quarta-feira, 21 de novembro de 2012

10 Frases Famosas dos Filmes


Algumas frases ou diálogos marcaram a história do cinema. 
São as pérolas geniais colocadas pelos roteiristas e que ficam presas em nossa memória.
Selecionei algumas das minhas favoritas, mas estou certo que vocês têm centenas de outras a acrescentar. É só citar nos comentários. 

1.  ...E o Vento Levou
Scarlett: Rhett, Rhett... Rhett, if you go, where shall I go? What shall I do? 
Rhett Butler: Frankly, my dear, I don't give a damn.
(o diálogo já estava no livro de Margaret Mitchell, mas no filme, ele chocou e provocou polêmica. é um belo tapa com luva de pelica do heroi na mocinha fútil. tradução livre: "Rhett, se você se for, para onde eu vou? O que eu vou fazer? / Francamente, querida, eu não me importo nem um pouco")

2.  O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final
The Terminator: Hasta la vista, baby!
(o personagem John Connor tenta ensinar o robô a falar de maneira mais casual, para parecer mais humano. a frase de James Cameron e William Wisher Jr ganhou a força de um bordão e ficou maior que o filme. essa não precisa de tradução)

3.  Guerra nas Estrelas
Han Solo: Hey, Luke... may the Force be with you!
(repetida por vários personagens, a saudação Jedi adquiriu caráter quase religioso, tanto no filme, quanto numa legião de adoradores da saga. tradução livre: "Que a força esteja com você!")

4.  Impacto Fulminante
Harry Callahan: Go ahead, make my day!
(a frase que é associada ao violento policial dirty Harry - Clint Eastwood - na verdade só aparece neste quinto filme da série, de 1983. tradução livre: "Vá em frente, faça o meu dia")

5.  Casablanca

Ilsa: Play it once, Sam. For old times' sake. 
Sam: [mentindo] I don't know what you mean, Miss Ilsa. 
Ilsa: Play it, Sam. Play "As Time Goes By.
(esse diálogo é erroneamente citado como "Play it again, Sam", mas a conversa entre Ingrid Bergman e o pianista - Dooley Wilson era mais longa. o filme tem vários diálogos maravilhosos escritos pelos gêmeos Julius e Philip Epstein e Howard Koch. tradução livre: "Toque uma vez, Sam. Pelos velhos tempos! / Eu não sei qual a senhora quer dizer, senhorita Ilsa. / Toque, Sam. Toque As Time Goes By"

6.  Forrest Gump
Forrest Gump: My momma always said, "Life was like a box of chocolates. You never know what you're gonna get.
(vamos pegar... chocolates? enfim, a estranha frase do personagem de Tom Hanks ajuda a desenhar sua personalidade e é mais marcante que o próprio filme. tradução livre: "Minha mamãe sempre fala: 'A vida é como uma caixa de chocolates. Você nunca sabe o que vai pegar'")

7.  O Mágico de Oz
Dorothy: There's no place like home! 
(a menina bate os calcanhares de seus sapatos de rubi, repete a frase e volta para seu adorado Kansas em companhia de seu cãozinho. tradução livre: "Não há lugar como nosso lar")

8.  O Iluminado
Jack Torrance: [datilografado] All work and no play makes Jack a dull boy. 
(Jack dedica seu tempo livre no hotel a escrever um livro, quando descobrimos que ele apenas datilografou milhares de vezes a mesma frase percebemos que ele já perdeu completamente a lucidez.  tradução livre do cinema: "Muito trabalho e pouca diversão, faz de Jack um bobão")

9.  Taxi Driver
Travis Bickle: You talkin' to me? You talkin' to me? You talkin' to me? Then who the hell else are you talking... you talking to me? Well I'm the only one here. Who the fuck do you think you're talking to? Oh yeah? OK. 
(o monólogo de Robert De Niro com o espelho é perturbadora e até hoje um exemplo de excelência em interpretação. tradução livre: "Você está falando comigo? Então com quem mais diabos você está falando? Bem, eu sou o único aqui. Com quem c*r*lho você pensa que está falando? Ah é? OK!")

