Por favor, esta não é a lista com os 10 melhores filmes japoneses, por vários motivos:
Primeiro que não vi tantos filmes japoneses assim, nunca vi um Ozu ou um Mizoguchi, por exemplo, o que é um pecado lamentável.
Primeiro que não vi tantos filmes japoneses assim, nunca vi um Ozu ou um Mizoguchi, por exemplo, o que é um pecado lamentável.
Segundo, porque poderia ser uma lista só de filmes do Kurosawa, como me alertou o amigo Lucas, lá do Twitter, por isso só coloquei 2 dele nesta lista.
E por fim, continuo com a política de não repetir filmes e já postei 7 ótimos filmes japoneses em listas anteriores. (confiram na busca ao lado)
O que restou foi a dica de 10 filmes que vi e gostei, espero que gostem e sugiram outros títulos.
Veja a atualização desta lista em: "10 Filmes Japoneses Recentes"
Veja a atualização desta lista em: "10 Filmes Japoneses Recentes"
1. A Balada de Narayama (obra-prima absoluta de Shohei Imamura e um dos melhores e mais comoventes filmes que já vi. no fim do século XIX, em uma aldeia pobre do Japão, instituiu-se a tradição de os anciãos que completassem 70 anos, deveriam subir ao alto de uma montanha e esperar pela morte sozinhos. o filme mostra a jornada de um filho que leva a mãe até o ponto onde ela deverá morrer. Ken Ogata e Sumiko Sakamoto estão incríveis)
2. Zatoichi (um homem cego ganha a vida jogando e fazendo massagens, mas por trás da aparência pacata está um habilidoso espadachim, que acaba se revelando por ter que salvar duas gueixas de malfeitores. um empolgante filme de samurai dirigido e estrelado por Takeshi Kitano)
3. Os Sete Samurais (no século XVI, camponeses cansados dos ataques de bandidos, contratam um grupo de 7 ronins - samurais sem mestres - para defender sua vila. e, cada um com sua história, acaba se envolvendo com a comunidade. uma obra-prima de Akira Kurosawa)
4. Akira (numa Neo Tóquio caótica, pós-3a. guerra, o líder de uma gangue de motoqueiros , se envolve com vários tipos para ajudar um amigo, envolvido num projeto governamental secreto chamado Akira. ação de tirar o fôlego neste ótimo desenho baseado num famoso anime)
5. Kagemusha - A Sombra de um Samurai (outra obra-prima de Kurosawa, de uma beleza desconcertante. no bélico Japão do século XVI, um grande senhor à beira da morte pede que lhe consigam um sósia, um kagemusha, para aparecer e evitar os ataques de seus inimigos)
6. Hana-bi - Fogos de Artifício (policial tem que cuidar de sua esposa que está prestes a morrer e ao mesmo tempo vingar seu parceiro morto por mafiosos. ótima ação de Takeshi Kitano)
7. A Partida - Okuribito (ganhador do último Oscar de filme estrangeiro. conta a história de um jovem violoncelista desempregado que começa a trabalhar como "nokanshi", que é aquele que prepara os mortos para a passagem para a outra vida, um coveiro ritual. seu trabalho é motivo de vergonha para sua esposa, que o abandona, mas aos poucos ele começa a entender o valor de seu trabalho e orgulhar-se. belo filme)
8. A Enguia - Unagi (um homem sai da cadeia após 8 anos, por ter matado sua esposa infiel, num ataque de raiva. muda-se para uma pequena vila, onde se torna cabeleireiro, mas vive isolado, tendo como companhia uma enguia - uma enguia! - de estimação, até que conhece uma jovem suicida. belo e curioso filme de Shohei Imamura)
9. Ninguém Pode Saber (uma mulher muda-se com seus 4 filhos para um pequeno apartamento, onde não são permitidas famílias grandes. seus filhos vivem escondidos para não serem expulsos. um dia a mãe resolve ir embora e deixa a responsabilidade para o filho mais velho de 12 anos. preparem seus lenços!)
10. Tabu - Gohatto (ótimo filme de Nagisa Oshima, misturando assuntos tabu. um lindo jovem de 18 anos torna-se guerreiro da guarda responsável pela proteção do Shogun. atraídos por sua beleza, dois guerreiros envolvem-se com ele em relações homossexuais, mas eles acabam cometendo um crime, pelo qual o rapaz sente-se culpado)
Listas correlacionadas: "10 Filmes Japoneses Recentes", "10 Filmes de Hayao Myizaki", "10 Filmes de Akira Kurosawa".
