quarta-feira, 13 de junho de 2012

10 Filmes em que a palavra Fuck é mais repetida


Algumas palavras parecem ser mais poderosas que outras.
Graças ao puritanismo (ou hipocrisia) da sociedade americana, a palavra "fuck" é até hoje um grande tabu.
Para se ter uma ideia, apenas em 1967 a palavra foi utilizada em um filme ('Ulysses' e 'Depois que Tudo Terminou' disputam a primazia).
Reza a lenda que a palavra teria surgido como uma abreviação de "Fornicating Under Consent of the King" na idade média, quando populações devastadas pela peste negra, necessitavam autorização do rei para ter filhos, mas não há comprovação.
Hoje "fuck" é usada mais como um ponto de exclamação, de maneira catártica do que com qualquer conotação sexual. 
Ainda hoje na televisão, geralmente vem acompanhada de um sinal sonoro que a encobre.
Alguns sites se deram ao trabalho de contabilizar o número de vezes em que a palavra é empregada nos filmes e, aqui, compartilho com vocês uma lista dos 10 filmes em que a palavra é repetida mais vezes.

1.  F*ck (824 vezes - 8,86 vezes por minuto de filme. interessante documentário de 2005, aqui exibido apenas na tv a cabo, com depoimentos de famosos e anônimos, além de muito material de arquivo. resume bem o tema desta lista)

2.  O Verão de Sam (435 vezes - 3,06 vezes por minuto de filme. ótimo filme de Spike Lee, sobre um serial-killer que apavorou a comunidade ítalo-americana do Bronx em Nova York no verão escaldante de 1977)

3.  Violento e Profano (428 vezes - 3,34 vezes por minuto de filme. único filme dirigido por Gary Oldman, de 1997. retrato poderoso de uma família desagregada, com um alcoólatra - o ótimo Ray Winstone -, que vive em conflito numa pequena casa do subúrbio de Londres com a esposa e o irmão drogado)

4.  Cassino (398 vezes - 2,37 vezes por minuto de filme. o clássico de Martin Scorsese sobre dois mafiosos, amigos de infância, às voltas com o controle do jogo na Las Vegas dos anos 1970 e com a esposa ex-prostituta de um deles)

5.  Alpha Dog (367 vezes - 3,11 vezes por minuto de filme. dirigido por Nick Cassavettes, conta a história real de um traficante de drogas - Emile Hirsch - que foi o mais jovem na lista dos mais procurados do FBI na década de 90)

6.  Twin Town (318 vezes - 3,21 vezes por minuto de filme. produzido por Danny Boyle, segue a linha de 'Trainspotting' ao contar a história de dois irmãos vagabundos, que estão sempre drogados numa cidadezinha de Gales, até que o pai deles sofre um acidente, trabalhando para o ricaço local, que não aceita indenizá-lo e eles resolvem vingá-lo)

7.  No Rastro da Bala (315 vezes - 2,58 vezes por minuto de filme. policial, estrelado por Paul Walker com ritmo alucinante, edição criativa, mas um roteiro cheio de furos. boa parte dos "fuck" estão logo no início)

8.  Perigo para a Sociedade (300 vezes - 3,09 vezes por minuto de filme. ótimo filme de estreia dos irmãos Hughes sobre um jovem que tenta sobreviver ao mundo violento que o cerca e às tentações das drogas e do crime)

9.  Os Bons Companheiros (300 vezes - 2,06 vezes por minuto de filme. Scorsese de volta à lista com uma de suas obras-primas. a história de três amigos que cresceram no meio da máfia ao longo de três décadas, de sua ascensão à queda. um filme essencial)

10.  Narc (297 vezes - 2,82 vezes por minuto de filme. outro ótimo e violento thriller policial, estrelado por Ray Liotta, como um detetive de narcóticos veterano em Detroit, cujo o parceiro foi morto e Jason Patric, jovem policial que o ajuda a investigar um caso intrincado permeado de corrupção)

Atualização em 07/01/2013:

11.  Marcados para Morrer (326 vezes - 3,00 vezes por minuto de filme. mais um bom thriller de 2012, que utiliza rápidas câmeras subjetivas. sobre dois policiais de Los Angeles - Jake Gyllenhaal e Michael Peña - que acabam envolvidos em algo muito mais perigoso do que estão preparados para enfrentar)

Fontes (sim alguém contou): The Documentary Blog (1), Family Media Guide (4, 9 e 10), Screen It! (3, 5, 6 e 7), Preview Online (2 e 8), Kids in Mind (11).

Veja ainda: "10 Filmes em Bordéis"

9 comentários:

  1. Podia jurar que Scarface faria parte dessa lista.

    Oh, fuck!

    Abraços
    regthorpe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Augusto!
    Bem lembrado, 'Scarface' teve 207 fucks. Um número respeitável, mas longe dos líderes.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esperava algum de Tarantino aqui lol
    btw, tem no youtube vídeos que contém as partes dos filmes só com a palavra fuck - é divertido de assistir até...xD

    ResponderExcluir
  4. Só você mesmo Armando pra pensar em tantos temas assim

    Também jurava que veria Scarface na lista.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a lista!

    Também estou surpresa com a ausência de algum filme do Tarantino aqui. Mas "Os Bons Companheiros" é o meu favorito da seleção.

    Visite o nosso blog:
    http://peliculacriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi amigos,
    O Tarantino tem alguns filmes na lista dos que mais têm a palavra 'Fuck', mas não está entre os 10 primeiros.
    - Cães de Aluguel - 269
    - Pulp Fiction - 265
    - Amor à Queima-Roupa - 234
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa matéria.

    Achei q "The Departed" entraria fácil na lista.

    ResponderExcluir
  8. Nossa... Entrei aqui esperando ver Scarface e Pulp Fiction na lista, me surpreendi por ter outros filmes com mais fuck ainda haha

    ResponderExcluir
  9. Se fosse por personagem jules de pulp fiction ganharia, mais no caso dele seria "mothefuck"

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!