sexta-feira, 30 de novembro de 2012

10 Filmes de Steven Spielberg


Garoto prodígio nos anos 1970, diretor respeitado nos anos 1980, produtor de sucesso nos 1990, bilionário no século 21, Steven Alan Spielberg nasceu numa família judia em Cincinatti, a 18 de dezembro de 1946.
Com pouco mais de 10 anos, fez seus primeiros filmes, estrelados pelos irmãos e amigos com uma câmera super8, que ganhou do pai. 
Para assistir à primeira aventura que produziu, cobrou ingresso de 25 cents e sua irmã ainda vendia pipoca aos espectadores.
Aos 13 anos, ganhou seu primeiro prêmio, com um filme de 40 minutos chamado 'Escape from Nowhere', baseado numa batalha no leste da África. 
Aos 16, fez seu primeiro filme independente, com 500 dólares, chamado 'Firelight' de 140 minutos. Exibido num cinema local, arrecadou apenas 1 dólar, mas foi a semente para o seu clássico 'Contatos Imediatos do Terceiro Grau'. 
Após a separação dos pais, mudou-se com o pai para a Califórnia, onde continuou seus estudos. 
Tentou duas vezes entrar na faculdade de cinema da USC, mas não foi aceito e acabou cursando literatura na Universidade de Long Beach. Depois que ficou famoso, a USC lhe concedeu um diploma honorário.
Em 1968, conseguiu um estágio na Universal, onde rodou 'Amblin', de 26 minutos, seu primeiro curta para ser lançado nos cinemas, que lhe rendeu visibilidade e seu primeiro emprego, dirigindo episódios da série Night Gallery.
No episódio Eyes dirigiu a diva Joan Crawford, de quem ficou amigo até sua morte. 
Seu bom trabalho nas séries valeu um contrato para dirigir 4 filmes de TV, mas logo o primeiro deles, 'Duel' (Encurralado), com roteiro de Richard Matheson, já foi lançado nos cinemas.
Com fama de garoto prodígio, dirigiu a estrela Goldie Hawn em 'Louca Escapada' e credenciou-se para dirigir a adaptação do best-seller 'Tubarão', numa opção arriscada dos produtores Zanuck e Brown, mas que tornou-se um enorme sucesso, ganhando 3 Oscars e muito dinheiro.
A partir daí as portas se abriram e Spielberg dirigiu seus projetos mais pessoais, criou sua produtora Amblin e, mais tarde, seu estúdio Dreamworks,SKG, com os amigos Jerry Katzenberg e David Geffen.
Hoje é, provavelmente, o nome mais importante da indústria cinematográfica, mas parece ter perdido a mão na direção. Até o recente lançamento da biografia do presidente Lincoln, que pode lhe devolver o prestígio de artista.
Veja uma lista com 10 dos mais importantes filmes que dirigiu e um complemento com mais filmes de sua carreira.

1.  Lincoln (2012. biografia de um dos mais emblemáticos presidentes americanos, que em seu mandato lutou pela abolição dos escravos e pelo fim da guerra civil, e acabou assassinado. Daniel Day Lewis encarna Lincoln, num filme que promete amealhar a maior parte dos prêmios da temporada. clique aqui e veja o trailer legendado)

2.  A Lista de Schindler (1993. a história real de um industrial tcheco, que negociou com os nazistas, uma lista de trabalhadores para sua fábrica na Polônia, salvando assim mais de mil judeus dos campos de concentração. filmado em preto e branco, foi o projeto mais pessoal de Spielberg, que buscava ser reconhecido com um diretor sério e ainda reconciliar-se com suas raízes judias. ganhou sete Oscars, incluindo filme e direção e é, provavelmente, a obra mais importante sobre o tema)

3.  E.T. - O Extraterrestre (1982. nos subúrbios de Los Angeles, um garoto de 10 anos encontra um alienígena, esquecido pela sua nave, durante uma missão de reconhecimento. ele o leva para sua casa, envolvendo a família numa investigação federal. sonho de infância de Steven concretizado, o filme é até hoje um dos maiores sucessos de bilheteria da história. uma obra-prima que ganhou quatro Oscars, mas perdeu os prêmios principais para o medíocre Gandhi)

4.  Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977. depois de um contato com extraterrestres, algumas pessoas comuns e cientistas de todo o mundo se dirigem instintivamente a um local, onde um novo encontro irá acontecer. nunca o cinema foi tão mágico, Spielberg conseguiu tornar reais os extraterrestres, que há muito imaginávamos. impactante e emocionante)

5.  O Império do Sol (1987. Christian Bale é um garoto inglês, vivendo em Pequim durante a segunda Grande Guerra, que é separado dos pais aristocratas durante a conturbada invasão japonesa. ele luta para sobreviver num campo de refugiados. um dos melhores filmes de Spielberg, dirigido com uma fluência rara e emoção à flor da pele. tudo pontilhado pela trilha de John Williams, seu eterno parceiro)

6.  Tubarão (1975. quando um enorme tubarão começa a atacar banhistas numa movimentada praia, o chefe de polícia, um cientista e um velho marinheiro saem à sua caça. um dos mais marcantes e emocionantes filmes do gênero. era o maior projeto dos estúdios naquele ano, baseado num best-seller e foi entregue a um diretor  jovem, mas seguro e criativo, mantendo, por exemplo a câmera quase sempre no nível da água para manter o ponto de vista do banhista. a trilha de John Williams ganhou o Oscar e virou sinônimo de suspense)

