já faz alguns anos, mas não lembro o nome. O filme é bem ruim pelo que me lembro, mas quero muito saber o nome. É mais ou menos assim: um cara vai para uma prisão meio isolada e lá ocorrem várias brigas entre os prisioneiros, essas brigas são gerenciadas pelos guardas e pelo diretor da prisão,que fazem apostas em que vai ganhar a luta. O protagonista começa a arranjar encrenca e vai pra solitaria por um bom tempo, lá ele malha o dia inteiro, volta bombado e começa a ganhar as lutas. No final ocorre algum tipo de motim para escapar de lá, onde todos os presos fogem com a ajuda de um cara gigante, tipo um monstro mesmo, que ficou confinado por anos em uma solitária. (Sim, é muito WTF esse filme). Alguém sabe o nome ou já assistiu ele?
    PS: Não é o Felon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao é in hell do van dame?
      abc

      Excluir
    2. é com Van Damme Hell - A ira está solta, este filme é ótimo e muito pertubador, é um filme muito forte, acho que foi o filme mais forte que já assisti de prisão, muito bom, Van Damme,trabahou muito bem neste filme.

      Excluir
  36. vi um filme na prisão de alcatraz e agora não me lembro do nome
    se sei que no fim vao a 1 lago e no fundo a ouro

    ResponderExcluir
  37. vocês esqueceu de fala o hell a ira esta solta

    ResponderExcluir
  38. Faltou a Última Chance e a Última Fortaleza. :)

    ResponderExcluir
  39. Ainda... rs Fábrica de Animais com Willem Dafoe. Tristes, mas adoro filme de prisão.

    ResponderExcluir
  40. Os prisioneiros de shawshank esta lado a lado com a vida e bela na minha eleicao de melhor filme de sempre e o primeiro e passado na prisao, aconselho a ver, é mesmo muito bom! Abc

    ResponderExcluir
  41. Obrigada a todos. Peguei todas as dicas. Também adoro filmes de prisão. Att. Ka

    ResponderExcluir
  42. ASSISTIR Hurricane – O Furacão Dublado (1999) ONLINE

    Descrição:

    Em junho de 1966, Rubin ‘Hurricane’ Carter era um forte candidato ao título mundial de boxe. Entretanto, os sonhos de Carter vão por água abaixo quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. Indo para casa em seu carro e passando perto do local do crime, Carter é erroneamente preso como um dos assassinos e condenado à prisão perpétua. Anos mais tarde, Carter publica um memorial, chamado ‘The 16th round’, em que conta todo o caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn e três ativistas canadenses a juntarem forças com Carter para lutar por sua inocência.

    ResponderExcluir
  43. caminho da liberdade é excelente!

    ResponderExcluir
  44. o lutador 2 e 3 embora seja um filme de luta se passa todinho dentro de uma prisão ! vale a pena ver !

    ResponderExcluir
  45. Favors Cadeia é um filme que eu amei, ele tem uma mensagem maravilhosa. Eu acho que tem uma grande história e estilo cinematográfico.

    ResponderExcluir
  46. Queria assistir o filme redenção 3 mas só tou encontrando trailer alguém pode deixar o link aqui pra mim obrigado

    ResponderExcluir
  47. Pessoal queria lembrar o nome do filme onde o ator principal é acusado injustamente e ao ser transportado para cadeia de avião, o avião faz uma aterrissagem forçada em uma rua qualquer, e aí o ator foge e depois entra em um caminhão e se esconde na cabine atrás do motorista é assim começa fugir o filme inteiro até que ele consegue provar sua inocência

    ResponderExcluir
  48. Eu procurei em TODOS sites, mas nao achei ou vi e não identifiquei o filme. Lembro de um homem que foi preso, e certo dia o prisioneiro da cela do lado aparece em um tunel que demorou anos cavando (que foi para o lado errado), assim ele começar a cavar junto, no final o outro homem morre por algum motivo e o tunel chega na parede de fora da prisão, que na verdade era muito alto, e se nao me engano ele pula no mar. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  49. sei que as conversas sao antigas : mas gostaria de ver se alguem ja assistil a muitos anos atraz na globo um filme identico a o filme alcatraz porem era na ilha de alcatraz so que era mais moderno tipo a fortaleza os presos tinha tipo um colar no pescoço que de tempo em tempo eles tinha que passar as digitais num aparelho se fizesem esplodiam ,um aviao trazia alimentos chogava no mar e um barco de policiais buscavam .... o mar em volta era energizado .... a fuga do preso e identica a fuga do alcatraz porem ele consegue fugir no aviao que recolhe as coisas que leva e traz do presidios

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!