sábado, 17 de outubro de 2009

10 Filmes Brasileiros do século XXI












Chegamos ao novo século e com ele a explosão de quantidade e qualidade do cinema nacional. Nunca se produziram tantos filmes e com tanta qualidade técnica como nos últimos anos.

Os cineastas brasileiros e também os filmes ganham mercado internacional e isso tende a melhorar exponencialmente, ao ponto de eu prever que em alguns anos, o cinema brasileiro poderá torna-se um produto de exportação reconhecido.

Aqui estão alguns poucos exemplos dos melhores e mais recentes filmes brasileiros:


1. Abril Despedaçado (2001 – Walter Salles. em 1910, no sertão brasileiro, vive um jovem de 20 anos, que passa a ser estimulado pelo pai para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival. mas ele só poderá matar quando a blusa que seu irmão usava quando morreu amarelar. excelente filme, pouco valorizado do diretor. projetou Rodrigo Santoro e foi indicado ao Golden Globe e ao Bafta)

2. Lavoura Arcaica (2001 – Luís Fernando Carvalho. mãe pede a rapaz que vá buscar o irmão que saiu de casa e o encontra vivendo numa pensão. através de suas recordações ficamos sabendo os motivos da sua fuga. filme - justamente - reconhecido como obra-prima do cinema. é um tanto difícil de assistir, por não ter uma narrativa linear e ser um pouco mais longo que deveria, mas é de uma beleza única. vale a pena)

3. Cidade de Deus (2002 – Fernando Meirelles e Kátia Lund. dois garotos crescem juntos num bairro popular, que rapidamente se transforma numa favela. um torna-se fotógrafo, o outro traficante. ganhador de 49 prêmios e indicado para 4 Oscars, é o filme brasileiro de maior sucesso no exterior. tecnicamente brilhante e inovador é o número 17 dos melhores filmes da história no IMDb. precisa falar mais? ORGULHO!)

4. Houve Uma Vez Dois Verões (2002 – Jorge Furtado. um adolescente em férias na praia conhece uma garota num fliperama e se apaixona. transam na primeira noite, mas ela some e ele começa a procurá-la em vão. até o próximo verão. na minha opinião o melhor filme do diretor por sua simplicidade. mostra um caminho diferente e bem-vindo para o nosso cinema)

5. Vida de Menina (2003 – Helena Solberg. o cotidiano da decadente Diamantina do fim do século XIX, visto pelos olhos de uma menina esperta e desengonçada de ascendência inglesa, que reinventa o mundo à sua maneira. um filme delicado e cativante)

6. De Passagem (2003 – Ricardo Elias. ao saber da morte do irmão envolvido com o tráfico, rapaz que faz colégio militar no Rio, volta a São Paulo e junto com um amigo de infância deles - agora também no tráfico - vai procurar, de transporte público, o corpo do irmão. no caminho relembram o passado. bom filme, com uma narrativa original, mas pouco visto)

7. Dois Filhos de Francisco (2005 – Breno Silveira. história dramatizada da vida de uma dupla sertaneja e sua família, que passam por muitas dificuldades até alcançarem o sucesso. não é o tipo de música que eu gosto, mas vamos reconhecer que é um ótimo filme, com grandes interpretações e um roteiro realmente comovente)

8. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006Cao Hamburger. 1970, um casal foge da repressão e deixa o filho aos cuidados do avô, que morre assim que ele chega. acaba ficando com o vizinho judeu e se integra a uma comunidade calorosa e divertida, no bairro do Bom Retiro em São Paulo, onde espera a final da Copa, quando o pai lhe disse que estaria de volta. um filme perfeito. se me pedirem para escolher um único filme do cinema brasileiro... é este)

9. O Céu de Sueli (2006 – Karim Ainouz. jovem volta à sua cidade natal no interior do Ceará, com um filho pequeno, quando descobre ter sido abandonada pelo namorado que vive em São Paulo, decide então rifar o seu corpo para poder ir embora novamente. grande interpretação da então desconhecida Hermila Guedes, num triste retrato do país atual)

