domingo, 18 de outubro de 2009

10 Filmes de Corridas de Carros

















Dia de GP Brasil inspira esta lista.
Infelizmente o automobilismo ainda é um tema que espera por seu grande filme.
Os exemplos aqui selecionados têm, em geral, bastante adrenalina e pouco roteiro.
Aqui vai a lista com 10 filmes sobre o tema:

1. Grand Prix (este filme de John Frankenheimer de 1966 ainda é o melhor sobre o tema. com uma edição inventiva para a época, dividindo a tela em quadros, influenciou vários cineastas. um piloto americano é demitido de sua equipe de F1 após um acidente no GP de Mônaco que feriu seu companheiro inglês. enquanto este se recupera, o americano procura outra equipe e ainda se envolve com a ex-esposa do inglês. intriga nos tempos românticos da F1)

2. Carros (um ótimo desenho da Disney/Pixar. um carro de corridas jovem e ambicioso está a caminho de um grande prêmio, quando se perde na rota 66 e vai parar numa cidadezinha esquecida, onde faz amizade com outros carros e aprende bastante sobre a vida)

3. As 24 Horas de Le Mans (Steve McQueen é um piloto que volta a participar da famosa corrida francesa, um ano após sofrer um grave acidente na mesma pista. sente-se atraído pela viúva de um piloto que morreu no mesmo acidente. boa ação e drama raso)

4. Se Meu Fusca Falasse (primeiro filme da série Herbie, de 1968. um fusca com personalidade própria ajuda um piloto a vencer corridas, apesar dos planos malévolos de seus adversários. é bobinho, mas o carisma do fusca garantiu o sucesso e diversas continuações)

5. Winning 500 Milhas (Paul Newman é o piloto ambicioso que quer vencer a principal corrida americana a qualquer custo, o que coloca em risco seu casamento. a esposa se interessa pelo seu maior rival e corrida valerá mais que a vitória. parece que os roteiros são sempre os mesmos, não?)

6. Ricky Bobby, a Toda Velocidade (Will Ferrel é o arrogante piloto número 1 da Nascar - uma espécie de stock-car americana - sempre em parceria com seu melhor amigo e sempre à sombra de seu pai, um ex-campeão. quando chega um piloto francês, vindo da F1 para desafiá-lo. uma comédia até divertida, que dá um outro ângulo sobre o tema)

7. Velozes e Furiosos (aqui a ação vai para as ruas. Vin Diesel é líder de uma gangue que promove corridas nas ruas de LA e é suspeito de diversos roubos de eletrônicos. para investigá-lo, a polícia infiltra um outro piloto que tentará conquistas sua confiança. muita ação e pouco cérebro nesta aventura passável)

8. Alta Velocidade - Driven (Stallone queria fazer um filme sobre Aírton Senna, não deu e ele fez isso aqui mesmo... um jovem e talentoso piloto da CART - nossa conhecida fórmula indy - está perdendo o foco, então o chefe de sua equipe contrata um veterano para ajudá-lo. vários pilotos reais - inclusive brasileiros - participam do filme, mas não dá para salvar, é ruim demais)

9. Speed Racer (a tão aguardada versão com atores do desenho animado não funcionou... é uma pena. Emile Hirsch é o piloto que tenta honrar a memória do irmão morto nas pistas. recusa a oferta de um milionário para ser seu piloto e o deixa enfurecido. para salvar sua pequena escuderia tem que se unir ao rival Corredor X e vencer o rali que desafia a morte)

10. Dias de Trovão (Tom Cruise é um jovem piloto com muito talento, mas pouca disciplina, o que o coloca em conflito com os adversários e com membros de sua própria equipe. até que ele sofre um acidente e se apaixona pela linda médica - Nicole Kidman que viria a ser sua esposa. Cruise e o diretor Tony Scott tentam repetir em terra o sucesso de Top Gun e conseguem só a mesma canastrice. muita ação e nada mais. bem ruim)

20 comentários:

  1. Essa lista pode ser maior ainda. Aqui vai minha contribuição: Alta Velocidade com Sylvester Stallone.
    Saudações
    Marcus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alta Velocidade (driven) está na lista!

      Excluir
  2. Criativo,
    Acho que você deixou passar o item 8, que é exatamente Alta Velocidade.
    Mas valeu a intenção.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Faltaram esses:
    A corrida do século (1965)
    Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras (1965)

    ResponderExcluir
  4. Ta e ai!!!Como assim não temos filme com automobilismo??????
    Esqueceu do filme...Roberto Carlos: A 300Km por hora...

    ResponderExcluir
  5. eeeeeeeee legalllllllllll

    ResponderExcluir
  6. De fato os temas de filmes de automobilismo são maus desenvolvidos, mas velozes e furiosos não é automobilismo, corrida de rua é crime e não esporte, e pra entender bem o filme Dias de trovão tem que conhecer a Nascar, entender como funciona, é completamente diferente do que estamos acostumados por aqui. E alta velocidade você tem toda razão, é muito ruim, o enredo nada tem a ver com a Indy, a unica coisa boa no filme é rever os carros e pilotos da temporada 2000.

    ResponderExcluir
  7. Quem fez essa lista não entende nem de filme nem de corrida, faltam vários filmes Europeus (série Taxi) por exemplo e todos os asiáticos (que alias foram a inspiração para a série de Velozes e Furiosos).

    ResponderExcluir
  8. prefiro velozes e furiozos 5

    ResponderExcluir
  9. a tantos filmes de corridas que da adrenalina como queimando o asfalto além de outros.
    presiza adicionar + filmes

    ResponderExcluir
  10. dias de trovao deveria estar pelo menos em segundo.

    ResponderExcluir
  11. Assistão nascido para correr,rachas e baladas,queimando asfalto,linha de chegada na minha opinião são boms.

    ResponderExcluir
  12. Vejam Bullit(Steve MacQueen), Corrida Contra o Destino(Barry Newman), Fuga Alucinante(Peter Fonda) e Operação França(Gene Hackman e Roy Scheider) e vão ver que esses Velozes e Furiosos da vida são bricadeira de criança perto deles. Da lista só vale a pena ver As 24 Horas de Le Mans com MacQueen no volante, SEM DUBLÊ. Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  13. Ah! Esqueci do The Driver com Ryan O'neal não lembro do titulo em português, mas junto aos 4 que indiquei são os melhores filmes de perseguição com carros que existem. Vejam e se deliciem!!!

    ResponderExcluir
  14. Bem, cada um tem seu gosto, eu adorei o live action de Speed Racer, lógico que não é o melhor filme de corridas, mas fikei bem feliz com o resultado...
    A propósito, amo o blog, acompanho a bastante tempo, e aproveito muito suas dicas para minha comunidade de frases de filmes, pego diversos titulos daki (principalmente os que ainda naum vi e gostei da sinopse)...

    Parabéns...

    ResponderExcluir
  15. olha so Luisao(com respeito a sua opiniao),nao critique os gostos de outra pessoas prq gosto e igual cu:cada um tem o seu.Velozes e furiosos e otimo.

    ResponderExcluir
  16. armando faltou o filme de Al Pacino Bobby Deerfield de 1977 que ele foi indicado a melhor ator no globo de ouro

    ResponderExcluir
  17. Existem alguns japoneses bons tbm como Initial D e Wangan midnight. Ambos saíram de animes, que são melhores ainda.

    ResponderExcluir
  18. Faltou rush no limite da emocao!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!