quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
10 Filmes com Atropelamentos
Num mundo com cada vez mais carros, os casos de atropelamento são cada vez mais frequentes, são quase uma epidemia.
Muitos filmes têm cenas de atropelamentos, mas em alguns deles, este fato é o ponto de virada na trama.
Esta lista traz 10 exemplos de filmes com esse tipo de acidente.
1. Short Cuts, Cenas da Vida (Robert Altman constrói um painel da Los Angeles atual, intercalando oito contos a partir do atropelamento do filho de um apresentador de televisão por uma garçonete - Lily Tomlin -, que tenta levá-lo ao médico, mas ele não quer porque não pode entrar no carro de estranhos. ótimo filme, ganhador do festival de Veneza em 1993)
2. Tarde Demais para Esquecer (Cary Grant e Deborah Kerr se conhecem num cruzeiro e se apaixonam, apesar de estarem comprometidos com outras pessoas. combinam de encontrar-se seis meses depois no Empire State Building, tempo suficiente para resolverem suas situações. na data marcada, ele a espera, mas - e este é o SPOILER mais conhecido do cinema - ela é atropelada em frente ao prédio e não consegue chegar ao encontro. clássico)
3. Reencontrando a Felicidade (a vida de um casal entra em crise após a morte de seu filho atropelado. a mãe - Nicole Kidman irrepreensível - resolve manter contato com o rapaz que o atropelou para tentar reconstruir sua vida. filme tristíssimo, com um roteiro bem construído e ótimas interpretações)
4. Encontro Marcado (Anthony Hopkins um rico empresário recebe a visita da morte, encarnada no corpo de um rapaz - Brad Pitt - atropelado numa cena inesperada e impressionante. tentando negociar mais algum tempo de vida, oferece-se para ser o guia da morte, para que ele entenda a vida na Terra. o problema é que a morte apaixona-se pela filha do milionário)
5. 2 Coelhos (um atropelamento é o ponto de ligação dos personagens de um plano de vingança complexo e bem elaborado por um rapaz contra um traficante e um deputado corrupto. estreia do diretor Afonso Poyart neste ótimo policial paulistano, com produção caprichada e muita personalidade)
6. Sem Retorno (um homem atropela uma bicicleta e sai brigando com o ciclista irresponsável, minutos depois um jovem de classe média voltando de uma festa atropela o mesmo ciclista e foge. o rapaz é acobertado pela família, o primeiro motorista leva a culpa. um filme sobre caráter ou a falta dele. um pequeno e ótimo filme argentino)
7. O Beijo no Asfalto (um homem é atropelado e, enquanto agoniza, pede a um outro pedestre que o socorreu - Tarcísio Meira -, que lhe dê um beijo na boca. um repórter sensacionalista fotografa o beijo, que vira matéria de um escândalo e de suspeita da polícia de que não tenha sido um acidente. dirigido por Bruno Barreto, com base numa peça de Nelson Rodrigues)
8. Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (um grupo de quatro adolescentes em férias atropela e aparentemente mata um desconhecido na estrada. com medo das consequências, eles decidem jogar o corpo no mar. um ano depois, eles se reencontram e recebem um bilhete com a frase que dá título ao filme. a partir daí, várias mortes começam a ocorrer. terror teen de 1997, já clássico)
9. Mate e Corra (uma empresária canadense perde o filho adolescente atropelado por um motorista que foge. a polícia não encontra nenhum suspeito e ela decide investigar por conta própria até descobri-lo em Nova York, mas aí começa uma batalha por sua extradição. bom e raro)
10. A Mulher Sem Cabeça (uma mulher atropela alguma coisa numa estradinha e não para o carro para ver. a partir daí ela fica algo catatônica, presa a uma culpa que ela nem sabe se tem. um filme argentino de Lucrécia Martel, simples, cheio de simbolismos e ótimo)
Veja ainda: "10 Filmes de Mundos Subterrâneos"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mais uma grande lista, porém faltou um dos atropelamentos mais brutais que eu vi que foi no filme Cemitério Maldito.
ResponderExcluirFernando
Opa, excelente o blog, já está nos meus feeds.
ResponderExcluirE há outro filme que eu nao vi, mas parece ser muito bom, sobre o assunto. Traídos pelo Destino, com Mark Ruffalo. Abraços.
Muito bom esse filme! Gostei de vc ter lembrado. Tudo de bom!
ExcluirComo chama um filme na Netflix onde o cara atropela e mata uma pessoa. Não assume. Paga para outra pessoa assumir. A namorada dele ajuda. Numa estrada sozinho.
ExcluirConheci seu blog através do programa Você é Curioso e adorei...uma lembrança sobre filmes com atropelamento: Espíritos (o original)...abração
ResponderExcluiresta faltando 21 gramas em que tudo gira em torno de um atropelamento.
ResponderExcluirFaltou também o Creepshow 2, que tem 3 histórias de terror. A terceira história é toda sobre um atropelamento. A motorista foge sem prestar socorro, e o atropelado vai reaparecendo na estrada e sendo atropelado de novo, cada vez mais perto.
ResponderExcluirO atropelamento de Gage Creed em Cemitério Maldito poderia ter sido incluído nessa lista.
ResponderExcluirAbraço.
regthorpe.blogspot.com
Lista boa, mas acho que faltou aí o filme "21 Gramas", já que o enredo principal gira em torno do atropelamento de um homem e duas filhas.
ResponderExcluirmais estranho que ng daqui citou até agora CRASH - ESTRANHOS PRAZERES do Cronenberg!
ResponderExcluirAinda tem 'Tudo Sobre Minha Mãe'
ResponderExcluir