terça-feira, 1 de maio de 2012

10 Filmes de Walter Salles


Walther Moreira Salles Junior nasceu em berço de ouro. filho do proeminente político, banqueiro, embaixador e filantropo Moreira Salles, fundador do Unibanco. 
Sua herança o coloca, com seus irmãos, dentre as maiores fortunas do mundo, em levantamento da revista Forbes.
Carioca, Waltinho cursou economia na PUC-RJ, para mais tarde graduar-se em Comunicação Audiovisual pela Universidade do Sul da Califórnia.
Entusiasta do automobilismo, foi piloto de GT3 no Brasil e na Europa até 2009, o que considera um hobby.
Começou dirigindo documentários para a TV, até fazer seu primeiro longa para o cinema, a co-produção Brasil - Estados Unidos "A Grande Arte". 
Mas foi com o curta "Socorro Nobre" que começou a ganhar notoriedade e encontrar sua voz, que culminou com o estrondoso sucesso de "Central do Brasil" de 1999.
Seus filmes ganharam dezenas de prêmios, como o Urso de Ouro em Berlim, o Leão de Ouro de Veneza, o Globo de Ouro, o Bafta e algumas indicações ao Oscar.
Waltinho ainda tem uma longa e vitoriosa carreira pela frente, mas já é um dos melhores e mais importantes cineastas que o Brasil já teve. 
Veja uma lista com 10 de seus filmes.

1.  Central do Brasil (1999. Fernanda Montenegro é Dora, uma professora aposentada, que vive de escrever cartas para migrantes analfabetos na estação de trens do Rio de Janeiro. uma de suas clientes é atropelada pouco após compor sua carta e seu filho fica sozinho e sem rumo. Dora decide levá-lo de volta para o Nordeste, numa jornada onde as resistências serão quebradas e a emoção se aflorará. um dos mais belos momentos da história do cinema, numa das mais marcantes interpretações de uma atriz. o filme ganhou dezenas de prêmios e elevou o status de Walter Salles internacionalmente)

2.  Na Estrada (2012. baseado no livro de Jack Kerouak sobre suas viagens com os amigos pela América nos anos 1940, 'On the Road' é um projeto acalentado desde essa época, mas jamais filmado. muitas tentativas foram feitas e muitos astros, de Marlon Brando a Brad Pitt se envolveram no projeto, que só nasceu após Francis Coppola, que adquiriu os direitos em 1979, ver 'Diários de Motocicleta' e decretar que Waltinho era o diretor perfeito para a saga. estreou no festival de Cannes) 

3.  Abril Despedaçado (2001. no sertão nordestino, um jovem - Rodrigo Santoro - é obrigado pelo pai a vingar a recente morte do seu irmão mais velho, numa rixa secular com uma família rival, que também será sua sentença de morte, na tradição de vingança entre elas. instigado pelo irmão mais novo, ele pensa em fugir com artistas circenses e assim quebrar o ciclo. um filme poderoso, com uma fotografia primorosa de Walter Carvalho e um roteiro enxuto de Karin Aïnouz e Sérgio Machado, baseado no livro do albanês Ismail Kadare. grande filme, vencedor do Festival de Veneza, entre outros)

4.  Diários de Motocicleta (2004. a história do jovem médico argentino Ernesto "Che" Guevara e seu amigo Alberto Granado pela América do Sul numa motocicleta em direção de um estágio num leprosário no Peru e depois até a Venezuela. uma jornada que ajudou a formar os ideais daquele que seria um dos grandes símbolos da luta social no continente. com fotografia e paisagens incríveis, ganhou o Oscar de canção para o uruguaio Jorge Drexler)

5.  Linha de Passe (2008. na periferia de São Paulo, uma mãe solteira grávida, cria seus quatro filhos, um de cada pai, cada qual em busca de seu destino. um deles - Vinícius de Oliveira, de Central do Brasil - é aspirante a jogador de futebol, que sonha com um futuro no esporte, mas está além do limite de idade das peneiras dos clubes. drama social pesado, co-dirigido por Daniela Thomas, ganhador do prêmio de melhor atriz em Cannes para Sandra Corveloni)

6.  Terra Estrangeira (1996. após a morte da mãe, um jovem decide viajar para a Espanha, terra natal dela, com a qual ela sempre sonhava voltar. sem dinheiro, ele aceita levar um misterioso pacote até Portugal, em troca da passagem, mas ele perde a encomenda e passa a ser perseguido. co-produção com Portugal, co-dirigido por Daniela Thomas, foi o primeiro filme de destaque de Salles, ganhador de vários prêmios)

7.  A Grande Arte (1991. estreia em longas de Walter Salles, já numa cara co-produção americana baseada num livro de Rubem Fonseca. no elenco Peter Coyote, Tcheky Karyo e Amanda Pays. conta a história de um fotógrafo americano que busca de um serial-killer que matou sua amiga prostituta e estuprou sua namorada, com a ajuda de um assassino perito em facas. um bom filme)

8.  Água Negra (2005. Jennifer Connely é uma mulher recém separada que, em luta pela custódia da filha, muda-se para um novo apartamento, que se revela um problema maior que o ex-marido. barulhos estranhos e um constante vazamento de uma água escura começam a deixá-la perturbada e assustada. ótima refilmagem de um terror japonês e primeiro filme em inglês de Salles)

9.  O Primeiro Dia (1998. um presidiário fugindo da polícia e uma mulher abandonada pelo marido se encontram no alto do prédio dela em Copacabana, na noite de ano novo e tornam-se a esperança um do outro. excelente filme de Daniela Thomas e Walter Salles. co-produção francesa, feita para as comemorações da chegada do ano 2000)

10.  Paris, Eu te Amo - Loin du 16éme (2006. coletânea de curtas sobre a cidade, cada um dirigido por um importante diretor. uma das melhores histórias é a dirigida por Walter Salles e Daniela Thomas, que fala de uma jovem mãe _Catalina Sandino Moreno - que tem que deixar seu bebê no subúrbio e viajar por horas até seu trabalho de babá no bairro nobre de Paris. comovente)

Extra:  Socorro Nobre (1996. curta-metragem de 23 minutos em preto e branco, contando a história de uma presidiária, que se inspira numa reportagem da revista Veja sobre o escultor polonês, radicado na Bahia, Franz Krajcberg. para levar sua vida adiante. belo estudo sobre a liberdade. Socorro foi homenageada por Waltinho em 'Central do Brasil', é ela a primeira cliente de Dora na estação. assista no YouTube em duas partes)

Veja ainda: "10 Filmes sobre o Rádio"

Um comentário:

  1. Admiro muito o Walter Salles um ótimo diretor.

    Central é desde sempre um dos filmes mais lindos que já vi e ansioso por Na Estrada.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!