10.  Tropa de Elite
Capitão Nascimento: O senhor sabe por que o número do senhor é zero um? É porque o senhor vai ser o primeiro a desistir. E eu vou fazer o senhor desistir. Pede pra sair! Pede pra sair! Pede pra sair, porque senão o senhor vai sair debaixo de porrada... O zero um desistiu!
(José Padilha e Bráulio Mantovani criaram bordões e diálogos marcantes para os filmes sobre o BOPE. esse diálogo de Wagner Moura pressionando o cadete em treinamento é vigoroso e genial)

Veja ainda: "10 Filmes em que a Palavra Fuck é Mais Repetida"

28 comentários:

  1. Tem uma que eu adoro, de On Golden Pond, quando Katharine Hepburn diz:
    "Listen to me, mister. You're my knight in shining armor. Don't you forget it. You're going to get back on that horse, and I'm going to be right behind you, holding on tight, and away we're gonna go, go, go!"

    ResponderExcluir
  2. Oi Thiago!
    Bela lembrança. Me emocionei. Adoro esse filme, "Num Lago Dourado".
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa lista vai render muitos comentários em!
    Mais alguns:
    (Pulp Fiction) (adoro esse kkk)
    Jules: What does Marsellus Wallace look like?
    Brett: What?
    Jules: What country are you from?
    Brett: What? What? Wh - ?
    Jules: "What" ain't no country I've ever heard of. They speak English in What?
    Brett: What?
    Jules: English, motherfucker, do you speak it?
    Brett: Yes! Yes!
    Jules: Then you know what I'm sayin'!
    Brett: Yes!
    Jules: Describe what Marsellus Wallace looks like!
    Brett: What?
    Jules: Say 'what' again. Say 'what' again, I dare you, I double dare you motherfucker, say what one more Goddamn time!

    (Trainspotting)
    1,000 years from now there will be no guys and no girls, just wankers. Sounds great to me. / Who needs reasons when you've got heroin?

    (Scarface)
    Say hello to my little friend!!

    ResponderExcluir
  4. Leave the gun. Take the cannoli.

    ResponderExcluir
  5. faltam tantas e bem melhores do k estas!!!!

    ResponderExcluir
  6. I'm gonna make him an offer he can't refuse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dom Vito Corleone, sem dúvidas, o maior de todos!

      Excluir
  7. Olá, Armando! Eu adorei essa lista e sou um pouco suspeita para falar, pois eu adoro frases de filmes! E não só dos mais conhecidos, pode ser qualquer filme que eu não consigo esquecer. Sempre alguma situação me remete a um diálogo ou frase! As de Taxi Driver, Casablanca e O Poderoso Chefão são minhas preferidas, mas também gosto das de O Senhor dos Anéis, Ben-Hur, O Silêncio dos Inocentes, Clube da Luta, As Pontes de Madison...nossa, são tantas! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos Bruno, Sheila, Rafael e Lana!
    É verdade! Quando fiz esta listasabia que meus exemplos seriam uma gota no oceano de tantas linhas legais escritas pelos melhores roteiristas do cinema.
    Eu mesmo tenho algumas favoritas que não couberam aqui.
    Por isso mesmo estimulei vocês a colaborarem com outras frases de sua preferência, assim este post ficará muito mais completo.
    Obrigado por comentarem e sugerirem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. (bill e ted dois loucos no tempo)

    sejam legais uns com os outros

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela lista.
    Algumas outras sugestões:

    "My name is Bond. James Bond" - James Bond

    "Wilsooon!" - O Náufrago

    "Run, Forest, Run!" - Forest Gump

    "Rosebud!" - Cidadão Kane

    "Ainda pego vocês, desgraçados!" - Papillon

    "Shut Up!" - Um Tira no Jardim da Infância

    "Adriaaan!!!" - Rocky, O Lutador

    ResponderExcluir
  11. tem outra do Forrest Gump: "stupid is as a stupid does"

    ResponderExcluir
  12. "how kind of you to let me come..." my fair lady

    ResponderExcluir
  13. Tem 2 pra mim que são incríveis.
    Uma no They live em que o protagonista entra numa loja e diz; "I've come here to chew bubblegum and kickass... and I'm all out of bubblegum" " eu vim aqui pra mascar chiclete e chutar bundas... e meus chicletes acabaram" Essa é sensacional.
    E a proferida pelo Stalone em Tango e Cash em que ele diz " O Rambo é uma Bicha"
    Adoro seu site cara.