7.  Os Caçadores da Arca Perdida (1981. Spielberg sonhava com a modernização dos velhos seriados do cinema e encontrou no personagem criado por George Lucas e Philip Kaufman, com roteiro de Lawrence Kasdan, a encarnação perfeita daquela emoção. o arqueólogo Indiana Jones estreou em busca da Arca da Aliança contra os nazistas, mas ganhou três outras aventuras, seriados de televisão, games e em breve deverá ter mais uma continuação)

8.  O Resgate do Soldado Ryan (1998. logo após a invasão à Normandia, que viria a encerrar a segunda Guerra, um batalhão volta atrás das linhas inimigas para tentar resgatar um paraquedista, cujos irmãos haviam sido mortos em ação. a sequência de abertura é uma das mais impressionantes e violentas da história do cinema. acabou valendo o segundo Oscar de melhor direção a Steven)

9.  Jurassic Park, o Parque dos Dinossauros (1993. depois de nos trazer extra-terrestres, Spielberg deu vida a outra de nossas fantasias infantis, os dinossauros. um milionário constrói  numa ilha um parque temático com dinossauros vivos, clonados a partir de tecidos originais, mas durante uma visita antes da abertura, os animais saem do controle. enorme sucesso de bilheteria, baseado em livro de Michael Crichton, deve ganhar em breve a quarta parte)

10.  Munique (2005. logo após o assassinato de atletas israelenses durante a Olimpíada de Munique em 1972, a primeira-ministra Golda Meir autoriza uma missão secreta onde cinco agentes irão matar os sequestradores envolvidos. excelente thriller, com ótima recriação de época e suspense constante. mais cinco indicações ao Oscar, incluindo filme e diretor)

Outros filmes, séries e curtas do diretor:

2011 - Cavalo de Guerra  
2011 - As Aventuras de Tintim  
2008 - A Timeless Call (documentário curto)  
2008 - Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal  
2005 - Guerra dos Mundos  
2004 - O Terminal  
2002 - Prenda-me Se For Capaz  
2002 - Minority Report - A Nova Lei  
2001 - A.I. Inteligência Artificial  
1999 - The Unfinished Journey (documentário curto)  
1997 - Amistad  
1997 - O Mundo Perdido: Jurassic Park  
1991 - Hook - A Volta do Capitão Gancho  
1990 - The Visionary (video) (segmento "Par for the Course")  
1989 - Além da Eternidade  
1985 - A Cor Púrpura  
1985 - Histórias Maravilhosas (série de TV) (episódios "The Mission" e "Ghost Train") 
1984 - Strokes of Genius (minissérie de TV)  
1984 - Indiana Jones e o Templo da Perdição  
1983 - No Limite da Realidade (segmento 2)  
1979 - 1941, Uma Guerra Muito Louca   
1974 - Louca Escapada  
1973 - Savage (filme de TV)  
1972 - Something Evil (filme de TV)  
1971 - Encurralado (filme de TV)  
1971 - Owen Marshall: Counselor at Law (série de TV) (episódio "Eulogy for a Wide Receiver") 
1971 - Columbo (série de TV) (episódio "Murder by the Book") 
1971 - The Psychiatrist (série de TV) (episódios "Par for the Course" e "The Private World of Martin Dalton") 
1971 - The Name of the Game (série de TV)  (episódio "LA 2017") 
1969-1971 - Night Gallery (série de TV) (segmentos "Make Me Laugh" e "Eyes") 
1970 - Marcus Welby, M.D. (série de TV) (episódio "The Daredevil Gesture") 
1968 - Amblin' (curta)  
1967  Slipstream (curta) (incompleto)  
1964 - Firelight  
1961 - Escape to Nowhere (curta)   
1961 - Fighter Squad (curta)  
1959 - The Last Gun (curta) 

Veja ainda: "10 Extraterrestres dos Filmes"


9 comentários:

  1. Para mim, o maior diretor de cinema de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  2. Spielberg é foda sem mais.

    Dia desses revendo Tubarão(meu favorito dele,junto com ET)senti falta de quando ele não era tão careta e sentimental como hoje em dia,ainda assim um grande diretor donos de diversos clássicos.

    ResponderExcluir
  3. muito bom,faltou "De volta para o futuro"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle,
      Esta lista traz apenas filmes dirigidos pelo Spielberg.
      A trilogia 'De Volta para o Futuro' foi dirigida por Robert Zemeckis.
      Steven participa como um dos produtores executivos, função que incluiria algumas centenas de filmes à lista.
      Abs!!!

      Excluir
  4. Acho que faltou "Encurralado" na lista dos 10, talvez o seu primeiro longa, um suspense que tirou o sono de muita gente nas reprises das madrugadas.

    ResponderExcluir
  5. A Lista de Schindler é seu melhor filme na minha opinião se tratando de temas sérios e mostrando seu lado real de diretor.

    ResponderExcluir
  6. como eles me deixa de fora cor purpura e a ai inteligencia artificial de fora

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails