sexta-feira, 9 de novembro de 2012

10 Filmes de Prisão - Parte 2


Ao tentar atualizar a lista original de "10 Filmes de Prisão", concluí que haviam muitos exemplos, inclusive recentes, todos do século 21, de origens variadas para acrescentar. Então decidi por fazer uma nova lista.
Aqui estão mais 10 ótimos filmes sobre o tema.

1.  César Deve Morrer (Itália 2012. numa época de tantos reality shows, os diretores irmãos Paolo e Vittorio Taviani levam sua câmera a uma prisão de segurança máxima, onde os presos são os atores. encenam a peça Júlio César, um dos mais belos textos de William Shakespeare. a peça em si e o impacto que a arte tem sobre os condenados fazem deste filme uma obra-prima do cinema. vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim)

2.  Cela 211 (Espanha/França 2009. um agente penitenciário, logo em seu primeiro dia de trabalho, se vê envolvido em uma rebelião de presos. acaba ferido e deixado para trás. como não o conhecem, ele se faz passar por detento e acaba se envolvendo muito mais do que deveria no confronto. ótimo filme, tenso e bem dirigido por Daniel Monzón)

3.  O Profeta (França 2009. numa cadeia, um jovem árabe, preso por 6 anos, por conta de pequenos delitos, sobrevive e ascende na hierarquia carcerária, protegido pelo grupo corso, que domina o local. com o tempo ele recebe missões externas, começa a lucrar com elas e aumentar seus riscos. excelente filme, super premiado, ganhador de 9 prêmios César, do prêmio do júri em Cannes e indicado ao Oscar, entre outros)

4.  Bronson (Reino Unido 2008. baseado numa história verídica, segue os passos de um criminoso que viria a se tornar o mais perigoso da Grã-Bretanha com o pseudônimo de Charles Bronson, passando 34 anos na cadeia, a maior parte deles em isolamento. uma interpretação épica de Tom Hardy. dirigido pelo ótimo Nicolas Winding Refn, é um filme inventivo, provocador, um tanto perturbador, mas genial)

5.  Felon - Condenado (EUA 2008. Stephen Dorff é um esforçado pai de família que mata acidentalmente um ladrão que invadiu sua casa e acaba condenado por assassinato. na prisão acaba envolvido pela violência de guardas e prisioneiros e complicando cada vez mais sua situação. um ótimo filme de prisão, envolvente e sério, que denuncia os vícios do sistema prisional americano)

6.  Leonera (Argentina/Espanha/Brasil 2008. uma mulher grávida acorda rodeada pelos corpos ensangüentados de dois homens. é presa e enviada a uma penitenciária especifica para mães e grávidas sentenciadas, chamada "leonera", a "toca das leoas". o filme jamais deixa claro se a personagem central é culpada ou não e centra-se em sua maternidade atrás das grades. produzido por Walter Salles e dirigido por Pablo Trapero, é um ótimo filme, embora não muito agradável. destaque para a brilhante interpretação de Martina Gusman)

7.  Hunger (Reino Unido/Irlanda 2008. em 1981, época de endurecimento do governo de Margaret Tatcher ao IRA, um grupo de prisioneiros na Irlanda do Norte, exigindo status de presos políticos inicia uma greve de fome, que ganhou proporções alarmantes. no centro da rebelião estava o prisioneiro Bobby Sands - Michael Fassbender - disposto a levar até o fim seu protesto. pesado, desagradável, um filme que nos faz sentir a dor dos personagens. difícil de assistir, mas brilhante em todos os aspectos. fantástica estreia do inglês Steve McQueen e uma interpretação corajosa e dedicada de Michael Fassbender)

8.  A Experiência (Alemanha 2001. uma equipe de cientistas arregimenta 20 pessoas comuns para para uma experiência psicológica em troca de um prêmio em dinheiro.doze deles devem atuar como prisioneiros e oito deles fazem o papel de guardas numa prisão fictícia. tudo começa em clima de camaradagem, mas logo as cobaias incorporam seus personagens e o resultado é desastroso. o mais assustador é chegarmos ao final sabendo que é baseado em fatos reais. um filme violento e cruel, mostrando o quanto o homem pode ser naturalmente mau. excelente e incômodo. ganhou uma versão americana em 2010, bem inferior)

9.  The Escapist (Reino Unido/Irlanda 2008. Brian Cox é um prisioneiro condenado a prisão perpétua e já há 14 anos de prisão sem direito a condicional, fica sabendo que a filha tornou-se uma drogada e está prestes a morrer. por isso decide organizar uma fuga, que ele imagina, cada vez com uma solução diferente. ótimo filme, tenso e bem dirigido, com um ótimo elenco britânico - e participação destacada do brasileiro Seu Jorge)


10.  Plano de Fuga (EUA 2012. Mel Gibson assalta um bando e, perseguido pela polícia, é obrigado a cruzar a fronteira do México, onde é capturado. jogado numa prisão local, controlada por bandidos e policiais corruptos, num universo estranho, que mais parece uma favela, onde as famílias dos prisioneiros convivem com eles. mais uma bobagem violenta e fascistóide de Gibson, explorando a imagem ruim dos mexicanos para divertir americanos. ruim, mas diferente)

Menções Honrosas: 'Eu Te Amo, Philip Morris', 'A Rocha', 'Attica, a Solução Final', 'Hell', 'Código de Conduta', 'Redenção', 'Marmoulak, o Lagarto', ...




9 comentários:

  1. Armando, ótima lista. Fiquei curioso para ver César Deve Morrer. Os Tavianni são excelentes. Acho que Carandiru e Estômago poderiam fazer parte dessa lista.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. O Profeta merece estar na lista. Realmente!

    ResponderExcluir
  3. Todos são bons Filmes! Mas "Um Sonho de Liberdade" é único, os demais ocupam do segundo lugar abaixo! Não quero tirar o prestigio dos demais, sei que gosto não se discute e as geralmente minha visão de um determinado filme não poderá ser do outro, mas a qualidade do Filme "Um Sonho de Liberdade" é inquestionável, Além de transmitir alguns ensinamentos para a vida ele é muito bem representado pelos atores, diretores e Cia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com a sua opinião sobre , o filme mostra que não há sonho impossível quando acreditamos e não perdemos o foco em torna-lo realidade.

      Excluir
  4. Estou procurando um filme que conta a história de 3 amigos que sairão para comemorar a vitória de um deles que era nadador, e passam por uma lanchonete que é assaltada com um carro parecido com um deles, logo após a caçada pela policia um deles possui um Pit Bull, e na vistoria é encontrada uma arma no carro, ao serem presos, são divididos em celas diferentes e um deles são abusados! Tentem me ajudar, esse filme é muito bom, fala de como é a vida na prisão!

    ResponderExcluir
  5. alguem sabe o filme q o cara foge da prisao e vai morar com indios,tem uma parte q ele conta as ondas pra poder pular na agua so lembro disso

    ResponderExcluir
  6. alguem sabe qual o filme q o cara foge da caedeia e vai morar com indios

    ResponderExcluir
  7. procuro um filme de duas garotas amigas que saem para viajar e são presas pelo xerife levadas para uma prisão de segurança maxima

    ResponderExcluir
  8. um filme que o cara vai preso injustamente, e depois quando sai da prisão começa a gravar toda sua vida com uma camera na cabeça para que não aconteça de novo. mas a policia volta novamente e diz que tem prova, mas quando chega onde guarda seu estoque de fita, a fita do dia do assasinato tinha sumido.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!