    ResponderExcluir
  14. Eu vejo gente morta,
    Com qual frequência?
    Todo o tempo.

    ResponderExcluir
  15. Forrest Gump: "corre forest".
    Extreminador do Futuro: "eu voltarei"
    Tropa de Elite: "Nunca serão,Nunca"

    ResponderExcluir
  16. esqueceu de uma famosa frase:

    Luke, eu sou seu pai.

    a famosa frase do darth vader

    ResponderExcluir
  17. Boca: - Vai tomar no cu rapaz
    (ó paí ó)

    ResponderExcluir
  18. Scarface
    Tony Montana: Say hello to my little friend (Diga olá para meu amiguinho)

    ResponderExcluir
  19. Dadinho é o car@lho...meu nome é Zé Pequeno poorra!!

    ResponderExcluir
  20. - Quer me foder? Me beija no boca!
    - Vamos parar com essa pombagirice aí, porra!!
    - Essa pica não é mais minha!! Essa pica agora é do aspira!!
    - Tu é moleque!! Não merece esta farda!!
    - I'm gonna make him an offer he won't refuse!
    - Luke...I am your father!
    - My name is Forrest Gump. People call me Forrest Gump!

    ResponderExcluir
  21. Todo homem morre, porem nem todo homem vive - Coração valente.
    Por que quer tanto isso? Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de honra.
    Mamãe sempre dizia... - Forrest Gump.
    O que ele lhe disse? Para eu não desistir - Homens de honra.

    ResponderExcluir
  22. "ESTOU DE OLHO EM VOCÊ, GAROTA" (RICK ANTES DA ILSA EMBARCAR)
    NÃO É UMA FRASE DE EFEITO, MAS É HILÁRIO A MANEIRA COM QUE ELA FALA:
    "4 MILHÕES DE DOLARES" (ODA MAY BROWN AO SABER QUE FICOU MILIONÁRIA)

    ResponderExcluir
  23. Axo que a citação biblica de Jules em "pulp fiction" antes de matar alguem merecia ser lembrada

    ResponderExcluir
  24. Planeta dos Macacos com Charlton Heston: "Take your stinking paws off me, you damn dirty ape!
    Na dublagem de Antonio Patinõ saiu como: "Tirem suas mãos sujas de mim seus macacos imundos".

    Maratona da Morte: "Isso é seguro?"

    Guerra nas Estrelas: "Que a Força esteja com Você" e "Luke, eu sou seu pai"...

    Batman (1989) - "Você já dançou com o demônio sob a luz do luar"?
    Jake Grandão - "é preciso um homem desagradável para um serviço desagradável"...
    Quanto mais quente melhor: "Ninguém é perfeito"...
    Bastardos inglórios: "Bingo"!, isso é um bingo !!!!
    Cidade de Deus: "Dadinho é o ca-ra-lho, meu nome é Zé Pequeno po-rra..."
    O Sexto Sentido: "Eu vejo pessoas mortas"
    Tropa de Elite: "Para eu fazer rir, vc. tem que me fazer rir também !!!"
    E o Vento Levou: "Juro por tudo de mais sagrado, nem que eu tenha que roubar, matar, mentir ou enganar, mas nunca mais, nem eu, nem meus entes queridos, passaremos fome e privações".
    Jamais Foram vencidos: "Queremos seus cavalos, suas carroças, seus pertences e seu dinheiro... Ah! os senhores por acaso não teriam algumas mulheres !!!
    O Senhor dos Anéis: "Meu precioso"...
    Taxi Driver: "Vc. está falando comigo"?
    O Silêncio dos inocentes: "Quid Pro Quo" e não Qui-pro-có
    Sociedade dos poetas mortos "Carpe Diem"

    ResponderExcluir
  25. e a frase do Chicó de do Alto da Compadecida 'Não sei, só sei que foi assim.'

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!