terça-feira, 8 de maio de 2012

10 Filmes em Bordéis



Templo do exercício da mais antiga profissão, o bordel sempre exerceu fascinação nos garotos.
A figura recorrente é de uma senhora que prepara, agencia e protege prostitutas numa grande mansão, onde os homens endinheirados vão em busca do que não encontram em casa.
Hoje em dia, os bordéis não têm o mesmo apelo ou mesmo glamour de outros tempos.
Vários filmes exploram esse ambiente. Selecionei 10 deles nesta lista:


1.  L'Apollonide, Os Amores de uma Casa de Tolerância (o universo de um bordel de luxo na Paris da virada para o século XX, um mundo fechado frequentado pelos homens mais ricos da época e as histórias alegres e tristes das prostitutas. belo filme, com produção caprichada e ótimas atrizes)


2.  Nascidos em Bordéis (belo documentário, vencedor do Oscar, sobre a vida de 8 crianças, filhas de prostitutas de bordéis da periferia de Calcutá em sua luta contra a pobreza e a falta de perspectivas. para que elas mesmas contem sua história, os diretores lhes dão câmeras fotográficas)


3.  A Bela da Tarde (Catherine Deneuve é uma jovem rica, casada com um marido bem sucedido, mas que não a satisfaz. ela então procura o bordel de Madame Anaïs para trabalhar durante as tardes, levando uma vida dupla, até que se apaixona por um cliente. clássico do genial Luis Buñuel)


4.  Menina Bonita (Brooke Shields é a filha de uma prostituta - Susan Sarandon - e vive com ela e o irmão num bordel. aos 12 anos ela tem sua virgindade leiloada e logo casa-se com um fotógrafo muito mais velho. bonito filme de Louis Malle, que hoje em dia não seria feito)


5.  Amor, Estranho Amor (as lembranças singulares de um homem, que quando garoto sai do sul do país para ser deixado pela avó em frente a um palacete, que é um bordel onde sua mãe - Vera Fischer - trabalha e é amante do governador do Estado. ele passa a viver no local e conviver com prostitutas, como uma ninfeta atrevida - a modelo gaúcha Xuxa Meneghel aos 16 anos -, com quem irá perder sua virgindade. bom filme do ótimo Walter Hugo Khouri, retirado de circulação pela truculenta apresentadora)


6.  A Melhor Casa Suspeita do Texas (curioso e divertido musical, onde Dolly Parton é a dona de um bucólico e famoso bordel do interior americano, que mantém-se por gerações seguindo um rígido código de conduta e higiene. com a ajuda do xerife local - Burt Reynolds - ela luta contra um pregador de TV inescrupuloso que quer fechar o local. falou-se em uma refilmagem, ainda não confirmada)


7.  Bruna Surfistinha (Deborah Secco é uma menina de classe média que sai de casa para tornar-se prostituta. antes de tornar-se uma célebre garota de programa da internet, ela viveu num bordel simples e chegou a trabalhar nos mais vagabundos do centro de São Paulo)


8.  Quando os Homens são Homens (no início do século XX, Warren Beatty é um homem com um passado misterioso, quedecide montar o primeiro prostíbulo de um remoto vilarejo do oeste. inicialmente pensa em algo simples, mas então aparece uma cafetina - Julie Christie -, que o convence a montar um bordel de luxo e torna-se sua sócia. logo o negócio torna-se a empresa mais bem sucedida da região. um brilhante e triste filme de Robert Altman)


9.  Amor e Anarquia (Giancarlo Giannini é um camponês anarquista que, nos anos 30, vai a Roma com objetivo de matar Mussolini. seu contato na cidade uma prostituta - Mariangela Melato -, que o abriga no bordel onde trabalha dizendo ser seu primo. no dia do atentado ele se descobre apaixonado por uma das meninas da casa. política e comédia, num ótimo filme de Lina Wertmüller)


10.  Pelos Bairros do Vício (nos anos 1930, num bordel de New Orleans, uma jovem prostituta é a preferida de todos,dos clientes até a cafetina lésbica - Barbara Stanwick. tudo vai bem até que um antigo namorado dela chega à cidade e descobre sua nova profissão. dirigido pelo medíocre Edward Dmytryk)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Estrelas de Cinema"


7 comentários:

  1. The Flowers of War faria parte dessa lista facilmente.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi tutz!
    'As Flores da Guerra' não se passa num bordel, mas sim numa escola católica que abriga prostitutas no porão...
    Aliás é um belo filme de Zhang Yimou.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa lista, porém "Nascidos em Bordéis", apesar do titulo fazer a referência, ele não se passa em um bordel.

    Poderia ter coloca "Moulin Rouge - Amor em vermelho" ou até mesmo "Sucker Punch - Mundo Surreal'.

    ResponderExcluir
  4. bem lembrado flowers of war bom filme...outro filme que não se passa em um bordel mas aborda prostituição é para sempre lilja.excelente!!!

    www.juninhoblogx.blogspot.com.br
    VIDEOS,CINEMA,DICAS DE FILMES DESCONHECIDOS BONS,MATERIAS

    INTERESSANTES E INTELIGENTES E ENGRAÇADAS TB. SOMENTE AS

    COISA MAIS LEGAIS DA WEB PARA VOCÊ! VOCÊ ENCONTRA NO

    JUNINHOBLOGX!

    ResponderExcluir
  5. Oi Felipe,
    Eu até pensei nisso, mas não resisti em colocar o 'Nascidos em Bordéis', afinal é um outro lado do tema.
    Mas obrigado pela lembrança!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Adoro as listas de vocês!!! Queria ter tempo pra ver tudo haha

    Olhem meu blog tbm, tá bem no comecinho. Trilhas sonoras e curiosidades de filme: http://klankbaan.wordpress.com/
    Espero que gostem!

    Ah, queria um 10 filmes sobre depressão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Moulin Rouge e Sucker Punch!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!