Ótima lista, mas acho que no lugar do Hana-Bi, eu deixaria Dolls, que na minha opinião é o melhor do Takeshi Kitano. Belo blog! Aliás, uma lisa de filmes da Africa seria legal e dificil XD
ResponderExcluirVocê quer me derrubar, Alx :-) eu nem sei se assisti 10 filmes africanos na vida, rss. vou tentar...
ResponderExcluirFica a dica, "Dolls" tb é um ótimo Kitano.
Abs!
Variou muito hein, Parabéns! tens uma cultura cinematográfica invejável! Sabe quando fui pedir essa lista, pensei em pedir de 10 filmes asiáticos, mas seria muito difícil escolher.
ResponderExcluirValewzzz
Poxaaaaaaaaaaaaaaaa
ResponderExcluirCadê "A Viagem de Chihiro"??????????
Pois é!
ExcluirMesmo !, faltam aqui muitos filmes importantes! xP
ExcluirFaltam mesmo muitos filmes...
ExcluirEsta é uma das minhas primeiras listas e já passou da hora de fazer uma lista mais atualizada sobre o ótimo cinema japonês.
Lembro que existem listas específicas de Akira Kurosawa e Hayao Myizaki.
Logo faço a nova lista.
Abs!!!
Calma Danilo,
ResponderExcluirChihiro está numa lista anterior de filmes de animação, junto com O Castelo Animado.
Assim sobrou mais espaço para divulgar outros filmes japoneses.
Abs!!!!
NOTA: Quando tiverem dúvida sobre algum filme que está faltando, utilizem a Busca na barra lateral.
Legal a variedade da lista mesmo. Do Kurosawa, além do clássico mencionado tem o ótimo Rashomon.
ResponderExcluirAbraços.
Obrigado Leonardo,
ResponderExcluirDo Kurosawa daria para colocar mais de dez filmes, é um dos meus cineastas favoritos, mas eu quis mesmo variar e resisti à tentação.
Valeu!
Abs!!!
Hana-bi eu assisti esses dias e achei muito bom. Agora estou tentando reservar algumas horas do meu dia para assistir Os Sete Samurais.
ResponderExcluirBoa lista!
ResponderExcluirMas cada um tem seu favorito, né?
Meu favorito do Kurosawa é 'Sonhos', aquele que tem vários sonhos dele que contam pequenas histórias.E do Kitano, 'Kikujiro no natsu', que pouca gente gosta, mas pra mim, é o mais sensível.
Blogueigoo,
ResponderExcluirOs Sete Samurais é muito muito bom, mas é antigão, espero que não se importe com isso.
Rafa,
Obrigado! Adoro Sonhos, tanto que ele já estava numa lista anterior, de "Filmes com Boa Fotografia", mas meu favorito do Kurosawa nem é japonês, é Dersu Uzala, que ele filmou na Rússia, depois de uma depressão brava que teve. deve ser um dos melhores filmes da história do cinema.
Já Verão Feliz (Kikujiro no natsu)eu ainda não vi, mas é o tipo de filme que gosto.
Obrigado pelos comentários!
Abs!!!!
Já vou começar a procurar esses filmes para assistir. Obrigado pelas dicas.
ResponderExcluirNossa show de bola esta lista, vou ver se consigo assistir estes filmes, se forem bons igual ao zatoichi ta valendo!! vlw
ResponderExcluirLista muito boa,só senti falta de de Chihiro e Battle Royale
ResponderExcluirNão sei se alguém sabe, eu gostaria de saber o nome do filme em que a história é sobre um casal de irmãos e um amigo deles. Onde os irmãos se apaixonam e são flagrados pelo amigo que espalha o boato pelo colégio. Sendo isto ocorrido em uma sociedade japonesa antiga a irmã do garoto não aguenta e suicida-se. Daí o irmão apaixonado ao crescer sequestra o amigo e sua filha recém nascida. A filha ele leva para longe para ser adotada e o amigo passa, acho que 20 anos em cárcere sem direito a nada só comida e água e sem saber quem fez isto com ele. Após vinte anos ele é solto e continua sem saber que o fez, querendo se matar desiste depois de conhecer uma garota e começa a ter relações sexuais com ela. Atraído pelo cheiro do bolinho que comia sempre no cativeiro, decide descobrir quem é a pessoa que o manteve preso e quando descobre que é o amigo, recebe um álbum com várias fotos de criança. Esse álbum continha a foto de sua filha também raptada e uma foto da garota que ele, agora namorava. Ao descobrir que era a mesma pessoa, o amigo também lhe diz que ela está na sala ao lado em frente a uma caixa com o mesmo álbum. Continua...
