segunda-feira, 26 de outubro de 2009

10 Filmes Baseados em Jane Austen

















Jane Austen é considerada uma das mais importantes escritoras de língua inglesa.
Nascida em 1775, Austen teve um sucesso discreto em sua época, só vindo a ser reconhecida anos após sua morte.
Sua visão ácida da sociedade britânica, em que vivia, e o uso do discurso indireto em seus livros, garantiram seu lugar de destaque e matéria para dezenas de ótimos filmes.
Além das obras baseadas em seus livros e sua biografia, várias das situações de seus personagens, tornaram-se clichês para muitos filmes românticos.
Selecionei estes 10 ótimos filmes sobre Jane Austen.

1. Orgulho e Preconceito (2005. cinco irmãs são criadas por sua mãe para terem bons casamentos. a segunda filha, Elizabeth - Keira Knightley indicada ao Oscar - é a idealista que quer ter uma vida mais produtiva, quando ela conhece o bonito e esnobe Darcy, por quem acabará por se apaixonar)

2. Orgulho e Preconceito (1940. a mesma história, apenas com figurinos equivocados - reciclados de E o Vento Levou. Greer Garson e Laurence Olivier estrelam esta primeira versão para o cinema de um romance da escitora)

3. Razão e Sensibilidade (1995. após a morte do pai as deixar em má situação financeira, duas irmãs - a racional Emma Thompson e a sensível Kate Winslet - são obrigadas a mudar-se para o campo, onde acabarão por encontrar o amor, cada uma a seu modo. delicioso filme de Ang Lee)

4. Emma (1996. na Inglaterra rural do século 19, Gwyneth Paltrow é uma jovem bonita e inteligente que vive feliz com o pai viúvo. quando sua governanta se casa ela fica entediada e resolve bancar o cupido para as pessoas que a cercam. mas apesar de parecer ser uma autoridade no assunto, Emma nunca se apaixonou)

5. Persuasão (2007. pressionada pela família aristocrática e falida, a jovem Anne rompe com seu noivo, que não tem posição social, nem dinheiro. anos mais tarde o reencontra, rico, bem sucedido e rodeado de pretendentes. boa adaptação, feita para TV)

6. O Palácio das Ilusões - Mansfield Park (1999. aos 12 anos de idade, Fanny Price vai morar de favor na casa do tio rico, onde é criada. inteligente e estudiosa, torna-se também uma bela mulher, chamando a atenção de seu novo e rico vizinho. os tios estimulam a união, mas para desgosto deles, ela não está interessada)

7. A Abadia de Northanger (2007. quando a jovem Catherine vai morar com uma rica família em Bath, acredita que viverá romances como nos livros que ama. como eles não têm filhos, é apresentada a outros de sua idade. num passeio com o grupo à abadia ela percebe claramente que seu status social não a permitirá viver seu amor)

8. Bride and Prejudice (2004. divertida comédia indiana de Bollywood numa atualização do livro de Austen. uma bela garota leva solitária, enquanto sua família trama seu casamento. na festa de casamento de sua irmã conhece o arrogante sr.Darcy, um rico americano com quem briga o tempo todo, por conta de seu preconceito contra a Índia, mas ali nascerá uma paixão irresistível)

9. Amor e Inocência - Becoming Jane (2007. Anne Hathaway interpreta a Jane Austen antes da fama, que vive um romance com um jovem advogado irlandês, que acabaria por inspirar seus livros. ótimo filme, baseado em cartas da escritora)

10. O Clube de Leitura de Jane Austen (2007. grupo de mulheres se reúne para discutir os livros de Jane Austen e procurar neles soluções para suas próprias vidas. até que um homem, fã de ficção científica, se une a elas, causando tumulto. interessante por mostrar a influência da escritora)

31 comentários:

  1. Ei! Adoro Jane Austen e gostei muito do post! Quanto ao filme Mansfield Park, há uma versão mais recente (acho que de 2007), que achei mais fiel ao livro. Não sei se você conhece, mas acho que vale a pena dar uma conferida!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei a lista. Tenho alguns dos filmes citados e assisto-os repetidas vezes. Não canso!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a lista. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Quem gosta dela não pode deixar de assistir ao "Clube...". É muuuuuuito bom!!! Leiam os livros também, para comparar aos filmes. O primeiro desta lista é um espetáculo.

    ResponderExcluir
  5. Há um "Persuasion" da BBC de 1995, onde o Capitão Frederick Wentworth é interpretado magnificamente por Ciaran Hinds, que estava simplesmente liiiiindo neste filme...

    ResponderExcluir
  6. Gente! Sou louca por filmes baseados nos romances de Jane Austen. Se alguém tiver algum deles, por favor, entre em contato comigo para que eu possa comprá-los.
    Meu e-mail: ianebarretto@yahoo.com.br
    Será o maior presente da minha vida.
    Desde já, infinitamente agradecida.

