quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

10 Filmes sobre Estrelas do Cinema



A vida de astros e estrelas nunca é uma vida ordinária. Ninguém chega a essa posição tendo uma vida normal.
Mesmo assim são poucas biografias de atores feitas para o cinema.
A maioria dessas histórias foi mesmo produzida para a televisão, mas algumas são bem interessantes.
Esta lista traz 10 desses filmes e telefilmes sobre essa gente que preenche nossa imaginação há mais de cem anos.


1.  Sete Dias com Marilyn (ótima biografia de Marilyn Monroe, centrada nas complicadas filmagens de "O Príncipe Encantado" nos estúdios Pinewood em 1957. Michelle Williams recria com perfeição a figura frágil e ao mesmo tempo hipnótica da atriz, Kenneth Brannagh brilha como sir Laurence Olivier, diretor e astro daquele filme. bem dirigido, um dos melhores filmes sobre o tema)


2.  Chaplin (a vida do controverso e genial Charles Chaplin desde sua infância até ser premiado com um Oscar especia em 1972l. passando por sucessos e fracassos, além de inúmeros problemas amorosos e políticos. bela produção, com direção burocrática de Richard Attenborough, mas com uma interpretação preciosa de Robert Downey Jr)


3.  James Dean (telefilme dirigido pelo bom Mark Rydell em 2002 sobre o jovem e rebelde ator, morto precocemente no auge de sua carreira na década de 50. o roteiro evita polêmicas e é respeitoso até demais, quase envergonhado. excelente personificação de James Franco, que incorpora à perfeição a linguagem gestual do Dean mitológico)


4.  Frances (a chocante história da jovem atriz Frances Farmer, que muito jovem tornou-se uma estrela de Hollywood nos anos 1930, mas que por sua postura contestadora e rebelde, acabou sendo declarada mentalmente incapaz pela mãe e entrou na lista negra, suspeita de ser comunista. belo filme, com atuação poderosa de Jessica Lange, no melhor momento de sua carreira)


5.  A Vida e Morte de Peter Sellers (a turbulenta vida do grande comediante inglês rendeu esta biografia correta e demolidora. Sellers - interpretado por Geoffrey Rush - teve uma infância mimada por uma mãe dominadora. já astro, costumava misturar na vida real características de seus personagens, o que era ótimo para o cinema e péssimo para sua vida pessoal. bom filme)


6.  Dragão: A História de Bruce Lee (interessante bio do astro das artes marciais e do cinema, que morreu prematuramente em circunstâncias mal explicadas. mostra de sua imigração para os EUA, até destacar-se pelo seu carisma na televisão e depois em filmes de grande sucesso. bem interpretado por um esforçado Jason Scott-Lee - sem parentesco. seu lançamento foi marcado pela trágica morte do seu filho Brandon, durante filmagens, pouco depois deste filme chegar aos cinemas)


7.  Mamãezinha Querida (biografia não autorizada sobre a estrela Joan Crawford, baseada no vingativo best-seller escrito por sua filha, que se dizia vítima de uma vida de maus tratos. tudo é over neste filme, incluindo a famosa interpretação de Faye Dunaway. um verdadeiro clássico brega, divertido de tão ruim)


8.  Grace Kelly (telefilme açucarado, estrelado pela ex-pantera Cheryl Ladd como a estrela Grace Kelly, que teve uma infância rica, tornou-se modelo famosa e estrela de cinema, chegando a ganhar um Oscar, até abandonar a carreira aos 25 anos, para casar-se com o príncipe de Mônaco)


9.  Dorothy Dandridge: O Brilho de uma Estrela (Halle Berry está perfeita neste telefilme biográfico da lindíssima atriz, do início da carreira, se apresentando em clubes noturnos com a irmã, passando pelo cinema, tendo sido a primeira negra indicada ao Oscar de melhor atriz - por Carmen Jones - até sua morte prematura pela ingestão excessiva de remédios controlados)


10.  A Vida de Audrey Hepburn (telefilme sobre a fascinante vida de Audrey Hepburn, do início na Holanda como bailarina até tornar-se uma das maiores estrelas de Hollywood.  merecia uma intérprete bem melhor que Jennifer Love Hewitt, mas ainda assim dá para assistir) 


Veja ainda: "10 Filmes sobre o Rádio"

8 comentários:

  1. Oi Armando,

    Ficou faltando o filme Ed Wood, esta certo que ele não era estrela, mais o filme é otimo. A cena do Martin Landau com o polvo é muito engraçada.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, Allan!
    O filme ainda tem Bela Lugosi (o próprio Landau) e Orson Welles.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blog.

    Abraço.

    regthorpe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. faltou tambem a biografia de John lennon,o garoto de liverpool muito bem interpretado!!

    ResponderExcluir
  5. Desses, só assisti ao filme da Marilyn, justamente porque está no Oscar desse ano, um bom filme, indubitavelmente.

    ResponderExcluir
  6. por favor, tire esse negócio de onfirmar palavras, é terrível isso

    ResponderExcluir
  7. Thiago e Dani,
    O tema desta lista é: "estrelas de cinema" e John Lennon e Edith Piaf não se encaixam...
    Abs!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!