ResponderExcluirO filme me parece que é japonês.
Alguém sabe que filme é este?
oldboy
ExcluirOi Anônimo,
ResponderExcluirA história é mais ou menos isso...
Trata-se de 'Oldboy', e é um filme sul-coreano. Foi citado várias vezes neste blog.
Abs!!!
Para: Armando B. Martins
ResponderExcluirDe Anônimo.
Valeu Armando eu não tinha assistido ainda o filme, me contaram assim e fiquei interessado.
Me parece que Steven Spilberg e Will Smith vão regravar o filme. Tem uns sites dizem que foi cancelado tem outros com imagens das cenas do filme. Em fim, quero ver também a vesão americana, porque a Coreana foi muito boa.
OBRIGADO!
Battle Royale!!! Muito bom
ResponderExcluirvc conhece um filme que passou a pouco tempo na tv , um filme de um japones meio cego , e uma japonesa que toca uma flauta , e a flauta cai no rio e o japones a pesca de volta ?
ResponderExcluirTbm quero saber
ExcluirO nome do filme, em inglês é: The White Dragon http://www.youtube.com/watch?v=TM-QkHsYlAc
ExcluirLista boazinha mas muito pouco eclética, tanto que tem três diretores que têm dois filmes. O período mais clássico do cinema japonês está representado apenas por Kurosawa, e apesar de ser meu diretor japonês favorito, há muita coisa além de Kurosawa nos anos 50 e 60.
ResponderExcluirA Mulher da Areia de Teshigahara, Tokyo Monogatari de Ozu e Seppuku de Masaki Konayashi, são três filmes equiparáveis a Sete Samurais em importância para o cinema japonês. Seppuku bateu na trave no Festival de Cannes, quase levou a Palma de Ouro.
E também senti a falta de Takashi Miike, ele e Takeshi Kitano são os dois maiores expoentes do cinema japonês nos últimos 20 anos. Poderia ter um filme a menos do Kitano e o Miike representado por Audition, Ichi ou 13 Assassinos.
Caso o blogueiro não tenha tido a oportunidade de assistir os filmes que citei, fica aqui a dica. =)
Olá Daniel,
ResponderExcluirEsta foi uma das primeiras listas que fiz e concordo que pode ser melhorada.
Assisti vários novos filmes japoneses e acho que tenho condições de produzir uma nova lista com filmes recentes.
Dos clássicos antigos, conheço muito pouco, preciso ver mais Ozu, por exemplo. Preciso me educar.
Dos que você citou, só vi Audition, um filme muito aflitivo, não é dos meus favoritos.
Agradeço as dicas.
Abs!!!
Muito boa esta lista!!
ResponderExcluirJá vi que você entende de filmes japoneses!!!
Então gostaria de pedir sua ajuda, talvez você saiba o nome de um filme que passou na tv cultura +/- na decada de 1980 cuja sinopse é: um grupo de executivos bem sucedidos planejam fazer uma excursão pelo Japão e ao final dessa excurção eles iriam cometer suicidio, contudo um dos executivos não pode ir e enviou sua sobrinha no seu lugar, esta descobrindo no final a meta do grupo com muita persuasão ela convence a maiorida de se suicidar somente o lider do grupo deseja cumprir até o fim o plano, este por sua vez é jogado do onibus da excursão pelos outros integrantes que mudaram de idéia. No final do filme esse lider que queria cometer suicidio é o unico que sobrevive, pois na queda ele vê o onibus se choquando com um caminhão e todos morrem.
Você saberia o nome desse filme, ou tem alguma dica como faço para descobrir??
Obrigada pela atenção!!
Ótima lista. Mas só para exclarecer, Akira não foi baseado em um anime. Este filme é a própria animação, que é a adaptação do mangá de mesmo nome. (:
ResponderExcluircade aquele que um menino tinha um bichinho espacial ?
ResponderExcluirÓtima lista. Não sou crítico de cinema, mas um cinéfilo que adora o cinema japonês. Gostaria de lembrar mais dois filmes que considero entre os dez melhores: Rashomon (Akira Kurozawa) e Contos da lua vaga (Kenji Mizoguchi).
ResponderExcluirmadadayo
ResponderExcluirMatheus o nome do filme e CJ7
ResponderExcluireu gosto mais de ação samurai x 2012 filme,azumi 1 e 2 fora outros .
