quinta-feira, 29 de outubro de 2009

10 Filmes de Terror que viraram Séries de Cinema

















Já virou regra, um filme de terror faz sucesso, já pode esperar pela continuação.
Os finais já são propositalmente abertos para não dar trabalho aos roteiristas, basta reciclar os sustos e está feito.
A partir dos anos 80, essa mania virou praga. Alguns com resultados melhores, outros piores.
Aqui vai minha seleção de 10 franquias de terror.

1. Sexta-Feira 13 (nem os produtores esperavam tamanho sucesso neste filme de 1980. tanto é que o assassino nem era o Jason Voorhees, vilão das continuações. mas tudo bem, ele retornou para outros 12 filmes - por enquanto. inclusive numa troca de vilões em Freddy vs. Jason. o primeiro filme é a história de um grupo de jovens que vai para uma cabana à beira de um lago onde uma criança - o Jason - morreu afogada. aos poucos eles vão sendo misteriosamente eliminados um a um. curiosidade: uma das vítimas do primeiro filme é Kevin Bacon)

Veja o trailer original de 1980:



2. A Hora do Pesadelo - A Nightmare on Elm Street (Freddy Kruger era um homem que molestou crianças na rua Elm foi queimado vivo pelos vizinhos. agora, para se vingar, ele retorna nos pesadelos de vários adolescentes para matá-los. boa premissa que rendeu, pelas minhas contas 8 filmes até aqui. uma das vítimas: Johnny Depp)

3. Alien - o 8o. Passageiro (vai ter quem diga que não é um filme de terror, claro que é. e virou uma série. aqui a qualidade é excepcional. o princípio é o mesmo. o vilão, no caso um alienígena, entra numa nave e vai eliminando um a um os nossos heróis. a diferença está na brilhante direção de Ridley Scott e os ótimos atores. as três continuações são igualmente boas, uma dirigida por James Cameron, outra por Jean-Pierre Jeunet e a outra por David Fincher. além de dois filmes com o vilão de outro filme: Alien vs. Predador)

4. Halloween (o vilão aqui chama-se Michael Myers. aos 6 anos ele atacou a própria irmã com uma faca e foi levado a uma instituição psiquiátrica por 15 anos. quando sai, passa a perseguir três jovens. o primeiro foi dirigido por John Carpentes e já está sendo filmada a oitava continuação)

5. Evil Dead - Uma Noite Alucinante (dirigido quase em recursos pelo inventivo Sam Raimi, tornou-se um inesperado sucesso. cinco jovens vão passar um fim de semana numa cabana e lá encontram o Livro dos Mortos, que libera os maus espíritos da floresta que vão dizimá-los. rendeu duas continuações, mais duas versões piratas italianas, lançadas como partes 4 e 5 e até um musical off-Broadway)

6. Jogos Mortais - Saw (já está na sexta parte, a série com o vilão Jigsaw, que começou muito bem em 2004. dois homens acordam presos num banheiro totalmente desconhecido e têm que lutar contra o tempo e um contra o outro para sobreviver. em paralelo, a polícia tenta encontrar o responsável pelo jogo. assustador)

7. Pânico - Scream (um psicopata, por trás de uma máscara da morte, está atacando jovens, imitando os filmes de terror. primeiro ele telefona para a vítima e faz pergunta sobre filmes de terror, se ela errar, ele a mata a facadas. bom roteiro e direção do mesmo Wes Craven de A Nightmare on Elm Street. está sendo produzida a quarta parte)

8. Premonição - Final Destination (o sucesso do primeiro filme já garantiu mais 3 continuações. na história os que escaparam da morte por conta de uma premonição, não continuarão vivos por muito tempo. não muda muito: no primeiro é um avião - vide lista anterior -, no segundo um caminhão, no terceiro uma montanha russa e no quarto, que está para ser lançado, um autódromo)

9. Brinquedo Assassino - Child's Play (um serial killer é morto numa perseguição policial e transfere sua alma a um brinquedo, o boneco Chucky. é dado como presente a um garoto, mas mesmo como boneco continuará cometendo seus crimes. o original foi dirigido por Tom Holland e já rendeu 4 continuações)

10. O Grito - The Grudge (baseado num filme de terror japonês, que também teve uma continuação, a versão americana teve duas. no primeiro uma assistente social americana, vivendo em Tóquio, vai substituir uma colega, cuidando de uma senhora, numa casa amaldiçoada. aos poucos ela desvenda o perigoso mistério)

10 comentários:

  1. vi jogos mortais 6 morreram 10 pessoas pq nao coloca pelo menos em quinto lugar

    ResponderExcluir
  2. Oi Oscar!
    As minhas listas têm ordem aleatória.
    Eu não consigo comparar filmes tão díspares e me acharia muito "dono da verdade" se colocasse em ordem de preferência.
    As listas representam os temas e, muitas vezes, não têm os 10 melhores, mas os mais representativos, com abordagens variadas.
    Cada um monta na ordem que quiser :-)
    Obrigado pelas visitas!
    Abs!!!!

    ResponderExcluir
  3. ok mas o jigsaw deveria tambem ser reconhecido pois ninca matou ninguem com as propias maos

    ResponderExcluir
  4. Ótima lista. Apesar de Chuck ter se perdido no quesito "terror" assim que saiu aquele "O Filho do Chuck", eu só consegui rir durante esse filme, haha.
    E "O grito" é bem tosco. Nem vou me dar ao trabalho de assistir ao terceiro, já tive o suficiente de terror fraco e ridículo.
    Quanto à "Premonição", só os dois primeiros filmes foram bons, o terceiro foi só pra mostrar sangue e corpos estraçalhados e quanto ao quarto, não sei se vale a pena perder meu tempo e dinheiro assistindo...dizem que é bem non sense.

    ResponderExcluir
  5. Acho q os filmes estão em ordem...não considero o Jogos Mortais como filme de terror, apenas suspense... o Grito, a versão asiatica da mto mais medo...assim como a maioria dos filmes q são remake...são melhores na versão original(EX: REC versão original da mto mais medo q a americana que se chama quarentena) Gostei da lista apesar de não concordar mto com chuck.

    ResponderExcluir
  6. So faltou aquele do espantalho que sempre volta

    ResponderExcluir
  7. Para mim,a sequencia d JOGOS MORTAIS foi a melhor !! Muito bom !!!

    ResponderExcluir
  8. À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964)

    Sinopse

    Um cruel e sádico agente funerário, temido e odiado pelos moradores de um vilarejo
    no interior está obcecado em conseguir gerar o filho perfeito, garantindo
    a perpetualidade de seu sangue. Sua mulher não consegue engravidar, então ele começa a matança com todos que ousam interferir em seu plano macabro. Ele acredita que a namorada do amigo é a mulher ideal que procura. Violentada por Josefel Zanatas (Satanás?), a moça quer cometer suicídio para regressar do mundo dos mortos e levar a alma daquele que a desgraçou.

    Zé do Caixão valeu ao seu criador diversos prêmios internacionais e seguiu sua saga em:

    Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)

    Encarnação do Demônio (2008)

    Direção: José Mojica Marins

    ResponderExcluir
  9. Muito Boa a lista, mas faltaram algumas sequencias e a ordem está completamente errada!
    alguns que estão faltando HELLRAISER, HORROR EM AMITYVILLE, O EXORCISTA, PSICOSE, COLHEITA MALDITA, POLTERGEIST e ATIVIDADE PARANORMAL.
    obs: pelo amor de DEUS o grito não!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!