quarta-feira, 7 de outubro de 2009

10 Filmes sobre Solidão

Existe quem se isole por opção, por rejeição ou por acidente.
Alguns se isolam em família, outros constroem um mundo só seu.
Aqui vão 10 exemplos de filmes sobre solidão.

1. A Cidade Branca - Dans la Ville Blanche (um marinheiro suíço desembarca em Lisboa, onde não fala a língua e se hospeda num hotelzinho. em sua estada troca cartas com sua namorada suíça e para vencer a solidão tem um romance com uma camareira. Lisboa está linda e Bruno Ganz magnífico, neste ótimo e pouco conhecido filme de Allan Tanner)

2. Encontros e Desencontros - Lost in Translation (Bill Murray é um artista de cinema americano, que está em Tóquio para gravar comerciais, Scarlett Johansson está no mesmo hotel para acompanhar o marido, que a deixa o tempo todo sozinha, enquanto trabalha. solitários, isolados pela língua e entediados eles se conhecem nos corredores do hotel e decidem explorar a cidade juntos. excelente filme de Sofia Coppola)
3. O Náufrago (Tom Hanks é um executivo, cujo avião cai numa ilha deserta e o deixa isolado por 4 longos anos, aprendendo a viver com a solidão. dirigido por Robert Zemeckis)

4. Wall-E (depois da humanidade deixar a Terra, um último robô é esquecido ligado, desempenhando sua função de limpar e organizar o entulho. até a chegada de um outro robê explorador. lindo desenho da Disney/Pixar)

5. Eu Sou a Lenda (imune a um vírus que exterminou toda a população sã do planeta, Will Smith vive em Manhattan até descobrir que não está sozinho e é uma lenda para os poucos sobreviventes espalhados)

6. Esqueceram de Mim (família sai em férias e esquece Macaulay Culkin - quando ele era bonitinho - sozinho em casa. durante seu isolamento, ele descobre as alegrias e os perigos de ter a casa só para si)

7. The Quiet Earth (filme neo-zelandês de Geoff Murphy. o ótimo Bruno Lawrence é um cientista envolvido num projeto nuclear que dá errado e transforma todo o planeta num deserto silencioso. ele se vê sozinho na Terra, até encontrar mais dois sobreviventes)

8. Casa de Areia (em 1910, um português leva a esposa grávida, Fernanda Torres, e a sogra, Fernanda Montenegro, às terras que comprou no interior do Maranhão, que acredita serem prósperas, mas são secas e isoladas pelas dunas. as coisas pioram com a morte dele e as duas passam a viver por 59 anos sozinhas, sobrevivendo às mais duras condições)

9. O Agente da Estação (para fugir da curiosidade que desperta, um anão decide viver isolado, trabalhando e morando numa estação de trem abandonada. aos poucos, porém, começa a interagir com as pessoas locais)

10. Nell (uma jovem é encontrada vivendo isolada numa cabana no meio de uma floresta na Carolina do Norte. as únicas companhias que já teve foram a mãe e a irmã gêmea, já mortas. um casal de psicólogos tenta integrá-la à sociedade, mas ele prefere viver sozinha. boa fotografia e interpretação de Jodie Foster)

10 comentários:

  1. otima lista. wall-e, eu sou a lenda e o naufrago são otimos filmes.

    ResponderExcluir
  2. 'Nell' é excelente, 'Casa de Areia' e 'Wall-e' são muito bons e 'Eu sou a lenda' é regular. Com certeza vou ver os outros que vc sugeriu.

    Já coloquei vc nas minhas recomendações no meu blog.
    abrç!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Henrique!
    Legal teu blog também, preciso fazer uma aba para blogs recomendados também...
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. "Wall-E" é ótimo. "Cast Away" é tenso e muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Os filmes só fazem mal a quem está depressivo. Não vejam essas coisas.

    ResponderExcluir
  6. Armando, o último da Sofia Coppola, "Somewhere", também fala sobre tédio e solidão. Parece que esse é um tema caro para a diretora. Gostei demais do filme mesmo tendo achado o final um pouco fraco, mas é um daqueles ame-ou-odeie e a maior parte das pessoas parece não gostar.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assisti, mas parece que o filme Sozinho Contra Todos aborda a solidão também.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!