ResponderExcluirO cinema japonês é tão rico que qualquer Top10 será invariavelmente questionável, sempre terá alguém dizendo falta isso, falta aquilo... Mas eu, pessoalmente, acho inconcebível uma lista de 10 filmes japoneses sem Contos da Lua Vaga e Harakiri. Aliás, nenhum Ozu? Pelo menos fica aqui o elogio de incluir Akira na lista, uma obra-prima do cinema japonês.
ResponderExcluirAnônimo,
ExcluirEsta lista é uma das minhas mais antigas. Ela soa muito falha depois desse tempo todo.
Há uma outra de filmes japoneses recentes. Procure lá!
Abs!!!
alguem pode me dizer akele famoso filme, n sei se e japones ou chines, vulgarmente chamado os 3 putinhos, eles sairam do campo e foram pra cidade, eram muitos unidos e muito bom lutadores, um filme mesmo da minha epoca hehe, saudades
ResponderExcluirduiliossantos@hotmail.com
geeente,ajudem-me?
ResponderExcluirqueria saber um filme de uma mulher {sei lá se é japones,coreano} que ela lutava muito com uma espada e tinha cabelo lisinho,e minha dica foi que o bairro da casa dela foi invadido e a mãe dela foi arrastada,ou seja,puxada por uma corda puxada de um cavalo por uns dos homens que estavam em cavalos
só sei que o nome dessa guria começava com ''A''
help-me please :'{
tentei assistir ninguém pode saber ontem mas não consegui.
ResponderExcluirfalando sério mesmo, eu nunca senti TANTO TÉDIO na minha vida!
só os filmes da sophia coppola (a rainha do tédio) conseguem ser mais lentos e sem graça do que esse ninguém pode saber.
8º da Lista - A Enguia - Unagi
ResponderExcluirRodado com quando o diretor estava com quase 70 anos de idade. É um filme novo, perfeito do começo ao fim.
Sinopse:
Takuro Yamashita, engravatado, trabalha exaustivamente como de costume até tantas horas em escritório. De volta pra casa, pega a marmita preparada, mais a tralha e segue para a pescaria noturna diária, deixando sempre a esposa sozinha, sendo que, talvez seja portador da «Síndrome do Celibato» . Recebe uma carta anônima, retorna mais cedo, desconfiado e flagra o adultério. Num ataque de raiva, comete o assassinato da infiel companheira. Ele se entrega, é preso e condenado.
Após 08 anos recebe a condicional. Fica sob tutela do reverendo budista Jiro Nakajima,que cuidou da sua poupança, e abre uma barbearia, profissão que aprendeu na prisão e tem uma enguia de estimação, um tipo de "valvula de escape" com quem ele conversa. As coisas vão mudar quando ele salva a vida de Keiko, parecida com sua ex-esposa, uma suicida que aparece do nada, bem em frente à barbearia. Aí começa a segunda parte do filme.
A narrativa é centrada no drama íntimo dos dois outsiders. Na dificuldade de Takuro em esquecer o passado violento e Keiko com suas complicações. Sua mãe é rica, pirada e o namorado interessado apenas no dinheiro da sogra. O reverendo revela a Takuro, durante a sutra que está mais preocupado com Keiko, com seu sofrimento, e como conselheiro e tutor, propõe trabalho na barbearia com Takuro, o que leva a uma crescente atração entre ambos.Contudo, alguns incidentes ocorrem, arrastando-os de volta ao passado. Imamura argumenta que as complexidades da vida moderna podem ser resolvidas por um retorno aos valores tradicionais japoneses. O filme fica comovente e ao mesmo tempo engraçado, como o UFO Freak, o Yakuza, o soco do Takada, a confusão na barbearia, o confronto e triunfo dos companheiros sobre os gangsteres do ex-namorado de Keiko, e por fim a revelação, mas o tema abortado são com certeza o ciúmes e a sexualidade, com muitos simbolismos. É tocante, humano e fascinante.
Foi aclamado pela crítica, sendo vencedor da Palma de Ouro de Cannes no ano de 1997.
Mulher da Areia,filme recente que ví e recomendo.
ResponderExcluirakira é um filme que eu não entendi nada,eu nem posso dizer,se o filme é bom ou ruim,pois eu nem entendi a história,o filme é confuso e o final acaba de um forma completamente estranha
ResponderExcluirExcelente lista, parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirQueria saber o nome de um filme onde o personagem principal é uma mulher, ela e vários outros alunos são treinados por um velho que fala para eles se matarem. Faz tempo que assisti esse filme queria saber o nome.
ResponderExcluir