10. Tropa de Elite (2007 – José Padilha. o ótimo Wagner Moura é o comandante de um esquadrão do BOPE, a tropa de elite da polícia do Rio de Janeiro. ele quer deixar o posto, pois está estressado e prestes a ser pai, mas precisa antes encontrar um substituto honesto e à altura da perigosa função. grande sucesso de público, muito antes de ser lançado, graças ao vazamento de uma cópia, pirateada em todo o país. filme policial eletrizante, ganhador do Urso de Ouro em Berlim)

12 comentários:

  1. Dois filhos de Francisco é um filme bem fraco, com grande apelo popular !

    Nunca botaria nessa lista !

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel,
    Pois eu discordo de você.
    Acredito que o "Dois Filhos de Francisco" é novelesco, melodramático, de apelo popular, mas... é muito bem feito, roteiro bem amarrado, bem interpretado e representa o que de melhor se tem feito pela indústria cinematográfica do país.
    Sou o primeiro a dar o braço a torcer, pois tenho enorme preconceito contra a música deles e fui ver o filme meio forçado, mas me surpreendi (talvez até porque a expectativa era baixa) e gostei.
    Mas as listas são mesmo para ser polêmicas, estejam a vontade para discordar e sugerir outros títulos. Eu não sou dono da verdade, dou minha opiniões.
    Abs!!!!

    ResponderExcluir
  3. muitos dos filmes ai postados são GLOBAIS, onde está o excelente ESTOMAGO, AMARELO MANGA, DURVAL DISCOS? mas como disse, listas são para criar polêmicas. Abs cara

    ResponderExcluir
  4. Oi Coisa Fina,
    Obrigado por seu comentário. De fato alguns destes filmes são "globais", mas nem todos. Ninguém na Globo tinha ouvido falar de Hermila Guedes antes do filme, por exemplo.
    Estômago eu gosto também, mas como havia usado em outra lista (Gastronomia) aproveitei e usei a vaga dele para outro.
    Amarelo Manga, vale a sugestão, mas eu não gosto particularmente do filme.
    Já Durval Discos... teho que confessar que eu não vi, ficam suas sugestões :-)
    E VAMOS POLEMIZAR!!!!
    abs!!!

    ResponderExcluir
  5. eh,, faltou tipo CENTRAL DO BRASIL E O ALTO DA COMPARECIDA ;D

    ResponderExcluir
  6. Oi Aninha,
    Central do Brasil é de 1998 e o Auto (com "U", por favor!!)da Compadecida é de 2000, nem um deles é do século XXI.
    Central está na lista anterior (1991 a 2000), pode procurar. Já o Auto é uma minissérie de TV que foi reduzida para cinema, ainda que tenha suas qualidades, não é cinema.
    Obrigado pelo comentário.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Estomago foi o melhor filme nacional dos ultimos tempos..narrativa perfeita..

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito de Meu Nome não é Jhonny e O Primo Basílio.

    Tem um chamado Não por Acaso, mas esse eu não sei de que ano é. Filme complicado, mas um flme bom.

    ResponderExcluir
  9. E ae, acho que cabe nessa lista Linha de Passe, Sem Controle, Se Nada Mais der Certo. Gosto dos finais desses filmes, fogem do cliche (sei-lá se é assim que escreve)

    ResponderExcluir
  10. Faltou Lisbela e o Prisioneiro...

    ResponderExcluir
  11. Estomago
    O que é isso companheiro
    Tropa de elite 2 (no lugar do primeiro)
    Como nascem os anjos
    Eles Não Usam Black-Tie

    sao filmes extraordinarios tambem

    ResponderExcluir
  12. discordo que abril despedaçado seja o primeiro da lista

    o filme só mostra a briga irracional entre duas famílias

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!