sexta-feira, 23 de outubro de 2009

10 Filmes da 33ª Mostra de SP


A Mostra de Cinema de São Paulo surgiu há 33 anos.
Naquela época não existia nem TV a cabo, nem vídeo-cassete.
Surgiu como a única esperança para ver filmes fora do pequeno circuito comercial e aos poucos tornou-se um grande evento.
Minha lista de hoje traz 10 filmes que ainda não assisti (até a data deste post, atualizado em PSs) e gostaria de ver na Mostra ou em breve (já vi todos).
São 10 promessas de bons filmes, mas, com certeza, alguns serão decepcionantes e outros tantos que não estão nesta lista serão gratas surpresas.
Esta é uma lista que vai ficar velha em duas semanas, mas é apenas minha singela homenagem aos organizadores, a quem gostaria de agradecer por terem me aberto o mundo do cinema. Obrigado!

1. A Fita Branca (de Michael Haneke - de Caché e Funny Games. estranhos acontecimento têm lugar numa pequena vila alemã pouco antes da 1a. Guerra, no que parece ser um ritual de punição. as crianças estão no centro do mistério) (PS: ótimo filme, que deixa algumas questões instigantes no ar. vale a pena ser visto)

2. Ervas Daninhas (de Alain Resnais - de Meu Tio da América. uma carteira perdida e encontrada faz com duas pessoas se conheçam e tumultuem seus cotidianos) (PS: divertido, com o humor nonsense e peculiar do mestre Resnais.excelentes interpretações)

3. O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (de Terry Gilliam. o aguardado último filme de Heath Ledger. uma companhia de teatro ambulante dá aos seus espectadores muito mais do que eles esperam. promete nada menos que... magia) (PS: onírico e, talvez por isso mesmo, um tanto confuso. dá a ótima solução de substitutir Ledger por 3 outros atores. vale uma olhada)

4. Seguindo em Frente (de Hirokazu Kore-eda - de Ninguém Pode Saber. é um drama familiar de filhos que visitam os velhos pais para lembrar da morte do irmão mais velho. promessa de um filme sensível) (PS: lindo filme, de dar nó na garganta. imperdível!)

5. Mother (de Bong Joon-Ho - de Tokio!. uma mãe vive calmamente com o filho de 28 anos, que fornece ervas e acupuntura aos vizinhos. um dia uma garota de 13 anos é brutalmente assassinada e as suspeitas recaem sobre ele. a partir daí a mãe luta para inocentá-lo) (PS: um filme fascinante e surpreendente, que confirma a força do cinema sulcoreano. espero que não haja remake americano)

6. 500 Dias com Ela (de Marc Webb. o "filme fofo" da Mostra. garota que não acredita no amor verdadeiro conhece um rapaz que se apaixona por ela. o casal de protagonistas garante o interesse) (PS: o filme deu o que prometeu, simpático, bem interpretado e com ótima trilha sonora)

7. Aconteceu em Woodstock (de Ang Lee. jovem trabalha no decadente hotel da família e se vê no centro da realização do grande festival. o tema e o diretor valem uma olhada) (PS: excelente filme de Ang Lee, nos transporta ao clima da época, dando saudades do que não vivemos)

8. O Fantástico Sr. Raposo (de Wes Anderson. animação de um diretor nada convencional. uma raposa tenta alimentar a família enquanto foge de três fazendeiros. dublagem de George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray e Adrien Brody) (PS: um dos melhores filmes do ano passado. Clooney dá alma ao raposo. divertido e com um roteiro brilhante)

9. Vincere (de Marco Bellochio - de Diabo no Corpo. a história da amante secreta de Mussolini e o filho deles albino, tendo como pano de fundo o turbulento cenário político da época) (PS: grande filme de um diretor em plena forma)

10. Os Abraços Partidos (de Pedro Almodóvar. cineasta recobra a memória após socorrer um jovem que sofre acidente similar ao que ele sofreu 14 anos antes. qualquer filme do diretor é sempre uma grande expectativa) (PS: bom filme de Almodóvar, embora muita gente tenha torcido o nariz, para mim é um dos melhores do diretor)

4 comentários:

  1. poxa, colocaria na lista das promessas: Alemanha 09 / 35 doses de rum / patrik, idade 1,5

    ResponderExcluir
  2. Oi Xinim,
    São 400 filmes, claro que tem muita coisa que ficou de fora.
    Vou aproveitar e colocar suas sugestões na minha lista, hehe
    Obrigado!
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Ola Armando
    Uma boa sugestão seria o filme do diretor coreano Park Chan-wook chamado "Sede de Sangue"
    Ele é o diretor responsável pela trilogia da Vingança, a qual causou alvoroço em Cannes e ganhou alguns algumas nomeações eu acho. Além de Tarantino ter dito, que virou um fã de seus filmes.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Boa dica, Mosca!
    Sede de Sangue (Thirst) deve ser muito bom também.
    A única coisa que me incomoda na Mostra são as filas... mesmo assim vale o sacrifício.
    Abs!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!