    ResponderExcluir
  7. oi! li todos os livros, amo todos,vi alguns filmes nao se compara aos livros

    ResponderExcluir
  8. adoro os filmes e li alguns livro...

    ResponderExcluir
  9. Tudo que tem Jane Austen me encanta... PRECISO VER TODOS ESSES FILMES!
    Daí só assisti 3... =(

    http://bibliotecariaescandalosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a lista, obrigada! Li os livros e há tempos procuro pelos filmes, ajudou-me bastante! Adoro Jane Austen. :)

    ResponderExcluir
  11. Criei um blog, baseado na Jane, mas com um mix de literatura, moda, entretenimento etc.
    missaustenofficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já lí todos os livros e assistí quase todos os filmes faltando apenas Northanger Abbey. AMO AMO AMO.

      Excluir
  12. ameiiii, so vi tres dos filmes...e fiquei super interessada na versao de pride e prejudice da india....

    ResponderExcluir
  13. Excelente lista! A versão de 1995 de "Persuasão" é muito superior a de 2007!

    Além dessas, não se encaixam na lista mas valem a pena serem vistas pelos fãs da autora, tem a série de 1995 "Orgulho e preconceito" - Colin Firth como o perfeito Mr. Darcy! E a fofíssima "Lost in Austen", sobre uma leitora de Austen que vai parar dentro da história de "Orgulho e preconceito".

    ResponderExcluir
  14. Amoooo... o filme Amor e Inocência - Becoming Jane,não me canso de assistir. Assisti tantas vezes que acabei me apaixonando pelo ator que interpreta o advogado irlandês(James McAvoy)que por sinal é muito sedutor, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  15. Não tenho palavras para dizer o quanto gostei da lista e tb dos comentarios pq embora eu tenha finalmente conseguido completar mh coleçao de livros de jane austen...o unico filme que possuo e amor e inocencia...nem sei dizer quantos vezes ja chorei vendo esse filme.....eu so queria saber onde encontrar esses filmes pq tenho procurado mais ta dificil.
    obrigada.........

    ResponderExcluir
  16. Amei o blog e como todos aqui amo Jane Austen!!!!!!
    Vou procurar estes filmes Obrigada pela lista!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Nossa eu amo as obras de Jane Austen,eu olhei Orgulho e Preconceito 6 vezes,já li o livro também acabei de ver o filme Emma e amei mais ainda,recentemente li o livro Razão e Sensibilidade,vou ler de novo,e com certeza o próximo que vou ler será Ema,pois pelo que vi,os livros são muito melhores que os filmes,mas o bom é que se tem uma base já de como é,e rumo a todos os grandes sucessos da autora, gostei muito do post,parábens!!!!

    ResponderExcluir
  18. Gente. Não é da Jane Austen mas um filme que segue esse estilo, também é baseado em livro e nas telonas é interpretado divinamente por Keira Knightely e James McAvoy é Atonement - Desejo & Reparação.
    Muito bom, indico!

    ResponderExcluir
  19. 'Austim' é um insulto ao sobrenome da autora inglesa. Querida Alian Rodrigues: leia, primeiro, livros na Língua Portuguesa; aprenda a escrever e, depois, leia Jane Austen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk o sujo falando do mau lavado vai tomar um pouco de vergonha nesta tua cara lavada em vez de falar dos outros quer comentar comente do que diz a pagina seu babaca não tem o que comentar não fala nada otário falou kebagara ribeiro

      Excluir
    2. então quando for a Inglaterra exijam que eles escrevam seu sobrenome corretamente...mesmo porque acredito que o sobrenome da autora ela não encontrara nos "livros na Língua Portuguesa"

      Excluir
    3. Não remove não....este Keko é um mala sem alça.., publique minha resposta.., deixa uns 3 dias depois você pode excluir...

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Qual dos filmes que é a história de uma escritora que qdo criança: se apaixona por um empregado da família, sendo que a irmã mais velha tem.um romance com ele e: ela do seu quarto os vê px ao lago que cai um jarro e a partir daí ela ver ( imagina)como amantes.... no meio do filme ele vai para guerra e se ñ me engano sua irmã atua como enfermeira. Existe uma carta....até que no fim do filme ela aparece como a escritora e que imaginou td e perdeu seu grande amor?????

    ResponderExcluir
  23. Amo a sensibilidade literária da Jane Austen, já li suas obras e assisti também!

    ResponderExcluir
  24. Olá eu tenho uma dúvida, amo Jane Austen e tudo sobre ela...Bom comprei o filme Amor e Inocência e atrás diz uma frase: "Baseado no verdadeiro romance de Jane Austen, escritora

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!